Fisiologia Clínica

Olá, alguém ainda pode me tirar dúvidas quanto à questão de Fisiologia Clínica? Como se já sabe, são pouquíssimas informações a respeito.
Esse ano estarei entrando no curso.
Grato!

Olá!
estou interessada no curso fisiologia clínica, alguém me pode informar sobre este curso? dificuldades, benefícios e saídas profissionais
obrigada :)

Raquel, entrará em algum Instituto? Irei ficar na ESTeSC!!

Nunca se sabe visto que a "nota de entrada" é a nota mais baixa que entra no curso nesse ano, tem apenas a ver com as notas de quem entra e o número de vagas , não tem relação nenhuma com os anos anteriores :)

Olá, você poderia tirar algumas dúvidas? Estarei indo à ESTeSC em setembro.
Grato!

• Like
Reactions: Raquelpbelo
Olá, alguém ainda pode me tirar dúvidas quanto à questão de Fisiologia Clínica? Como se já sabe, são pouquíssimas informações a respeito.
Grato!

Grato!

Olá! Sim vou pôr na minha candidatura a opção do curso fisiologia clinica no ESTeSC

• Like
Reactions: httpv1n
Olá, eu gostava de ir para fisioterapia mas como acho que não tenho média suficiente pesquisei mais e encontrei o curso de fisiologia clinica que me é mais acessivel mas como nao existem muitas informações sobre este não tenho a certeza que opção colocar primeiro na candidatura! São cursos completamente diferentes e parecem-me ser os dois bastante interessantes! Alguém me sabe dizer a diferença de empregabilidade entre os dois cursos, de salários e o estudo dos cursos em si?

Grato!

Grato!

Olá,
Estou na estesc, a caminho do quarto ano. Se quiseres, posso tirar algumas dúvidas.

• Like
Reactions: httpv1n
Olá, eu gostava de ir para fisioterapia mas como acho que não tenho média suficiente pesquisei mais e encontrei o curso de fisiologia clinica que me é mais acessivel mas como nao existem muitas informações sobre este não tenho a certeza que opção colocar primeiro na candidatura! São cursos completamente diferentes e parecem-me ser os dois bastante interessantes! Alguém me sabe dizer a diferença de empregabilidade entre os dois cursos, de salários e o estudo dos cursos em si?
eu já tinha respondido num post anterior e aproveito e rectifico salário quer de um quer de outro 1020 de base e não 1200 como em enfermagem, isto no público, no privado ganham muito menos. a função em si é totalemnte diferente

Olá,
Estou na estesc, a caminho do quarto ano. Se quiseres, posso tirar algumas dúvidas.

Que bom, parabénss! Raquel, você pode me dizer qual o Instituto é mais forte no serviço educacional? Eu estou mais ou menos admitido na de Lisboa, além de estar sendo encaminhado e admitido há tempo para a de Coimbra. Qual seria a melhor opção? tirando em conta o custo de vida em Lisboa e em Coimbra que já to sabendo rsrsr

Olá,

Estou em dúvida agora, meus pais preferem Lisboa e minha procuradora disse que é melhor Coimbra. Você sabe quais os pontos positivos e negativos na de Coimbra? se souber algo de Lisboa, me conta por favor >_

Olá! Sim vou pôr na minha candidatura a opção do curso fisiologia clinica no ESTeSC

Que maravilha!!! Tu és de PT ou Brasil mesmo?

Sim, um licenciado em FC tanto pode exercer funções relacionadas com cardiopneumologia como com neurofisiologia. A nível das cadeiras do curso, no primeiro ano as cadeiras são mais gerais, no entanto no 2º semestre já tens cadeiras mais práticas e diretamente relacionadas com o curso digamos assim. Nos anos seguintes já começam a ser cadeiras mais especificas do curso e, na minha opinião claro ;), mais interessantes. Deixo-te aqui o link do curso da ESTeSL (onde estudo), onde podes consultar o plano de estudos: Licenciatura em Fisiologia Clínica | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Das quatro disciplinas que mencionaste temos tudo: a nível da física temos a Biofisica, que relacionamos conceitos físicos com os exames que desenvolvemos e com a parte biológica; temos também estatística e bioestatística (a única matemática que encontraras é nestas disciplinas); bioquímica e biologia molecular e celular também faz parte do plano de estudos, se bem que química e biologia talvez é o que prevaleça mais, tendo em conta as restantes cadeiras do curso.

