Fuga de Informação Exame de Português

hmpso25

Membro
Matrícula
18 Abril 2017
Apareceu-me em algumas redes sociais que houve uma certa "fuga de informação" novamente este ano do exame de Português em que pelos vistos sai Memorial do Convento (Epopeia da Pedra) e Cesário Verde (Cristalizações). Apesar de duvidar bastante desta história e das fontes a que os alunos foram buscar, lembro que em 2012 aconteceu verdadeiramente uma fuga de informação na área de Braga-Guimarães.

Afinal a fuga de informação sobre exame de Português chegou a mais escolas (Notícia do Público de 2012)

O que vocês acham? Acham verdadeira ou falsa a fuga de informação?

Apesar de ser muito pouco provável que estes rumores sejam verdadeiros acho que não custa dar uma vista de olhos aos textos em questão.

Última edição:
Apareceu-me em algumas redes sociais que houve uma certa "fuga de informação" novamente este ano do exame de Português em que pelos vistos sai Memorial do Convento (Epopeia da Pedra) e Cesário Verde (Cristalizações). Apesar de duvidar bastante desta história e das fontes a que os alunos foram buscar, lembro que em 2012 aconteceu verdadeiramente uma fuga de informação na área onde vivo (Braga-Guimarães).

Afinal a fuga de informação sobre exame de Português chegou a mais escolas

For my sake, esperemos que seja verdade, pois se for o exame irá ser muito acessivel! Mas nunca se sabe, pode ser mentira.

Apareceu-me em algumas redes sociais que houve uma certa "fuga de informação" novamente este ano do exame de Português em que pelos vistos sai Memorial do Convento (Epopeia da Pedra) e Cesário Verde (Cristalizações). Apesar de duvidar bastante desta história e das fontes a que os alunos foram buscar, lembro que em 2012 aconteceu verdadeiramente uma fuga de informação na área onde vivo (Braga-Guimarães).

Afinal a fuga de informação sobre exame de Português chegou a mais escolas

Custa-me a crer, sinceramente. Se já ocorreu no passado, certamente que o IAVE, como instituto credível que é, tomou diligências para que não se viesse a repetir.

• Like
Reactions: doctorwhy
Custa-me a crer, sinceramente. Se já ocorreu no passado, certamente que o IAVE, como instituto credível que é, tomou diligências para que não se viesse a repetir.
No ano passado também foi no exame de português?

Duvido. Algum engraçado que quis causar uma reação em cadeia para o drama.

Isto faz-me lembrar aquele excel que vazou dias antes das colocações o_O

No caso do excel infelizmente (para mim) era verdadeiro :coldsweat:
Quanto a essa suposta fuga de informação, pode ser apenas alguém sem nada melhor para fazer a inventar informações falsas como também é possível que seja verdade, apesar das probabilidades serem mínimas.
Pelo sim e pelo não vou rever com um pouco mais de atenção a epopeia da pedra e o poema de Cesário, nunca se sabe e acaba por ser sempre só uns exercícios a mais de estudo para o exame :tonguewink:

Eu já achava que sairia isso, Memorial vai sair do programa e este ano são 300 anos desde o inicio da construção do Convento, Cesário já não sai há algum tempo. Os que eu vou ignorar mais são Camões Lírico, Lusíadas, Felizmente há Luar!, Frei Luis de Sousa e Os Maias

Independentemente da veracidade da suposta fuga (que espero muito que seja verdade) é aconselhável ter particular atenção a esse episódio e ao poema de Cesário.
Seja como for é estudo!

Independentemente da veracidade da suposta fuga (que espero muito que seja verdade) é aconselhável ter particular atenção a esse episódio e ao poema de Cesário.
Seja como for é estudo!
Sim, dava jeito que fosse verdade :p eheeh. Não perdemos nada em estudar o episódio e o poema, pode ser que tenhamos sorte :D:D

• Like
Reactions: TiagoMartins
Alguém tem uma boa análise do "Cristalizações"? À primeira vista não gosto nadinha...
Eu pessoalmente nem estudei o poema... Descobri a sua existência ontem enquanto procurava resumos de matéria... Se encontrar alguma análise deixa-la-ei aqui

Passei um bocado por cima de Cesário, talvez por não gostar muito da sua poesia e por nunca ter saído. No entanto estou a ver esse poema, não vá o diabo tecê-las e fuga estar certa...

• Like
Reactions: TiagoMartins
Cristalizações é dos poemas mais acessíveis de Cesário, teríamos muita, mas mesmo muita sorte se o rumor for verdadeiro, visto que a epopeia da pedra em Memorial, é das partes mais simples da obra.

Quem tiver o livro verde de exames da Texto Editores tem lá o poema de Cesário analisado.
De qualquer maneira deixo aqui para o caso de alguém estar interessado xD
cristalizaçoes.zip
--- Post atualizado ---
Quem tiver o livro verde de exames da Texto Editores tem lá o poema de Cesário analisado.
De qualquer maneira deixo aqui para o caso de alguém estar interessado xD
cristalizaçoes.zip

E estas são as informações que tenho
19243105_1507418502642593_8256707409249940518_o.jpg

Última edição: