Fisioterapia

Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Fisioterapia
Instituição
ESS-IPS (Setúbal)
Obrigada 🙂 andas em que ano? Em relação aos estágios sei que existem vários. Sabes em que anos são?

Obrigada 🙂 em que ano estás? Gostava de saber como são os estágios e em que ano se realizam, podes me esclarecer nesse aspeto? O que me deixa reticente quanto a Setúbal é, sobretudo, a distância (sou de Aveiro) e a qualidade da residência
Vou iniciar o 4º ano. Os estágios realizam-se todos os anos (nenhum é de observação, vais mesmo trabalhar em todos, desde o 1º ano), sendo que no 1º ano são 3 semanas no fim do 2º semestre, no 2º ano são 4 semanas também no fim do 2º semestre, no 3º ano são dois estágios, cada um com 6 semanas e fazemos os dois de seguida (de Janeiro a final de Março) e no 4º ano temos um estágio no início do 1º semestre de 5 semanas e outro no 2º semestre. O estágio do 1º ano é muito à base de massagens, ajuste de auxiliares de marcha, testes de força muscular, análise do movimento humano e etc. A partir do 2º ano já temos estágios em cada uma das áreas específicas (Músculo-Esquelética, Neurologia e Cardio-respiratória) e depois temos um estágio de opção (por exemplo em desporto, saúde da mulher, saúde mental, pediatria, entre outros). Nestes e logo a partir do 2º ano, já tens utentes à tua responsabilidade e ficas encarregue de todo o processo de intervenção (avaliação dos problemas, definir e realizar o plano de tratamento, etc). Relativamente à distância, entendo que seja um problema, mas por outro lado é uma boa oportunidade para teres experiências novas! E os meus colegas que estão na residência gostam bastante de lá estar. Relativamente a outras faculdades mais perto não te posso ajudar porque não tenho qualquer conhecimento :)

• Like
Reactions: nirvana and Blasty

nirvana

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2018
Vou iniciar o 4º ano. Os estágios realizam-se todos os anos (nenhum é de observação, vais mesmo trabalhar em todos, desde o 1º ano), sendo que no 1º ano são 3 semanas no fim do 2º semestre, no 2º ano são 4 semanas também no fim do 2º semestre, no 3º ano são dois estágios, cada um com 6 semanas e fazemos os dois de seguida (de Janeiro a final de Março) e no 4º ano temos um estágio no início do 1º semestre de 5 semanas e outro no 2º semestre. O estágio do 1º ano é muito à base de massagens, ajuste de auxiliares de marcha, testes de força muscular, análise do movimento humano e etc. A partir do 2º ano já temos estágios em cada uma das áreas específicas (Músculo-Esquelética, Neurologia e Cardio-respiratória) e depois temos um estágio de opção (por exemplo em desporto, saúde da mulher, saúde mental, pediatria, entre outros). Nestes e logo a partir do 2º ano, já tens utentes à tua responsabilidade e ficas encarregue de todo o processo de intervenção (avaliação dos problemas, definir e realizar o plano de tratamento, etc). Relativamente à distância, entendo que seja um problema, mas por outro lado é uma boa oportunidade para teres experiências novas! E os meus colegas que estão na residência gostam bastante de lá estar. Relativamente a outras faculdades mais perto não te posso ajudar porque não tenho qualquer conhecimento :)
Muito obrigada, foi me bastante útil está informação 🙂 candidatei me ontem e IPS foi a minha primeira opção

• Like
Reactions: Andreia Pombares

Eduardo Manuel

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2018
Boa tarde,

Gostaria de obter informações acerca do curso de Fisioterapia para quem está a estudar ou para quem vai começar ou já terminou.

Alguem que tenha passado pelo Piaget em Viseu - Fisioterapia?

Podem me dar opiniões? É fácil?
Existem muitas provas teóricas ou mais práticas?

Daniela Freitas

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2017
Boa Tarde,
Inscrevi-me na 1ª fase, no curso de Fisioterapia, infelizmente não fiquei colocada.
Antes de inscrever-me na 2ªfase gostaria de tirar dúvidas sobre as seguintes questões:

- Quais os cursos com cadeiras equivalentes ao curso de Fisioterapia?

- Após um ano concluído, num desses cursos com cadeiras equivalentes, o que é necessário fazer para ser transferido para um instituto com o curso de Fisioterapia?

Obrigada pela atenção

Daniela Freitas

Frances

Membro
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Boa Tarde,
Inscrevi-me na 1ª fase, no curso de Fisioterapia, infelizmente não fiquei colocada.
Antes de inscrever-me na 2ªfase gostaria de tirar dúvidas sobre as seguintes questões:

- Quais os cursos com cadeiras equivalentes ao curso de Fisioterapia?

- Após um ano concluído, num desses cursos com cadeiras equivalentes, o que é necessário fazer para ser transferido para um instituto com o curso de Fisioterapia?

