Isso já não se verifica desde 2020, Diana. E penso que este ano vão voltar a adoptar o mesmo sistema: as inscrições são por ordem de número de aluno. Isto para alunos do 1º ano tem menos relevância porque para estes as inscrições decorreram todas ao mesmo tempo, porque, geralmente, o 1º ano está a fazer as cadeiras do Tronco Comum, pelo que conseguem relativamente bem fazer as disciplinas que precisam. Nos restantes anos, a inscrição foi pela ordem do número de aluno, isto porque os primeiros números correspondem aos alunos mais antigos (ou seja, mais provavelmente do 3º ano da licenciatura, por exemplo). Esses alunos devem ter prioridade, uma vez que estão no ano terminal e certamente que poderão ter disciplinas específicas para fazer para ingressarem no mestrado que pretendem. Os outros alunos terão menos prioridade, mas, seguindo esta lógica, eventualmente chegarão no 3º ano à dita "prioridade".
Penso que o sistema irá manter-se assim (e ainda bem, na minha opinião, porque assim não faz a seriação de cursos que não era muito justa). Portanto, o meu conselho é:
1) Alunos do 1º ano, façam as disciplinas obrigatórias/Tronco Comum/NUCO
2) Alunos do 2º ano/quando forem para o 2º - Não esperem exactamente conseguirem fazer aqui logo tudo o que querem, portanto, organizem várias alternativas. Abram, no entanto, o(s) major(s)/minor(s) que queiram fazer. Se querem fazer um major/minor, recomendo que se tentem inscrever ao máximo de cadeiras que consigam (mas que sejam as cadeiras que vos agradam mais!), para no 3º ano terem prioridade de fazer as restantes cadeiras que faltem para completar o major (pro tip: não esperem acabar um major/minor no mesmo ano, é comum não conseguirem vaga no 2º ano e mais vale fazer as disciplinas que vos agradam mais e depois chegam ao 3º ano e dizem 'então, mas tenho 8 cadeiras do major feitas e 2 do minor, só me faltam 2 cadeiras e 3, por isso, preciso mesmo inscrever-me nestas, ou não completo o major/minor).
3) Alunos do 3º ano, seguindo as dicas anteriores, no 3º ano é fecharem os vossos Majors/Minors com as disciplinas que faltam e em princípio é o ano em que vão conseguir vagas mais facilmente. Caso não consigam, nunca hesitem em contactar os SA, porque o processo de inscrições (no modelo actual), tem uma linha de apoio às inscrições e é para lá que devem ligar quando têm problemas com as vagas.