Fuga de Informação Exame de Português

Memorial e Cesario sairam na epoca especial de 2014. É possivel repetirem-se os mesmos conteudos noutros exames?
Claro, desde que não sejam os mesmos excertos.

Mas visto que a combinação já saiu... não sei até que ponto é viável

Again, eu não acho que esta "tip" seja verdadeira, mas melhor prevenir que remediar... Eu continuo a achar que a melhor hipótese é Mensagem/Fernando Pessoa (daqui Álvaro de Campos...) e Frei Luís... Ou lusíadas e frei luís
Sair Cesário era mesmo muito bom mas pelo menos dêem-me Contrariedades ou O Sentimento de um Ocidental...

Última edição:
  • Like
Reactions: _arilopes
Mensagem e Frei já sairam juntos?

Sair Cesário era mesmo muito bom mas pelo menos dêem-me Contrariedades ou O Sentimento de um Ocidental...

O Sentimento de um Ocidental já saiu.. apesar de ele ser um poema comprido duvido muito que, saindo Cesário, seja esse.

Explicas-me as principais características de Álvaro Reis?
Álvaro Reis não existe... Eu disse Álvaro Reis? Disse... Uau... Que giro... Tou frita no cérebro... Eu queria dizer Álvaro campos

Felizmente há luar e Eça está quase fora de questão, certo? Uma combinação qualquer entre Cesário, Memorial e Nando Person já era fantástico

• Like
Reactions: Andreia C.
E já agora, para aqueles que já fizeram exame de português anteriormente, tem conselhos para a gramática? Eu até costumo ter um segundo grupo bastante bom, isto se não "perder" muito tempo nele. Ou seja, se começar a rever muitas vezes as escolhas múltiplas ou as outras 3 que geralmente são orações, funções sintáticas etc, acabo sempre por me confundir e perco pontos desnecessários. Vocês costumam guiar-se sempre pelo primeiro instinto e pronto ou analisam várias vezes todas as hipóteses?

• Like
Felizmente há luar e Eça está quase fora de questão, certo? Uma combinação qualquer entre Cesário, Memorial e Nando Person já era fantástico
Adoro Nando Person :tearsofjoy::tearsofjoy:
--- Post atualizado ---
Eu sei, estava a ser sarcástico :D é sem problema, na prova nacional do 9º ano disse que o Auto da Barca era do Eça de Queirós ;)
Isso também é giro!! Mas o auto da barca é dos meus preferidos. não seja só porque é super engraçado de ler.

E já agora, para aqueles que já fizeram exame de português anteriormente, tem conselhos para a gramática? Eu até costumo ter um segundo grupo bastante bom, isto se não "perder" muito tempo nele. Ou seja, se começar a rever muitas vezes as escolhas múltiplas ou as outras 3 que geralmente são orações, funções sintáticas etc, acabo sempre por me confundir e perco pontos desnecessários. Vocês costumam guiar-se sempre pelo primeiro instinto e pronto ou analisam várias vezes todas as hipóteses?

Eu faço cada escolha multipla duas vezes, e no fim do exame volto lá e verifico, mas raramente mudo a resposta porque ás vezes está certa e eu mudo por nenhuma razão e fico sem o ponto. O truque é subilinhares no texto as expressões a que eles se referem, porque ás vezes (quase sempre) só o que está escrito na pergunta não é suficiente.

• Like
Eu entro no exame e a primeira coisa que faço é escrever as orações porque quando preciso esqueço-me delas...
E depois é primeiro instinto, analisar bem o texto e procurar verbos copulativos pq predicativos...

• Like
Reactions: anarita7
Eu sei, estava a ser sarcástico :D é sem problema, na prova nacional do 9º ano disse que o Auto da Barca era do Eça de Queirós ;)
Eu já escrevi Inês de Castro em vez de Inês Pereira (da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, presente no novo programa), deixem lá :D

E importante saber as figuras de estilo?
Sim. Especialmente se sair poesia porque eles adooooooram isso. Normalmente põem é uma coisa do género: analise *a figura de estilo* presente em *linha, estrofe, verso, etc*
--- Post atualizado ---
E importante saber as figuras de estilo?
Sim. Especialmente se sair poesia porque eles adooooooram isso. Normalmente põem é uma coisa do género: analise *a figura de estilo* presente em *linha, estrofe, verso, etc*
--- Post atualizado ---
Orações subordinadas são a parte mais difícil da gramática.
Eu também achava que sim. Até que as estudei haha

• Like