Fuga de Informação Exame de Português

Exame pode ser anulado esta semana

"Até lá, explica o instituto responsável pelos exames nacionais, espera que os investigadores apurem se a fuga sobre o conteúdo dos exames circulou antes ou depois da realização da prova."

AHAHAHA tudo dito.

Antes de mais, se calhar era boa ideia veres outras notícias também. ;)
Essa é a mais recente, de sábado passado. Contudo, a pessoa que denunciou a fuga de informação (não vou por nomes), diz ter tido conhecimento da mesma no sábado antes do exame. Logo, tendo em conta a cronologia, a fuga foi comprovadamente antes da realização da prova.

Como assim?
Já se sabe que foi dias antes do exame, que partiu de uma dirigente do sindicato e que a matéria foi exatamente a mesma. Logo, já se sabe que houve fuga de informação. Assim, não será, de acordo com a lei, obrigatório anulá-lo?

Sim, mas há um processo legal de confirmação da fuga.
--- Post atualizado ---
Antes de mais, se calhar era boa ideia veres outras notícias também. ;)
Essa é a mais recente, de sábado passado. Contudo, a pessoa que denunciou a fuga de informação (não vou por nomes), diz ter tido conhecimento da mesma no sábado antes do exame. Logo, tendo em conta a cronologia, a fuga foi comprovadamente antes da realização da prova.

Estava a ser irónica :D

Estou para ver como pessoas como eu que de momento já estão a trabalhar fora do país iram voltar apenas por causa de um exame.

Eu tive de cancelar as férias por causa disto. :(
Mas trabalhando fora ainda deve ser mais chato. Boa sorte, espero que, independentemente do que decidam não tenhas problemas.

Eu não cancelei, já tinha isto programado a muito tempo e se não viesse podia nunca mais ter esta oportunidade, mas acho injusto pessoas como eu que só precisavam do exame para ser aprovados a disciplina terem que repetir o exame e logo eu que só preciso de 2 valores para ficar aprovada.
Enfim.
Mas obrigada!
Eu tive de cancelar as férias por causa disto. :(
Mas trabalhando fora ainda deve ser mais chato. Boa sorte, espero que, independentemente do que decidam não tenhas problemas.

• Like
Reactions: mrscurious
Não faço ideia, mas se é uma repetição de exame, corresponde ao mesmo exame, certo?

Se não fazes ideia, recomendo alguma contenção nas palavras. Não podes fazer afirmações categóricas sobre coisas que desconheces. Neste fórum tens muitos membros que vêm à procura de informação de qualidade e que podem confundir as tuas conjecturas com informação fiável. Especialmente nesta altura na qual há sempre alguma ansiedade e preocupação, é importante não induzir as pessoas em erro.

De momento não há informações oficiais sobre o assunto, é isso que podemos afirmar.

Eu não cancelei, já tinha isto programado a muito tempo e se não viesse podia nunca mais ter esta oportunidade, mas acho injusto pessoas como eu que só precisavam do exame para ser aprovados a disciplina terem que repetir o exame e logo eu que só preciso de 2 valores para ficar aprovada.
Enfim.
Mas obrigada!

Tratando-se de conclusão de ensino obrigatório (não podes ser impossibilitada da oportunidade de o concluir), se te fosse MESMO MESMO MESMO MESMO MESMO impossível realizar o exame numa certa data, provavelmente poderias apresentar uma justificação, como o de uma pessoa que falte por doença, por exemplo.
--- Post atualizado ---

Se não fazes ideia, recomendo alguma contenção nas palavras. Não podes fazer afirmações categóricas sobre coisas que desconheces. Neste fórum tens muitos membros que vêm à procura de informação de qualidade e que podem confundir as tuas conjecturas com informação fiável. Especialmente nesta altura na qual há sempre alguma ansiedade e preocupação, é importante não induzir as pessoas em erro.

De momento não há informações oficiais sobre o assunto, é isso que podemos afirmar.

Tens toda a razão. Apago a resposta. E passo a acrescentar um "penso" ;-)

Tratando se de uma anulação o exame que fiz fica anulado teria que o fazer de qualquer maneira ou então fico com a disciplina por fazer
Tratando-se de conclusão de ensino obrigatório (não podes ser impossibilitada da oportunidade de o concluir), se te fosse MESMO MESMO MESMO MESMO MESMO impossível realizar o exame numa certa data, provavelmente poderias apresentar uma justificação, como o de uma pessoa que falte por doença, por exemplo.
--- Post atualizado ---

Tratando se de uma anulação o exame que fiz fica anulado teria que o fazer de qualquer maneira ou então fico com a disciplina por fazer

Claro que tens que o fazer. Como uma pessoa que falte por doença na 1ª fase o tem de fazer na mesma, mas é-lhe permitido fazer noutra fase. O que quero dizer é que se calhar a tua situação (impossibilidade provada) pode corresponder a coisas que já existem nos regulamentos.

Última edição:
Segundo o que depreendo do regulamento, as anulações de que se falam são pontuais (isto é, anulações dos exames dos alunos que comprovadamente beneficiaram da fuga). Isto significa, portanto, que não se está a ponderar uma anulação global das provas, coisa que só faria sentido se a fuga atingisse maiores proporções. O problema da @LuísaF, a meu ver, é que está permanentemente a fazer alusões a regulamentos que, na verdade, não prevêem anulações globais de exames e a notícias que preferem abordar a temática na sua vertente sensacionalista, pondo em xeque, naturalmente, a qualidade e clareza da informação que já apresentada pelo IAVE até ao momento.

