ULisboa FLUL - Estudos Artísticos ou Comunicação e Cultura?

jumorelli

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2019
Alguém de Estudos Artísticos, variantes da arte do espetáculo e/ou Estudos da Cultura e Comunicação por aqui?
Estas são as minhas duas primeiras duas opções, ambas na FLUL.

Não tenho nada definido daquilo que quero seguir como "carreira" mas sempre interessei-me por comunicação/media.
Pesquisei por cursos de jornalismo, ciências da comunicação etc mas nenhuma das cadeiras "puxou por mim".
EA e CC parecem ter um maior leque de saídas por ter disciplinas mais globais, viradas para a comunicação, cultura e representação, que puxam muito mais por mim.

Gostava de saber um pouco mais sobre estes dois cursos (urgente pls!), pontos positivos e negativos...
Para quem já lá está/esteve, estás feliz com a tua escolha?

Bom ano letivo a todos!

Obrigada!!!

Olá! ☺
Convoco a @Ariana_ para te ajudar.

Alguém de Estudos Artísticos, variantes da arte do espetáculo e/ou Estudos da Cultura e Comunicação por aqui?
Estas são as minhas duas primeiras duas opções, ambas na FLUL.

Não tenho nada definido daquilo que quero seguir como "carreira" mas sempre interessei-me por comunicação/media.
Pesquisei por cursos de jornalismo, ciências da comunicação etc mas nenhuma das cadeiras "puxou por mim".
EA e CC parecem ter um maior leque de saídas por ter disciplinas mais globais, viradas para a comunicação, cultura e representação, que puxam muito mais por mim.

Gostava de saber um pouco mais sobre estes dois cursos (urgente pls!), pontos positivos e negativos...
Para quem já lá está/esteve, estás feliz com a tua escolha?

Bom ano letivo a todos!

Obrigada!!!
Olá! Sou aluna do 3º ano da licenciatura de Estudos Artísticos - Variante de Artes do Espectáculo e, embora o curso esteja em vias de poder ser reformulado em alguns aspectos (desde 2017 que o plano curricular tem vindo a ser re-adaptado, a par de outras licenciaturas da FLUL), posso dar-te toda a minha perspectiva do mesmo.

O curso é teórico, primeiramente. Embora tenhamos duas cadeiras, no mínimo, com componente mais prática - Iniciação à Prática Teatral e Introdução à Prática Cinematográfica, nenhuma delas é absolutamente decisiva para o teu percurso artístico. Aprendes algumas bases com as quais possas trabalhar e compreender melhor quando estás a estudar teatro ou cinema, mas este não é, definitivamente, um curso com o objectivo de formar actores ou realizadores. Não que não venhas a ser nenhuma destas coisas, mas não é o curso que directamente te vai dar a técnica para isso. Dada a componente tão teórica do curso, este não deixa de ser interessante e os professores incentivam os alunos a verem espectáculos, a discuti-los. No fundo, somos as pessoas que compreendem a arte, mas não necessariamente quem a faz.

Para mim, foi o curso ideal para o que procurava, uma vez que sempre tive interesse nos aspectos mais académicos e teóricos e queria aprender mais sobre os mesmos. Actualmente, pretendo seguir investigação na área, pelo que os meus propósitos são um bocadinho diferentes de muitos dos meus colegas - nomeadamente, no prosseguimento de estudos, não só com vista à investigação, como pretendo, talvez, num futuro a longo prazo, ser professora universitária. No entanto, isto não significa que seja a única possibilidade profissional do curso - simplesmente é a que ambiciono mais.

O curso tem a vantagem de ter um estágio curricular no 3º ano, 2º semestre, o que permite que tenhas algum contacto com alguma associação cultural, companhia de teatro, de cinema, produtoras ou centros de investigação. Isso não garante que venhas a trabalhar lá, mas ficam pelo menos a conhecer o teu trabalho.

No fundo, não vejo associações muito directas entre o curso e o mercado de trabalho e acho que o trajecto que faças também dependerá muito dos contactos que estabeleças e do valor que as entidades empregadoras possam ver em ti. Não é um curso que eu veja com imensas oportunidades, mas valerá a pena para quem goste mesmo disto.

Não tenho propriamente aspectos negativos a referir ao curso, uma vez que não é culpa do mesmo que as oportunidades sejam poucas. A nível de organização e do currículo, acho que está cada vez melhor e oferece disciplinas muito interessantes. No entanto, há colegas que desistiram do curso ao longo dos anos e outros que não gostaram assim tanto do mesmo, por julgarem ser menos teórico, mesmo com todos os exercícios que os profs proponham (apresentações de trabalhos, discussões em turma).

Algum feedback mais específico que procures, podes sempre mandar-me mp! 🤗

• Like
Reactions: Diana Valença