Fuga de Informação Exame de Português

Embora me custe a acreditar que tenha havido de facto uma fuga de informação em que tanto os temas da parte A e B do grupo 1 sejam divulgados, acho que teria uma certa lógica sair Memorial e Cristalizações, uma vez que tem algumas semelhanças na mensagem que pretendem transmitir, o trabalho e esforço do povo. Faria também algum sentido, se estes rumores fossem verdadeiros, que o grupo 3 fosse de encontro a este mesmo tema, até porque seria relativamente acessível e consensual.
Acham credível que possa sair poesia nas duas partes? Tenho medo que saia Camões lírico ou Mensagem, que tem alguns poemas bastante fáceis mas outros que me custa muito a analisar

Poesia nos dois grupos? Naahhhhh....
Aliás, até acho que seria super estranho sair o mesmo tópico no grupo I, nas duas partes, e depois no grupo 3. É demais... Deixava de ser um teste de Português para ser uma obra de elevação à elevação que já foi feita aos portugueses... Já agora são os grupos todos corridos à mesma ideia... Duvido... Mas é uma hipótese e eu vou aproveitá-la... Até porque estudar Cesário não me custa hahah

• Like
Reactions: _arilopes
Deve haver muita boa gente que pensa que o Exame de Português só foi feito após o Salvador Sobral ter ganho o Eurovisão...
Também ganhámos o Europeu!! Os senhores do IAVE sentiram-se inspirados pelos men bun do Éder e o Salvador e pronto... Bora homenagear os portugueses outra vez...

Será que o pessoal do IAVE anda pela net a ver o que as pessoas acham que sai e depois troca os exames á última da hora?

E hoje ainda ganhamos ao México, vejam lá se algum poeta do século XX escreveu sobre sombreros, tortillas e cerveja Coroña...

:tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy: bem preciso de me rir

E hoje ainda ganhamos ao México, vejam lá se algum poeta do século XX escreveu sobre sombreros, tortillas e cerveja Coroña...
Nova teoria sobre o tema da composição: como os men buns influenciam as vitórias portuguesas e como vamos ganhar o Mundial (*eu não disse, só escrevi, por isso não é jinx, ok?)
--- Post atualizado ---
Será que o pessoal do IAVE anda pela net a ver o que as pessoas acham que sai e depois troca os exames á última da hora?

Da muito trabalho!!!
Achas que os senhores, a um domingo (coisa sagrada...) iam fazer alguma coisa? Não sabes que neste país fecha tudo às sextas feiras ao meio dia? (se tiveres sorte, às 16...)... Para além disso, quinta feira foi feriado, a ponte faz falta... E este calor não dá com nada...

Da muito trabalho!!!
Achas que os senhores, a um domingo (coisa sagrada...) iam fazer alguma coisa? Não sabes que neste país fecha tudo às sextas feiras ao meio dia? (se tiveres sorte, às 16...)... Para além disso, quinta feira foi feriado, a ponte faz falta... E este calor não dá com nada...

Ando a rezar a tudo eu, se for mesmo memorial e cesário o pessoal aqui do forúm vai todo ficar de boca aberta.

Mas já agora, obrigado @Andreia Couchinho pelas dicas/conselhos que deste ;)

Falando sobre os critérios de correção, ao longo dos anos os professores vão quase que 'assustando-nos' com o que vamos ter nos exames. Pensava que teríamos critérios bastante subjetivos, um pouco abstratos e difíceis de atingir. Que tinhamos de ir buscar traços completamente gerais da obra ou assim No entanto acho que o exame de Português não é um bicho de sete cabeças, até dá para se safar bastante bem apenas na interpretação e os tópicos são bem mais simples do que eu esperava.

Isto após analisar os últimos exames. Tenho colegas que nunca viram nenhum exame, o que é péssimo. Na minha modesta opinião, é quase mais importante entrar no esquema do exame do que saber promenores sobre as obras, que na sua maioria servirão para exatamente... nada.
--- Post atualizado ---

Para que serve esta vida se não é para nos rirmos? Quando não podes com o inimigo, junta-te a ele! ;)

Mas já agora, obrigado @Andreia Couchinho pelas dicas/conselhos que deste ;)

Falando sobre os critérios de correção, ao longo dos anos os professores vão quase que 'assustando-nos' com o que vamos ter nos exames. Pensava que teríamos critérios bastante subjetivos, um pouco abstratos e difíceis de atingir. Que tinhamos de ir buscar traços completamente gerais da obra ou assim No entanto acho que o exame de Português não é um bicho de sete cabeças, até dá para se safar bastante bem apenas na interpretação e os tópicos são bem mais simples do que eu esperava.

Isto após analisar os últimos exames. Tenho colegas que nunca viram nenhum exame, o que é péssimo. Na minha modesta opinião, é quase mais importante entrar no esquema do exame do que saber promenores sobre as obras, que na sua maioria servirão para exatamente... nada.

Eu fiz o exame de PT e tive 17. O de 2015, primeira fase. Por isso, não, não é horrível.
Tu tens de ser objetivo, cingir-te à pergunta, não fujas muito dali mas aproveita-te da subjetividade da coisa. Desde que digas os tópicos essenciais que são tão fáceis de olhar e ver quais são e depois souberes estruturar e responder como deve ser, tens um exame ótimo.

• Like
Reactions: andre99az
Estive a pensar, Memorial já saiu em primeira fase em 2014 e 2015.. não seria já demasiado colocar outra vez este ano? Talvez coloquem em segunda fase e em primeira saia um heterónimo ou Mensagem!

No que toca a Cesário, acho provavel ser mesmo ele no Grupo B.
Estive a pensar, Memorial já saiu em primeira fase em 2014 e 2015.. não seria já demasiado colocar outra vez este ano? Talvez coloquem em segunda fase e em primeira saia um heterónimo ou Mensagem!

No que toca a Cesário, acho provavel ser mesmo ele no Grupo B.
Acho que não é por aí por duas razões, primeiramente já passaram 2 anos e depois este é o último ano que vão dar memorial no programa oq faz sentido eles querem avaliar-nos sendo que na 1° fase são todos os alunos "obrigados " parece-me uma boa hipótese

• Like
Eu fiz o exame de PT e tive 17.

Dou-te os meus parabéns por teres tido 17 e conseguido aguentar com a Bach Segóvia Guitarra.

Eu cá tive 16 na 2ª fase do ano passado, mas na primeira.. 12. Por isso vou repetir.

• Like
Reactions: Andreia C.
Dou-te os meus parabéns por teres tido 17 e conseguido aguentar com a Bach Segóvia Guitarra.

Eu cá tive 16 na 2ª fase do ano passado, mas na primeira.. 12. Por isso vou repetir.
Eu não achei muito difícil... Mas obrigada Eu vou porque acho que consigo o 18, 18,5. Porque tive tempo de estudar a gramática...

• Like
Acho que pode, só a partir de 2014 e que eles começaram a misturar matérias consoante os anos, porque em 2011 2012 e 2013 saiu só 12°

Se fores aos critérios do exame de este ano está lá especificado que a parte A do G1 é 12º e a B é 11º/10º.

Na nossa fase mais jovem são-nos contadas histórias da Sophia de Mello Breyner, histórias infantis, todas muito bonitinhas e tal. Depois chega-se ao 12º, estamos no exame e vemos "oh que bom, temos sorte em apanhar um poema da Sophia" e quando damos por nós temos esse Bach Segóvia Guitarra à nossa frente. Não estamos mentalizados para essa combinação :P

Já se virmos "okay, isto é Pessoa" logo de seguida encarnamos o estilo do Fernando e estamos mentalizados para o que der e vier :D
--- Post atualizado ---
Caso o rumor esteja certo passo a ser frequentador assíduo deste espaço e fazemos uma festa, porque era bom de mais mesmo...

Na nossa fase mais jovem são-nos contadas histórias da Sophia de Mello Breyner, histórias infantis, todas muito bonitinhas e tal. Depois chega-se ao 12º, estamos no exame e vemos "oh que bom, temos sorte em apanhar um poema da Sophia" e quando damos por nós temos esse Bach Segóvia Guitarra à nossa frente. Não estamos mentalizados para essa combinação :p

Já se virmos "okay, isto é Pessoa" logo de seguida encarnamos o estilo do Fernando e estamos mentalizados para o que der e vier :D
--- Post atualizado ---
Caso o rumor esteja certo passo a ser frequentador assíduo deste espaço e fazemos uma festa, porque era bom de mais mesmo...

Juro, mesmo, que sinto pena das pessoas que apanharam o poema da Sophia, as pessoas estão convencidas que Poetas do sec XX é fácil, mas não é assim tão literal.

Muito respeito por quem teve boa nota na 1ª fase de 2015!

• Like
Reactions: Andreia C.
  • Like
Reactions: Vomoto