ULisboa Flul Maiores de 23 anos

Beatriz431

Membro
Matrícula
21 Outubro 2021
Boa noite, como estão? Estou a pensar inscrever-me na faculdade de letras para o próximo ano pelo acesso a maiores de 23 anos. Mas tenho uma dúvida: sabendo que já tenho o 12ºano concluído posso apenas fazer a prova de ingresso ( o exame nacional) pedida para o curso que quero ou tenho que fazer a prova de avaliação de capacidade para a frequência do ensino superior? Ou uma entrevista? É que eu não sei o que é que preciso para me candidatar... Penso que seja apenas a prova de ingresso porque já tenho o 12ºano.
Se alguém me pudesse dar um pequeno esclarecimento já ia ajudar imenso!
Obrigada!

Boa noite, como estão? Estou a pensar inscrever-me na faculdade de letras para o próximo ano pelo acesso a maiores de 23 anos. Mas tenho uma dúvida: sabendo que já tenho o 12ºano concluído posso apenas fazer a prova de ingresso ( o exame nacional) pedida para o curso que quero ou tenho que fazer a prova de avaliação de capacidade para a frequência do ensino superior? Ou uma entrevista? É que eu não sei o que é que preciso para me candidatar... Penso que seja apenas a prova de ingresso porque já tenho o 12ºano.
Se alguém me pudesse dar um pequeno esclarecimento já ia ajudar imenso!
Obrigada!
Olá! Se queres entrar pelos M23, não podes ter provas de ingresso válidas (exames nacionais), pelo que na verdade o concurso consiste numa prova feita pela faculdade, entrevista e se não estou em erro também avaliam alguma coisa do CV/carta de motivação. Para ser sincera, sempre ouvi algumas queixas do concurso (nomeadamente, das provas não serem mais fáceis que exames nacionais e poucas vagas). Se tens oportunidade de fazer exames nacionais confortavelmente e achas que conseguirias pelas disciplinas do secundário (+ média com que terminaste o curso), aconselharia mais essa via porque o Concurso Nacional tem muitas mais vagas (além de não ser um concurso pago, enquanto que nos M23 há taxa da candidatura).

Ok, muito obrigada. Só mais uma pergunta eu, tendo mais de 23 anos, posso concorrer pelo concurso nacional?
Sim, podes, desde que tenhas provas de ingresso válidas (ou seja, terás de te inscrever como externa nos exames nacionais quando chegar a altura das inscrições)