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como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Boa noite, pode esclarecer me no que toca ao salario de um piloto da força aérea. Por exemplo, qual é o salario no fim dos 6 anos de curso e ao fim dos 14 anos adicionais de serviço
Boa noite! Eu conheço uma pessoa que não conseguiu passar nos testes psicotécnicos e disse me que eram bastante dificeis. Eu estava interessada em me candidatar para o ano para piloto aviador mas o que mais me preocupa são os testes psicotécnicos, como é que me aconselha para me preparar?
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
Olá,
posso falar sobre a minha PAM (que em 1996 tinha outro nome). Trata-se daquilo a que normalmente se chama "recruta", entre militares.
Aprendemos os conceitos básicos de um militar: marchar, saber quais os postos, fazer tiro, navegar no terreno com uma carta topográfica, etc. No final houve uma semana de campo em que colocámos os conceitos em prática. No meu caso foi em Mafra, não sei se agora é noutro sítio.
Também vais conhecer as pessoas que farão parte do teu curso, e desde o inicio é fomentado o espirito de ajuda e aquilo a que se chama a "camaradagem". Embora seja uma "prova", não estás a competir com as pessoas ao teu lado. Quanto muito estarás a competir contigo. Se estás numa forma fisica "minima", não tens problemas.
Na minha "PAM", toda a gente passou, ninguém foi eliminado.
O meu conselho: faz amizades e aproveita. Não penses que é uma "prova", porque ao contrário das outras (psicotécnicos, médicos, etc), é muito dificil de chumbar. É mais para te introduzir no ambiente militar.
Boa noite, pode esclarecer me no que toca ao salario de um piloto da força aérea. Por exemplo, qual é o salario no fim dos 6 anos de curso e ao fim dos 14 anos adicionais de serviço
não tenho os valores exatos, mas estão em Diário da Republica.
Valores aproximados:
inicio de carreira (posto de Alferes): cerca de 2000 euros brutos, mas apenas estás um ano neste posto, no ano a seguir és tenente.
Tenente (um ano após final do curso): 2200 euros brutos
Após 14 anos és Major: 3100/3200 brutos
São valores aproximados, não sei os valores certos agora.
Poderá haver mais um ou dois suplementos (por deslocação, por exemplo) e se fizeres algumas missões no estrangeiro, também recebes mais (o dobro ou quase). Depende muito do que queres fazer. Eu nunca estive no estrangeiro, mas sempre adorei o meu trabalho e sempre me senti recompensado. É uma questão pessoal, depende muito de ti.
Na aviação civil ganha-se mais, mas também tens que pensar nisto, tens um "contrato" até à reforma, garantido. E progresssão na carreira assegurada, na prática, automaticamente.
O meu conselho: se a ideia de ser piloto militar é algo que te fascina, e que sentes ser uma paixão: avança.
Se tens dúvidas, e/ou estás a pensar apenas na componente monetária e a fazer contas em sair antes do tempo... pensa bem se queres estar 14 anos num trabalho que requer muito de ti, em tempo e dedicação, a pensar em sair...
Boa noite! Eu conheço uma pessoa que não conseguiu passar nos testes psicotécnicos e disse me que eram bastante dificeis. Eu estava interessada em me candidatar para o ano para piloto aviador mas o que mais me preocupa são os testes psicotécnicos, como é que me aconselha para me preparar?
os testes psicotécnicos atuais (a parte do PC) foram calibrados pelos alunos da AFA na minha altura. Basicamente fizemos os testes para se ter valores de referência.
Quanto aos psicotécnicos atuais, não sei se são muito diferentes dos daquela altura (duvido, devem ser parecidos).
Fizemos testes de raciocinio lógico, sequências de letras e números, o clásico cubo desmontado para relacionar com um cubo montado, coisas tridimensionais, se procurares na net (torrents...?) deves encontrar livros com testes deste estilo. Basicamente os testes normais para avaliar se tens um raciocinio normal (e rápido), que se fazem em todo o lado. Mas com uma diferença. Eu acho que os testes estão feitos para ninguém os conseguir acabar (são muitos! nunca consegues acabar a tempo). É uma forma de te avaliarem sob stress. É por isso que parecem tão "dificeis".
Depois houve entrevistas individuais e em grupo, pequenos testes médicos (um amigo meu descobriu que era daltónico e não sabia), testes de rapidez de resposta (a uma luz), de atenção, de coordenação motora, etc. Foi bastante completo, mas nunca pareceu "dificil". Não consigo ajudar muito mais...
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
em termos de carreira, a progressão é feita por postos militares. Para "subir de posto", por vezes é preciso fazer um curso próprio (especifico para essa promoção).
Acabas o curso da AFA no posto de Alferes, onde estás um ano. Depois disso, estás mais ou menos:
Tenente:4 anos (não sei se mudou entretanto)
Capitão: 6 anos:
Major: 4/5 anos
Tenente Coronel: 4/5 anos
Coronel: 4/5 anos
Valores aproximados, por vezes depende de haver vaga, mas é raro não haver.
Para seres promovida a Capitão tens que fazer um curso de 3 meses (equivalente a pós graduação, na minha altura eram 3 meses a tempo inteiro), para promoção a Major tens que fazer o equivalente a um Mestrado "antigo" (9 meses full time). Toda a gente passa.
Mas tens imensas formações e oportunidades. Conheço (várias) pessoas que fizeram doutoramentos no estrangeiro (pago pela Força Aérea). A melhor parte da tua carreira é que tens imensas oportunidades de te valorizares e a Força Aérea aposta muito na formação e na qualificação das pessoas. Existe uma cultura de mérito que é real, se te aplicares e tiveres bons resultados, tens muitas opções de te valorizares.
Quanto à comparação com a carreira civil, em engenharia não te posso ajudar, não conheço essa realidade.
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
Os dias na AFA são ocupados, porque tens formação em 3 áreas: cientifica (o curso "normal"), militar (cursos de liderança, montanhismo, etc) e desportiva (com avaliação contínua durante a AFA e toda a carreira). Mas também tens tempo livre, é como "cá fora", depende de ti. O primeiro ano é mais "intenso", a partir daí é mais tranquilo.
Ao fim de 8 anos podia ter saído (na minha altura era menos do que é agora). Decidi ficar porque sentia uma satisfação imensa pelo trabalho, que ultrapassava tudo o resto. Depois veio a crise, a troika, cortes após cortes no ordenado, e uma alteração à lei que me obrigava a ficar até aos 65 anos de idade, sem opção de escolha. Pesou muito uma oportunidade que surgiu, muito boa, e decidi sair.
Entretanto reverteram a lei, e se a lei nessa altura fosse a que existe agora, provavelmente não tinha saído e teria ficado pelo menos mais 15 anos (estive 18, no total). :/
Boa tarde,
obrigada pela resposta ao meu post anterior :)
Relativamente aos salários de um piloto na aviação civil... podes me esclarecer sobre uma estimativa do salario nas diferentes fases da carreira?
Ja pesquisei acerca disso em alguns locais, mas é sempre melhor ouvir de quem está dentro do assunto :)
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Olá :) Uma pergunta um bocado parveca (e se calhar influenciada pelo que nós vamos vendo nos filmes) mas - qual é a sensação de voar num avião (jato?) militar, compara-se a alguma coisa como uma montanha russa ou naaa, nada disso? Qual é a manobra que faz mais "impressão"? Obrigada!
Boa tarde,
obrigada pela resposta ao meu post anterior :)
Relativamente aos salários de um piloto na aviação civil... podes me esclarecer sobre uma estimativa do salario nas diferentes fases da carreira?
Ja pesquisei acerca disso em alguns locais, mas é sempre melhor ouvir de quem está dentro do assunto :)
Se estivermos a falar do mercado de aviões comerciais (TAP, Easyjet, Ryanair), neste momento ainda é mais dificil dar valores, porque o setor está a ser muito afetado pela pandemia, e estão a ser aplicados cortes salariais enormes.
