Finanças vs Gestão/Economia

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Lisa

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2016
Boa Noite,
fiz a candidatura à 1ª fase e provavelmente devo entrar em Finanças e Contabilidade no Iscte mas fui à 2ª fase dos exames e tive uma grande subida no exame de matemática que me faz bastante diferença na média de candidatura.
Pelo que pesquisei sobre o curso de finanças pareceu-me que se enquadrava naquilo que procuro no entanto não há muita informação.
Têm me aconselhado para me candidatar ao cursos de economia ou gestão por serem melhores e mais prestigiados, acham que o devo fazer ?
Estou um pouco indecisa , se alguém me pudesse falar um pouco sobre o curso de finanças e dizer-me se vale a pena mudar para economia/gestão era muito bom.
Obrigada

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
Boa Noite,
fiz a candidatura à 1ª fase e provavelmente devo entrar em Finanças e Contabilidade no Iscte mas fui à 2ª fase dos exames e tive uma grande subida no exame de matemática que me faz bastante diferença na média de candidatura.
Pelo que pesquisei sobre o curso de finanças pareceu-me que se enquadrava naquilo que procuro no entanto não há muita informação.
Têm me aconselhado para me candidatar ao cursos de economia ou gestão por serem melhores e mais prestigiados, acham que o devo fazer ?
Estou um pouco indecisa , se alguém me pudesse falar um pouco sobre o curso de finanças e dizer-me se vale a pena mudar para economia/gestão era muito bom.
Obrigada
Porque não licenciatura em economia/gestão--->mestrado em finanças
Acredito que uma licenciatura focada numa área tão especifica cria grandes barreiras caso desejes ir para outros cursos. A não ser que estejas determinada a seguir finanças.

citizen erased98

Membro Veterano
Matrícula
29 Julho 2016
Curso
Gestão Industrial e Logística
Instituição
ISCTE Business School
Porque não licenciatura em economia/gestão--->mestrado em finanças
Acredito que uma licenciatura focada numa área tão especifica cria grandes barreiras caso desejes ir para outros cursos. A não ser que estejas determinada a seguir finanças.
Podes fazer a licenciatura em Finanças e o mestrado em Gestão.:smiley:

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
Podes fazer a licenciatura em Finanças e o mestrado em Gestão.:smiley:
Mais dificil de ser aceite no mestrado em gestão com licenciatura em finanças do que o inverso.
E além disso os cursos de gestão tem mais prestigio, é mais facil arranjar estágios de verão durante a licenciatura no curso de gestão,etc...

Não estou a dizer que tirar uma licenciatura em finanças seja mau, só estou a dizer que num cenário de incerteza é muito melhor ir para um curso banda larga e com várias saídas profissionais, como gestão.

citizen erased98

Membro Veterano
Matrícula
29 Julho 2016
Curso
Gestão Industrial e Logística
Instituição
ISCTE Business School
Mais dificil de ser aceite no mestrado em gestão com licenciatura em finanças do que o inverso.
E além disso os cursos de gestão tem mais prestigio, é mais facil arranjar estágios de verão durante a licenciatura no curso de gestão,etc...

Não estou a dizer que tirar uma licenciatura em finanças seja mau, só estou a dizer que num cenário de incerteza é muito melhor ir para um curso banda larga e com várias saídas profissionais, como gestão.
Então para ti não existe um cenário em que tirar uma licenciatura mais especifica seja vantajoso?

Lisa

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2016
Obrigada a ambos , é mesmo algo em que tenho de pensar muito bem , talvez opte por me candidatar a gestão. Se bem que tenho ouvido bastante que é um curso que tem muito desemprego precisamente por ser tão abrangente e representar muitas vezes um cargo de liderança não sei se isto é verdade e se acontece realmente assim

Última edição:

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
Obrigada a ambos , é mesmo algo em que tenho de pensar muito bem , talvez opte por me candidatar a gestão. Se bem que tenho ouvido bastante que é um curso que tem muito desemprego precisamente por ser tão abrangente e representar muitas vezes um cargo de liderança não sei se isto é verdade e se acontece realmente assim
Depende da faculdade: Tu consegues ver a taxa de desemprego nas páginas da dges. E não sei o que queres dizer com "cargo de liderança" porque ser gestor não é uma posição muito alta na hierarquia

