Fui Piloto Militar (AFA) durante 18 anos - perguntem o que quiserem

 
Bom dia ,
Se entrar na força aérea sou mesmo obrigado a ficar 7 anos como piloto?
Não posso escolher mudar de profissão e desistir da carreira militar?
Após esses 7 anos, ainda posso ser piloto comercial para receber mais?
Neste momento estou a tirar uma licenciatura( 1 ano de 4 ainda) devo acabar primeiro a licenciatura porque ouvi dizer que ja estaria num nível superior ou nao?
Se tiver na carreira de piloto, posso à mesma estar associado a algum negócio como bolsa, arrendamento de casas etc?
Obrigado.
 
Bom dia ,
Se entrar na força aérea sou mesmo obrigado a ficar 7 anos como piloto?
Não posso escolher mudar de profissão e desistir da carreira militar?
Após esses 7 anos, ainda posso ser piloto comercial para receber mais?
Neste momento estou a tirar uma licenciatura( 1 ano de 4 ainda) devo acabar primeiro a licenciatura porque ouvi dizer que ja estaria num nível superior ou nao?
Se tiver na carreira de piloto, posso à mesma estar associado a algum negócio como bolsa, arrendamento de casas etc?
Obrigado.
Boa tarde,
presumo que estás a falar do regime de contrato (7 anos). Há duas formas de entrar, através do regime de contrato, ou através da Academia da Força Aérea (Ensino Universitário). Em ambos os casos, sim, és obrigado a ficar o tempo minimo previsto no regime, 14 anos para a Academia, e no regime de contrato 7 anos. Podes sair antes desse tempo, desde que indemnizes os custos de formação, que são astronómicos, ou seja, na prática, não podes sair.
Não posso escolher mudar de profissão e desistir da carreira militar?
Podes, mas se for antes dos 7 anos tens que indemnizar a FAP. Formar um piloto militar custa muito dinheiro.
Neste momento estou a tirar uma licenciatura( 1 ano de 4 ainda) devo acabar primeiro a licenciatura porque ouvi dizer que ja estaria num nível superior ou nao?
Quer para a Academia, quer para o regime de contrato, os requisitos para concorrer são o 12º ano. Para a Academia, tens que concorrer com especificas, tal como para a Universidade. Uma licenciatura não adiciona nada num concurso para piloto na Força Aérea.
Se tiver na carreira de piloto, posso à mesma estar associado a algum negócio como bolsa, arrendamento de casas etc?
Os pilotos da Força Aérea têm exclusividade no que diz respeito à atividade de voo, portanto não podes voar fora da FAP sem autorização. Arrendamentos, bolsa, não fazem parte da exclusividade, obviamente que podes ter esse tipo de atividades.
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Boa tarde, acho que as perguntas que ficaram respondidas nas 6 páginas da thread já ajudam a ter uma ideia melhor sobre o acesso à Academia da Força Aérea na Especialidade de Piloto Aviador, como já passaram 10 anos desde que deixei de ser piloto militar, deixo aqui por terminada a minha participação, e peço aos moderadores para fecharem a thread. Boa sorte a quem concorrer.
 