Olá, pode tirar as minhas dúvidas? To concorrendo a Lisboa. Quais as suas impressões no curso em Lisboa? Está gostando? Existe alguma diferença quanto a Coimbra? Minha procuradora assegura fazer em Coimbra, mas Lisboa é boa também?

POR FAVOR, ME AJUDEM!!!! Alguém que possa responder pelo menos uma pergunta, pronuncie-se, por favor!!

Olá, estou me candidatando à Fisiologia Clínica na ESTeSL e admitido na ESTeSC, gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito. Desde já, agradeço.

1) Como é o Instituto em termos de estrutura e de socialização?
2) Como são os professores? Como são as aulas e as matérias/cadeiras?
3) Podemos fazer intercâmbio?
4) Na parte de neurofisiologia, o estudante pode se envolver em alguma área voltada à cirurgia (principalmente se for neurocirurgia, e sim, já sei de perfusão em Cardiopneumologia)?
5) Há muita dificuldade nas matérias? Tem como ajeitar as nossas aulas, colocar outras matérias?
6) O que são praxes, brincadeiras?
7) Tem restaurante na faculdade e ele apresenta prato vegetariano?
8) Vocês se arrependem de ter feito?
9) Por que a ESTeSL é pouco falada a nível nacional, ESTeSC (Coimbra), ESALD (Castelo Branco) e da ESS (Porto) ganham mais destaque? Deve-se à questão de ser recente?
10) Como são os seminários?
11) Há prática em hospitais? Há muitas aulas práticas? Visitam alguns hospitais?
12) No estrangeiro, ser fisiologista clínico tem boa empregabilidade?
13) O Mestrado Integrado de que se trata?
14) Há pós-graduações?
15) Doutorados e PhD's?

Gente, me ajude. Obrigado!

POR FAVOR, ME AJUDEM!!!! Alguém que possa responder pelo menos uma pergunta, pronuncie-se, por favor!!

Olá, estou me candidatando à Fisiologia Clínica na ESTeSL e admitido na ESTeSC, gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito. Desde já, agradeço.

4) Na parte de neurofisiologia, o estudante pode se envolver em alguma área voltada à cirurgia (principalmente se for neurocirurgia, e sim, já sei de perfusão em Cardiopneumologia)?
5) Há muita dificuldade nas matérias? Tem como ajeitar as nossas aulas, colocar outras matérias?
9) Por que a ESTeSL é pouco falada a nível nacional, ESTeSC (Coimbra), ESALD (Castelo Branco) e da ESS (Porto) ganham mais destaque? Deve-se à questão de ser recente?
11) Há prática em hospitais? Há muitas aulas práticas? Visitam alguns hospitais?
14) Há pós-graduações?
15) Doutorados e PhD's?

Olá,
Só te posso responder em relação a Coimbra, visto que não tenho noção do que se passa em Lisboa.
O edifício onde temos as aulas foi recentemente remodelado e está com óptimas condições, com equipamentos que estão equiparados aos que encontras nos hospitais. Quanto a socialização, não me parece que vás encontrar qualquer dificuldade, tens imensas atividades em que podes participar e onde podes conhecer muita gente nova.
Tens professores de todo o tipo, mas na sua maioria são todos bastantes acessíveis e ajudam em qualquer coisa que precises. Tens aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são dadas na faculdade e as práticas são dadas em ambiente hospitalar, já em contacto com pacientes.
Sim, no 4º ano tens estágio o ano inteiro e podes optar por fazer parte dele através do programa Erasmus.
Sim, na realização de EEG intracraneano, que é basicamente colocar elétrodos diretamente no cérebro do doente. Quem coloca os elétrodos é o cirurgião e nós vamos monitorizando o registo.
Tudo se faz com estudo. O curso não é brincadeira, mas com estudo vai lá. E tens sempre apontamentos dos anos anteriores, assim como sebentas que ajudam. Não percebi a segunda pergunta, desculpa.
A praxe são brincadeiras, claro, é uma forma de conheceres quem vai estar ao teu lado durante os próximos 4 anos, aprender a respeitar quem está acima de vocês, mesmo que seja só figurativo. Tens que encarar a praxe com leveza e também que te irá ajudar a preparar para o que vai se o teu futuro. Mesmo que estejas reticente, aparece e tira todas as tuas dúvidas, aquelas pessoas de preto que lá estão vão estar sempre prontas para te tirar qualquer dúvida que tenhas.
Sim, a cantina da escola tem sempre 3 pratos, um de carne, um de peixe e um vegetariano. Tens ainda sopa, sobremesa, pão e salada. Se quiseres também tens a parte do snack-bar.
Não, nem um bocadinho. Se fosse hoje escolhia novamente a mesma faculdade.
Sinceramente, não te sei responder a essa questão. Nunca tinha reparado nisso.
Por seminários, queres dizer congressos, palestras e assim?
No primeiro ano, no segundo semestre tens logo um estágio observacional que te permite conhecer todas as áreas em que poderás trabalhar. Este estágio já é realizado em ambiente hospitalar. A partir do 2º semestre do 2º ano, começas a ter aulas práticas no hospital, com utentes reais. O 4º ano é todo ele estágio, em que passas 3 semanas em cada área do curso. Este estágio é todo ele em hospital, como se fizesses parte da equipa.
Pelo o que vejo sim, vários colegas que já terminaram o curso estão a trabalhar na Alemanha, Reino Unido, Escócia, entre outros.
14) Há pós-graduações?
15) Doutorados e PhD's?
Quanto a estas três perguntas, não te sei responder, não estou dentro do assunto.

• Like
Reactions: httpv1n and bia39ls

Meu Deus, só gratidão!! Estive tão preocupado com essas dúvidas, são poucas as informações que se têm na internet. Obrigado pela compreensão e pela atenção, Raquel, sucesso! Fiquei mais animado que nunca rsrsr

Boa tarde, estou bastante interessada no curso de fisiologia clinica porém tenho algumas duvidas mais especificas sobre o curso em si

Depois da licenciatura é possível aumentar o grau de especialização ? Por exemplo fazer um mestrado, douturamento ou mesmo pós-graduação?

Como é reconhecido um fisiologista clinico em Portugal?

É verdade que o nosso trabalho consta em fazer os exames, e também o diagnostico da doença ou apenas fazemos os exames e o resto fica para o médico?

Em que consta a cadeira " emergencia médica "?

Espero mesmo que me respondam e muito obrigada :) :)

• Like
Reactions: Ba135
Alguém em fisiologia clinica em castelo branco???
Eu!
Post automatically merged:

Boa tarde, estou bastante interessada no curso de fisiologia clinica porém tenho algumas duvidas mais especificas sobre o curso em si

Depois da licenciatura é possível aumentar o grau de especialização ? Por exemplo fazer um mestrado, douturamento ou mesmo pós-graduação?

Como é reconhecido um fisiologista clinico em Portugal?

É verdade que o nosso trabalho consta em fazer os exames, e também o diagnostico da doença ou apenas fazemos os exames e o resto fica para o médico?

Em que consta a cadeira " emergencia médica "?

Espero mesmo que me respondam e muito obrigada :):)
Só te posso responder ao que sei, pois comecei agora e é pelo que me têm dito.
1- Sim, depois da licenciatura dá para aumentar o grau de especialização
2- Não te sei responder a essa pois ainda não tenho essa perceção, mas digo-te que estamos a tentar conseguir que a nossa licenciatura dê para nos dar 2 cédulas de trabalho (não tenho a certeza se é assim que se diz) em vez de apenas 1
3- Fazemos os exames na maior parte das áreas e elaboramos o relatório, algumas áreas atuamos também na parte terapeutica se não me engano
4- Ainda não tive, mas pelo que os do 4º ano dizem é onde aprendes a reanimar uma pessoa em situação de emergência, basicamente aprendes primeiros socorros um pouco mais aprofundados

Última edição:
Tenho uma dúvida e adorava que me podessem ajudar amiguinhos

Eu ouvi dizer que fisiologia clínica dava para seguir a área da investigação, é verdade? E se sim o que faz um fisiologista clínica na investigação?

Tenho uma dúvida e adorava que me podessem ajudar amiguinhos

Eu ouvi dizer que fisiologia clínica dava para seguir a área da investigação, é verdade? E se sim o que faz um fisiologista clínica na investigação?
Fisiologia clinica não é uma ciencia, pelo que alguém licenciado nessa area fará parte de uma equipa multidisciplinar que faz investigação. O que fazes depende da área que investigas, como é óbvio.

Fisiologia clinica não é uma ciencia, pelo que alguém licenciado nessa area fará parte de uma equipa multidisciplinar que faz investigação. O que fazes depende da área que investigas, como é óbvio.
Ah já entendi como não se encontra muita informação sobre o curso tinha essa dúvida pois sei que apesar de ter mais vertentes a realização de exames ocupa grande parte certo? (se estiver errado não quer ofender ninguém ahah só quer entender mesmo o que um profissional nesta área faz)

Para investigação básica ou clínica precisas de uma forte base teórica. Daí que quem queira enveredar por essa área opte tipicamente por cursos universitários e, posteriormente, parta para doutoramento. Os cursos TDT - onde se insere fisiologia clínica- são cursos mais práticos oferecidos pelos politécnicos. Não digo que seja impossível, mas não é, certamente, o percurso tradicional. Nem foi com esse propósito que esses cursos foram criados.

Para investigação básica ou clínica precisas de uma forte base teórica. Daí que quem queira enveredar por essa área opte tipicamente por cursos universitários e, posteriormente, parta para doutoramento. Os cursos TDT - onde se insere fisiologia clínica- são cursos mais práticos oferecidos pelos politécnicos. Não digo que seja impossível, mas não é, certamente, o percurso tradicional. Nem foi com esse propósito que esses cursos foram criados.
Sim mas o problema também é que cursos de investigação não têm muita empregabilidade como por exemplo ciências biomédicas laboratoriais ou outro tipo de cursos do genero não é?

Sim mas o problema também é que cursos de investigação não têm muita empregabilidade como por exemplo ciências biomédicas laboratoriais ou outro tipo de cursos do genero não é?

Ciências biomédicas laboratoriais também é um curso de tecnologias da saúde. Podes estar a confundir com ciências biomédicas.

Licenciaturas universitárias viradas para a investigação não são profissionalizantes, pois os 3 anos destas licenciaturas servem somente como base teórica, para o licenciado complementar com mestrado e se necessário doutoramento numa área de interesse. A carreira constrói-se a partir daí e não a partir da licenciatura.

Quanto a fisiologia clínica e outros cursos politécnicos de saúde, tem como objetivo profissionalizar ao fim da licenciatura, sendo naturalmente mais prático e técnico. No entanto é realmente possível seguires investigação, para tal tens também de te candidatar a mestrado e se necessário doutoramento na área de interesse. Em termos práticos não sei se é fácil ou difícil para TSDTs entrarem neste meio (na verdade em Portugal, não está muito fácil para ninguém), mas conheço alguns técnicos de análises que trabalham para a indústria farmacêutica em investigação clínica, portanto é possível.

• Like
Reactions: a fish