Fisiologia Clínica

Fábio Castro

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2017
Olá. Em fisiologia clínica, quando estivermos a trabalhar, existe aquele contacto com o paciente ou nem por isso. Por exemplo, estabelecemos alguma "relação" com o doente ou nem por isso?
É uma pergunta um pouco estranha mas gostava muito de saber. Obrigado
Não é estranha. É perfeitamente legítima. Olha, posso-te dizer que a comunicação é fundamental para esta profissão e é algo que insistem e nos preparam durante a licenciatura. Tens unidades curriculares sobre psicologia e a relação com os doentes, para além de que as aulas práticas das unidades curriculares específicas do curso também dão grande importância a esse tema.
No ponto de vista do trabalho, posso te dizer que há de tudo. Existem situações em que a comunicação é 75% do trabalho, por exemplo, nas provas funcionais respiratórias. Outras em que é importante para perceberes e enquadrares o resultados dos exames. E até outras em que comunicas apenas para deixares o doente confortável para que todo o procedimento ocorra com toda a naturalidade.
Concluindo e respondendo à tua pergunta, sim, a relação com o doente é essencial para esta profissão.

LenaSofia12

Membro
Matrícula
24 Julho 2017
Não é estranha. É perfeitamente legítima. Olha, posso-te dizer que a comunicação é fundamental para esta profissão e é algo que insistem e nos preparam durante a licenciatura. Tens unidades curriculares sobre psicologia e a relação com os doentes, para além de que as aulas práticas das unidades curriculares específicas do curso também dão grande importância a esse tema.
No ponto de vista do trabalho, posso te dizer que há de tudo. Existem situações em que a comunicação é 75% do trabalho, por exemplo, nas provas funcionais respiratórias. Outras em que é importante para perceberes e enquadrares o resultados dos exames. E até outras em que comunicas apenas para deixares o doente confortável para que todo o procedimento ocorra com toda a naturalidade.
Concluindo e respondendo à tua pergunta, sim, a relação com o doente é essencial para esta profissão.
Obrigado Fábio. Isso é muito importante

• Like
Reactions: Fábio Castro

MartaaM

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2017
Bom dia!
Alguém poderia deixar aqui o plano de estudos de Fisiologia Clínica na ESTES em Coimbra? Não consigo encontrar...
Obrigada!

RitzAzevedo

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá!
Eu gostava de saber a vossa opinião sobre a possível média de FC no Porto, pois a média do ano passado ficou em 131,5 e a de 2015 estava em 141,5, acham a a média voltará a ser parecida com a de 2015 ou ficará como a de 2016 ou então só subirá poucas décimas?

mariananeto22

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2018
Boa tarde, eu frequento apenas o 10ºano, mas claro, ando a procurar alguns cursos que me agradem. Encontrei fisiologia clínica e pareceu-me bastante interessante, mas sei que até à altura de escolher ainda vou ter muitas ideias diferentes. Fisiologia Clínica foi o que me chamou mais à atenção até agora mas na verdade não encontrei muita coisa... Alguém deste curso me pode falar um pouco sobre ele? Obrigada :)

nuno567

Membro
Matrícula
21 Julho 2016
Boas, frequento o 2º ano de informática e estou a considerar mudar para este curso. Alguém me pode explicar como são as aulas, que tipos de trabalhos se fazem (individuais ou a grupo), e mais detalhes sobre a profissão?
Obrigado

tiagovrz

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2016
Boa noite, estou interessado no curso de fisiologia clínica. Há alguém que esteja neste curso que me consiga dizer se há boas perspetivas de futuro em relação à empregabilidade cá em Portugal e quais são mais ou menos os salários?

Rui Queirós

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clinica
Instituição
ESS
Boa tarde, eu frequento apenas o 10ºano, mas claro, ando a procurar alguns cursos que me agradem. Encontrei fisiologia clínica e pareceu-me bastante interessante, mas sei que até à altura de escolher ainda vou ter muitas ideias diferentes. Fisiologia Clínica foi o que me chamou mais à atenção até agora mas na verdade não encontrei muita coisa... Alguém deste curso me pode falar um pouco sobre ele? Obrigada :)
Olá! Estou a frequentar FC na ESS (Escola Superior de Saúde do Porto). FC não sei se sabes mas é a junção de dois cursos (cardiopneumologia e neurofisiologia) em que na parte de cardio basicamente realizas exames como eletrocardiogramas, holter, provas de esforço, na parte de pneumologia fazes o estudo da função respiratória do paciente através de uma espirometria ou pletismografia corporal e na parte de neurologia realiza-se exames que estudam o sistema nervoso do paciente por meio de exames como por exemplo eletroencefalograma, eletromiografia e estudos do sono.
Em relação mais ao curso em si, tenho te dizer que não é um curso fácil mas que com dedicação tudo se faz, como inclui muitas áreas acabas por ter de estudar mais coisas do que se fossem separados. Na ESS (não sei como funciona nas outras faculdades) acabas por ter cedo uma relação com a pratica dos exames, o que é muito bom, consegues consolidar as matérias das teóricas com as práticas.
Qualquer questão pergunta!