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
Então para ti não existe um cenário em que tirar uma licenciatura mais especifica seja vantajoso?
Se souberes exatamente o que queres, ser especifico é bom. Se gostas muito de marketing não vejo o problema de ires para gestão de marketing, por exemplo

Lisa

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2016
Depende da faculdade: Tu consegues ver a taxa de desemprego nas páginas da dges. E não sei o que queres dizer com "cargo de liderança" porque ser gestor não é uma posição muito alta na hierarquia
Se me candidatar na segunda fase será em gestão no iscte , em relação ao que disse sobre o curso eu não sei muito bem é apenas aquilo que tem chegado até mim

RPedro

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Quais as principais diferenças entre os cursos de Gestão, Economia e Finanças? Gostaria de saber mais sobre as saídas profissionais e as suas funções e salários, a matéria leccionada, tipo de aulas, empregabilidade, etc.

E para cada curso qual é a melhor universidade em Lisboa?

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Quais as principais diferenças entre os cursos de Gestão, Economia e Finanças? Gostaria de saber mais sobre as saídas profissionais e as suas funções e salários, a matéria leccionada, tipo de aulas, empregabilidade, etc.

E para cada curso qual é a melhor universidade em Lisboa?
Gestão é tratar das coisas que são precisas para uma empresa funcionar. Contratar trabalhadores e garantir que trabalham bem (gestão de recursos humanos, liderança), tratar das contas da empresa (contabilidade, finanças empresariais), vendas (marketing, que é diferente de publicidade). Um bom caminho é gestão na licenciatura e uma destas coisas especializadas no mestrado.
Economia é mais geral por tratar de muitos assuntos, desde o comportamento dos consumidores e das empresas ao funcionamento dos mercados. É bom para tratar da estratégia geral da empresa mais do que do funcionamento diário. Estudas estratégias de preço para os produtos, o mercado de trabalho, os mercados de capitais e financeiros, o comércio internacional, a regulação económica das empresas. Também trata das políticas do governo, os impostos, o orçamento, a promoção da competitividade das empresas, as políticas de desenvolvimento dos países, o papel dos bancos centrais e dos mercados monetários e cambiais. Podes estudar as desigualdades e como combater a pobreza, ou as questões ambientais, a inovação tecnológica ou a política de saúde entre outras. Quem faz licenciatura em Economia depois no mestrado ou especializa-se em Economia ou vai para Gestão ou Finanças.
De Gestão ou Economia é fácil no mestrado mudar para cada uma das 3 áreas. Bem, de Gestão para Economia é mais difícil do que de Economia para Gestão por causa da Matemática, mas faz-se.
Finanças é mais especializado. Trata ou das finanças da empresa e aí liga com Contabilidade ou dos mercados financeiros e aí liga com Economia. Para escolher Finanças na licenciatura tens de saber já que é isso que queres. Se estiveres indeciso, é melhor começar por algo mais geral e depois especializares num mestrado.
Com Gestão podes ir para as auditoras ou grandes distribuidores, Sonae, Jerónimo Martins ou qualquer empresa pequena ou grande. Podes ir para uma multinacional até no estrangeiro. Também é melhor caminho para seres empreendedor e criares a tua empresa.
Com Economia também tens as auditoras e as grandes empresas, mas tens ainda a Banca, o Estado e é um bom começo para uma instituição internacional. Também abre mais caminho para investigação e para a academia. Podes ver aqui as saidas dos alunos do ISCTE Página de antigos e actuais alunos de Economia do ISCTE .
Com finanças podes ser contabilista, controlar as contas de uma empresa ou tratar de investimentos na bolsa ou ir para a banca.
Em Lisboa tens 4 boas universidades, ISCTE, Nova, Católica e ISEG.
Das 3 grandes acreditações internacionais, AACSB, EQUIS e AMBA, a Nova e a Católica têm as 3, o ISCTE tem 2 e o ISEG tem 1.

Última edição:

RPedro

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Muito obrigado pelo esclarecimento.

