Eduardo Pereira
Membro Veterano
- Matrícula
- 19 Julho 2016
Em cesário no poema das cristalizazõesj ja vi analises a dizer que era na Primavera e outras No Inverno, alguém sabe realmente em que altura é?
Em cesário no poema das cristalizazõesj ja vi analises a dizer que era na Primavera e outras No Inverno, alguém sabe realmente em que altura é?
Pelo que percebi, o poema percorre todas as estações do ano.Em cesário no poema das cristalizazõesj ja vi analises a dizer que era na Primavera e outras No Inverno, alguém sabe realmente em que altura é?
Sim, o terrorismo não seria um tema viável. Muito provavelmente, a composição incidirá sobre um tema que reúne consensos (no ano passado o tema incidiu sobre a importância da educação, por exemplo) e no qual é extraordinariamente difícil ser-se politicamente incorreto (quem é que vai num exame dizer que a educação não serve para nada? :P ). Se o tema fosse o terrorismo, as soluções para o mesmo seriam um ponto a não descuidar (e toda a gente sabe que algumas posições radicais a este respeito não são tão raras quanto isso).Mas tenho mais medo da composição... acho que vai sair um tema político... e eu sou muito opinativa e por mais que digam que é um "texto de opinião" não é bem assim. Quanto mais formal, mais politicamente correto for o texto, melhor. A minha aposta aqui será a situação do terrorismo (embora também ache que a situacao política mundial possa ser um tema, nem toda a gente está a par da situação...)
Dica: se for um tema mais sensível, tornem a vossa composição o mais desligada possível, não usem marcadores pessoas como o "nos" ou "nós". Por exemplo: em vez de "podemos dizer" usem o "pode-se dizer". Aliás, quanto mais geral e impessoal e formal, melhor. É o chamado "politicamente correto"
acho que vai sair um tema político
Se sair Mensagem (sendo que duvido que saiam os heterónimos) sai Frei Luís. Se sair Memorial, sai Cesário. (Se na hipótese de sair Fernando pessoa ortonimo ou heterónimo, sai Frei)
Os temas estão tão bem articulados, que eu estou mais inclinado a dizer que o rumor é verdadeiro.A Epopeia da pedra do Memorial do Convento de Saramago (a par do seu aniversário) e o Cristalizações homenageiam ambos o povo trabalhador de outrora, que servia o país, mas que fazem crítica em relação às suas más condições de trabalho, ao sofrimento físico, com isto à falta de direitos e de recompensa justa e às desigualdades. Realmente é uma boa combinação.
Arriscaria dizer que a expressão escrita também seria dentro destes temas, mas já seriam suposições a mais talvez.
@Andreia Couchinho , é preciso estar 30 minutos antes: 9h no Continente e 8h nos Açores.
Já agora obrigado pelos conselhos relativamente à expressão escrita, se tiverem mais alguma coisa a acrescentar agradeço ;)
Segundo o que li, o texto A é obrigatoriamente 12º ano, sendo o texto B de 10º, 11º ou 12º ano. Portanto, podem sair dois textos de 12º ano...Não podem sair duas matérias de 12º.
Não, o.texto B é de 10° ou 11°Segundo o que li, o texto A é obrigatoriamente 12º ano, sendo o texto B de 10º, 11º ou 12º ano. Portanto, podem sair dois textos de 12º ano...
Sim, o terrorismo não seria um tema viável. Muito provavelmente, a composição incidirá sobre um tema que reúne consensos (no ano passado o tema incidiu sobre a importância da educação, por exemplo) e no qual é extraordinariamente difícil ser-se politicamente incorreto (quem é que vai num exame dizer que a educação não serve para nada? :p ). Se o tema fosse o terrorismo, as soluções para o mesmo seriam um ponto a não descuidar (e toda a gente sabe que algumas posições radicais a este respeito não são tão raras quanto isso).
Não sei até que ponto eles arriscam colocar um tema politico, já se diz que nas escolas não se discute politica, religião e futebol! :p
Se sair Mensagem estou bem lixada, não gosto nada daquilo. E Frei é extremamente acessivel se tiveres conhecimentos básicos da obra e das personagens. Sonho mesmo era Memorial e Cesário! Ainda acredito! Já pareço a Maria em Frei que só acredita é no regresso de D.Sebastião, eu cá acredito no regresso de Memorial..
@Andreia Couchinho , é preciso estar 30 minutos antes: 9h no Continente e 8h nos Açores.
Já agora obrigado pelos conselhos relativamente à expressão escrita, se tiverem mais alguma coisa a acrescentar agradeço ;)
Embora me custe a acreditar que tenha havido de facto uma fuga de informação em que tanto os temas da parte A e B do grupo 1 sejam divulgados, acho que teria uma certa lógica sair Memorial e Cristalizações, uma vez que tem algumas semelhanças na mensagem que pretendem transmitir, o trabalho e esforço do povo. Faria também algum sentido, se estes rumores fossem verdadeiros, que o grupo 3 fosse de encontro a este mesmo tema, até porque seria relativamente acessível e consensual.
Acham credível que possa sair poesia nas duas partes? Tenho medo que saia Camões lírico ou Mensagem, que tem alguns poemas bastante fáceis mas outros que me custa muito a analisar