Fiz melhoria e a minha ficha ENES não se alterou

Post automatically merged:

Obrigado desde já pela ajuda. Ainda assim algo não bate certo. O resultado que tive no exame de Matematica A baixou-me a media interna em relação há media interna do ano anterior. Porque é que isto aconteceu se supostamente a melhor nota é que prevalece!? O exame que fiz o ano passado não interferiu em nada pois foi igual há media interna da disciplina. Será porque como fiz o exame numa escola diferente, da que frequentei o meu secundário, alguém se enganou nos cálculos?
Não baixou. Simplesmente as contas estão erradas. Faz as contas e vê se a tua média não é a mesma da tua ficha enes de quando acabaste o ensino secundário.

Obrigado desde já pela ajuda. Ainda assim algo não bate certo. O resultado que tive no exame de Matematica A baixou-me a media interna em relação há media interna do ano anterior. Porque é que isto aconteceu se supostamente a melhor nota é que prevalece!? O exame que fiz o ano passado não interferiu em nada pois foi igual há media interna da disciplina. Será porque como fiz o exame numa escola diferente, da que frequentei o meu secundário, alguém se enganou nos cálculos?
Fazer exame em escola diferente tem dado erros e é onde há mais dificuldade em resolver, pelo que tenho lido aqui

Olá, eles estão a referir-se a melhorias de diploma, não a melhoria para efeitos de acesso ao ensino superior que deve ser o que te interessa.

Eu contactei a JNE (Juri Nacional de Exames) e disseram-me que essas melhorias são possíveis e acima de tudo válidas, independentemente do ano em que terminaste o secundário.

Se precisares das notas para a candidatura aconselho ligares para lá e explicares a situação. A tua escola não te pode negar as notas só porque desconhecem as regras.

Edit: ignora o que as pessoas da secretaria e os teus professores te dizem, eles não conhecem totalmente as regras. Pelos vistos, é um erro muito comum e que está acontecer a muitas pessoas e em várias escolas. Algumas já conseguiram resolver, outras ainda não.
Confirmo tudo o que está aqui. Para perceberem a informação errada que a escolas estão a dar é só lerem sobre os 2 tipos de melhoria que existem (e algo que já é assim há +20 anos, é impressionante que as escolas tenham ainda a lata de dar esta informação mal...)

É impossível um exame nacional para efeitos de melhoria descer a nota anterior.

• Like
Reactions: Zei01 and JP20
Não baixou. Simplesmente as contas estão erradas. Faz as contas e vê se a tua média não é a mesma da tua ficha enes de quando acabaste o ensino secundário.

Fazer exame em escola diferente tem dado erros e é onde há mais dificuldade em resolver, pelo que tenho lido aqui
Isto é para rir só pode. Eu ate tenho o meu certificado de habilitações, no qual consta uma media de 14.25. Na minha ficha ENES de 2023/24 tenho 14.50 e este ano tenho 14.0 . Juro cada vez entendo menos.....

Isto é para rir só pode. Eu ate tenho o meu certificado de habilitações, no qual consta uma media de 14.25. Na minha ficha ENES de 2023/24 tenho 14.50 e este ano tenho 14.0 . Juro cada vez entendo menos.....
O ano passado tinhas exatamente os mesmos exames válidos que este ano?

Houve uma colega que teve um problema com a escola onde fez exame este ano não ter exportado corretamente as notas dos exames de anos anteriores. Pode ser o mesmo problema que estás a ter.

• Like
Reactions: Zei01

Houve uma colega que teve um problema com a escola onde fez exame este ano não ter exportado corretamente as notas dos exames de anos anteriores. Pode ser o mesmo problema que estás a ter.
O ano passado fiz o exame de Fq apenas e este ano fiz o de matematica A. Nos anos anteriores a estes dois, nao tinha qualquer exame valido. Msm que tivesse a minha nota interna nunca poderia descer... O calculo da media interna é feito com arredondamentos?? só vejo esta razão para este engano.

O ano passado fiz o exame de Fq apenas e este ano fiz o de matematica A. Nos anos anteriores a estes dois, nao tinha qualquer exame valido. Msm que tivesse a minha nota interna nunca poderia descer... O calculo da media interna é feito com arredondamentos?? só vejo esta razão para este engano.
Sem arredondamentos, a nota é truncada às unidades.

