Fuga de Informação Exame de Português

Podes, tanto a explicativa como a restritiva podes tirar.
Ex: O vestido que comprei na loja da Sara é giro. Restritiva
Ex: O vestido, que comprei na loja da Sara, é giro. Explicativa

Exato. Restritivas e explicativas podem ser retiradas. Completivas nao. Existem tambem as substantivas relativas (onde, quando, quem, etc...)

Podes, tanto a explicativa como a restritiva podes tirar.
Ex: O vestido que comprei na loja da Sara é giro. Restritiva
Ex: O vestido, que comprei na loja da Sara, é giro. Explicativa
E se eu te disser que essas duas frases, mesmo com as vírgulas são uma oração subordinada relativa restritiva? Alteras o sentido da frase quando tiras a oração. Deixa de ser o vestido que compraste naquele sítio para ser um qualquer...

Agora uma questão: o que é um complemento do adjetivo?

Eu decorei que era a consequencia de estar feliz/satisfeito/qualquer que seja o adj. Ex: Ela está satisfeita com os resultados.

• Like
Reactions: andre99az
E se eu te disser que essas duas frases, mesmo com as vírgulas são uma oração subordinada relativa restritiva? Alteras o sentido da frase quando tiras a oração. Deixa de ser o vestido que compraste naquele sítio para ser um qualquer...

De facto, é exatamente as virgulas que causam a diferença entre ser restritiva ou explicativa.

Visto que, na restritiva, não é um vestido qualquer, é o que compraste naquela loja, e na explicativa, estás só a dar a informaçao que o vestido é da loja.

• Like
Agora uma questão: o que é um complemento do adjetivo?
O complemento do adjetivo é selecionado pelo adjetivo, talvez com um exemplo seja mais fácil:
Ficamos orgulhosos com a nota do exame. Ou seja, completa no fundo o sentido ao adjetivo

• Like
Exato. Restritivas e explicativas podem ser retiradas. Completivas nao. Existem tambem as substantivas relativas (onde, quando, quem, etc...)

É nessas orações que me lixo. Substantivas completivas, adjetivas relativas restritivas e substantivas relativas.

De facto, é exatamente as virgulas que causam a diferença entre ser restritiva ou explicativa.

Isso é uma falácia... As vírgulas não importam...
Oração explicativa não altera o sentido da subordinante, a restritiva altera.
Tu podes por as vírgulas que quiseres ali mas se a frase passar a ter um sentido diferente, é restritiva. Ponto final.
completivas:
O marcador de oração vem a seguir ao verbo. Exemplos:
É importante que a paz volta. Oração subordinada: que a paz volte. o que, que é o marcador, está a seguir ao verbo

Esta frase tem uma oração relativa restritiva:
O romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um campeão de vendas. Não é um romance qqr, é aquele!!
Esta é explicativa:
Este escritor, que nasceu no Brasil, foi nomeado para o Nobel. Já te diz que é aquele escritor e não outro. O"que nasceu no Brasil" não faz falta.

@Andreia Couchinho dá um exemplo de uma frase com uma oração explicativa restritiva com vírgulas.

Sempre fiz da seguinte forma: restritiva -> sem vírgulas; explicativa -> com vírgulas.

Já dei. A questão é que, normalmente as que têm vírgulas são explicativas mas as restritivas tb podem ter!

As orações subordinadas relativas restritivas são orações introduzidas por pronomes relativos e têm por função delimitar o universo de seres representado pelo nome que antecede o relativo. Desempenham a função sintática de modificador restritivo.

«Os alunos que tiverem boa nota receberão uma bolsa de mérito.»

As orações subordinadas relativas explicativas são orações introduzidas por pronomes relativos e têm por função fornecer um esclarecimento adicional acerca do nome que antecede o relativo. Desempenham a função sintática de modificador apositivo e são sempre separadas por vírgulas.

«O João, que é o melhor aluno da turma, recebeu uma bolsa de mérito.»

Copiei isso de um site, mas como disse, as explicativas têm sempre virgulas.

As orações subordinadas relativas restritivas são orações introduzidas por pronomes relativos e têm por função delimitar o universo de seres representado pelo nome que antecede o relativo. Desempenham a função sintática de modificador restritivo.

«Os alunos que tiverem boa nota receberão uma bolsa de mérito.»

As orações subordinadas relativas explicativas são orações introduzidas por pronomes relativos e têm por função fornecer um esclarecimento adicional acerca do nome que antecede o relativo. Desempenham a função sintática de modificador apositivo e são sempre separadas por vírgulas.

«O João, que é o melhor aluno da turma, recebeu uma bolsa de mérito.»

Copiei isso de um site, mas como disse, as explicativas têm sempre virgulas.
Sim! eu não disse q as explicativas não tinham sempre vírgula!!! Podem ter!! Mas a questão aqui está em que: tu, se tirares a orçaõ restritiva mudas o sentido da subordinante!!

Sim! eu não disse q as explicativas não tinham sempre vírgula!!! Podem ter!! Mas a questão aqui está em que: tu, se tirares a orçaõ restritiva mudas o sentido da subordinante!!

Mas seu tirar, por exemplo, desta frase a oraçao restritiva, 'Os alunos que tiverem boa nota receberão uma bolsa de mérito' não acontece nada, a frase nao deixa de fazer sentido. Mas sim, compreendo a que te referes, nunca tinha pensado assim, eu para mim via virgulas e era explicativa, mas agora fizeste-me pensar e realmente é verdade.

Mas seu tirar, por exemplo, desta frase a oraçao restritiva, 'Os alunos que tiverem boa nota receberão uma bolsa de mérito' não acontece nada, a frase nao deixa de fazer sentido. Mas sim, compreendo a que te referes, nunca tinha pensado assim, eu para mim via virgulas e era explicativa, mas agora fizeste-me pensar e realmente é verdade.
Não é que a frase não tenha sentido!! Só não em o mesmo sentido!!
Dizeres: Os alunos que tiverem boa nota receberão uma bolsa de estudo e Os alunosreceberão uma bolsa de estudo, são coisas completamente diferentes!
Aliás, pode por aí vírgulas:
Os alunos, com boa nota, receberão uma bolsa de mérito. Tirei o que, pus a vírgula, mas continua a ser restritiva. (As vírgulas não ficam muito bem, eu sei mas é pela estrutura. Mas por exemplo: O romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um campeão de vendas. É restritiva.)

• Like
Reactions: _arilopes
O romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um bestseller - Restritivo
Este romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um beststeller - Explicativo

@Andreia Couchinho, é isto?

O romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um bestseller - Restritivo
Este romance, escrito por Miguel Sousa Tavares, tornou-se um beststeller - Explicativo

@Andreia Couchinho, é isto?
Sim. É isso mesmo! Tu já disseste que era aquele, não outro!