Não esquecer os custos de entrada na carreira, Pré-Pandemia, um curso de piloto comercial andaria pelos 60/70 mil euros de custo, agora terá tendência para diminuir porque vai haver menos alunos. Há 1 ano as perspetivas eram ótimas, agora... nem por isso. É algo a pensar muito bem, entrar num investimento desses nesta altura, porque ninguém no setor (ninguém mesmo, nem companhias, nem fabricantes) sabe as repercussões futuras da pandemia na aviação. Eu esperaria mais um ano para ver a evolução da pandemia no próximo inverno, antes de entrar num investimento tão grande. Se quiseres referências de escolas boas (dica: podem não ser as mais caras) e alguma ajuda nesse campo, manda mp.
Quanto a ordenados em inicio de carreira, depende muito da companhia. No caso da TAP, tens aqui a tabela atual, já com atualização da pandemia (pag 48):
São ordenados muito bons. Mas nada garante que entras na TAP ou na Easyjet... Antes da pandemia? Havia muita falta de pilotos. Daqui a 2/3 anos? Ninguém sabe. É um risco.
Companhias mais pequenas (Portugalia, SATA Regional) terão salários ligeiramente mais baixos. Não posso dar valores concretos, porque não gosto de inventar nem de falar do que não sei... :/
Se quiseres comparar salários, a coisa torna-se complicada, porque o problema é o ponto de comparação. Se for com uma engenharia, depende de onde trabalhas depois do curso. E isso depende também da Universidade, de ti e das tuas notas, do curriculo, etc. São muitas variáveis.
Quanto à FAP, é como disse antes: Ganhas menos (mas relativamente bem?), claro, mas é seguro e certo, e o que fazes é fantástico. Há coisas que não têm preço, depende é se tu valorizas ser piloto militar dessa forma. É para quem gosta, é uma vocação. No meu caso, desistir de Mecânica no Técnico (entrei como 1ª opção no mesmo ano em que entrei na AFA) e seguir PILAV na AFA foi no-brainer. É que nem houve qualquer dúvida! :)
PS: nem pensar em helicópteros civis, é um mercado horrível para inicio de carreira, e com custos absurdos.
Olá :) Uma pergunta um bocado parveca (e se calhar influenciada pelo que nós vamos vendo nos filmes) mas - qual é a sensação de voar num avião (jato?) militar, compara-se a alguma coisa como uma montanha russa ou naaa, nada disso? Qual é a manobra que faz mais "impressão"? Obrigada!
é parecido, sim. Com uma diferença, na montanha-russa é "pior" porque tu não sabes o que vai acontecer a seguir, enquanto no avião tu sabes o que vais fazer, e podes "defender-te", colocar o corpo numa posição que ajuda a "aguentar" a manobra.
Com o tempo tudo se torna simples, é uma questão de treino. Há coisas que inicialmente dão mais "frio na barriga", mas aprendes a controlar o "receio" natural e a voar o avião. Como disse, com o treino torna-se mais fácil, e existe muita rotina. De vez em quando tens momentos como nos filmes, mas o normal é estar tudo "controlado".
é parecido, sim. Com uma diferença, na montanha-russa é "pior" porque tu não sabes o que vai acontecer a seguir, enquanto no avião tu sabes o que vais fazer, e podes "defender-te", colocar o corpo numa posição que ajuda a "aguentar" a manobra.
Com o tempo tudo se torna simples, é uma questão de treino. Há coisas que inicialmente dão mais "frio na barriga", mas aprendes a controlar o "receio" natural e a voar o avião. Como disse, com o treino torna-se mais fácil, e existe muita rotina. De vez em quando tens momentos como nos filmes, mas o normal é estar tudo "controlado".
Nope, não era para mim. Eu nem ando em montanhas russas, que não gosto nada ahah. Mesmo com muito treino e a ser possível prever .
Aconteceu-lhe algum acidente ou esteve perto de sofrer algum acidente no ar (pergunta muito intrometida, não é preciso responder)?
Há muito em comum entre conduzir um avião militar e um avião comercial, dos de passageiros? Ou há muitas diferenças.
Nope, não era para mim. Eu nem ando em montanhas russas, que não gosto nada ahah. Mesmo com muito treino e a ser possível prever .
