Fuga de Informação Exame de Português

Acho que se o exame fosse repetido era o mais justo para todos porque toda a gente era submetida ao mesmo exame sem qualquer tp de informação de antemão.

Em princípio... :rolleyes:

Para outros, a quem a prova correu bem sem acesso à fuga, pode ser um pau de dois bicos. Imagina que a prova se repete e têm pior nota?

O IAVE enfiou-se numa situação em que quaisquer sejam as medidas que tomem agora, vão ser sempre injustas. O procedimento 'normal' seria deixar como está e averiguar para que não se repita. Um pouco como na arbitragem, a porcaria está feita - é não inventar para não correr o risco de se enterrarem mais ainda.

Sem querer ser dono da razão, acredito que é o que vai acontecer, mas percebo o que dizes e concordo.

Deixar andar até à próxima vez. E depois deixar andar de novo.

O IAVE não tem que inventar nada, regulamentos prevêem anulação em caso de fraude. Mas não têm tomates para o decidir...

Só queria relembrar que em princípio devem fazer uma Época Especial para os alunos das localidades afetadas pelos incêncios deste fim-de-semana... a única hipótese que vejo de todos repetirmos o exame é nessa tal E.E...

• Like
Reactions: MedDreamer
Só queria relembrar que em princípio devem fazer uma Época Especial para os alunos das localidades afetadas pelos incêncios deste fim-de-semana... a única hipótese que vejo de todos repetirmos o exame é nessa tal E.E...

Os alunos que te referes, para eles , os exames de 2º fase contarão como 1º fase e a 2º fase deles será os exames da época especial, por norma, reservados para os atletas de alta competição

• Like
Reactions: gui5000
Eu não tive conhecimento da fuga verdadeira, só da falsa (como muita gente aqui do fórum), mas o exame correu-me mesmo bem, e é a minha prova de ingresso, e não acho que se repetisse iria conseguir ter a nota que provavelmente vou ter neste. O ano passado não entrei no curso que queria pois o exame não me correu bem, e se perdesse este exame... A minha vida ía ficar muito mais complicada, trabalhei muito pela nota que vou ter, e agora anularem... Percebo que houve pessoas que foram privilegiadas, mas eu espero mesmo que apenas tomem medias quanto às pessoas responsáveis pela fuga e que não nos prejudiquem, tal como em 2012.

Se tu estudaste para o exame sabes a matéria independentemente do exame que faças acho eu... eu provavelmente também usarei a prova de português como prova de ingresso... Mas pensa de outro ponto: a nota que vais ter é por mérito, agora imagina que o ultimo aluno colocado do teu curso é um aluno que teve conhecimento da fuga e tem melhor nota que tu e por isso ele entrou no curso e tu não... como seria? continuavas com a mesma opinião? :sleepy:
Eu não tive conhecimento da fuga verdadeira, só da falsa, mas o exame correu-me mesmo bem, e é a minha prova de ingresso, e não acho que se repetisse iria conseguir ter a nota que provavelmente vou ter neste. O ano passado não entrei no curso que queria pois o exame não me correu bem, e se perdesse este exame... A minha vida ía ficar muito mais complicada, trabalhei muito pela nota que vou ter, e agora anularem... Percebo que houve pessoas que foram privilegiadas, mas eu espero mesmo que apenas tomem medias quanto às pessoas responsáveis pela fuga e que não nos prejudiquem, tal como em 2012.

Eu vou de férias desde amanhã até por volta do dia 10 de julho para o estrangeiro,acham que se o exame for anulado vai ser repetido nestes dias?
Obrigada! :)

Estou na mesma situação, vou para fora segunda feira por tempo indefinido para trabalhar.
Eu vou de férias desde amanhã até por volta do dia 10 de julho para o estrangeiro,acham que se o exame for anulado vai ser repetido nestes dias?
Obrigada! :)
--- Post atualizado ---
Acabou de sair no diário de notícias que a Procuradora Geral da República desconhece qualquer queixa sobre fuga de informações em relação ao exame de Português. E de que não chegou nada ao ministério público.
Mas não sei o que ira suceder a isto tudo.

• Like
Reactions: gui5000
Se tu estudaste para o exame sabes a matéria independentemente do exame que faças acho eu... eu provavelmente também usarei a prova de português como prova de ingresso... Mas pensa de outro ponto: a nota que vais ter é por mérito, agora imagina que o ultimo aluno colocado do teu curso é um aluno que teve conhecimento da fuga e tem melhor nota que tu e por isso ele entrou no curso e tu não... como seria? continuavas com a mesma opinião? :sleepy:

Não é bem assim... Tu podes ter mais dificuldades numa matéria e noutra não. Por exemplo, posso saber bem os heterónimos todos e ter mais dificuldade numa obra qualquer.
E nesse exemplo que deste, se o último colocado do meu curso for um aluno que teve conhecimento da fuga e saiu beneficiado, então quer dizer que se sabe quem é o aluno e anula-se a prova dele...
É uma situação bastante complicada :confused:

Estou na mesma situação, vou para fora segunda feira por tempo indefinido para trabalhar.

