Fisioterapia

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Boa noite! :)
Alguém de Fisioterapia me pode dar algumas informações sobre o curso em geral? Como é que estão as saídas deste curso em Portugal?
Obrigada desde já!

Última edição:
Olá, sou aluna do 1º ano de Fisioterapia no Instituto Politécnico de Setúbal. Da pouca experiência que tenho posso dar-te algum feedback e responder a algumas perguntas especificas que tenhas... Quanto à questão da empregabilidade, esse índice por vezes depende de instituição para instituição e isso é uma questão que deverias pesquisar por ti próprio (por norma as instituições têm esses dados estatísticos nas suas páginas).

ola, tou no 12 ano e nao tenho media para entrar em fisioterapia..falaram me sobre a transferencia de cursos..queria saber se alguem sabe quais sao os cursos com cadeiras equivalentes aos de fisioterapia

Olá mais uma vez! Em termos de equivalências depende muito dos planos de estudo de cada universidade, por exemplo tenho pessoas na minha turma que vieram de enfermagem (da mesma uni) e tiveram algumas equivalências... Se depois queres mesmo fazer transferência tens de tentar encontrar um curso em que o plano de estudos que aborde as mesmas temáticas... De qualquer forma não perdes nada em candidatar-te a Fisioterapia, o máximo que pode acontecer é não entrares nessa opção e isso não afecta a tua entrada em nenhuma das outras opções. No teu caso sugiro que consideres o curso de Terapia Ocupacional é uma área muito parecida podes pesquisar um pouco mais sobre o assunto para ver se realmente gostas.
Espero ter ajudado, Cumprimentos.

• Like
Reactions: siferg
Boa noite,:)
Vou ingressar este ano de novo na universidade, e gostava de saber se alguém me podia dar mais informações acerca do curso de fisioterapia( como funcionam as aulas, os estágios,...). Estou um bocado confusa entre gestão, educação básica e fisioterapia. Será que educação básica(no ramo do ensino primário) estará assim tão saturado ?E gestão, será que é uma boa opção para uma pessoa tímida?
Estou mais inclinada a ir para fisioterapia, que foi o que eu sempre quis, mas tenho medo de não gostar por ser uma área que, segundo a minha família diz, é parecida com enfermagem(curso esse, que eu desisti este ano).
Obrigada:)

Educação básica não está assim tão saturado, está saturadíssimo. Tudo o que seja via de ensino de momento equivale a quando acabares o curso:
- passares verões em estado de pânico acerca das colocações em setembro
- na improbabilidade de seres colocada, seja pelo concurso seja depois em ofertas de escola, prepara-te para poderes ir parar a sítios pertinho uns dos outros como Bragança e Olhão
- vais ter de fazer a PACC (prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, acho) porque terás menos de 5 anos de serviço, e sem aprovação não podes concorrer ao ensino público no ano seguinte (e tens de repetir até seres aprovada caso queiras concorrer ao público)
- é muito comum teres de escolher entre dar AECs (tipo os ATL mas com professores, não sei o significado deste haha) ou ir trabalhar no ensino propriamente dito: nem sempre é uma escolha fácil, não te esqueças que qualquer tempo de serviço serve para subires mais uns lugares no concurso seguinte, mas às vezes as AECs são um emprego mais estável porque a contratação é muitas vezes através de empresas. Mas pagam mal que se farta e nem todos os professores podem dar AECs, só se forem por exemplo de música
- convém não esquecer que aulas leccionadas no ensino privado não dão tempo de serviço para o concurso público

Fonte? Sou a única pessoa da minha família que não é professora (e vejo notícias, isso tb ajuda).

Fisioterapia parecida com enfermagem? Não, não, não! São áreas da saúde mas são bastante diferentes. Tenho colegas que vieram de enfermagem porque não gostaram e agora estão a adorar Fisioterapia. Claro que gostos não se discutem mas na minha perspectiva e comparando as matérias é bem diferente.

Em relação às aulas, pelo menos cá no IPS, temos aulas teóricas (bastante baseadas na prática) mas também temos muitas práticas, logo desde o 1º ano e com tendência para aumentarem ao longo dos 4 anos. Em relação à educação clínica (o famoso estágio) não te posso dizer muito porque só vou começar em Junho, mas tens educação clínica os 4 anos e mais uma vez o número de horas é sempre a aumentar de ano para ano.

Resumindo, pelo menos pela minha experiência no IPS, posso afirmar que é um curso com muita componente prática.

Se tiveres mais alguma dúvida é só perguntar ;)

• Like
Reactions: Catap97
Olá :)
Acabei este ano o 12º e estou a pensar candidatar-me a fisioterapia na ESTSP. Gostaria de saber mais informações sobre o curso, se é interessante, se estão a gostar, e sobre a escola em sim, pois ainda estou um bocado "perdida" :p
Se alguém poder ajudar, agradecia!

Sobre a escola em si não te consigo dizer nada pois eu estou na ESS-IPS. Mas posso dizer que estou a adorar o curso, é um curso muito prático (pelo menos aqui) o que ajuda a desenvolver competências importantes desde o inicio. Se é interessante? Sim, eu considero bastante interessante, mas gosto são gostos e gostos não se discutem...
Em relação a mais informações, pedia que fosses um pouco mais explicita naquilo que desejas saber pois assim seria mais fácil ajudar-te ;)

• Like
Reactions: Cláudia Cardoso
antes de mais, obrigada pela resposta! :) Gostava de saber quais são os temas abordados em concreto, por exemplo, quais são as disciplinas que tens?

Sobre a escola em si não te consigo dizer nada pois eu estou na ESS-IPS. Mas posso dizer que estou a adorar o curso, é um curso muito prático (pelo menos aqui) o que ajuda a desenvolver competências importantes desde o inicio. Se é interessante? Sim, eu considero bastante interessante, mas gosto são gostos e gostos não se discutem...
Em relação a mais informações, pedia que fosses um pouco mais explicita naquilo que desejas saber pois assim seria mais fácil ajudar-te ;)
Já agora, e desculpem estar a meter-me...mas o teu curso tem muito de matemática e física e química?

Já agora, e desculpem estar a meter-me...mas o teu curso tem muito de matemática e física e química?

Aqui no IPS não temos muita matemática, o que temos é "estatística" no 3º e 4º ano.
Física, como já referi, relaciona-se com Fisioterapia, porém não é nada de especial, nada como no secundário (é algo mais aplicado, e até agora é bastante leve, só falámos em física em "estudos do movimento humano", mas como disse não é mesmo nada de especial)
Química só em "anatomo-fisiologia", também não é preciso grandes bases, é necessário é perceber as aulas.

Tudo o que referi tem em conta a minha experiência ATÉ AGORA e o Plano de Estudos da Universidade, sendo que este último varia bastante de instituição para instituição, tanto que há sítios que há unidades curriculares como "Matemática aplicada" e outras mais ligadas à química.

• Like
Reactions: Rodrigo
Aqui no IPS não temos muita matemática, o que temos é "estatística" no 3º e 4º ano.
Física, como já referi, relaciona-se com Fisioterapia, porém não é nada de especial, nada como no secundário (é algo mais aplicado, e até agora é bastante leve, só falámos em física em "estudos do movimento humano", mas como disse não é mesmo nada de especial)
Química só em "anatomo-fisiologia", também não é preciso grandes bases, é necessário é perceber as aulas.

Tudo o que referi tem em conta a minha experiência ATÉ AGORA e o Plano de Estudos da Universidade, sendo que este último varia bastante de instituição para instituição, tanto que há sítios que há unidades curriculares como "Matemática aplicada" e outras mais ligadas à química.
Obrigado :)

antes de mais, obrigada pela resposta! :) Gostava de saber quais são os temas abordados em concreto, por exemplo, quais são as disciplinas que tens?

Para o saberes, basta pesquisares um pouquinho sobre os planos de estudos de cada universidade.Como já referi, estes variam de instituição para instituição e normalmente encontram-se no site da própria universidade.
Aqui podes encontrar o do IPS:
http://www.si.ips.pt/ess_si/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=1414
Se tiveres dúvidas sobre alguma disciplina pergunta ;)

• Like
Reactions: azuen