Fiz o exame de bg e não tenho a nota esperada

J0anaFilip2

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2024
Olá colegas, estou com um dilema.

Fiz o exame de Biologia e Geologia mas pelas minhas contas não vou ter a nota necessária para entrar no curso que quero (que seria bioquímica/ biologia)… Acham que este ano as notas vão baixar? Eu vi que abriram mais vagas e tal mas queria saber se vão baixar as notas pq caso não consiga levantar nota na segunda fase talvez ainda possa ter esperança 🥲

Olá colegas, estou com um dilema.

Fiz o exame de Biologia e Geologia mas pelas minhas contas não vou ter a nota necessária para entrar no curso que quero (que seria bioquímica/ biologia)… Acham que este ano as notas vão baixar? Eu vi que abriram mais vagas e tal mas queria saber se vão baixar as notas pq caso não consiga levantar nota na segunda fase talvez ainda possa ter esperança 🥲
Ninguém tem a resposta certa para a tua questão (mas provavelmente também não há respostas erradas) :P

Não existe uma "nota necessária" (a menos que seja o mínimo de classificação para poderes concorrer, aí caso não atinjas a nota mínima não há muito a fazer a não ser reapreciação do exame, se aplicável ou ires a 2a fase), mas creio que te referes à expectativa face à nota do último colocado do ano anterior. Sendo a nota do último colocado, é sempre um jogo de previsões - muito dependente dos resultados dos exames nacionais (no caso, deste ano e do ano anterior são os que terão mais influência para os cursos que tenham BG como PI) e do possível efeito do aumento de vagas. Por norma, se as vagas aumentaram significativamente, é comum que a nota do último colocado venha a descer um bocadinho, mas isto é uma *previsão*.

Dado ser tão volátil, acho que não vale muito a pena pensares demasiado no assunto, porque está fora do teu controlo - aguarda pelas candidaturas, coloca na mesma nas tuas opções e vai à 2a fase se achas que conseguirias melhor e ficarias mais preparada para caso tenhas de concorrer a 2a fase. Boa sorte!