Sarals

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2018
Olá, estou interessada no curso de fisiologia clínica, no entanto, sei que tem uma parte invasiva e é aquilo que me está a deixar mais reticente porque essa parte faz me bastante impressão 😓 acham que se consegue fugir disso ou é algo tão específico da profissão que todo o fisiologista tem que saber obrigatoriamente? Obrigada!

Rui Queirós

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clinica
Instituição
ESS
Olá, estou interessada no curso de fisiologia clínica, no entanto, sei que tem uma parte invasiva e é aquilo que me está a deixar mais reticente porque essa parte faz me bastante impressão 😓 acham que se consegue fugir disso ou é algo tão específico da profissão que todo o fisiologista tem que saber obrigatoriamente? Obrigada!
sim, existem técnicas invasivas mas na sua maioria são não invasivas... como deves calcular acabamos por ter de aprender todas e por estagiar nelas, no entanto não acho que não te deves desinteressar no curso apenas por isso porque como profissional acabas por praticar as técnicas não invasivas mais frequentemente.
Mensagem fundida automaticamente:

Boa noite, estou interessado no curso de fisiologia clínica. Há alguém que esteja neste curso que me consiga dizer se há boas perspetivas de futuro em relação à empregabilidade cá em Portugal e quais são mais ou menos os salários?
não te sei responder em concreto a essa pergunta, no entanto como sabes não está fácil para ninguém. O que te posso dizer é que como é um curso recente pode ser que tenha uma "maior" empregabilidade. Em relação ao salário sinceramente não faço ideia. Sei que estes dois pontos são muito importantes para a escolha de um curso, no entanto acho que não deves focar-te muito nisso, se achas que vais gostar do curso e se é mesmo aquilo que te vês a fazer no futuro acho que o deves escolher porque depois na altura de ingressar na vida profissional podes acabar por encontrar facilmente um trabalho, isto tudo é muito relativo, pode ser fácil ou não!

Última edição:

Rainbow Unicorn

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2017
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
ESTeSL
Olá bom dia!!!:grin::grin::grin: Sou aluna de 1ºano de Fisiologia Clínica na ESTESL, se tiverem dúvidas de como é o curso ou como é o primeiro ano nele, sintam-se à vontade para me perguntar.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

doradd18

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Olá! Eu vou candidatar-me este ano e estava a pensar escolher Fisiologia Clínica na ESTESL. Eu gostava de saber se achaste o 1° ano muito difícil, como são os stores? Se os horaios são muito maus ? Se a escola e o curso têm um bom ambiente? E se tem boa empregabilidade?

• Like
Reactions: Rainbow Unicorn

Ba135

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
Esald
Olá bom dia!!!:grin::grin::grin: Sou aluna de 1ºano de Fisiologia Clínica na ESTESL, se tiverem dúvidas de como é o curso ou como é o primeiro ano nele, sintam-se à vontade para me perguntar.
Olá!! Sendo assim vou aproveitar ahah :p Estou a pensar escolher Fisiologia Clínica (ou Ciências Biomédicas, mas provavelmente não) e estive a pesquisar sobre o curso e sobre os exames que poderemos realizar enquanto técnicos de saúde deste curso, no entanto tive a olhar para os "gráficos" dos exames (nomeadamente EEG, EMG, ECG, etc) e fiquei um pouco reticente, são todos assim? E a escola prepara bem para saber ler os resultados obtidos dos exames? Peço desculpa pela extensividade do texto :)

• Like
Reactions: Rainbow Unicorn

Rainbow Unicorn

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2017
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
ESTeSL
Olá! Eu vou candidatar-me este ano e estava a pensar escolher Fisiologia Clínica na ESTESL. Eu gostava de saber se achaste o 1° ano muito difícil, como são os stores? Se os horaios são muito maus ? Se a escola e o curso têm um bom ambiente? E se tem boa empregabilidade?
Olá e peço já desculpa pelo atraso na resposta isto devido à época de exames, quase nem tinha tempo para coçar o rabo XD.

Em termos de o que eu achei sobre o primeiro ano: não foi mau, 2º semestre tendo já aulas práticas (de ECGI e EFRI) tem uma dificuldade acrescida visto teres de estudar para elas, fazer trabalhos e estudar para as avaliações. Tem de se ter em conta que como este curso é de politécnico tem 7 cadeiras em vez de 5 (como todas licenciaturas da ESTESL) e como este curso é uma fusão dos antigos cursos descontinuados(Cardiopneumologia e Neurofisiologia) logo penso que seja um dos cursos mais difíceis mas também o que tem mais áreas diferentes para se trabalhar: Cardiolologia, Função respiratória, Estudo do Sono, Neurofisiologia, Perfusão Cardiovascular, Emergência Médica(curso exclusivo deste curso na ESTESL).

Maioria dos professores que tive até agora são dos melhores professores que já tive na minha vida, mas como sempre em todas as escolas vais te deparar com um ou mais professores menos bons ou daqueles que dão apenas uma parte da matéria e o resto tens de pesquisar (mas também o ensino superior não é suposto ser dado como se ainda tivessem no básicos né?).

Os horários no 1º semestre não eram maus, mas começam a complicar à medida que vais tendo mais aulas praticas(mas praticamente todos os cursos de politécnico são assim), eu neste último semestre tinha uma aula teórica só terminava ás 21h, mas eu só fui uma vez e nunca mais lá pus os pés:sweatsmile::tearsofjoy:(não me arrependo).Se quiseres podes ver os horários aqui do 2º semestre deste ano para teres uma ideia(tens de ter em conta que não vais ter todas as aulas que lá tão pq vão haver turnos e coisas do género):Horários | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa .
Há aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, as únicas que podes faltar à vontade são as teóricas.

A escola tem muito bom ambiente mesmo, os funcionários são simpáticos e sempre pontos à ajudar, toda a gente da minha turma e outros alunnos que conheci são bestiais nada apontar de mal sobre eles:smiley:,há projetos e atividades (neste semestre fiz uma formação em Suporte Básico de Vida em que todos os cursos podem participar e também me inscrevi em vários workshops e em participei em 2 projetos de investigação)sempre a decorrer na escola e de vez em quando somos convidados a participar em investigações por alunos de outros cursos.

Em termos de empregabilidade, não sou propriamente a pessoa mais informada sobre isso visto ainda estar no 1º ano, mas no telejornal noutro dia apareceu que num certo hospital (já não me lembro de onde) havia falta de técnicos de cardiopneumologia. Como este curso tem muita variedade de áreas por onde enveredar, a meu ver penso que seja dos cursos que tem melhor empregabilidade na ESTESL.

Olá!! Sendo assim vou aproveitar ahah :p Estou a pensar escolher Fisiologia Clínica (ou Ciências Biomédicas, mas provavelmente não) e estive a pesquisar sobre o curso e sobre os exames que poderemos realizar enquanto técnicos de saúde deste curso, no entanto tive a olhar para os "gráficos" dos exames (nomeadamente EEG, EMG, ECG, etc) e fiquei um pouco reticente, são todos assim? E a escola prepara bem para saber ler os resultados obtidos dos exames? Peço desculpa pela extensividade do texto :)
Olá. Não tens nada que pedir desculpa XP. Não te preocupes em relação aos "gráficos" eu também ao início olhei pa aquilo e não percebia como era suposto dar um diagnóstico com aquilo, lembro- me de a minha professora de ECLI dizer na primeira aula prática que em menos de 2 semanas já íamos perceber e ler maior parte das coisas que estão num ECG e foi o que aconteceu XP!
Nas aulas teóricos de ECL(só ainda posso falar desse que ainda não dei as outras cadeiras) a professora explica tudo, nas aulas prática complementamos a fazer exercícios e aprendamos a fazer o "relatório" do ECG, aqui é que há o senão dependendo do professor que escolheres ou te calhar na pratica ele tem uma maneira ensinar diferente(alguns ensinam a ver o ECG rapidamente e dar logo um palpite de que "problema" que ali está) e outros ensinam a fazer o "relatório".Este ano houve uma confusão com isso quando tivemos uma avaliação disso e uns não sabiam fazer o relatório, pq não lhes foi ensinado e eu cheguei a ter de ensinar aos que não sabiam no dia anterior do teste prático escrito. Não sei como vai fazer po ano, mas espero que a mesma situação não se repita para o bem dos futuros aluno de FC . De quaquer maneira podem vir sempre ter connosco que nós vos ajudamos :p.

olá!
Gostaria de saber quanto ganha alguém que tira o curso de fisiologia clínica e qual a sua empregabilidade :)
Olá :p. Bem em termos de empregabilidade eu já respondi numa publicação anterior aqui neste grupo, mas em termos de salário só sei de um perfusionista cardiovascular(que para enveredares nesta área tens de tirar um mestrado de 2 anos em Perfusão Cardiovascular para além da licenciatura em Fisiologia Clínica) que é volta de 1300 - 1500 € em Portugal.

Última edição: