Eu peço muita desculpa por estar a bater numa tecla já bastante gasta, mas eu ainda gostaria de perceber, perceber mesmo,
Pronto, era isto.
- Porque é que os exames são garante de justiça e igualdade no ensino?
- Admitindo 1, porque é que esta fuga (mais a mais sem divulgação de perguntas particulares...) põe em causa a justiça?
- Admitindo 2, porque é que é só esta fuga (e não outras, mais silenciosas e desconhecidas) põe em causa a justiça?
- Admitindo 2 também, como é que a anulação reporia a justiça?
- Admitindo 4, como é que se impediria que situações futuras como esta voltassem a acontecer?
Quanto ao 5, podes ter a certeza que se o governo tivesse que lidar com os constrangimentos de uma anulação, tomavam medidas que garantiam que pelo menos a probabilidade de fugas diminuísse. Mas assim não há chatices, não se muda nada.
Muito obrigado, @fraser.
Isto também é pertinente.
Mais uma vez, eu não confiaria nas declarações do ministro que vêm citadas de modo fragmentado nas notícias. A frase mais completa que vi citada do Ministro da Educação foi: "Se alguém saiu beneficiado por essa fuga de informação, de forma comprovada, obviamente que sofrerá as consequências que estão inscritas nos regulamentos."
O ênfase aqui deve ser posto em "de forma comprovada". Eu sou extremamente céptico em relação à exequibilidade de comprovar que um dado aluno beneficiou com a informação. Mesmo aqueles em relação aos quais se venha a comprovar que tiveram acesso à gravação podem dizer que a trataram como rumor (como, de resto, naquela fase, deveria ser tratada). Até a autora da gravação pode alegar isto; o que ela diz na gravação assim o corrobora.
Concordo que provavelmente não provem, mas 1) afirmam que é isso que deve ser feito (independentemente de conseguirem ou não) 2) responsabilizam os alunos publicamente.