Player fifty
Membro Caloiro
- Matrícula
- 8 Novembro 2021
- Mensagens
- 6
Ola! Tenho um filho com 17 anos que manifestou o interesse de seguir a careira de piloto da Força Aérea!Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Boa tarde,Ola! Tenho um filho com 17 anos que manifestou o interesse de seguir a careira de piloto da Força Aérea!
Eu,como Pai,fiquei um pouco preocupado face ao desconhecimento sobre esta matéria, nomeadamente de como seria a vida de militar da Força Aérea, progressão da careira, ordenados e muito mais que ,eu a seguir, vou enumerar, tudo o que me vêm na cabeça para conseguir tirar duvidas e depois tentar transmitir "traduzidas" ao meu filho que ,ainda,não provou das vicissitudes da vida e que pensa de que "tudo o que voa... come-se" !
Qual das provas eliminatórias é mais difícil?
Qual das fizicas e mais complicada?
Caso chega a ser admitido,pode chumbar e não acabar?
Quando acabar vai ser distribuído para um quartel oriundo no pais?
Como vai ser com o alojamento e a deslocação?
Progressão na carreira e remunerações?
qual o tempo minimo para ficar no serviço para conseguir sair(caso seja necessário) sem ser prejudicado?
Qual a idade para estar no activo como piloto e qual a idade de reforma?
Se quiser passsar para aviação civil,como pode fazer? O curso tem equivalência para Aviação Comercial?
Agradeço antecipadamente a sua paciência de ler e ...talvez responder!
Pedro Slate
Boa Tarde,
Por aquilo que pode observar, sabe dizer-me como é a integração de raparigas na força aérea?
Desde já agradeço!
Boa Tarde,Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Os exames são bastante rigorosos. Todos os exames médicos são exigentes, não apenas os relativos aos olhos.Boa Tarde,
Em primeiro lugar, agradeço por ter criado este espaço porque realmente me ajuda a encontrar a resposta para as dúvidas que possuo.
A minha questão é a seguinte:
Quão rigorosos são os exames de visão para entrar no curso de piloto aviador?
Boa tarde,Tenho uma dúvida em relação à inscrição nos cursos das forças armadas. Devem estar incluídos nas 6 opções ou é algo feito à parte? Para além disso, se não passar para PILAV por questões médicas, continuo a concorrer para os outros cursos?
Agradeço desde já.
Boa noite,
poderia falar um pouco de como é a PAM (Prova de Aptidão Militar) e, caso tenha, dar alguma sugestão sobre a mesma?
Boa noite, sei que já se passaram dois anos desde o seu post mas se calhar ainda vou a tempo.Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Bom dia,Boa noite, sei que já se passaram dois anos desde o seu post mas se calhar ainda vou a tempo.
Sonho ser piloto, especialmente piloto comercial. Falta-me um ano de secundário e tenho que tomar uma decisão. Sei que existem cursos de piloto em escolas privadas mas creio que seja um investimento muito arriscado. Mas também sei que terminado o curso e se conseguir entrar numa companhia aérea rapidamente recuperava o investimento. Outra opção é a força aérea mas também tenho muitas duvidas. Após terminar o curso tenho de servir a força aérea durante quantos anos? O curo de piloto na força aerea é especializado em aeronaves militares ou depois de tirar o curso consigo ser piloto comercial facilmente? Por vezes também tenho receio que o curso da força aérea seja muito exigente e que eu me dê mal. Agradecia muito se me conseguisse «aconselhar» ou pelo menos responder as minhas questões tendo em conta que já passou por todo o mesmo processo. Obrigado pelo seu tempo, cumprimentos
Bom dia,Olá, antes de mais muito obrigada pela disponibilidade, já me esclareceu várias dúvidas. Eu continuo sem saber muito bem se devo seguir para piloto aviador pois gostaria muito de pilotar aviões de caça, ou mesmo ir em missões em que sinta mais adrenalina do que com um avião comercial, mas não sinto propriamente vocação pela vida militar e também tenho medo de não conseguir conciliar com uma vida familiar... E no meu caso eu jogo futebol numa equipa federada, se entrasse para PILAV, sendo um internato, teria de deixar de jogar? Também queria saber um pouco mais como é o ambiente dentro da academia, é tudo mesmo muito rigoroso e "quadrado" como algumas pessoas dizem? Sempre fui um pouco desleixada e não sou muito de seguir regras haha então sinto que não me ia adaptar a esse estilo de vida. Já agora em relação a isso também queria saber se é preciso estar sempre muito bem fardado ou se nos tempos livres por exemplo podemos estar mais à vontade ou até se podemos trazer roupa nossa. Sei que se desistirmos do curso temos de pagar uma indemnização (grande), mas não há nenhum tempo experimental, por exemplo se eu vir logo nos primeiros dois meses que não me vou adaptar a esse estilo de vida não posso ir embora? Por fim também já vi que não sabe os requisitos médicos, mas sabe onde dará para os consultar? Pois eu uso lentes de contacto e queria saber se isso me impede de ser piloto.. Obrigada!
Gostaria de entrar para a força aérea ,sei que é cedo para falar nisto mas é um sonho ir para a FA , estou no 9 ° ano e tenho duvidas quanto a nota do exame matemática A (se é dificil passar para ser admitida) ,ao nivel de dificuldade da disciplina de matemática no ensino secundário e se a FA tem poucas ou muitas vagas normalmente. Eu queria ir para piloto de caças, é preciso ter uma determinada classificação? Agradeço a quem puder ajudar.Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Boa tarde,Gostaria de entrar para a força aérea ,sei que é cedo para falar nisto mas é um sonho ir para a FA , estou no 9 ° ano e tenho duvidas quanto a nota do exame matemática A (se é dificil passar para ser admitida) ,ao nivel de dificuldade da disciplina de matemática no ensino secundário e se a FA tem poucas ou muitas vagas normalmente. Eu queria ir para piloto de caças, é preciso ter uma determinada classificação? Agradeço a quem puder ajudar.
Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Boa noite,Boa noite;
Eu estive a pesquisar e tenho interesse em tirar o curso de piloto, mas o que eu gostaria mesmo de fazer no futuro era pilotar aviões comerciais (depois dos anos obrigatórios na academia). O curso de piloto aviador que estudamos na tropa dá para no futuro pilotarmos aviões comerciais ou é necessário repetir o curso todo de novo numa escola de aviação?
Obrigada!
Boa noite,
O curso tem equivalência, não é preciso repetir, mas eu não aconselho a ir 12+5=17 anos para a Força Aérea se o teu objetivo for a aviação civil...
Boa tarde,Eu estive agora a ler algumas perguntas e as respostas dadas e percebi que quem sofre de miopia é muito improvável entrar no curso de piloto aviador...
Tendo em conta a situação atual na aviação considera que os custos gastos para enverdar no curso de aviação comercial vale a pena?
Se sairmos da academia antes dos anos obrigatórios é necessário pagar uma indeminização, o senhor sabe à volta de que valores anda essa indeminização?
Olá eu estava a pensar concorrer ao curso e gostava de saber se durante o curso se escolhe o tipo de aeronave que se vai pilotar ao longo da carreira ou não se escolhe e depende das vagas de cada esquadrão.Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.
Olá boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer por toda a ajuda já realizada em todos os aspetos.Bom dia,
como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.
Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.
Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.
Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.
Perguntem à vontade.