Fui Piloto Militar (AFA) durante 18 anos - perguntem o que quiserem

  • Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

SofiaD

Membro Caloiro
Matrícula
19 Agosto 2020
Mensagens
3
Boa tarde! Como é a progressão na carreira, no caso de engenharia? Sei que é por patentes...De quanto em quanto tempo, podemos subir de patente, e o que é necessário? Será que cá fora a progressão não é mais rápida? Enquanto tiramos o curso e depois, como são resumidamente os nossos dias? Obrigada
Boa tarde novamente...diz que para sair na sua altura, foram 8 anos...sabe quantos anos são necessários permanecer vinculado à FAP para quem entra agora? Varia com a especialidade? No caso de engenharia? Obrigada
 

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Mensagens
12
Boa tarde novamente...diz que para sair na sua altura, foram 8 anos...sabe quantos anos são necessários permanecer vinculado à FAP para quem entra agora? Varia com a especialidade? No caso de engenharia? Obrigada
Não tenho a certeza, isso alterou bastante. Pilotos são pelo menos 12 anos (14? não sei se já mudou). Restantes especialidades, acho que os 12 anos se aplicam também aos médicos (a lógica são os custos de formação mais altos).
 

Miguel2694

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2020
Mensagens
1
Olá
Desde já obrigado pela sua disponibilidade
Queria perguntar-lhe com que frequência é que voava, durante os seus anos na força aérea.
Obrigado
 

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Mensagens
12
Olá
Desde já obrigado pela sua disponibilidade
Queria perguntar-lhe com que frequência é que voava, durante os seus anos na força aérea.
Obrigado
Boa noite,

o normal era voar entre 200 a 250 horas por ano.
Isto incluia voos de treino e manutenção de qualificações, bem como missões operacionais reais. Eu estive sempre ligado à Busca e Salvamento e Evacuações Médicas.
 

LalaRashid

Membro Caloiro
Matrícula
4 Dezembro 2020
Mensagens
1
Bom dia pinho.FAP,

Vou aproveitar este thread para tirar também algumas dúvidas que tenho... Já tentei falar com algumas pessoas mas é tudo muito vago. Tirei em Londres uma licenciatura em Engenharia de informática mas nunca cheguei a trabalhar na área, pois enquanto estudava fui comissária de bordo e continuei a ser mesmo depois de terminar a licenciatura. Só há 2 meses atrás decidi deixar para trás a minha carreira de comissária e tentar investir na área da informática. Como quis voltar para Portugal, considerei logo a força aérea e a verdade é que consegui entrar. Mas assim que comecei a recruta comecei a entrar num estado mental onde não sei se desisto e volto para onde estava ou se tento aguentar aquela pressão psicológica toda e arrisco. A minha grande dúvida é: vale a pena? A recruta está a deixar-me um pouco de pé atrás relativamente àquilo que será o ambiente de trabalho lá dentro.
Se me pudesse dar umas dicas agradecia.
Muito obrigada
 

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Mensagens
12
Bom dia pinho.FAP,

Vou aproveitar este thread para tirar também algumas dúvidas que tenho... Já tentei falar com algumas pessoas mas é tudo muito vago. Tirei em Londres uma licenciatura em Engenharia de informática mas nunca cheguei a trabalhar na área, pois enquanto estudava fui comissária de bordo e continuei a ser mesmo depois de terminar a licenciatura. Só há 2 meses atrás decidi deixar para trás a minha carreira de comissária e tentar investir na área da informática. Como quis voltar para Portugal, considerei logo a força aérea e a verdade é que consegui entrar. Mas assim que comecei a recruta comecei a entrar num estado mental onde não sei se desisto e volto para onde estava ou se tento aguentar aquela pressão psicológica toda e arrisco. A minha grande dúvida é: vale a pena? A recruta está a deixar-me um pouco de pé atrás relativamente àquilo que será o ambiente de trabalho lá dentro.
Se me pudesse dar umas dicas agradecia.
Muito obrigada
Boa tarde,
o meu conselho: não desistas. A FAP no dia a dia é bem diferente da recruta! Toda a gente passa por isso, é uma prova de seleção. Encara isso como uma "praxe", onde estás a aprender coisas importantes, mas também te estão a testar para ver se desistes à primeira adversidade. O dia a dia da FAP é muito diferente. Força!
 

MMoreira_21

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2019
Mensagens
5
Boas, caso se use lentes de contacto/óculos é automaticamente motivo de reprovação certo?
Obrigado
 

Miguel J.

Membro Caloiro
Matrícula
8 Dezembro 2020
Mensagens
1
Boa tarde. Eu também tenho uma questão em relação á visão. Eu não uso óculos ou lentes de contacto mas não tenho uma visão perfeita. Será suficiente para ser reprovado?
 
