Olá, muito boa tarde!
Primeiramente, fico muito contente com todas essas questões, porque não tenho problema nenhum em respondê-las (adoro escrever! XD) e porque revela interessa da tua parte (e, sobretudo, interesse pelo meu curso ahah).
Ora bem, respondendo por tópicos:
1) Pelo que já tive agora (ou seja, 4 semestres de 2 aninhos bem preenchidos), e pelo que ouvi dos meus colegas do 3.º ano (ano final da licenciatura e para o qual me vou inscrever agora em agosto), a licenciatura em Sociologia tem a principal vantagem, numa opinião geral, de ser bastante diversa. Tens cadeiras não só de vários ramos de Sociologia, mas também cadeiras de bastantes outras áreas que complementam o teu currículo (tais como Demografia, Análise de Dados, Economia, História Social e Contemporânea, Psicologia Social, etc.). Para além disso, apesar de não ser perfeito, considero o curso bem estruturado para os três anos: o primeiro ano é de uma introdução à Sociologia e de uma maior abrangência de tipos de cadeiras, para compreenderes as diferentes áreas onde a Sociologia pode trabalhar; o segundo ano é um ano de consolidação da Sociologia enquanto ciência e área de trabalho, surgindo cadeiras de Análise de Dados ou de Métodos de Investigação Sociológica. Por fim, o terceiro ano é aquele em que a Sociologia se especializa (surgem cadeiras cujos nomes são "Sociologia de", como Sociologia da Educação, do Trabalho, da Cidade, do Género e da Família, etc.), onde podes aprender mais especificamente alguns temas e consolidar ainda mais os conhecimentos obtidos nos dois anos anteriores. Para mim, o principal problema deste plano de estudos é haver poucas opcionais no 3.º ano (único ano em que tens opcionais), isto é, tens várias opcionais que podes escolher, mas de Sociologia só tens 3 em cada semestre. Apesar disso, tenho considerado a licenciatura em Sociologia na FLUP uma boa licenciatura :).
2) É assim: a realidade é que algumas das saídas profissionais do SIGARRA que Sociologia na FLUP oferece servem para licenciatura e outras só podem ser alcançadas com o mestrado/doutoramento. Quando acabas a licenciatura em Sociologia, tornas-te um sociólogo, mas um sociólogo virado mais para o técnico xd. Podes trabalhar como assistente social, podes seguir recursos humanos, podes ser técnico em câmaras ou empresas com a função de análise de dados, etc. O mestrado torna-te um Sociólogo mais "intelectual" ou virado para a investigação. Com o mestrado, podes seguir investigação numa área que queiras e podes ser docente em escolas ou faculdades.
O mestrado é bastante aconselhável (digo, em qualquer curso), mas não é imprescindível. Apesar disso, muitos seguem mestrado (mais ou menos generalista), pois ele significa um maior grau de especialização ou de desenvolvimento de competências. Pessoalmente, como gostaria bastante de ser professor (mais numa faculdade do que numa escola) e de fazer investigação, em princípio pelo menos mestrado irei seguir, e em princípio irei seguir o mestrado da FLUP, por condições financeiras e de distância em relação ao sítio onde vivo e às coisas que conheço e porque já conheço a maior parte dos docentes que lecionam na minha faculdade, pelo que quem segue mestrado na FLUP, tendo feito lá licenciatura, acaba por ser já da "casa". Os licenciados pela FLUP geralmente ou não fazem mestrado lá, preferindo, por exemplo, o ISCTE em Lisboa ou já pensam em ir para um local exercer profissão. Os que ficam (que ainda são bastantes) seguem para a realização de uma tese no mestrado em Sociologia na FLUP. Digo isto porque o mestrado cá oferece também a hipótese de estágio, porém ela não é muito seguida (por razões que desconfio, mas que não estão confirmadas xd).
Em Sociologia, podes seguir imensas áreas, sendo que o mestrado da FLUP propicia mais áreas como Sociologia da(s)(os) Cultura, Educação, Política, Saúde, "Media", Arte e Economia/Empresas.
3) Em geral, tudo corre bastante bem. Há sempre professores e professores, e colegas e colegas, mas acho que as turmas em Sociologia, por não serem muito grandes, dão-se geralmente bem, tanto entre si como entre os professores. De ano para ano, o curso tem-se tornado mais unido e coisas digitais como o banco dos apontamentos permitem que os mais velhos possam ajudar os mais novos e estar a par do que se sucede nas aulas e no curso em geral. A relação com os professores, a começar pela diretora da licencitura, é bastante boa, os professores normalmente sabem quem nós somos e gostam de nós. A minha turma, por exemplo, tem tirado excelentes resultados e desenvolvido uma relação muito próxima com os professores. Eles gostam de nós e nós gostamos deles. Acho que nisso o curso de Sociologia é mesmo um bom curso! Cada um terá a sua perspetiva, mas eu, que vim de um secundário em que as coisas não me correram muito bem, senti-me e sinto-me bem nesta casa que é a FLUP, neste lar que é o curso de Sociologia! ^_^
4) A Sociologia é, em poucas palavras, e para mim, a forma como todos nós construímos o mundo e como vemos essa construção! É a análise e a interpretação do que cada um de nós, pessoas individuais e grupos, faz(em) para moldar as nossas relações e contribuir para o que tudo isto é, para o real-social! A Sociologia permite-nos ver que as coisas não são definitivas e que nós, humanos, somos de tal forma condicionados que os nossas atos são estruturados, e também estruturantes, dos locais por onde passamos e das pessoas com quem vivemos. As saídas profissionais de Sociologia (tais como recursos humanos, investigação, docência, animação cultural, gestão de autarquias ou de organizações, análise de dados, etc.) são a forma como os sociólogos abordam e se relacionam com as pessoas, sejam promovendo políticas para as ajudar, sendo examinando os seus comportamentos e extraindo conclusões a partir daí de modo a contribuir para a literatura, para a ciência e para a ação social e quotidiana. No fundo, a Sociologia é para mim a ciência da vida humana, a área em que quem a estuda consegue ir mais longe dos que as afirmações rotineiras, e muitas vezes erróneas ou insensatas, que elaboramos sobre as pessoas e o mundo.
Se as tuas perguntas foram muitas, as minhas respostas foram grandes XD! Espero que, pelo menos, te tenha esclarecido nalguns termos :P!