Fui Piloto Militar (AFA) durante 18 anos - perguntem o que quiserem

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Olá boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer por toda a ajuda já realizada em todos os aspetos.

A minha principal questão baseia-se no seguinte, este ano 2022 a FAP abriu concursos em regime de contrato para a classe de pilotos. Gostaria de saber caso em 2023 voltem a abrir o mesmo concurso quais as diferenças relevantes entre os dois cursos. Este aplica um contrato de 6 anos sem acesso direto aos quadros permanentes e com uma limitação até tenente (dentro do contrato). Os pre requisitos são semelhantes.
Mas em relação ao resto?
Qual a razão da FAP formar pilotos sem ser pela academia?
Há alguma diferença significativa entre um PILAV( provindo da AFA) e um PILOTO(exclusivamente piloto da FAP em contrato)?
Há a possibilidade de pilotar os F-16 ou neste contrato há limitações em relação as aeronaves.
O regime não é interno mas caso seja oportuno a FAP disponibiliza alojamento?
Aplica-se também uma prova de tirocínio?
Depois dos 6 anos a dificuldade de ser chamado para os quadros permanentes é alta?
Caso não seja chamado para os quadros, o tempo presente da Força aérea é valorizado nas companhias aéreas comerciais ou vão ser sempre valorizados os estudantes de cursos privados de aviação.
As horas de voo assemelham-se as do cursos da AFA ou o curso é mais dirigido noutra vertente?
Qual é nomeadamente o trabalho de um piloto de contrato?
Quais são as possíveis bases onde posso estar sediado?
Qual é o extra salarial para a profissão de piloto ( taxa de risco )?

Peço desculpa pela longa descrição das minhas questões mas realmente ha muitas perguntas por fazer.

Falando do meu caso sendo um jovem recém licenciado que já perdeu a oportunidade de ingressar da AFA.
Bom dia,

Não quero deixar de te ajudar, mas este fórum é sobre cursos universitários, o que sai fora do âmbito da tua pergunta. Envia MP e eu respondo em privado.
Post automatically merged:

Olá eu estava a pensar concorrer ao curso e gostava de saber se durante o curso se escolhe o tipo de aeronave que se vai pilotar ao longo da carreira ou não se escolhe e depende das vagas de cada esquadrão.

Obrigado
Bom dia
Desculpa a resposta tardia. A resposta é sim, dentro das vagas existentes e de acordo com as tuas notas no final do curso, escolhes para onde vais.
Já agora, Esquadrão é uma palavra brasileira, nós dizemos Esquadra.
Boa sorte

Última edição:

pinto_23

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2023
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Boa Tarde,

Eu estava a pensar acabar o 12º ano e em seguida candidatar-me ao curso piloto aviador na força aerea, mas no entanto, quando fui ver o concurso do ano de 2022 (https://files.dre.pt/2s/2022/06/114000000/0005600066.pdf) está lá uma tabela a dizer que a primeira prioridade é a conclusão de uma outra qualquer Licenciatura ou Mestrado.
Sendo assim teria eu de me licenciar em algum curso antes ou tenho alguma chance ao candidatar-me só com o 12º ano e os exames requeridos feitos?
Obrigado por tudo o que tem feito até aqui pois tem realmente ajudado muitas pessoas com dúvidas tal como eu.

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Boa Tarde,

Eu estava a pensar acabar o 12º ano e em seguida candidatar-me ao curso piloto aviador na força aerea, mas no entanto, quando fui ver o concurso do ano de 2022 (https://files.dre.pt/2s/2022/06/114000000/0005600066.pdf) está lá uma tabela a dizer que a primeira prioridade é a conclusão de uma outra qualquer Licenciatura ou Mestrado.
Sendo assim teria eu de me licenciar em algum curso antes ou tenho alguma chance ao candidatar-me só com o 12º ano e os exames requeridos feitos?
Obrigado por tudo o que tem feito até aqui pois tem realmente ajudado muitas pessoas com dúvidas tal como eu.
Boa tarde,
Para concorrer a Academia da Força aérea o processo é similar ao da Universidade, com o extra dos testes psicotécnicos, etc. Apenas é preciso o 12 ano.
O documento que viste refere-se ao concurso para pilotos a contrato, são coisas diferentes.

Piloto Aviador (Pilav): formado na Academia, termina o curso com Mestrado e entra nos quadros da Força aérea, por 36 anos. Pode sair ao fim de 14 anos mais os 5 do curso, antes disso paga indemnização muito alta. Requisito 12 ano e específicas, igual ao concurso para universidade.