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Boa tarde,
presumo que estás a falar do regime de contrato (7 anos). Há duas formas de entrar, através do regime de contrato, ou através da Academia da Força Aérea (Ensino Universitário). Em ambos os casos, sim, és obrigado a ficar o tempo minimo previsto no regime, 14 anos para a Academia, e no regime de contrato 7 anos. Podes sair antes desse tempo, desde que indemnizes os custos de formação, que são astronómicos, ou seja, na prática, não podes sair.
Não posso escolher mudar de profissão e desistir da carreira militar?
Podes, mas se for antes dos 7 anos tens que indemnizar a FAP. Formar um piloto militar custa muito dinheiro.
Neste momento estou a tirar uma licenciatura( 1 ano de 4 ainda) devo acabar primeiro a licenciatura porque ouvi dizer que ja estaria num nível superior ou nao?
Quer para a Academia, quer para o regime de contrato, os requisitos para concorrer são o 12º ano. Para a Academia, tens que concorrer com especificas, tal como para a Universidade. Uma licenciatura não adiciona nada num concurso para piloto na Força Aérea.
Se tiver na carreira de piloto, posso à mesma estar associado a algum negócio como bolsa, arrendamento de casas etc?
Os pilotos da Força Aérea têm exclusividade no que diz respeito à atividade de voo, portanto não podes voar fora da FAP sem autorização. Arrendamentos, bolsa, não fazem parte da exclusividade, obviamente que podes ter esse tipo de atividades.
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Boa tarde, acho que as perguntas que ficaram respondidas nas 6 páginas da thread já ajudam a ter uma ideia melhor sobre o acesso à Academia da Força Aérea na Especialidade de Piloto Aviador, como já passaram 10 anos desde que deixei de ser piloto militar, deixo aqui por terminada a minha participação, e peço aos moderadores para fecharem a thread. Boa sorte a quem concorrer.
Boa noite. No que me diz respeito, agradeço muito as informações que me deu para o meu filho que vai iniciar em breve o processo de seleção ao curso de Pilav, foi muito esclarecedor e ajudou-nos bastante. De resto, desejo-lhe as maiores felicidades quer a nível profissional quer pessoal.
 
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Boa noite. No que me diz respeito, agradeço muito as informações que me deu para o meu filho que vai iniciar em breve o processo de seleção ao curso de Pilav, foi muito esclarecedor e ajudou-nos bastante. De resto, desejo-lhe as maiores felicidades quer a nível profissional quer pessoal.
Faço votos de Boa Sorte para os testes. Também proponho irem a Beja este fim de semana, o Festival Aéreo vai ser muito bom e não se paga. Vale a pena. Cumprimentos.
 
Bom dia,

como surgem com frequência perguntas sobre a AFA, e eu sei que os "boatos" e "mitos" que ouvi na minha altura sobre o que era a AFA e a FAP eram na sua maioria... mitos, estou disponível para responder às dúvidas de quem esteja a pensar em concorrer. Estive quase 18 anos na Força Aérea (já não estou, sou civil) e conheço bem os cantos à casa, da qual só posso dizer (muito, mas mesmo muito) bem.

Acerca de mim:
Entrei para a AFA em 1996 (sim, tenho 41 anos de idade), para o curso de PILAV, acabei em 2001/2.
Voei na minha carreira: Cessna 152, Chipmunk, Epsilon, Alpha Jet, Alouette 3, SA330 Puma e EH101.

Se tiverem perguntas sobre os testes de ingresso, como é estudar na AFA, como é a progressão na carreira (ótima!), como é o dia a dia após acabarem o curso, etc: perguntem, que eu respondo o melhor que saiba.

Só para não haver dúvidas, não tenho qualquer afiliação atual com a Força Aérea, nem posso falar pela Força Aérea Portuguesa, só posso dar a minha opinião pessoal (muito positiva sobre a AFA e a FAP) e tirar dúvidas que tenham, para vos ajudar.

Perguntem à vontade.
Boa tarde, qual é a media de notas no exame nacional de matemática A?
 
Boa tarde,
Para concorrer a Academia da Força aérea o processo é similar ao da Universidade, com o extra dos testes psicotécnicos, etc. Apenas é preciso o 12 ano.
O documento que viste refere-se ao concurso para pilotos a contrato, são coisas diferentes.

Piloto Aviador (Pilav): formado na Academia, termina o curso com Mestrado e entra nos quadros da Força aérea, por 36 anos. Pode sair ao fim de 14 anos mais os 5 do curso, antes disso paga indemnização muito alta. Requisito 12 ano e específicas, igual ao concurso para universidade.

Piloto (Pil): curso técnico, não equivale a Mestrado, equivale apenas ao curso de piloto civil. Termina o curso para um contrato que creio ser de 8 anos, após os quais sai da Força aérea, sem pagar e com subsídio de reintegração na vida civil. Requisitos: apenas o 12 ano, mas não há provas específicas porque não é um curso superior. Este curso não é feito na Academia da Força aérea, mas a parte de voo é igual ao de PILAV.

PILAV: força aérea "para a vida", PIL: força aérea durante 8 anos.
Olá Pinho, desejando-lhe uma boa manhã/tarde/noite, eu graduei do ensino secundário no ano atual (2024) e estou a espera de uma cirurgia para poder alistarme sem ter qualquer inconveniência. Tenho uma dúvida em relação aos requisitos para ser PILAV/PIL.
Eu sei que estás a dizer por experiência pessoal, mas, neste reply seu que estou a responder dizes que para ser PIL é requerido ter o ensino secundário (12º ano) para poder candidatar, porém, baseado neste documento: https://files.dre.pt/2s/2022/06/114000000/0005600066.pdf de abertura de concursos de agosto/setembro de 2022 (atualmente, a ultima vez em que se abriu vagas para PIL) constava que o candidato deveria ter o 12º ano + aprovação em Matemática A: (Página 61, Anexo B) "1.ª Prioridade: Qualquer licenciatura ou mestrado desde que o candidato tenha concluído o ensino secundário com aproveitamento a matemática A".
O Documento tambem consta que o candidato tem que ter os requerimentos académicos mencionados: (Página 57; 7.g) ) "Possuir as habilitações académicas referidas na Tabela de Habilitações e Prioridades, constantes no anexo B ao presente aviso, que dele faz parte integrante".

Eu graduei o ensino secundário na área de linguas e humanidades e estou com receio de que na eventualidade de surgirem vagas para PIL eu acabe sendo eliminado/desclassificado só por não ter Matemática A.
Eu estou a pensar em fazer o exame de Matemática A para o ano para concorrer a PILAV na AFA em caso dessa área abrir vagas, e para ser honesto, nunca fui lá grandes coisas com Matemática mas estou a trabalhar nisso (nada que uns manuais antigos emprestados e a Internet/YouTube não ajudem haha).

Pinho, baseado em tua experiência pessoal dentro da FAP, já vistes alguém que não tinha as "habilitações" académicas a ser integrado como exceção? Eu sei que isto é muito sem sentido, mas a um ex-piloto de caças dos EUA no YouTube chamado de "C.W Lemoine" que disse que lá dentro da USAF/US Navy podem ser dadas exceções (pelo menos na visão) como miopia se tal for corregida via LASIK. Comparação meio sem sentido dado a como cada Força Aérea tem seus objetivos em mente em relação aos seus pilotos. Por isso irei perguntar denovo: É possivel haver "exceções" ou quem se candidatou será eliminado de uma vez?

Obrigado pela atenção, tudo de bom.
 
Olá, espero que não tenha chegado muito tarde ao fórum,tenho 17 anos e para o ano vou realizar as provas de ingresso , vou concorrer para engenharia aeronáutica ou piloto aviador.
Queria perguntar se podias dar algumas dicas que me possam ajudar tanto na fase de recruta como na adaptação à vida militar.
 
Boa tarde, qual é a media de notas no exame nacional de matemática A?
Boa noite , eu vou concorrer no proximo ano para engenheiro aeronáutico e com base no que sei a nota de candidatura não deve ser levada como constante dada a variabilidade de ano para ano, mas se estás curioso, podes consultar ,no site da força aérea a lista de seriação, lá encontras as notas dos exames ,do secundário e até às opções que os alunos do presente ano escolheram.Mas as minhas dicas para ti e para outros futuros cadetes é estarem bem preparados para os físicos, não subestimar os psicotécnicos , ir para lá com vontade, e obviamente entrar com a melhor média possível ,pois no final as médias são decisivas .