Fisioterapia ou Fisiologia Clínica?

Juam

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2019
Ora boas, a minha namorada está um pouco indecisa em optar entre os cursos de Fisiologia Clínica e o de Fisioterapia.
Ela tem média para entrar em ambos em qualquer universidade, mas parece-lhe que as disciplinas do curso de Fisioterapia sejam mais interessantes.
Sendo assim, peço a colaboração de pessoal que frequenta/pretende frequentar algum destes respetivos cursos e a Universidade em questão, respetivas disciplinas, empregabilidade, salários, etc..
Agradecido e bons exames!

Mafalda Esperança

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2017
Ora boas, a minha namorada está um pouco indecisa em optar entre os cursos de Fisiologia Clínica e o de Fisioterapia.
Ela tem média para entrar em ambos em qualquer universidade, mas parece-lhe que as disciplinas do curso de Fisioterapia sejam mais interessantes.
Sendo assim, peço a colaboração de pessoal que frequenta/pretende frequentar algum destes respetivos cursos e a Universidade em questão, respetivas disciplinas, empregabilidade, salários, etc..
Agradecido e bons exames!
Olá! Em relação à tua questão, acabei agora o primeiro ano em Fisioterapia na Egas Moniz, de maneira que é só sobre este curso que te consigo dar algumas informações. Posso-te dizer que escolhi Fisio um bocadinho à última da hora, mas agora sei que tomei a decisão certa e o curso surpreendeu me mto pela positiva. Posso-te garantir que é um curso mto prático logo desde o primeiro ano, em que começas logo no primeiro semestre a ter cadeiras que já implicam contacto físico com “pacientes”, neste caso, os teus colegas de turma, e no 2o semestre essa componente prática aumenta ainda mais pois o número de cadeiras práticas é superior. Relativamente às cadeiras, tens sempre cadeiras teóricas e de conhecimento geral que englobam quase todos os 1os anos dos cursos de saúde (Anatomia, Fisiologia, Patologia, Psicologia do Desenvolvimento) e inicias logo com disciplinas específicas da tua área (Estudo do Movimento Humano, Equipamentos e Tecnologias em F, Técnicas de Avaliação em F, Biomecânica, etc). Isto, na Egas Moniz, mas penso que as cadeiras não deverão variar mto de instituição p/ instituição. Em relação à empregabilidade, posso-te dizer que escolhi a Egas Moniz por ser das faculdades c/ maior taxa de empregabilidade na área, motivo pelo qual me fez matricular nesta faculdade, mesmo tendo entrado na pública em Leiria. Relativamente ao salário, não tenho grandes informações mas apostaria com grandes certezas que o salário base de um recém licenciado tnt em Fisio como em Fisiologia Clínica seja muito semelhante. Espero ter-te ajudado a esclarecer algumas dúvidas e boa sorte 🙂

• Like
Reactions: Juam