• Like
Segundo o que depreendo do regulamento, as anulações de que se falam são pontuais (isto é, anulações dos exames dos alunos que comprovadamente beneficiaram da fuga). Isto significa, portanto, que não se está a ponderar uma anulação global das provas, coisa que só faria sentido se a fuga atingisse maiores proporções. O problema da @LuísaF, a meu ver, é que está permanentemente a fazer alusões a regulamentos que, na verdade, não prevêem anulações globais de exames e a notícias que preferem abordar a temática na sua vertente sensacionalista, pondo em xeque, naturalmente, a qualidade e clareza da informação que já apresentada pelo IAVE até ao momento.

Isso quer dizer que quem não esteve envolvido pode estar descansado que o exame não será anulado?

Isso quer dizer que quem não esteve envolvido pode estar descansado que o exame não será anulado?
Do que depreendo do regulamento, não me parece que se haja uma anulação coletiva (ou até que uma anulação coletiva seja legítima dada a reduzida dimensão do problema, comparativamente com outros casos).

• Like
Foi várias

Foi várias vezes afirmado pela comunicação social que anulação está prevista nos regulamentos, e parto do princípio que seja afirmação verídica, mas simplificada, digamos. Porque nunca vi afirmado que seja especificamente nos regulamentos do IAVE, e nisso assumo o meu erro. Na verdade, o que faz sentido é que nos regulamentos do IAVE esteja apenas incluída a situação de suspeita de fraude, porque a execução da anulação não é do IAVE, mas do Júri Nacional de Exames.

Quanto ao ponto, acho que se pode aplicar tanto a fraude de aluno como fraude do IAVE.

• Like
(isto é, anulações dos exames dos alunos que comprovadamente beneficiaram da fuga)

Eu nem isso diria. O regulamento prevê anulação da prova a alunos responsáveis por fraude (imagino eu, situações em que copiaram no exame ou em que usaram cábulas). Não acho que se possa sequer, nesta situação, imputar responsabilidades aos alunos.

Foi várias vezes afirmado pela comunicação social que anulação está prevista nos regulamentos, e parto do princípio que seja afirmação verídica,

Pela minha experiência, não é um bom princípio admitir que aquilo que a comunicação social afirma é verídico, especialmente em situações nas quais a versão sensacionalista não corresponde necessariamente à verdade.

Quanto ao ponto, acho que se pode aplicar tanto a fraude de aluno como fraude do IAVE.

A anulação de prova como consta no regulamento aqui partilhado é entendida, de acordo com a interpretação que faço, como uma penalização dos alunos responsáveis; até porque mais abaixo ainda se prevê que os mesmos sejam impedidos de ter acesso à segunda fase de exames.

Isto é uma situação muito diferente. Acredito que possa estar prevista e que o JNE tenha alguma ideia de como proceder nesta situação, embora nem isto seja certo.

Eu nem isso diria. O regulamento prevê anulação da prova a alunos responsáveis por fraude (imagino eu, situações em que copiaram no exame ou em que usaram cábulas). Não acho que se possa sequer, nesta situação, imputar responsabilidades aos alunos.

Pela minha experiência, não é um bom princípio admitir que aquilo que a comunicação social afirma é verídico, especialmente em situações nas quais a versão sensacionalista não corresponde necessariamente à verdade.

A anulação de prova como consta no regulamento aqui partilhado é entendida, de acordo com a interpretação que faço, como uma penalização dos alunos responsáveis; até porque mais abaixo ainda se prevê que os mesmos sejam impedidos de ter acesso à segunda fase de exames.

Isto é uma situação muito diferente. Acredito que possa estar prevista e que o JNE tenha alguma ideia de como proceder nesta situação, embora nem isto seja certo.

Nem é bom princípio assumir que é tudo verídico, nem duvidar de tudo...e não estou a falar apenas de meios sensacionalistas.
--- Post atualizado ---
Mas anulação não vai acontecer. Fuga comprovada ou não, penso que estando já exames a ser corrigidos, não há volta a dar. Se notas forem publicadas ainda menos.
--- Post atualizado ---
Quanto à situação estar prevista ou não nalguns nalguns regulamentos, se não estivesse prevista, não se poderia apresentar a possibilidade de anulação.

Última edição:
A minha opinião é que isto é um gozo para todas as pessoas que se esforçaram.
Eu concluí o 12º ano o ano passado mas nao obtive o famoso 9,5 para poder usar português como prova de ingresso, passei um ano na merda, a esforçar me todos os dias para que quando chegasse o dia do exame me pudesse sentir de consciência tranquila e sbaer que levava todos os conteúdos literários e gramaticais estudados, vos garanto que até as 9h30 do dia 19 de Junho eu nao ouvi esse audio e como eu muitos de nós.
Espero que quem errou seja castigado e que nao se prejudiquem pessoas que nao tiveram nada a ver com esta situação.
Se por acaso estas a ler isto e és a miuda dona da voz daquele audio, inha querida, estimo muito que te f#$%&, que Deus te recompense na medida do que mereces ;)
--- Post atualizado ---
A minha opinião é que isto é um gozo para todas as pessoas que se esforçaram.
Eu concluí o 12º ano o ano passado mas nao obtive o famoso 9,5 para porder usar português como prova de ingresso, passei um ano na merda, a esforçar me todos os dias para que quando chegasse o dia do exame me pudesse sentir de consciência tranquila e sbaer que levava todos os conteúdos literários e gramaticais estudados, vos garanto que até as 9h30 do dia 19 de Junho eu nao ouvi esse audio e como eu muitos de nós.
Espero que quem errou seja castigado e que nao se prejudiquem pessoas que nao tiveram nada a ver com esta situação.
Se por acaso estas a ler isto e és a miuda dona da voz daquele audio, inha querida, estimo muito que te f#$%&, que Deus te recompense na medida do que mereces ;)