Última edição:

Eduardo R.

Membro Caloiro
Matrícula
12 Dezembro 2020
Mensagens
1
Boa noite,
Gostava de saber se há alguma prova de ingresso que necessite de muita preparação prévia e que eu me deva preocupar?
E se é verdade que o TOP 5 do curso tem prioridade ou até mesmo hipótese na escolha da aeronave pretendida? E para a aeronave F16 quem é escolhido, o que procuram?
 

NeonStranger

Membro Caloiro
Matrícula
23 Dezembro 2020
Mensagens
1
Olá, os pilotos apenas pilotam os aviões, ou também fazem outras coisas como saltar de paraquedas, reconhecimento do solo, etc? Se não, qual é a especialidade que o faz?
 

mariacarolinamarques

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2020
Mensagens
1
Boa noite,
Desde já elogio e agradeço o facto de se disponibilizar para falar deste tema!
Este ano letivo 2019/2020 cheguei a preencher os papeis para me inscrever para a AFA, no entanto o meu exame nacional de matemática correu-me bastante mal (fiquei tão desiludida comigo mesma)... e nem sequer tive uma 2ª chance porque não aceitam exames de 2ª fase...
Este ano letivo 2020/2021 decidi estudar direito (estou a adorar), porém continuo com a vontade imensa de voar e pertencer ao mundo militar.
Já vi as cadeiras lecionadas no curso de PILAV e penso que sejam difíceis, ainda para mais para mim que fui aluna de ciências socioeconómicas e não percebo nada de Físico-Química e tenho dificuldades em matemática...
Qual a sua opinião sobre o programa curricular do curso?
E, se não for pedir muito, a sua opinião pessoal em relação ao problema que lhe apresentei (matemática e FQ).
 

hugodias1202

Membro Caloiro
Matrícula
12 Janeiro 2021
Mensagens
2
Olá, sei que parece uma pergunta um bocado estúpida mas realmente tenho esta dúvida. A única coisa que me prende quanto a entrar na força aérea enquanto piloto são as missões militares em ambientes hostis. Gostaria assim de saber se existe este tipo de missões com "tiros bombas etc" em ambiente de guerra ou contra inimigos hostis, ou se é só coisa de filmes e atualmente tais situações não acontecem com a força aérea portuguesa. Gostaria também de saber que tipo de missões executava e quais são as missões mais frequentemente realizadas por pilotos da instituição. Muito Obrigado pela atenção.
 

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Mensagens
12
Boas, caso se use lentes de contacto/óculos é automaticamente motivo de reprovação certo?
Obrigado
Bom dia, quanto à parte médica, não sou especialista, mas os exames são muito rigorosos.
Mensagem fundida automaticamente:

Boa tarde. Eu também tenho uma questão em relação á visão. Eu não uso óculos ou lentes de contacto mas não tenho uma visão perfeita. Será suficiente para ser reprovado?
Não consigo responder, essa parte é especifica dos exames médicos, e aí não sou especialista. O meu conselho é concorrer na mesma.
Mensagem fundida automaticamente:

Boa noite,
Gostava de saber se há alguma prova de ingresso que necessite de muita preparação prévia e que eu me deva preocupar?
E se é verdade que o TOP 5 do curso tem prioridade ou até mesmo hipótese na escolha da aeronave pretendida? E para a aeronave F16 quem é escolhido, o que procuram?
Bom dia,
o Estagio de Adaptação ao Voo não é fácil para quem não tem qualquer experiência de voo. Eu não tinha (nem carta de condução tinha sequer) e foi complicado, quase chumbei (acabei o curso passados 5 anos em 1º na teoria e 2º no voo, fruto de muita dedicação e estudo). O meu conselho é, compra o Flight Simulator 2020, faz os tutoriais, vê uns videos no youtube e treina bastante. Por mais estupido que pareça, eu usei o Flight Sim durante o meu curso (em 2000/2001, há 20 anos!!!) e fez toda a diferença no voo por instrumentos.