--- Post atualizado ---
Acabou de sair no diário de notícias que a Procuradora Geral da República desconhece qualquer queixa sobre fuga de informações em relação ao exame de Português. E de que não chegou nada ao ministério público.
Estão a tentar "engonhar" para ver se tudo isto cai no esquecimento na minha opinião. ..

Pessoal, acho que me meti numa encalhada...

Eu acho que no exame de portugues numerei 5 paginas e deixei a 4 pagina em branco. Ou seja, eu nao escrevi nada na 4 pagina da folha do exame (talvez me tenha distraído) e pedi outra folha de exame, para acabar a composiçao. Agora nao sei é se vou ser penalizado pelo professor corretor, se fico com 0 no exame ou so na composiçao... O que voces acham? Isto ja nao me sai da cabeça.

--- Post atualizado ---
Eu também não sei mas gostava e espero mesmo que se for para repetir não seja nos dias em que vou estar fora!

É muito injusto para quem não teve nada haver com isso ter que ficar com a vida "suspensa" devido a estas situações, quem deveria ser mesmo castigado era os autores dessa tal fuga.
Eu também não sei mas gostava e espero mesmo que se for para repetir não seja nos dias em que vou estar fora!

É muito injusto para quem não teve nada haver com isso ter que ficar com a vida "suspensa" devido a estas situações, quem deveria ser mesmo castigado era os autores dessa tal fuga.
Concordo! Fartei-me de estudar,já não podia ver Português á frente e depois ainda posso ter o exame anulado!
Éuma injustiça de todo o tamanho!
Ainda por cima não vou estar cá em Portugal nos próximos dias....

Infelizmente seja qual for a decisão que tomem sairemos sempre minimamente prejudicados...
O que me chateia é que a prova de ingresso que vou usar para metade dos cursos que quero concorrer é a de português e se o IAVE nada fizer vou estar a ver a minha vida a andar para trás mais uma vez... Esforcei-me imenso para este exame e seja qual for a decisão do IAVE vou sair prejudicada... Caso anulem (que muito sinceramente é o que prefiro, não quero ver gente a ficar à minha frente na entrada da faculdade porque tiveram informações a mais) vamos ter todos que repetir o exame, ou seja mais tempo de estudo, nervosismo e ainda o risco de correr pior que o anterior... Caso não façam nada, lá terei que aguentar se por acaso tiver azar e algumas pessoas que tiveram informações privilegiadas resolverem concorrer ao mesmo curso que eu... Enfim.

Mas eu não estou a dizer que não é um pau de dois bicos porque o exame a mim correu-me bem e até achei o exame relativamente fácil mas eu não quero ter que concorrer ao ensino superior com pessoas que têm vantagem sobre mim. Acho que se o exame fosse repetido era o mais justo para todos porque toda a gente era submetida ao mesmo exame sem qualquer tp de informação de antemão.

Eu compreendo quem quer repetir e quem não quer... mas acho que ainda não perceberam uma coisa... é a segunda vez que há fuga (2012 e 2017) e se ouviram a gravação, a rapariga diz que todos os anos essa professora "adivinha" o que sai, resumindo todos os anos tem havido fugas de informação sendo que não vêm ao de cima... este ano ouve desbocados e veio parar ás notícias... pelo que me dá a entender todos os anos temos os dado privilégiados mas não é só os exames que contam para a entrada da universidade... também a média do secundário conta, e á montes de gente que recebe notas altas nas pautas que nem mereciam e vendo bem também existe previligiados por aí... querendo dizer com isto que na minha opinião nada é controlado a 100% em notas, exames... vai haver sempre alguém beneficiado sem o merecer, é injusto, mas mesmo esses alunos tiveram os 3 anos no secundário tiveram de estudar tudo, portanto se eu soubesse que sairia Alberto Caeiro não sabia as perguntas nao me beneficiava grande coisa para ser sincera... agora eu não quero repetir um exame, não quero atrasar mais a minha vida, ter mais nervos por um erro que somente é da IAVE porque a fuga saiu através deles... mesmo que não passe e fosse melhor ter sido anulado a prova para mim, prefiro ir somente á segunda-fase do que ter que repetir uma prova, poder chumba-la e ter de ir á segunda-fase...

Última edição:
  • Like
Reactions: JDM and Hedwig