FLUL FLUL Opções condicionadas para Línguas Literaturas e Culturas

Maria Laranja

Membro
Matrícula
11 Maio 2021
Olá!
Na FLUL, para o curso de Línguas Literaturas e Culturas tenho que escolher 4 opções condicionadas entre as seguintes: Ciência e Arte | Comunicação Intercultural | Cultura Clássica | Cultura Visual | Edição de Textos | Grandes Textos Universais | Linguagem e Comunicação | O Estudo da Arte | O Estudo da Filosofia | O Estudo da História | Prática de Redacção e Argumentação ou Produção de Português Escrito | Textos Fundamentais: Antiguidade e Idade Média | Textos Fundamentais: da Renascença ao Iluminismo | Textos Fundamentais: do Romantismo ao Presente

Quem tiver frequentado algumas dessas cadeiras poderia dizer-me de que se tratam? Queria ter uma ideia geral de todas antes do momento de escolher para não estar a escolher "às cegas" e depois acabar por não gostar.

Obrigada!

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá!
Na FLUL, para o curso de Línguas Literaturas e Culturas tenho que escolher 4 opções condicionadas entre as seguintes: Ciência e Arte | Comunicação Intercultural | Cultura Clássica | Cultura Visual | Edição de Textos | Grandes Textos Universais | Linguagem e Comunicação | O Estudo da Arte | O Estudo da Filosofia | O Estudo da História | Prática de Redacção e Argumentação ou Produção de Português Escrito | Textos Fundamentais: Antiguidade e Idade Média | Textos Fundamentais: da Renascença ao Iluminismo | Textos Fundamentais: do Romantismo ao Presente

Quem tiver frequentado algumas dessas cadeiras poderia dizer-me de que se tratam? Queria ter uma ideia geral de todas antes do momento de escolher para não estar a escolher "às cegas" e depois acabar por não gostar.

Obrigada!
Olá, Maria!

Sou licenciada em LLC pela FLUL desde 2019. Das opções que indicas, eu tive Comunicação Intercultural, Edição de Textos, Grandes Textos Universais, Linguagem e Comunicação e Produção do Português Escrito.

Não sei se tiveste oportunidade de consultar mas neste link podes encontrar um breve resumo dos conteúdos programáticos para cada UC da FLUL: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/cu.../1687-licenciaturas-unidades-curriculares#a-b
Podes ainda encontrar mais opiniões nos grupos de Facebook, nomeadamente no FLUL Social, que é um grupo bastante activo e onde podes encontrar dicas de outros alunos e opiniões sobre os professores e disciplinas.

Se tiveres alguma dúvida em específico, podes enviar-me MP que tentarei esclarecer da melhor forma possível. Boa sorte!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!

Obrigada!
Olá, Maria! De momento, no site da FLUL encontras uma descrição geral das cadeiras, mas não encontras os programas completos (que infelizmente só estão disponíveis quando te inscreves através do Fénix). A minha recomendação, se queres consultar programas de anos anteriores (que podem ser parecidos/muitas vezes até iguais): experimenta usar a wayback machine.

Das opções que referes, fiz Ciência e Arte (para o meu curso chama-se Filosofia da Arte), Cultura Clássica, Cultura Visual e O Estudo da Arte (História da Arte Comparada para o meu curso).

- Ciência e Arte com o professor Carlos João Correia é uma cadeira em que dás algumas teorias estéticas de alguns filósofos, para tentar responder à questão: o que é a arte? A par disto, o professor faz análise de filmes de ficção científica, passando por Dune, Solaris, 2001 Odisseia no Espaço, os filmes do Christopher Nolan, por aí. A avaliação era composta por um teste e um ensaio de 5 páginas para entregar no final do semestre. Apesar de que fiz esta cadeira por exame final (por circunstâncias pessoais e preferência minha), assisti a todas as aulas e gostei muito da cadeira. Tem muitos alunos de 1º ano e não considerei uma cadeira particularmente difícil, especialmente se gostares dos temas.

- Cultura Clássica fiz no meu 1º ano com a professora Sofia Frade. Achei a cadeira incrível, mas é uma cadeira que envolve muita leitura da tua parte, porque vais estudar as grandes epopeias clássicas: Ilíada, Odisseia e Eneida, embora com a professora Sofia ela diz-te que cantos é que precisas ler, o resto basta manteres-te a par da acção. Depois disso, o restante programa era composto de mais uns 6 textos, sendo que 4 para aí eram tragédias gregas, mais uma comédia de Aristófanes e uma tragédia de Séneca (romano). As obras são contextualizadas com história dos mitos e história de alguns acontecimentos importantes na Ática, guerras e por aí fora.

- Cultura Visual, fiz com o professora Mário Bastos e não adorei o docente, existem muitas histórias com aspectos negativos do senhor. A cadeira em si consiste em análise de imagens, aprenderes metodologias de análise de quadros, fotografias, por aí. A avaliação consistia num teste e num trabalho que, apesar de ter gostado de os fazer e de até gostar da matéria em si, senti que o professor não tornava as aulas tão interessantes. Tens outros professores a leccionar esta cadeira, pelo que pode valer a pena.

- O Estudo da Arte - Fiz com o professor Luís Afonso e achei a cadeira muito gira e fora da caixa porque dás muita arte que não é eurocêntrica, pelo que tens oportunidade de explorar arte muçulmana, chinesa, japonesa, arte judaica, entre outras. As aulas são bastante densas e envolvem um bom estudo e interesse na área ou fica fácil as aulas tornarem-se muuuito chatas. Como fiz a cadeira quando apareceu a pandemia e fomos confinados, a avaliação foi feita com 2 trabalhos, que gostei de fazer mas se não gostares de história da arte, aconselho-te a fugires da cadeira.

Espero que ajude!