No pior dos cenários, a tua nota interna tem que ser a mesma com que acabaste o secundário (e mesmo assim tem erro porque as melhorias têm que contar). Se é inferior a essa há claramente um erro e tens que reclamar na escola.

Que data tem a tua Ficha ENES?

• Like
Reactions: Zei01
Na tua ficha ENES aparecem os exames do ano passado? E no site de candidatura da DGES?
Isso deve ser problema da escola a exportar os exames realizados na escola anterior
No site da DGES aparece os exames que fiz este ano e o ano passado. Assim como na minha ficha ENES esta tudo correto. o exames tem nota inferior a media da disciplina referente por isso nao vão alterar a media interna correto? por isso o problema é msm em algum erro que a escola fez ao calcular a media sem os exames.

No site da DGES aparece os exames que fiz este ano e o ano passado. Assim como na minha ficha ENES esta tudo correto. o exames tem nota inferior a media da disciplina referente por isso nao vão alterar a media interna correto? por isso o problema é msm em algum erro que a escola fez ao calcular a media sem os exames.
Sim, está tudo bem menos o cálculo.
A nota dos exames só pode afetar a tua nota "interna" positivamente. Utiliza a discrepância de classificações a teu favor na argumentação com a escola porque a nota interna não pode mudar negativamente se não havia provas de ingresso antigas que este ano perderam validade.

• Like
Reactions: davis
Sim, está tudo bem menos o cálculo.
A nota dos exames só pode afetar a tua nota "interna" positivamente. Utiliza a discrepância de classificações a teu favor na argumentação com a escola porque a nota interna não pode mudar negativamente se não havia provas de ingresso antigas que este ano perderam validade.
nao havia uma epoca que as notas do exames contavam 30% ou 25% para a nota final da disciplina?? será isso?

nao havia uma epoca que as notas do exames contavam 30% ou 25% para a nota final da disciplina?? será isso?
Isso não se pode aplicar a ti. Mas podes fazer as contas e perceber se com as notas que tiveste nos exames na altura em que acabaste o secundário a valer ficticiamente 25% a tua nota bate certo. Isso é grande especulação sobre o erro em questão porque esse peso na nota não se aplica a quem já acabou o secundário.

• Like
Reactions: davis and Zei01
Update:

Ligaram-me da escola e está resolvido, foi um erro deles e já tenho a ficha ENES atualizada.
Tudo está bem quando acaba bem ☺️

Obrigado a todos os que ajudaram!

Edit: Se estiverem na mesma situação insistam com a vossa escola porque vocês têm razão.

Olá! Estou exatamente nesta situação e na escola continuam a afirmar que só se pode fazer melhoria no ano em que se termina a disciplina ou no ano seguinte, quando digo que é a melhoria para acesso ao ensino superior parece que ninguém sabe do que estou a falar…
Tentei ligar para o JNE e ninguém me atende… O que posso fazer?

Bom dia, não sei se ajuda, terminei o secundário em 2012 e vou reingressar no ensino superior novamente (depois de ter feito licenciatura e mestrado), fiz novos exames nacionais e tive boas notas, mas não sabia que podíamos ter a média de acesso mudada. Ligaram-me ontem da escola a avisar que a minha ficha ENES tinha mudado para ir buscar a nova. Dizem que ainda estão a receber algumas fichas ao longo dos dias com alterações! Espero que ajude e que se resolva o quanto antes!

• Like
Olá! Estou exatamente nesta situação e na escola continuam a afirmar que só se pode fazer melhoria no ano em que se termina a disciplina ou no ano seguinte, quando digo que é a melhoria para acesso ao ensino superior parece que ninguém sabe do que estou a falar…
Pede para te emitirem uma ficha com data atual e parte daí.
Vê se a tua ficha é anterior a 21 de Julho, caso seja a emissão de uma nova com data posterior pode vir com o cálculo bem feito, se o erro persistir tens que continuar a tentar falar com o JNE e dizer que a escola não está a cumprir o Guia Geral de exames.

Leva também a página 33 do Guia Geral de 2025 e vê se eles sabem ler português.

• Like
Continua a insistir com o JNE. Spama mesmo o número. A mim só me atenderam à 6a ou 7a chamada.

• Like