Não sei qual o procedimento agora, quando eu acabei o curso, eramos 11 pilotos. Havia 3 niveis de "qualificação":
1 - apto para tudo
2 - não apto para caça, pode voar sozinho
3 - deve voar em tripulação na primeira colocação.
Os nomes não eram estes, mas a ideia é: #1 apto para caças, #2 helicópteros, #3 transportes.
Depois cada um de nós preencheu uma folha com 6 opções, por prioridades, qual a nossa preferência.
Havia 6 vagas para caça, 2 para helis, 3 para transportes.
Depois foi preencher as vagas por ordem de curso, o melhor classificado escolheu primeiro, e por aí fora, sabendo que só fomos colocados em algo para que tinhamos qualificação. Por exemplo, se escolheste caça em primeiro, mas não tens a qualificação #1, vais para a 2ª opção (ou 3º, etc).
É um método muito justo, que premeia o mérito. Não sei se ainda se mantém.
Para F16 tens que ficar apto para tudo, sem qualquer restrição. Rapidez de raciocinio, método, e muuuuuuito estudo. Uma frase muito dita na instrução de voo é: tens que saber 200% da matéria, porque no ar as coisas acontecem tão depressa que te esqueces de 50%.
Mensagem fundida automaticamente:

Olá, os pilotos apenas pilotam os aviões, ou também fazem outras coisas como saltar de paraquedas, reconhecimento do solo, etc? Se não, qual é a especialidade que o faz?
Os pilotos têm como função principal pilotar, mas também têm funções no chão, relacionadas com a Esquadra onde estão colocados. Eu estive numa Esquadra de Busca e Salvamento, e tive várias funções, Oficial de Planeamento, responsável pela Instrução de Voo, etc, etc.
Paraquedismo não é obrigatório, e é um risco, podes aleijar-te e deixar de voar (não seria a primeira vez). Há treino especifico para o salto e para aprenderes a não te aleijar, mas nada mais (nos ultimos 20 anos só houve 2 ejeções na FAP toda, não compensa o risco de saltar mesmo). Fazes parasailing num dos cursos de sobrevivência para teres uma ideia boa do que vai acontecer.
O que estás a referir é mais paraquedistas, e especificamente PREC, mas isso é Exército. A FAP tem FAC (Forward Air Controller), mas deixou de haver pilotos nessas funções há bastante tempo (porque um piloto capturado no Afeganistão, por exemplo, é um prémio muito apetecivel para aparecer sem cabeça no liveleak...).
Mensagem fundida automaticamente:

Boa noite,
Desde já elogio e agradeço o facto de se disponibilizar para falar deste tema!
Este ano letivo 2019/2020 cheguei a preencher os papeis para me inscrever para a AFA, no entanto o meu exame nacional de matemática correu-me bastante mal (fiquei tão desiludida comigo mesma)... e nem sequer tive uma 2ª chance porque não aceitam exames de 2ª fase...
Este ano letivo 2020/2021 decidi estudar direito (estou a adorar), porém continuo com a vontade imensa de voar e pertencer ao mundo militar.
Já vi as cadeiras lecionadas no curso de PILAV e penso que sejam difíceis, ainda para mais para mim que fui aluna de ciências socioeconómicas e não percebo nada de Físico-Química e tenho dificuldades em matemática...
Qual a sua opinião sobre o programa curricular do curso?
E, se não for pedir muito, a sua opinião pessoal em relação ao problema que lhe apresentei (matemática e FQ).
A dificuldade do curso é a Matemática, mas tu tiveste Matemática A, certo?
Há alguma Fisica, sim. É um curso de Ciências, diria que um Mestrado em Ciências mais "light" na parte cientifica, mas ainda assim, dificil para quem não é de Ciências. Contudo, há pessoas a acabar o curso sem bases em Matemática, depende do empenho e muito dos teus camaradas de curso (na FAP diz-se camaradas, e não colegas, já agora). Há muita entreajuda, e se estiveres em Direito na Clássica, é o oposto do que aí se passa, é uma honra por exemplo que o meu curso de pilotos tenha sido um dos poucos na história da FAP em que todos terminámos a parte prática (chumba sempre alguém no ultimo ano), porque nos ajudámos muito e ninguém ficou para trás. Não desistas do sonho, tenta melhorar a nota a Matemática e concorre!
O dificil é entrar, depois de entrares, se te empenhares e dedicares, toda a gente quer que acabes, a FAP já investiu muito tempo e dinheiro em ti e a organização vai fazer tudo para te ajudar. Tens é que trabalhar. A lógica é diferente da Faculdade, em que te metem a matéria à frente e estudas se quiseres, ali estás sempre acompanhada (tens um Comandante de Esquadrilha, Oficial do Quadro, responsável pelo teu ano, cuja única função é fazer tudo para os alunos terem as condições para passar). A formação é de qualidade e há preocupação em que seja o melhor possível.Não te esqueças que uma Faculdade passa canudos para os alunos irem trabalhar para outro lado, ali não, estás a ser formada para trabalhar na própria Força Aérea, há uma enorme preocupação com a qualidade do ensino. Claro que há coisas a melhorar, mas no geral, e falo dos pilotos, a qualidade da instrução está ao nivel do melhor na Europa e no mundo (muitos dos meus instrutores foram treinados na Força Aérea americana).
Olha aqui:

Não desistas, concorre, e boa sorte!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá, sei que parece uma pergunta um bocado estúpida mas realmente tenho esta dúvida. A única coisa que me prende quanto a entrar na força aérea enquanto piloto são as missões militares em ambientes hostis. Gostaria assim de saber se existe este tipo de missões com "tiros bombas etc" em ambiente de guerra ou contra inimigos hostis, ou se é só coisa de filmes e atualmente tais situações não acontecem com a força aérea portuguesa. Gostaria também de saber que tipo de missões executava e quais são as missões mais frequentemente realizadas por pilotos da instituição. Muito Obrigado pela atenção.
Com exceção da Instrução, todos os pilotos são treinados e estão aptos a missões em ambientes hostis. Não é uma coisa de filmes, é constante. Quer transportes, quer helicópteros, quer sobretudo os caças. Há sempre missões fora do país, no âmbito da UE e da NATO, em ambiente hostil. Há vários niveis de "ameaça", que pode ir desde, por exemplo, a missão em Timor em 2000 da Esquadra 552, até pilotos a largar bombas no Afeganistão (recentemente, F16). Mas é uma constante, e todos são treinados para estarem permanentemente prontos a ser empenhados em missões em ambiente hostil.
 
Última edição:

hugodias1202

Membro Caloiro
Matrícula
12 Janeiro 2021
Mensagens
2
Sendo assim não me aconselha a ingressar na FAP? Ou posso optar por não fazer as tais missões em ambientes hostis e optar pelas missões de salvamento como por exemplo o senhor fazia ou por outro tipo de missões. Já agora que tipo de missões são desempenhadas normalmente pelos pilotos? Apenas os pilotos de f16 são chamados para essas missões em ambientes hostis?
 

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Mensagens
12
Sendo assim não me aconselha a ingressar na FAP? Ou posso optar por não fazer as tais missões em ambientes hostis e optar pelas missões de salvamento como por exemplo o senhor fazia ou por outro tipo de missões. Já agora que tipo de missões são desempenhadas normalmente pelos pilotos? Apenas os pilotos de f16 são chamados para essas missões em ambientes hostis?
A decisão de concorrer é sempre tua. :)
Aqui está a minha forma de ver isto: se a ideia de estar possivelmente em combate é complicada para ti, talvez piloto militar não seja a melhor opção. Não é possível "escapar" se for necessário ir para uma missão em ambiente hostil. A probabilidade é muito maior para algumas Esquadras (e as que têm estado mais presentes nessas missões nem têm sido as Esquadras de caça, as de transportes estão constantemente a voar para zonas de conflito, embora tenha havido pilotos de caça a voar em cenário de guerra, no âmbito das parcerias com outros países da NATO), mas não é zero. Nunca é zero, porque se trata de Aviação Militar, é exatamente para aquilo que tu não queres fazer que irás ser treinado.
 
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Bárbara FS Lima Não fui colocada na 1ª fase o que fazer em relação à bolsa? Bolsas e Residências 3
A Em que data sei se fui aceite na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 2
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
P Entrar numa opção inferior à qual eu fui colocado Concurso Nacional e Locais - Público 3
cotonete Posso trocar de exame sendo que já fui à 1 fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
DiogoM10 Fui colocado, mas não foi onde queria e não quer ir, o que devo fazer? Ensino Superior 1
Carlitos Magalhães Agora que fui colocado e matriculado, o que fazer?! Ensino Superior 6
ddmdavid Repetir cadeiras na qual fui aprovado Ensino Superior 1
Jaime Mendes Fui aceite na minha candidatura da mudança de Faculdade?! Concursos e Regimes Especiais 1
DanySilvy Como sei que fui escolhida? Concurso Nacional e Locais - Público 19
M Piloto comercial Ensino Secundário 0
A Educação Física - Turmas Piloto AFC Ensino Secundário 4
I Avioes/piloto Academia da Força Aérea 0
rTIAGO Piloto: que cursos tirar? Tecnologias 20
A Piloto aviador Academia da Força Aérea 5
beatrizigf Vaga Militar Concurso Nacional e Locais - Público 3
T Medicina "Civil" vs. Medicina "Militar" Saúde 1
D Universidade para pessoas com mais de 23 anos e como militar, como fazer? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
T Concorrer a uma via militar Público Militar e Policial 0
V Medicina na Academia Militar Academia Militar 1
F Academia militar, Escola Naval ou Força Aérea? Público Militar e Policial 4
M Academia Militar e Força Aérea Público Militar e Policial 2
tiagof403 Concurso Público e Academia Militar Concurso Nacional e Locais - Público 2
E Academia Militar, Academia da Força Aérea e Escola Naval Público Militar e Policial 1
Karga Concurso Academia Militar Academia Militar 270

Tópicos Semelhantes