Piloto (Pil): curso técnico, não equivale a Mestrado, equivale apenas ao curso de piloto civil. Termina o curso para um contrato que creio ser de 8 anos, após os quais sai da Força aérea, sem pagar e com subsídio de reintegração na vida civil. Requisitos: apenas o 12 ano, mas não há provas específicas porque não é um curso superior. Este curso não é feito na Academia da Força aérea, mas a parte de voo é igual ao de PILAV.

PILAV: força aérea "para a vida", PIL: força aérea durante 8 anos.

Bruno M Marques

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2023
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Olá boa noite, tenho em interesse em ser piloto, e não tenho dinheiro para seguir pelo caminho civil, então pensei na Força Aérea. Quando pensei em ser piloto pela primeira vez, pensei no ramo militar, mas sempre ouvi rumores que a Força Aérea Portuguesa não é capaz de dar bastantes horas de voo aos seus pilotos, além de ter poucas aeronauves e muitas delas antiquadas, o que me fez ter receio que se calhar me desapontaria, para além da fraca remuneração monetária.
Eu quero ser piloto e até gostaria de um dia fazer parte de uma equipa aerobática, não sei se hei de optar por seguir por seguir um curso de faculdade em gestão para depois ter dinheiro para pagar o curso ou se entro na FAP, gostaria de saber também quantos anos são obrigatórios de permanecer na FAP depois de tirar o curso, para eventualmente ser piloto civil, e se durante esses anos posso continuar a estudar outros cursos relacionados a aviação.
Obrigado

pinho.FAP

Membro
Matrícula
26 Abril 2020
Boa noite
Algumas das questões que colocas são pessoais e eu não consigo responder (custos de formação, escolha de carreira). Isso depende dos teus objetivos.
A FAP não tem aeronaves velhas, houve pelo contrário uma forte modernização nos últimos quinze anos.
Quanto a perguntas concretas, o tempo minimo de permanência após terminar o curso são 14 anos, ou seja, 19 anos desde a entrada no curso.
O meu conselho é concorrer e fazer os testes de entrada, se passares terás nessa altura uma percepção melhor do que te espera e é mais fácil decidir.
Boa sorte

Bruno M Marques

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2023
Boa noite
Algumas das questões que colocas são pessoais e eu não consigo responder (custos de formação, escolha de carreira). Isso depende dos teus objetivos.
A FAP não tem aeronaves velhas, houve pelo contrário uma forte modernização nos últimos quinze anos.
Quanto a perguntas concretas, o tempo minimo de permanência após terminar o curso são 14 anos, ou seja, 19 anos desde a entrada no curso.
O meu conselho é concorrer e fazer os testes de entrada, se passares terás nessa altura uma percepção melhor do que te espera e é mais fácil decidir.
Boa sorte
Boa noite, obrigado pela resposta.
É possível estar dentro dos 14 anos obrigatórios depois do curso, e simultaneamente trabalhar em part-time como piloto numa companhia aérea?

Lucas Andrade

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2023
Bom dia,

Acerca de mim:

Perguntem à vontade.
Olá, bom dia! Tudo bem? Eu tenho a intenção de entrar na Academia da Força Aérea para cursas o CFOAV, tenho 19 anos, porém possuo uma altura de 1,88m e o máximo permitido é de 1,87m, gostaria de saber se há alguma possibilidade ou alternativa para eu conseguir entrar e prosseguir como piloto de caça.

Tiago_Alves

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2017
Bom dia,

Não quero deixar de te ajudar, mas este fórum é sobre cursos universitários, o que sai fora do âmbito da tua pergunta. Envia MP e eu respondo em privado.
Post automatically merged:

Bom dia
Desculpa a resposta tardia. A resposta é sim, dentro das vagas existentes e de acordo com as tuas notas no final do curso, escolhes para onde vais.
Já agora, Esquadrão é uma palavra brasileira, nós dizemos Esquadra.
Boa sorte
Olá, tenho algumas das duvidas duvidas colocadas na primeira questão. Podes enviar-me MP?
Para além disso, sabes de alguém que tenha passado nos exames médicos com visão perfeita mas que foi obtida através de cirurgia?

Samu99

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2023
Bom dia,

Acerca de mim:

Perguntem à vontade.
Boa noite,

Gostaria de saber se quem faz algum dos curso da AFA, tem possibilidade de ir para a PA ou para o NOTP? Como é que são os cursos de acesso ao NOTP, uma vez que nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre tal

Obrigado

kiko90125

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2023
Boa tarde
Queria saber se posso tirar o curso de piloto na força aerea e posteriormente (ainda que temha de cumprir alguns anos de serviço) mudar para uma companhia aerea civil.
Obrigado pela disponibilidade.