Dicas para a composição: Se precisarem, comecem o exame por fazer o esquema da composição. Recomendo para quem é muito despaçarado, tem tendência a perder tempo ou não é muito organizado. Não demorem mais que 5 minutos aqui. É importante terem o esquema porque vai ajudar na composição.
O modelo de tempo deve ser, para os 120 minutos: 45 interpretação, 45 composição, 30 gramática, de acordo com uma professora. Eu discordo. Mas depende de pessoa para pessoa. Eu demoro cerca de 45/50 minutos na interpretação e sou bastante rápida a escrever. O que me demora mais tempo é sblinhar, fazer conecções e analisar o texto. Os meus exames acabam todos riscados. Para mim o modelo é:
começo na gramática, com, no máximo dos máximos, 7 minutos; não passo logo para a folha de rascunho. Depois vou ver o tópico da composição, não faço muito aí, deixo o meu cérebro pensar enquanto faço outras coisas. Interpretação e demoro o tempo que precisar aí. Deixo espaço para a gramática e começo o esquema e rascunho da composição (sim, eu faço rascunho). Entre tudo isto acabo o exame em 120 + 15 (da tolerância) e mais 15 para rever. Pelo menos aconteceu isto na primeira vez que fiz o exame (eu estou a fazer este exame para ver se me dá alguns pontos de gramática porque tive uma nota baixíssima nesse grupo).
Dicas de escrita:
Para aplicar não só na composição mas como no grupo I:
Evitar marcadores pessoais (nos, nós, podemos, dizemos, fazemos, somos, etc). Tornem tudo o mais pessoal e informal que conseguirem.
Usem os conetores (então, pois, assim, logo, consequentemente, etc)
Repitam partes da pergunta/tópico
Não dêem a vossa opinião. A composição é um texto argumentativo/expositivo, não de opinião e as perguntas são objetivas.
Para o Grupo I:
para além do que está em cima:
Usem passagens.
Numeros escritos por extenso a não ser que escrevam do seguinte modo: (ll. 3 e 4), por exemplo.
Não abreviem
Não cometam erros ortográficos (easier said than done, I know mas por isso é que se deve deixar tempo para reler tudo)
Usem as vírgulas nos sítios corretos, usem pontos e vírgulas (pouca gente os usa mas é mais fácil do que iniciar outra frase em que se repetem)
Parágrafos, parágrafos, parágrafos! Se vos perguntarem: o que fez a blimunda, o baltasar e scarlatti em malalalala vocês fazem: introdução. Parágrafo. Desenvolvimento: a blimunda isto e aquilo. Parágrafo. O Batlasar isto. O Scarlatti aquilo. Parágrafo. Conclusão (podem fazer ou não, depende se a resposta for extensa e se tiverem tempo.
Composição:
sigam uma estrutura:
Introdução. Parágrafo.
Desenvolvimento (Argumento 1, exemplo 1; Parágrafo; Argumento 2, Exemplo 2; Parágrafo; etc)
Conclusão.
Evitem o em conclusão, em suma, ... Se puderem usem outros, é mais interessante de ler, não parece que estão automatizados. Usem o então, assim, deste modo, etc etc.
Usem palavras "caras" (percetível, inteligível, ....) se se lembrarem e puderem. Mais uma vez, é "bonito".
Não digam: na minha opinião... A não ser que vos peçam...
Se o tema for geral o suficiente, nem precisam de "escolher um lado". Eu sei que é comum dizerem que se vos derem um tópico, dizem-vos que precisam de escolher um lado, mas nem sempre é o caso. Exame de 2014, tópico: ambição; dizem que é boa porque conquistas mas depois dizem que é a causa de problemas. Vocês podem dizer que pode ser os dois e argumentam para os dois. Boom, estão a ser politicamente corretos.
Não tenho muito mais a dizer. Deixem a escrita fluir. Fazerem: eu acho isto. Em primeiro lugar isto. O exemplo é este. Segundo lugar isto. O exemplo é este; não é bonito nem dá gosto ler/corrigir.
Façam antes: Repetir tópico por outras palavras, introduzindo o tópico. (eu não dei a minha opinião aqui). Argumento um (sem começar por Primeiramente. Iniciei só o argumento. Mas podem por primeiramente ou em primeiro lugar ou outro tipo de marcador.) e exemplo (podem dizer, em vez de "exemplo": este ponto é evidenciado/clarificado...). Argumento 2 (podem iniciar com: Para além disto, em seguida, etc) e exemplo 2 (podem por por exemplo ou é exemplo disto ou outra coisa em vez disto). Conclusão.
Acho que é só isto que tenho a dizer...