Aconteceu-lhe algum acidente ou esteve perto de sofrer algum acidente no ar (pergunta muito intrometida, não é preciso responder)?
Há muito em comum entre conduzir um avião militar e um avião comercial, dos de passageiros? Ou há muitas diferenças.
Estive perto de ter um acidente grave, durante um voo operacional de busca e salvamento, em 2008. A 450 km a Oeste da ilha das Flores. Avaria mecânica grave, algo que é rarissimo acontecer na aviação de hoje em dia, saiu na comunicação social na altura:
Um helicóptero da Força Aérea esteve em risco de cair no mar, na sexta-feira, devido a uma avaria durante uma operação de resgate, a 400 milhas (720 km) da ilha das Flores, nos Açores.
www.cmjornal.pt
Faz parte do trabalho, não é agradável, mas o treino ajuda a resolver as emergências mais complicadas. Essa foi bastante complicada...
Nunca pilotei um comercial de passageiros, mas são aviões rápidos, nesse campo são parecidos com os militares, é preciso planear e prever o que vai acontecer, porque acontece tudo rápido. Os aviões militares são muito manobráveis, os comerciais nem por isso, mas no que diz respeito à velocidade, há algumas semelhanças.
Boa tarde tenho algumas perguntas que muita gente deve ter As mesmas duvidas que eu, a primeira mais frequente e sobre as notas, eu devo acabar com média de 12,5/13 e gostaria de saber se ha probabilidade de ser aceite, outra pergunta e sobre a visão, eu queria ser piloto aviador MAs hoje fui a uma consulta de oftalmologia e deparei me com uma miopia de 1.5/1.75 sei que já não deve dar para piloto aviador agora o que eu gostava de saber é se eu mesmo com problemas de visão consigo ser engenheiro aeronáutico por exemplo...obrigado pelo tempo perdido a responder e pela disponibilidade para questões .
Estive perto de ter um acidente grave, durante um voo operacional de busca e salvamento, em 2008. A 450 km a Oeste da ilha das Flores. Avaria mecânica grave, algo que é rarissimo acontecer na aviação de hoje em dia, saiu na comunicação social na altura:
Um helicóptero da Força Aérea esteve em risco de cair no mar, na sexta-feira, devido a uma avaria durante uma operação de resgate, a 400 milhas (720 km) da ilha das Flores, nos Açores.
www.cmjornal.pt
Faz parte do trabalho, não é agradável, mas o treino ajuda a resolver as emergências mais complicadas. Essa foi bastante complicada...
Nunca pilotei um comercial de passageiros, mas são aviões rápidos, nesse campo são parecidos com os militares, é preciso planear e prever o que vai acontecer, porque acontece tudo rápido. Os aviões militares são muito manobráveis, os comerciais nem por isso, mas no que diz respeito à velocidade, há algumas semelhanças.
Ainda bem que não houve consequências graves. Muito obrigada pelas respostas completas, achei muito interessante e a minha curiosidade ficou satisfeita :)
Boa tarde tenho algumas perguntas que muita gente deve ter As mesmas duvidas que eu, a primeira mais frequente e sobre as notas, eu devo acabar com média de 12,5/13 e gostaria de saber se ha probabilidade de ser aceite, outra pergunta e sobre a visão, eu queria ser piloto aviador MAs hoje fui a uma consulta de oftalmologia e deparei me com uma miopia de 1.5/1.75 sei que já não deve dar para piloto aviador agora o que eu gostava de saber é se eu mesmo com problemas de visão consigo ser engenheiro aeronáutico por exemplo...obrigado pelo tempo perdido a responder e pela disponibilidade para questões .
Com miopia, infelizmente, PILAV será muito dificil. Os exames médicos iniciais são muito rigorosos. De qualquer forma, nunca custa tentar porque não há nada como ir aos testes e falar com as pessoas que lá estão.
Quanto às restantes especialidades, não faço ideia se nos testes iniciais podes ter óculos ou não. O meu conselho: concorre, e vai de mente aberta.
Estão aqui muitas respostas às vossas dúvidas, o guia é de 2015, mas acho que ainda está bastante válido. De qualquer forma, para duvidas especificas sobre concursos:
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
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