Fuga de Informação Exame de Português

Bem vejo que houve um plot twist interessante!
Que perguntas da gramática estão a discutir?

Tem ai a correcao do grupo II da versao 2:

B C B A D A D
8 Pessoal
9 Subordinada relativa restritiva
10 " Ensincar ciência

Literatura e música: mesmo campo semântico, mesmo lexical, hiperonímmia/hiponímia ou heolonímia/meronímia
Bem vejo que houve um plot twist interessante!
Que perguntas da gramática estão a discutir?

Voltei aqui ao tópico para dizer que me ri mal vi o exame visto que estava mesmo convencida que seria Memorial e Cesário. Mas não foi assim tão mau! Até acho que era acessivel, já a minha professora do 12º disse que achou dificil..

Alguém me sabe dizer o que puseram no aspeto comum aos dois episódios? No texto de Viriglio? Eu pus que era o sofrimento pois ambas o tinham feito sofrer, mas disseram que era ele se sentir só em ambas! Será que tenho mal ou pode haver duas respostas?

Literatura e música: mesmo campo semântico, mesmo lexical, hiperonímmia/hiponímia ou heolonímia/meronímia
Quanto ao campo, é lexical. Quanto à hiperonímmia/hiponímia ou heolonímia/meronímia, eles indicaram alguma outra palavra que englobasse essas duas? É que literatura e música estão no mesmo plano hierárquico.

Epá eu tou com uma dúvida um bocado estupida...
Na 10 era preciso por ''ensinar ciência''? Eu com os nervos pus primeiro isso mas depois risquei e pus só ''ensinar''.

Eu pus 'ensinar ciência', mas não sei..e geralmente nestas respostas ou escreves exatamente o que eles querem ou é 0.

Aspeto comum: a partida de membros da família.
--- Post atualizado ---
Quanto ao campo, é lexical. Quanto à hiperonímmia/hiponímia ou heolonímia/meronímia, eles indicaram alguma outra palavra que englobasse essas duas? É que literatura e música estão no mesmo plano hierárquico.
Nada... Há profs que disseram holo/mero... Logo vemos...

Na minha escola a questão 3 não é consensual. Colocaram enumeração ... da cultura científica ou do método científico ?

Aspeto comum: a partida de membros da família.

A sério? Mas será que só pode ser essa a resposta? Espero bem que possa ser mais hipoteses..
--- Post atualizado ---
Na minha escola a questão 3 não é consensual. Colocaram enumeração ... da cultura científica ou do método científico ?

Eu pus método, mas nao tenho a certeza, deve estar errado, nao sei..

Cultura científica. O método está implícito mas não é isso a que se referem...

Eu também pus método mas já reparei que a maioria aqui colocou cultura.

• Like
Reactions: _arilopes
  • Like
Reactions: marcos_matos
--- Post atualizado ---

Só eu é que achei que no texto do Vergílio Ferreira a mãe pode ter morrido? É que estava um ajuntamento tão grande de pessoas e depois a charrete...
Dizia lá que ia com a irmã mais velha e que lhe estava a acenar, a dizer adeus.

Mais uma vez. São perguntas semi-abertas há mais que uma interpretação.
A sério? Mas será que só pode ser essa a resposta? Espero bem que possa ser mais hipoteses..
--- Post atualizado ---

--- Post atualizado ---
Mais uma vez. São perguntas semi-abertas há mais que uma interpretação.
--- Post atualizado ---

--- Post atualizado ---
Referem-se à cultura científica mas enumeram as características da ciência, não? Foi com essa impressão que fiquei.

• Like
Reactions: Pedrogol
Referem-se à cultura científica mas enumeram as características da ciência, não? Foi com essa impressão que fiquei.

Fiquei exatamente com a mesma sensação, visto que eles defendem, por assim dizer, que a cultura cientifica não tem limites definidos, nao faria sentido ser propriedades mas sim caracteristicas. Mas pronto sou só eu pelos vistos!