- Matrícula
- 26 Abril 2020
Bom dia,Olá boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer por toda a ajuda já realizada em todos os aspetos.
A minha principal questão baseia-se no seguinte, este ano 2022 a FAP abriu concursos em regime de contrato para a classe de pilotos. Gostaria de saber caso em 2023 voltem a abrir o mesmo concurso quais as diferenças relevantes entre os dois cursos. Este aplica um contrato de 6 anos sem acesso direto aos quadros permanentes e com uma limitação até tenente (dentro do contrato). Os pre requisitos são semelhantes.
Mas em relação ao resto?
Qual a razão da FAP formar pilotos sem ser pela academia?
Há alguma diferença significativa entre um PILAV( provindo da AFA) e um PILOTO(exclusivamente piloto da FAP em contrato)?
Há a possibilidade de pilotar os F-16 ou neste contrato há limitações em relação as aeronaves.
O regime não é interno mas caso seja oportuno a FAP disponibiliza alojamento?
Aplica-se também uma prova de tirocínio?
Depois dos 6 anos a dificuldade de ser chamado para os quadros permanentes é alta?
Caso não seja chamado para os quadros, o tempo presente da Força aérea é valorizado nas companhias aéreas comerciais ou vão ser sempre valorizados os estudantes de cursos privados de aviação.
As horas de voo assemelham-se as do cursos da AFA ou o curso é mais dirigido noutra vertente?
Qual é nomeadamente o trabalho de um piloto de contrato?
Quais são as possíveis bases onde posso estar sediado?
Qual é o extra salarial para a profissão de piloto ( taxa de risco )?
Peço desculpa pela longa descrição das minhas questões mas realmente ha muitas perguntas por fazer.
Falando do meu caso sendo um jovem recém licenciado que já perdeu a oportunidade de ingressar da AFA.
Não quero deixar de te ajudar, mas este fórum é sobre cursos universitários, o que sai fora do âmbito da tua pergunta. Envia MP e eu respondo em privado.
Post automatically merged:
Bom diaOlá eu estava a pensar concorrer ao curso e gostava de saber se durante o curso se escolhe o tipo de aeronave que se vai pilotar ao longo da carreira ou não se escolhe e depende das vagas de cada esquadrão.
Obrigado
Desculpa a resposta tardia. A resposta é sim, dentro das vagas existentes e de acordo com as tuas notas no final do curso, escolhes para onde vais.
Já agora, Esquadrão é uma palavra brasileira, nós dizemos Esquadra.
Boa sorte
Última edição: