Fui Piloto Militar (AFA) durante 18 anos - perguntem o que quiserem

   
Olá boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer por toda a ajuda já realizada em todos os aspetos.

A minha principal questão baseia-se no seguinte, este ano 2022 a FAP abriu concursos em regime de contrato para a classe de pilotos. Gostaria de saber caso em 2023 voltem a abrir o mesmo concurso quais as diferenças relevantes entre os dois cursos. Este aplica um contrato de 6 anos sem acesso direto aos quadros permanentes e com uma limitação até tenente (dentro do contrato). Os pre requisitos são semelhantes.
Mas em relação ao resto?
Qual a razão da FAP formar pilotos sem ser pela academia?
Há alguma diferença significativa entre um PILAV( provindo da AFA) e um PILOTO(exclusivamente piloto da FAP em contrato)?
Há a possibilidade de pilotar os F-16 ou neste contrato há limitações em relação as aeronaves.
O regime não é interno mas caso seja oportuno a FAP disponibiliza alojamento?
Aplica-se também uma prova de tirocínio?
Depois dos 6 anos a dificuldade de ser chamado para os quadros permanentes é alta?
Caso não seja chamado para os quadros, o tempo presente da Força aérea é valorizado nas companhias aéreas comerciais ou vão ser sempre valorizados os estudantes de cursos privados de aviação.
As horas de voo assemelham-se as do cursos da AFA ou o curso é mais dirigido noutra vertente?
Qual é nomeadamente o trabalho de um piloto de contrato?
Quais são as possíveis bases onde posso estar sediado?
Qual é o extra salarial para a profissão de piloto ( taxa de risco )?

Peço desculpa pela longa descrição das minhas questões mas realmente ha muitas perguntas por fazer.

Falando do meu caso sendo um jovem recém licenciado que já perdeu a oportunidade de ingressar da AFA.
Bom dia,

Não quero deixar de te ajudar, mas este fórum é sobre cursos universitários, o que sai fora do âmbito da tua pergunta. Envia MP e eu respondo em privado.
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Olá eu estava a pensar concorrer ao curso e gostava de saber se durante o curso se escolhe o tipo de aeronave que se vai pilotar ao longo da carreira ou não se escolhe e depende das vagas de cada esquadrão.

Obrigado
Bom dia
Desculpa a resposta tardia. A resposta é sim, dentro das vagas existentes e de acordo com as tuas notas no final do curso, escolhes para onde vais.
Já agora, Esquadrão é uma palavra brasileira, nós dizemos Esquadra.
Boa sorte
 
Última edição:
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Boa Tarde,

Eu estava a pensar acabar o 12º ano e em seguida candidatar-me ao curso piloto aviador na força aerea, mas no entanto, quando fui ver o concurso do ano de 2022 (https://files.dre.pt/2s/2022/06/114000000/0005600066.pdf) está lá uma tabela a dizer que a primeira prioridade é a conclusão de uma outra qualquer Licenciatura ou Mestrado.
Sendo assim teria eu de me licenciar em algum curso antes ou tenho alguma chance ao candidatar-me só com o 12º ano e os exames requeridos feitos?
Obrigado por tudo o que tem feito até aqui pois tem realmente ajudado muitas pessoas com dúvidas tal como eu.
 
Boa Tarde,

Eu estava a pensar acabar o 12º ano e em seguida candidatar-me ao curso piloto aviador na força aerea, mas no entanto, quando fui ver o concurso do ano de 2022 (https://files.dre.pt/2s/2022/06/114000000/0005600066.pdf) está lá uma tabela a dizer que a primeira prioridade é a conclusão de uma outra qualquer Licenciatura ou Mestrado.
Sendo assim teria eu de me licenciar em algum curso antes ou tenho alguma chance ao candidatar-me só com o 12º ano e os exames requeridos feitos?
Obrigado por tudo o que tem feito até aqui pois tem realmente ajudado muitas pessoas com dúvidas tal como eu.
Boa tarde,
Para concorrer a Academia da Força aérea o processo é similar ao da Universidade, com o extra dos testes psicotécnicos, etc. Apenas é preciso o 12 ano.
O documento que viste refere-se ao concurso para pilotos a contrato, são coisas diferentes.

Piloto Aviador (Pilav): formado na Academia, termina o curso com Mestrado e entra nos quadros da Força aérea, por 36 anos. Pode sair ao fim de 14 anos mais os 5 do curso, antes disso paga indemnização muito alta. Requisito 12 ano e específicas, igual ao concurso para universidade.

Piloto (Pil): curso técnico, não equivale a Mestrado, equivale apenas ao curso de piloto civil. Termina o curso para um contrato que creio ser de 8 anos, após os quais sai da Força aérea, sem pagar e com subsídio de reintegração na vida civil. Requisitos: apenas o 12 ano, mas não há provas específicas porque não é um curso superior. Este curso não é feito na Academia da Força aérea, mas a parte de voo é igual ao de PILAV.

PILAV: força aérea "para a vida", PIL: força aérea durante 8 anos.
 
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Olá boa noite, tenho em interesse em ser piloto, e não tenho dinheiro para seguir pelo caminho civil, então pensei na Força Aérea. Quando pensei em ser piloto pela primeira vez, pensei no ramo militar, mas sempre ouvi rumores que a Força Aérea Portuguesa não é capaz de dar bastantes horas de voo aos seus pilotos, além de ter poucas aeronauves e muitas delas antiquadas, o que me fez ter receio que se calhar me desapontaria, para além da fraca remuneração monetária.
Eu quero ser piloto e até gostaria de um dia fazer parte de uma equipa aerobática, não sei se hei de optar por seguir por seguir um curso de faculdade em gestão para depois ter dinheiro para pagar o curso ou se entro na FAP, gostaria de saber também quantos anos são obrigatórios de permanecer na FAP depois de tirar o curso, para eventualmente ser piloto civil, e se durante esses anos posso continuar a estudar outros cursos relacionados a aviação.
Obrigado
 
Boa noite
Algumas das questões que colocas são pessoais e eu não consigo responder (custos de formação, escolha de carreira). Isso depende dos teus objetivos.
A FAP não tem aeronaves velhas, houve pelo contrário uma forte modernização nos últimos quinze anos.
Quanto a perguntas concretas, o tempo minimo de permanência após terminar o curso são 14 anos, ou seja, 19 anos desde a entrada no curso.
O meu conselho é concorrer e fazer os testes de entrada, se passares terás nessa altura uma percepção melhor do que te espera e é mais fácil decidir.
Boa sorte
 
Boa noite
Algumas das questões que colocas são pessoais e eu não consigo responder (custos de formação, escolha de carreira). Isso depende dos teus objetivos.
A FAP não tem aeronaves velhas, houve pelo contrário uma forte modernização nos últimos quinze anos.
Quanto a perguntas concretas, o tempo minimo de permanência após terminar o curso são 14 anos, ou seja, 19 anos desde a entrada no curso.
O meu conselho é concorrer e fazer os testes de entrada, se passares terás nessa altura uma percepção melhor do que te espera e é mais fácil decidir.
Boa sorte
Boa noite, obrigado pela resposta.
É possível estar dentro dos 14 anos obrigatórios depois do curso, e simultaneamente trabalhar em part-time como piloto numa companhia aérea?
 
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Olá, bom dia! Tudo bem? Eu tenho a intenção de entrar na Academia da Força Aérea para cursas o CFOAV, tenho 19 anos, porém possuo uma altura de 1,88m e o máximo permitido é de 1,87m, gostaria de saber se há alguma possibilidade ou alternativa para eu conseguir entrar e prosseguir como piloto de caça.
 
Bom dia,

Não quero deixar de te ajudar, mas este fórum é sobre cursos universitários, o que sai fora do âmbito da tua pergunta. Envia MP e eu respondo em privado.
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Bom dia
Desculpa a resposta tardia. A resposta é sim, dentro das vagas existentes e de acordo com as tuas notas no final do curso, escolhes para onde vais.
Já agora, Esquadrão é uma palavra brasileira, nós dizemos Esquadra.
Boa sorte
Olá, tenho algumas das duvidas duvidas colocadas na primeira questão. Podes enviar-me MP?
Para além disso, sabes de alguém que tenha passado nos exames médicos com visão perfeita mas que foi obtida através de cirurgia?
 
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Boa noite,

Gostaria de saber se quem faz algum dos curso da AFA, tem possibilidade de ir para a PA ou para o NOTP? Como é que são os cursos de acesso ao NOTP, uma vez que nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre tal

Obrigado
 
Boa tarde
Queria saber se posso tirar o curso de piloto na força aerea e posteriormente (ainda que temha de cumprir alguns anos de serviço) mudar para uma companhia aerea civil.
Obrigado pela disponibilidade.
 
Olá boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer por toda a ajuda já realizada em todos os aspetos.

A minha principal questão baseia-se no seguinte, este ano 2022 a FAP abriu concursos em regime de contrato para a classe de pilotos. Gostaria de saber caso em 2023 voltem a abrir o mesmo concurso quais as diferenças relevantes entre os dois cursos. Este aplica um contrato de 6 anos sem acesso direto aos quadros permanentes e com uma limitação até tenente (dentro do contrato). Os pre requisitos são semelhantes.
Mas em relação ao resto?
Qual a razão da FAP formar pilotos sem ser pela academia?
Há alguma diferença significativa entre um PILAV( provindo da AFA) e um PILOTO(exclusivamente piloto da FAP em contrato)?
Há a possibilidade de pilotar os F-16 ou neste contrato há limitações em relação as aeronaves.
O regime não é interno mas caso seja oportuno a FAP disponibiliza alojamento?
Aplica-se também uma prova de tirocínio?
Depois dos 6 anos a dificuldade de ser chamado para os quadros permanentes é alta?
Caso não seja chamado para os quadros, o tempo presente da Força aérea é valorizado nas companhias aéreas comerciais ou vão ser sempre valorizados os estudantes de cursos privados de aviação.
As horas de voo assemelham-se as do cursos da AFA ou o curso é mais dirigido noutra vertente?
Qual é nomeadamente o trabalho de um piloto de contrato?
Quais são as possíveis bases onde posso estar sediado?
Qual é o extra salarial para a profissão de piloto ( taxa de risco )?

Peço desculpa pela longa descrição das minhas questões mas realmente ha muitas perguntas por fazer.

Falando do meu caso sendo um jovem recém licenciado que já perdeu a oportunidade de ingressar da AFA.
Estou com as mesmas dúvidas. Vou terminar o secundário e não sei se opto pela academia ou regime de contrato e gostava de saber as diferenças entre os dois, baseado nas perguntas que o colega descreveu acima.
Obrigado
 
Boa noite, obrigado pela resposta.
É possível estar dentro dos 14 anos obrigatórios depois do curso, e simultaneamente trabalhar em part-time como piloto numa companhia aérea?
Não.
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Olá, bom dia! Tudo bem? Eu tenho a intenção de entrar na Academia da Força Aérea para cursas o CFOAV, tenho 19 anos, porém possuo uma altura de 1,88m e o máximo permitido é de 1,87m, gostaria de saber se há alguma possibilidade ou alternativa para eu conseguir entrar e prosseguir como piloto de caça.
Não te consigo responder... Perguntas especificas sobre a parte médica só mesmo com alguém da área...
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Boa noite,

Gostaria de saber se quem faz algum dos curso da AFA, tem possibilidade de ir para a PA ou para o NOTP? Como é que são os cursos de acesso ao NOTP, uma vez que nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre tal

Obrigado
Se o teu objectivo é PA ou NOTP, o melhor é contactar o CRM e pedir informações. Mas parece-me que a AFA não é a melhor via.
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Boa tarde
Queria saber se posso tirar o curso de piloto na força aerea e posteriormente (ainda que temha de cumprir alguns anos de serviço) mudar para uma companhia aerea civil.
Obrigado pela disponibilidade.
Boa noite. Sim, é possivel, o teu curso tem equivalência a uma licença de voo civil.
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Estou com as mesmas dúvidas. Vou terminar o secundário e não sei se opto pela academia ou regime de contrato e gostava de saber as diferenças entre os dois, baseado nas perguntas que o colega descreveu acima.
Obrigado
Curso Universitário:
36 anos de contrato. Pontos bons: estabilidade, progressão interna na FAP. Pontos maus: para sair tens que esperar 14 anos depois de acabar o curso. O curso são 5 anos.
Contrato:
8 anos de contrato. Pontos bons: ao fim de 8 anos sais com uma indemnização e uma licença que permite trabalhar no mercado civil. Os ex-pilotos militares são muito valorizados no mercado pela qualidade da formação. Pontos maus: dentro da FAP não tens tantas oportunidades como os pilotos do Quadro, mas como vais acabar por sair, só te chateias se quiseres...
Outras pessoas podem discordar do que escrevi acima. Além disso, não falo pela Força Aérea Portuguesa, só posso falar por mim.
 
Última edição:
Olá. Antes de mais agradeço pela sua disponibilidade.

Estou interessado em mudar de carreira para tirar o curso de piloto. Tenho no momento 24 anos, para o ano faço 25. As minhas hipóteses são optar pelo curso civil ou ingressar na Força Aérea, caso volte a haver abertura de concurso para PIL (tenho uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e de computadores, então posso concorrer).

O curso civil é demasiado caro, teria de pedir um empréstimo e não é garantido que arranje emprego de imediato para cobrir os custos. Sendo assim, estou a pensar em continuar a trabalhar na minha área até surgir novas oportunidades (o curso civil mantenha ou baixe o preço, haja melhores oportunidades no mercado da aviação com menos custos, a Força Aérea volte a abrir concurso para PIL...).

Como tem maior conhecimento do assunto, gostaria de saber, no estado atual, o seu ponto de vista ou o que faria nesta situação. Obrigado.
 
Boa noite, tenho 16 anos e gostaria de entrar no curso de PILAV já que adoro a aviação militar, sempre vivi ao lado de uma base áerea e sempre gostei de jogar simuladores como o flight simulator, o dcs, etc. O problema é que fui diagnosticado com asma quando era bebé mas não tomo medicação e consigo fazer todo o tipo de atividades desde sempre e não noto sintomas nenhuns. Gostaria de saber qual é a sua opinião acerca da chance de conseguir entrar no curso. Sei que nos estados unidos não se é desqualificado se o candidato con asma não apresentar sintomas depois de os 13 anos, mas gostaria de saber qual é a sua opinião na mesma. Obrigado.
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Boa noite, e peço desculpa desde já pela pergunta tardia. Tenho 16 anos e gostaria de entrar no curso de PILAV já que adoro a aviação militar, sempre vivi ao lado de uma base áerea e sempre gostei de jogar simuladores como o flight simulator, o dcs, etc. O problema é que fui diagnosticado com asma quando era bebé mas não tomo medicação e consigo fazer todo o tipo de atividades desde sempre e não noto sintomas nenhuns. Gostaria de saber qual é a sua opinião acerca da chance de conseguir entrar no curso. Sei que nos estados unidos não se é desqualificado se o candidato con asma não apresentar sintomas depois de os 13 anos, mas gostaria de saber qual é a sua opinião na mesma para poder ter as expectativas certas em mente. Obrigado.
 
Boa noite, o que acontece a um PILAV que chumbe no tirocínio? Fica sem o curso? É como só tivesse o 12º ano? É dada a hipótese de se qualificar para outra especialidade?
 
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Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Bom dia e obrigada pela disponibilidade. Não sei se verá esta resposta pois vai com 4 anos de atraso 😀. Um dos meus filhos está-se a preparar para se candidatar a Pilav este ano. Além da parte académica que é só da responsabilidade dele, temos vindo a praticar bastante a parte física (ginásio, arte marcial e similar as provas físicas menos o pórtico claro), fomos a uma série de especialistas médicos para comprovar a sua saúde e se haveria algum impedimento. E aqui tenho as primeiras dúvidas: na parte otorrino foi comprovado um desvio no sépto nasal, será isto eliminatório? Visão está nos 115% portanto ok mas a nível de peso está no limite inferior, ou seja magro. Ele no entanto tem muita força. O IMC está nos 18,1 que é o mínimo, será impedimento? Por outro lado preocupa-nos os psicotécnicos e gostaria de saber a sua recomendação em termos de preparação para os fazer. Muito obrigada desde já se entretanto vir esta ms e nós puder ajudar. Bom domingo.
 
Boa noite, tenho 16 anos e gostaria de entrar no curso de PILAV já que adoro a aviação militar, sempre vivi ao lado de uma base áerea e sempre gostei de jogar simuladores como o flight simulator, o dcs, etc. O problema é que fui diagnosticado com asma quando era bebé mas não tomo medicação e consigo fazer todo o tipo de atividades desde sempre e não noto sintomas nenhuns. Gostaria de saber qual é a sua opinião acerca da chance de conseguir entrar no curso. Sei que nos estados unidos não se é desqualificado se o candidato con asma não apresentar sintomas depois de os 13 anos, mas gostaria de saber qual é a sua opinião na mesma. Obrigado.

Boa noite, e peço desculpa desde já pela pergunta tardia. Tenho 16 anos e gostaria de entrar no curso de PILAV já que adoro a aviação militar, sempre vivi ao lado de uma base áerea e sempre gostei de jogar simuladores como o flight simulator, o dcs, etc. O problema é que fui diagnosticado com asma quando era bebé mas não tomo medicação e consigo fazer todo o tipo de atividades desde sempre e não noto sintomas nenhuns. Gostaria de saber qual é a sua opinião acerca da chance de conseguir entrar no curso. Sei que nos estados unidos não se é desqualificado se o candidato con asma não apresentar sintomas depois de os 13 anos, mas gostaria de saber qual é a sua opinião na mesma para poder ter as expectativas certas em mente. Obrigado.
Boa tarde Gustavo, desculpa a resposta tardia.
Os exames médicos são muito exigentes, mas o meu conselho é que concorras, mas não refiras que tens ou tiveste problemas de saúde. Eu usei botas ortopédicas quando era criança e acabei por voar jatos e cadeiras de ejeção sem qualquer problema. Se não tens medicação ou complicações, pode ter havido uma melhoria, um diagnóstico menos correto, e pode estar tudo bem. Contudo, volto a dizer que os exames médicos são uma pequena lotaria, porque são mesmo muito exigentes. Boa sorte!
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Boa noite, o que acontece a um PILAV que chumbe no tirocínio? Fica sem o curso? É como só tivesse o 12º ano? É dada a hipótese de se qualificar para outra especialidade?
Boa tarde,
desculpa a resposta tardia. Em quase todos os casos que conheci de PILAV que chumbaram o tirocinio, acabaram transferidos para outra especialidade dentro da FAP. No unico caso em que isso não aconteceu, foi a pessoa que fez questão de sair, pela FAP teria ficado e passado para uma engenharia ou outra especialidade. Boa sorte!
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Bom dia e obrigada pela disponibilidade. Não sei se verá esta resposta pois vai com 4 anos de atraso 😀. Um dos meus filhos está-se a preparar para se candidatar a Pilav este ano. Além da parte académica que é só da responsabilidade dele, temos vindo a praticar bastante a parte física (ginásio, arte marcial e similar as provas físicas menos o pórtico claro), fomos a uma série de especialistas médicos para comprovar a sua saúde e se haveria algum impedimento. E aqui tenho as primeiras dúvidas: na parte otorrino foi comprovado um desvio no sépto nasal, será isto eliminatório? Visão está nos 115% portanto ok mas a nível de peso está no limite inferior, ou seja magro. Ele no entanto tem muita força. O IMC está nos 18,1 que é o mínimo, será impedimento? Por outro lado preocupa-nos os psicotécnicos e gostaria de saber a sua recomendação em termos de preparação para os fazer. Muito obrigada desde já se entretanto vir esta ms e nós puder ajudar. Bom domingo.

Boa tarde,
em relação ao septo nasal, eu tinha exatamente a mesma situação, e nos exames de entrada foi identificado (eu não fazia ideia que tinha o problema), e isso permitiu entrar, mas tive que ser operado para corrigir o septo durante os 4 anos da Academia. Acho que vai depender do médico que fizer a avaliação. O mais importante: não falar nisso aos médicos nem a ninguém!!!!
Não faço ideia acerca do BMI, mas o problema costuma ser o oposto. Há pilotos com BMI muito baixos a voar caças, não será um problema em principio, desde que o resto da saude esteja bem (coração).
Quanto aos psicotécnicos, aconselho fazer os testes "normais" de psicometria e instalar algum tipo de simulador de voo básico, nem que seja no telemóvel, para treinar um pouco, pois ele vai ser testado na parte de voo a um nivel muito rudimentar (em simulador no computador), mas convém não ser novidade quando lá chegar quais são os efeitos dos comandos de voo, etc.
Boa sorte!
 
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Boa noite,
Desde já agradeço a sua disponibilidade e simpatia em ter criado este “espaço”.
Serei breve e simplista nas perguntas.
Já vi que o tema dos exames médicos não é a sua especialidade (e com razão. É piloto, não médico) :) mas tenho umas quantas dúvidas quanto à parte da visão.
Deste modo, gostaria de lhe perguntar se conhece algum piloto que tenha ingressado na academia que tenha feito operação à vista (antes de ingressar). Gostava também de lhe perguntar se conhece algum médico ou alguém da área que esteja dentro deste tema.
Abraço,
Pedro Louro
 
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Boa noite,
Desde já agradeço a sua disponibilidade e simpatia em ter criado este “espaço”.
Serei breve e simplista nas perguntas.
Já vi que o tema dos exames médicos não é a sua especialidade (e com razão. É piloto, não médico) :) mas tenho umas quantas dúvidas quanto à parte da visão.
Deste modo, gostaria de lhe perguntar se conhece algum piloto que tenha ingressado na academia que tenha feito operação à vista (antes de ingressar). Gostava também de lhe perguntar se conhece algum médico ou alguém da área que esteja dentro deste tema.
Abraço,
Pedro Louro
Bom dia. Bem sei que a questão não me é dirigida a mim mas atrevo-me a responder porque estou por dentro do assunto uma vez que um dos meus filhos está na preparação para se candidatar ao próximo concurso da FAP para Pilav. Ele já passou por quase todas as especialidades críticas neste tema, incluso uma das médicas que o viu justamente na especialidade de oftalmologia, é uma das médicas das Forças Armadas que tem a seu cargo as avaliações para a academia. O que ela nos disse é que para Pilav, a visão é um dos parâmetros que além de ter que estar nos 100%, não pode ser com recurso á operação. Disse-nos que existe uma prova que determina exatamente a existência de cirurgia ocular e que havendo, é considerado inapto. Isto apenas para Pilav sendo que normalmente é havendo cumprido os requerimentos necessários, o candidato pode ser enquadrado querendo, noutra especialidade. Atenção que isto não terá que ser uma verdade absoluta, é apenas a nossa experiência e saber da preparação que estamos a fazer para o meu filho se candidatar ao concurso deste ano. Desejo-lhe a maior das sortes.
 
Bom dia. Bem sei que a questão não me é dirigida a mim mas atrevo-me a responder porque estou por dentro do assunto uma vez que um dos meus filhos está na preparação para se candidatar ao próximo concurso da FAP para Pilav. Ele já passou por quase todas as especialidades críticas neste tema, incluso uma das médicas que o viu justamente na especialidade de oftalmologia, é uma das médicas das Forças Armadas que tem a seu cargo as avaliações para a academia. O que ela nos disse é que para Pilav, a visão é um dos parâmetros que além de ter que estar nos 100%, não pode ser com recurso á operação. Disse-nos que existe uma prova que determina exatamente a existência de cirurgia ocular e que havendo, é considerado inapto. Isto apenas para Pilav sendo que normalmente é havendo cumprido os requerimentos necessários, o candidato pode ser enquadrado querendo, noutra especialidade. Atenção que isto não terá que ser uma verdade absoluta, é apenas a nossa experiência e saber da preparação que estamos a fazer para o meu filho se candidatar ao concurso deste ano. Desejo-lhe a maior das sortes.
Boa tarde,
da minha experiência confirmo o que foi escrito acima. Visão a 100%.
Boa sorte!