Obrigada pela atenção

Daniela Freitas
Olá!
As equivalências são dadas pela instituição para onde irias frequentar Fisioterapia, e dependem da sua opinião quanto à semelhança dos programas das cadeiras que realizarias este ano e da sua utilidade para Fisioterapia. Ou seja, não é por teres uma cadeira chamada, sei lá, Bioquímica no teu curso de origem que não irás ter de repetir a cadeira de Bioquímica da tua licenciatura de Fisioterapia. O melhor é procurares falar com pessoas que pediram transferência para alguns cursos de Fisioterapia que tenhas em mente e ver qual é que foi o percurso delas. Diria que cursos da área da Saúde como Enfermagem, Ergonomia, Fisiologia Clínica, e Ortoprotesia te pudessem dar algumas equivalências e conhecimentos úteis para Fisioterapia :)
Para acederes ao curso, pode sempre para o ano concorrer novamente ao Concurso Nacional de Acesso (e se achares necessário repetires exames nacionais para melhores a nota de acesso), ou pedir transferência por mudança de par instituição/curso (é um concurso local com menos vagas e alguns critérios diferentes de seriação aberto pela própria instituição em prazos a definir, tens de te informar junto dos sítios que te interessam). Depois quando entrares pedes que te analisem o percurso académico para decidirem se te dão equivalências ou não.

zumbadumba

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Boa tarde!
Estou neste momento a frequentar a licenciatura em Ciências do Desporto na FMH. Fisioterapia sempre foi uma área do meu interesse e como tal gostaria de saber se depois da licenciatura em Ciências do Desporto é possível ingressar num Mestrado ou Pós-Graduação em Fisioterapia. Se não, qual a forma de adquirir uma formação relacionada com Fisioterapia?

Joana1906

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2017
Olá
Sou aluna do 12ºAno e queria seguir fisioterapia no ensino superior, contudo não sei que conseguirei média. Alguém me pode dar conselhos sobre o que fazer para conseguir entrar em fisioterapia na mesma?
E caso consiga média, estou indecisa em Coimbra, Castelo Branco e Setúbal. Alguém me pode dar informações acerca de cada universidade em relação a qualidade, praxes, estágios e ensino no geral?

Obrigada!

mariagomes07

Membro
Matrícula
12 Julho 2016
Curso
Fisioterapia
Instituição
ESS - Porto
Olá! Estudo no Porto por isso não voy ser grande ajuda mas lembro me de ler alguns posts sobre as faculdades em q estas interessada aqui no forum. Se fores dar uma vista de olhos deves conseguir esclarecer algumas das tuas dúvidas. De qq maneira, se estiveres interessada em saber como é o curso no Politécnico do Porto é só dizer :)

nirvana

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2018
Olá
Sou aluna do 12ºAno e queria seguir fisioterapia no ensino superior, contudo não sei que conseguirei média. Alguém me pode dar conselhos sobre o que fazer para conseguir entrar em fisioterapia na mesma?
E caso consiga média, estou indecisa em Coimbra, Castelo Branco e Setúbal. Alguém me pode dar informações acerca de cada universidade em relação a qualidade, praxes, estágios e ensino no geral?

Obrigada!
olá
sou aluna de 1ºano de licenciatura em Fisioterapia em Setúbal.
Primeiro devo referir que no IPS há preferência regional para quase todo o sul do país, por isso deves ver se a tua região está incluída. Posso te dizer que podia ter entrado em qualquer universidade com a média que tinha, mas foi para setúbal que decidi vir pelas referências que tinha. Enquanto aluna de 1º ano não te posso falar muito sobre a qualidade por não ter muita experiência cá, contudo posso te garantir que a formação que te é dada vai além dos conhecimentos específicos esperados, porque desde logo te preparam para um cuidado de saúde humanizado. Por esse motivo vais desenvolver muitas "soft skills" como comunicação, empatia, liderança, etc. Também é importante saberes que tem muita componente prática sobretudo a partir do 2º semestre. Os professores são muito preocupadas com os alunos e, como em aulas práticas a turma fica reduzida a metade ou 1/4, acabam por ter uma relação de maior proximidade com os alunos. A maioria das aulas teóricas também é bastante interativa. Quanto aos estágios o que te posso dizer é que podem ser numa clínica, hospital,... de Coimbra para baixo, com os quais o IPS tenha parceria e terás todos os anos. Eu gostei das praxes, os únicos aspetos mais negativos que posso apontar são o calor e os mosquitos, condições que não se podem controlar. Tens uma semana todos os dias com praxe no início do ano. No final dessa semana há um desfile pela cidade até ao local onde se irão realizar os batismos. Depois é só uma quinta feira por mês em que a comissão nos dá tarefas e no final temos o tribunal de praxe.
Espero ter sido útil e qualquer dúvida que ainda tenhas podes dispor :)

Biazinha

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Eu estou no 12ºano e estou a pensar em ir para fisioterapia. Estou indecisa entre Lisboa, Porto, Aveiro ou Setúbal...
Será que me poderiam ajudar?
Obrigada!

Mariana Henriquess

Membro Caloiro
Matrícula
15 Abril 2019
Boa noite! Queria saber se alguém aqui está a fazer o curso de fisioterapia! Estou a pensar concorrer mas venho da área de humanidades e tenho medo que as disciplinas sejam muito complexas para mim!
Alguém me pode dizer se tem matemática e se é difícil? E uma vez que vim de uma área de letras, acham que a falta de bases de ciências vai dificultar a adaptação ao curso?