Fisiologia Clínica

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Sim mas o problema também é que cursos de investigação não têm muita empregabilidade como por exemplo ciências biomédicas laboratoriais ou outro tipo de cursos do genero não é?
Ciências biomédicas laboratoriais também é um curso de tecnologias da saúde. Podes estar a confundir com ciências biomédicas.

Licenciaturas universitárias viradas para a investigação não são profissionalizantes, pois os 3 anos destas licenciaturas servem somente como base teórica, para o licenciado complementar com mestrado e se necessário doutoramento numa área de interesse. A carreira constrói-se a partir daí e não a partir da licenciatura.

Quanto a fisiologia clínica e outros cursos politécnicos de saúde, tem como objetivo profissionalizar ao fim da licenciatura, sendo naturalmente mais prático e técnico. No entanto é realmente possível seguires investigação, para tal tens também de te candidatar a mestrado e se necessário doutoramento na área de interesse. Em termos práticos não sei se é fácil ou difícil para TSDTs entrarem neste meio (na verdade em Portugal, não está muito fácil para ninguém), mas conheço alguns técnicos de análises que trabalham para a indústria farmacêutica em investigação clínica, portanto é possível.

• Like
Reactions: a fish

Emptyrooms

Membro
Matrícula
4 Outubro 2018
A designação de CBL pode não ter sido muito feliz, tendo em conta que o curso de CB ja existe há uns aninhos., mas isso já são outros 500.

Queria só acrescentar que este input da clínica é muito importante. Esta é uma área extremamente vasta. Tudo aquilo que poderei escrever diz respeito a investigação básica na academia, full time.

No caso do meu projecto actual mais facilmente um licenciado/mestre em biotecnologia, CB, CF, engenharia biológica, química, bioquímica, entre outros, competiria comigo do que alguém proveniente de qualquer tecnologia de saúde, simplesmente porque, independentemente do mestrado, todos estes primeiros ciclos oferecem uma preparação mais direccionada, logo menos babysitting. O financiamento não abunda e objectivo é apresentar resultados o mais rapidamente possível.

As bolsas existem, mas a competição é imensa. Trabalhos publicados são um plus. Tendo em conta que as unidades de investigação estão frequentemente associadas às Universidades, os cursos universitários ficam em vantagem. Para além disso, ao escolherem estes cursos profissionalizantes, estão a limitar a vossa actuação em investigação a áreas muito específicas. O facto destes licenciados trabalharem em contexto clínico coloca-os numa posição interessante para investigaçao clínica. Contudo, no caso particular dos técnicos de análises e farmácia, em contexto hospitalar português, as suas opiniões são frequentemente desvalorizadas por médicos ou farmacêuticos, não obstante terem mestrados na área e, porventura, uma formação mais específica para aquela técnica que um simples mestre em ciências farmacêuticas. Já vi de tudo. Seria interessante ter a opinião das outras áreas.

Isto é apenas a minha opinião no toca à utilização de cursos TDT para seguir esta área, atenção. O curso ideal para investigação não existe. Depende muito dos gostos e do peso que querem que a investigação tenha na vossa vida. Atendendo ao panorama actual, acho mais seguro optar-se por um curso que abra várias portas. Até porque a investigação pode não ser aquilo que muitos alunos do secundário acham que é. Há muita gente que se arrepende de se ter metido nisto.

Para finalizar, fisiologia clínica e CBL têm a vantagem de formar licenciados insubstituíveis, ou seja, as suas funções tradicionais estão regulamentadas e não devem ser "usurpadas" por outros profissionais. Vejo frequentemente concursos públicos para estes licenciados, pelo que a empregabilidade, a nível geral, não me parece má.

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Obrigado por complementares com a experiência académica!

Sinceramente vejo muito poucos TSDTs na área clínica. Para a área operacional (onde a maioria das carreiras está), eles não partem assim tão afastados de outros licenciados (à excepção talvez de farmácia biomédica). A maior parte da aprendizagem é feita através de pós-graduações ou em contexto de trabalho. Confesso que não consigo perceber bem o porquê de ver tão poucos técnicos comparativamente a licenciados de outros cursos, mas não me admira que fosse por uma questão de preconceito, como disseste anteriormente, ou mesmo por desconhecimento por parte destes licenciados das carreiras nesta área. Pelo que vejo, estas carreiras são muito mais divulgadas entre cursos universitários de saúde/ciências.

Miki

Membro
Matrícula
4 Julho 2017
Olá :) Estou muito interessada no curso de fisiologia clínica, pois apesar de sempre ter querido enfermagem, começo a procurar opções porque acho que enfermagem pode não ser uma boa opção para mim.
Gostava muito de ouvir opiniões de quem estuda neste curso, principalmente em Coimbra! Há muitas questões em torno da empregabilidade deste curso, uma vez que é novo e é um curso bastante abrangente. O que me podem dizer sobre isso? E sobre os possíveis mestrados que se podem tirar após a conclusão da licenciatura?
Acho o curso interessantíssimo mas estou muito apreensiva relativamente à empregabilidade e reconhecimento enquanto profissionais. Eu sou muito curiosa e quero muito uma profissão que me permita evoluir muito, chegar a patamares mais específicos e não queria ser uma profissional ''banal'', que tira o curso e limita-se àquela área e àquele trabalho rotineiro. Fisiologia clínica permite-me evoluir e participar ativamente em diferentes áreas da saúde? No fundo gostava que me elucidassem sobre as perspetivas de futuro deste curso, daquilo que vão ouvindo durante o curso e assim...
Obrigada, desde já! :)

• Like
Reactions: Joana033

ben-u-ron

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2016
Boa noite,
estou bastante interessada no curso de Fisiologia Clínica , especialmente em Castelo Branco ou Coimbra.
Neste curso existem aulas em laboratório?

• Like
Reactions: Ba135

Ba135

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
Esald
Boa noite,
estou bastante interessada no curso de Fisiologia Clínica , especialmente em Castelo Branco ou Coimbra.
Neste curso existem aulas em laboratório?
Olá, estou em FC em Castelo branco, na Esald temos aulas em laboratório (aulas práticas) logo desde o 1º semestre do 1ºano, logo temos desde o início um contacto quase "real" com o que virá a ser a nossa profissão, mais qualquer coisa pergunta

• Like
Reactions: ben-u-ron

JoanaMACF

Membro
Matrícula
22 Setembro 2018
Boa tarde podiam me dizer o que é que um profissional da área de fisiologia clínica faz concretamente por favor? Obrigada!

• Like
Reactions: Ba135

Ba135

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
Esald
Boa tarde podiam me dizer o que é que um profissional da área de fisiologia clínica faz concretamente por favor? Obrigada!
Um fisiologista clínico realiza os mais variados exames da área da cardiopneumologia e da área da neurofisiologia:
Cardiologia invasiva - Eletrofisiologia e Pacing, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca (perfusionista)
Cardiologia não invasiva - Eletrocardiologia e Ultrassonografia Cardíaca
Estudo da patologia neurofisiológica - eletroencefalografia, eletromiografia e potenciais evocados
Avaliação da função pulmonar – Provas de Função Respiratória, Estudo da Broncomotricidade e Gasimetria Arterial
Avaliação cerebrovascular - Ultrassonografia Vascular e Cerebral
Fisiopatologia do sono e Ventilação Mecânica Não Invasiva

Beatriz Ventura Resende

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Olá :) Estou muito interessada no curso de fisiologia clínica, pois apesar de sempre ter querido enfermagem, começo a procurar opções porque acho que enfermagem pode não ser uma boa opção para mim.
Gostava muito de ouvir opiniões de quem estuda neste curso, principalmente em Coimbra! Há muitas questões em torno da empregabilidade deste curso, uma vez que é novo e é um curso bastante abrangente. O que me podem dizer sobre isso? E sobre os possíveis mestrados que se podem tirar após a conclusão da licenciatura?
Acho o curso interessantíssimo mas estou muito apreensiva relativamente à empregabilidade e reconhecimento enquanto profissionais. Eu sou muito curiosa e quero muito uma profissão que me permita evoluir muito, chegar a patamares mais específicos e não queria ser uma profissional ''banal'', que tira o curso e limita-se àquela área e àquele trabalho rotineiro. Fisiologia clínica permite-me evoluir e participar ativamente em diferentes áreas da saúde? No fundo gostava que me elucidassem sobre as perspetivas de futuro deste curso, daquilo que vão ouvindo durante o curso e assim...
Obrigada, desde já! :)
Olá!! Estou agora no primeiro ano de Fisiologia Clínica em Coimbra
Se ainda precisares de ajuda ou tiveres dúvidas, está à vontade para mandar mensagem. (:

Sofia Ramalho

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2019
Estou bastante interessada no curso e a universidade de Coimbra parece-me super interessante. No entanto o meu sonho sempre foi medicina mas sei que com os exames a minha média descerá e provavelmente não me será possível entrar no curso. Então queria perguntar se fisiologia clínica é uma boa opção? E se quando acabar o curso podia ingressar no mestrado em medicina. Espero que alguém me possa esclarecer essas dúvidas e se possível dizer se é uma boa ou má opção :)
Mensagem fundida automaticamente:

Claro, vou faze-lo 😊
Estou bastante interessada no curso e a universidade de Coimbra parece-me super interessante. No entanto o meu sonho sempre foi medicina mas sei que com os exames a minha média descerá e provavelmente não me será possível entrar no curso. Então queria perguntar se fisiologia clínica é uma boa opção? E se quando acabar o curso podia ingressar no mestrado em medicina. Espero que alguém me possa esclarecer essas dúvidas e se possível dizer se é uma boa ou má opção :)

• Like
Reactions: Maria Farinha

Maria Farinha

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2019
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
ESTeSC
Mensagem fundida automaticamente:

Olá! Estou no primeiro ano de Fisiologia Clínica em Coimbra.
O curso é muito interessante e no primeiro ano tens estágio observacional nas diversas áreas que compõem o curso, o que é muito bom porque ficas logo a perceber o que se faz. E sim, quando concluíres a licenciatura podes sempre ingressar em medicina.
Qualquer dúvida dispõe!

Última edição: