UTAD Funcionamento da Universidade e Cidade em geral

joao diass

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2022
Boas, estou a pensar em ingressar na UTAD este ano e gostava de saber para já se as aulas em geral do curso de engenharia informática são muito teoricas, pois pelo que me disseram por ser universidade seria mais teorico, mas gostava de ter algum feedback.
Também gostava de saber em termos de vida académica como é a cidade, se tenho muito para fazer, quando são as noites academicas e assim.
Na cidade, também, que metodos de transporte são mais económicos daria jeito saber alguma coisa.
E se a praxe é tranquila ou muito pesada, porque varia de sitio para sitio.
Quem puder ajudar a dar alguma voz de experiência, agradecia.

• Like
Reactions: Tiz
Boas, estou a pensar em ingressar na UTAD este ano e gostava de saber para já se as aulas em geral do curso de engenharia informática são muito teoricas, pois pelo que me disseram por ser universidade seria mais teorico, mas gostava de ter algum feedback.
Também gostava de saber em termos de vida académica como é a cidade, se tenho muito para fazer, quando são as noites academicas e assim.
Na cidade, também, que metodos de transporte são mais económicos daria jeito saber alguma coisa.
E se a praxe é tranquila ou muito pesada, porque varia de sitio para sitio.
Quem puder ajudar a dar alguma voz de experiência, agradecia.
Hello!
Eu não sou de Eng. informática, sou de med vet, por isso não te consigo ajudar muito nas questões sobre o curso que queres.
Em relação à vida académica, Vila Real tem imenso de vida académica. As noites académicas acabam por ser todos os dias da semana menos 3ª feira, mas há noites mais movimentadas do que outras hahaha
Para além dos bares e discotecas, a AAUTAD também organiza alguns eventos para a malta conviver e assim (cusca a página para teres uma ideia).
Sem ser à noite, a UTAD também tem organizado diversas atividades desde workshops a dias desportivos.
Vila Real tem espaços verdes muito fixes, principalmente o Parque Corgo que é ótimo para chillar durante o dia ou ir dar uns mergulhos ao rio (quando a água deixa hahah).
Em relação aos transportes, andar de autocarro é uma opção, e embora o serviço tenha melhorado, não é a melhor rede de transportes porque acaba por haver poucas rotas, mas isto também depende muito da zona para onde fores viver (vê o site deles - Urbanos Vila Real ). Como a cidade é mais pequena, também é muito fácil andar a pé de um lado para o outro, mas lá está, depende muito da zona onde ficares. A UTAD também tem uma rede de aluguer de bicicletas que fica muito em conta (não tenho bem a ideia dos valores mas tens as infos sobre isto no site da UTAD).

Em relação à praxe, ser mais pesada ou não acaba por depender de cada curso e de cada pessoa, mas há um controlo para que tudo corra bem e dentro do que é previsto pelo código de Praxe.

Espero ter ajudado de alguma forma!
Se tiveres mais alguma dúvida, diz!!

Eu amo a nossa linda Bila e não a trocava por nenhuma outra cidade :p

Beijinhos e Boa sorte! :)