Vou iniciar o 4º ano. Os estágios realizam-se todos os anos (nenhum é de observação, vais mesmo trabalhar em todos, desde o 1º ano), sendo que no 1º ano são 3 semanas no fim do 2º semestre, no 2º ano são 4 semanas também no fim do 2º semestre, no 3º ano são dois estágios, cada um com 6 semanas e fazemos os dois de seguida (de Janeiro a final de Março) e no 4º ano temos um estágio no início do 1º semestre de 5 semanas e outro no 2º semestre. O estágio do 1º ano é muito à base de massagens, ajuste de auxiliares de marcha, testes de força muscular, análise do movimento humano e etc. A partir do 2º ano já temos estágios em cada uma das áreas específicas (Músculo-Esquelética, Neurologia e Cardio-respiratória) e depois temos um estágio de opção (por exemplo em desporto, saúde da mulher, saúde mental, pediatria, entre outros). Nestes e logo a partir do 2º ano, já tens utentes à tua responsabilidade e ficas encarregue de todo o processo de intervenção (avaliação dos problemas, definir e realizar o plano de tratamento, etc). Relativamente à distância, entendo que seja um problema, mas por outro lado é uma boa oportunidade para teres experiências novas! E os meus colegas que estão na residência gostam bastante de lá estar. Relativamente a outras faculdades mais perto não te posso ajudar porque não tenho qualquer conhecimento :)