O que eu quero é entrar em gestão e depois especializar-me em Marketing. A minha média é apenas 15,45.. em quais universidades consigo entrar? Só conseguir ver as medias do ano passado do ISEG e ISCTE e só consigo entrar no ISEG, é uma boa escolha?

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Muito obrigado pelo esclarecimento.

O que eu quero é entrar em gestão e depois especializar-me em Marketing. A minha média é apenas 15,45.. em quais universidades consigo entrar? Só conseguir ver as medias do ano passado do ISEG e ISCTE e só consigo entrar no ISEG, é uma boa escolha?
Sim. O ISCTE é melhor e em Gestão de Marketing tens algumas hipóteses (em Gestão é mais difícil). Como tens 6 opções, eu atirava o barro à parede em Gestão de Marketing no ISCTE (porque já sabes que queres Marketing), usava as opções seguintes no ISEG e punha em último uma opção de segurança em que entres de certeza noutro lado. A média de matemática subiu, por isso mesmo o ISEG não é garantido.

RPedro

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Apesas de querer Marketing queria ter como licenciatura algo mais abrangente. As minhas são opções são:
1º Gestão ISCTE (16,3*) (não sei se vale a pena colocar como uma das opções já que é praticamente impossível com a minha media)
2º Gestão ISEG (15.45*)
3º Economia ISCTE (16*) (não sei se vale a pena...)
4º Economia ISEG (15.40*)
5º Gestão de Marketing ISCTE (15,35*)
6º Finanças e Contabilidade ISCTE (15,1*)
*nota do ultimo colocado 2016/2017

Penso que pelo menos na ultima devo ser aceite?

carlosdaniel

Membro Veterano
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE-IUL
Apesas de querer Marketing queria ter como licenciatura algo mais abrangente. As minhas são opções são:
1º Gestão ISCTE (16,3*) (não sei se vale a pena colocar como uma das opções já que é praticamente impossível com a minha media)
2º Gestão ISEG (15.45*)

boas, esperemos que entres na 5º opçao, as outras parece dificil. Eu acho que as medias nao vao subir muito 2 decimas talvez no maximo, mas finanças este ano vai ter mais procura como é possivel mudar no 2ºano para gestao dentro do ISCTE, mas esperemos que nao, porque também nao via com bons olhos uma subida das medias.

chips

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2015
Instituição
ISCTE Business School
2º Gestão ISEG (15.45*)

É mais seguro pores Gestão Industrial e Logística como 6ª opção, porque tem uma média mais baixa, e no ano seguinte tentares mudar para Gestão ou Gestão de Marketing. No 1º ano, as disciplinas de Gestão, Finanças e Contabilidade, GIL e Gestão de Marketing são exatamente as mesmas (Economia não).

RPedro

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
É mais seguro pores Gestão Industrial e Logística como 6ª opção, porque tem uma média mais baixa, e no ano seguinte tentares mudar para Gestão ou Gestão de Marketing. No 1º ano, as disciplinas de Gestão, Finanças e Contabilidade, GIL e Gestão de Marketing são exatamente as mesmas (Economia não).
Algumas disciplinas são diferentes por exemplo em Finanças e Contabilidade não há Otimização e em Gestão de Marketing não há Microeconomia, depois como compensava estas? Podia fazer algum exame no inicio segundo ano de Gestão quando pedi-se mudança de curso?

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Algumas disciplinas são diferentes por exemplo em Finanças e Contabilidade não há Otimização e em Gestão de Marketing não há Microeconomia, depois como compensava estas? Podia fazer algum exame no inicio segundo ano de Gestão quando pedi-se mudança de curso?
Tinhas de as fazer ao mesmo tempo do que as do 2.º ano da mesma maneira que alguém que tivesse passado para o 2.º ano, mas tivesse reprovado a essas disciplinas.

chips

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2015
Instituição
ISCTE Business School
Em Finanças e Contabilidade há Otimização, sim. E Gestão de Marketing também tem Microeconomia, mas parece que o nome mudou para Economia, visto que o curso não oferece Macroeconomia, logo acharam que não fazia sentido especificar que é a Micro, mas é exatamente a mesma disciplina. Ou seja, tens 100% de equivalências ao transferir do 1º para o 2º ano entre qualquer um dos 4 cursos que mencionei no ISCTE.