Funcionamento do Ensino Recorrente

Pedro Santos

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Se eu me inscrever num externato, funciona como ensino recorrente?
No final do ano como calculo a respetiva média para me poder candidatar ao ensino superior?

Boa tarde,

Gostava de saber o que tenho de fazer para poder me candidatar ao ensino superior.
Tenho 28 anos e o 12º, sendo que o terminei no ensino recorrente e posteriormente fiz algumas horas de um curso de CAD para me darem equivalência para duas disciplinas que não consegui fazer no ensino recorrente.
Quais as formas que tenho de me candidatar?
Já ouvi falar que algumas universidades têm um ano zero, isso existe mesmo?

Olá @andre153costa
Quais as formas que tenho de me candidatar?
Se quiseres concorrer através do concurso nacional de acesso a tua média é calculada da seguinte forma, implicando que realizes aqueles 4 exames nacionais obrigatórios:
http://uniarea.com/forum/index.php?threads/média-ensino-recorrente.265/#post-1630
Já ouvi falar que algumas universidades têm um ano zero, isso existe mesmo?
Existe, sim. Tens aqui mais informação:
http://uniarea.com/podes-frequentar-o-ensino-superior-sem-o-secundario-completo-e-sem-exames/

Olá gostaria de saber ao certo como funciona ( O moderador Davis, já-me disse que era possivel ) o estudo dos módulos de 11/12 ano de mat A em ensino recorrente. Se tenho que estar como não presencial, ou presencial a ambas, se é algo acessivel com algum estudo, e se pode ser iniciado logo em Setembro visando acabar em Dezembro/Janeiro?

Mas à partida seria mais complicado, devido ao facto de ser lecionada em menor tempo... estou meio à nora com essa parte, podias explicar brevemente a diferença de um módulo do ensino recorrente a digamos um periodo de aulas do ensino regular?

Nunca frequentei o ensino recorrente, mas tenho amigos que o fizeram... e pelo que dizem é extramamente mais fácil... Um colega meu, que não percebia nada de BG, (tinha 8), foi para o ensino recorrente e terminou com 16... Tenho outra colega que tinha 8 a FQ e MAT, e foi para o ensino corrente, não sei ao certo as notas com que acabou (penso que 16 e 14 respetivamente), fez aquilo demasiado bem...

Nunca frequentei o ensino recorrente, mas tenho amigos que o fizeram... e pelo que dizem é extramamente mais fácil... Um colega meu, que não percebia nada de BG, (tinha 8), foi para o ensino recorrente e terminou com 16... Tenho outra colega que tinha 8 a FQ e MAT, e foi para o ensino corrente, não sei ao certo as notas com que acabou (penso que 16 e 14 respetivamente), fez aquilo demasiado bem...

Bem estás-me a aliciar imenso! Eu pretendo fazer matemática A ( sou uma nódoa no que toca a " contas com letras ", de nºs percebo mas pronto conversas para outra tasca... ), mas eu pergunto-te o seguinte, fizeram em externato, ou numa escola normal ( existem secundárias com recorrente ) ?

Bem estás-me a aliciar imenso! Eu pretendo fazer matemática A ( sou uma nódoa no que toca a " contas com letras ", de nºs percebo mas pronto conversas para outra tasca... ), mas eu pergunto-te o seguinte, fizeram em externato, ou numa escola normal ( existem secundárias com recorrente ) ?

Da tal colega, não tenho bem a certeza se foram aquelas notas, mas safou-se bem!! Fizeram numa escola normal... Sim existem :)

Da tal colega, não tenho bem a certeza se foram aquelas notas, mas safou-se bem!! Fizeram numa escola normal... Sim existem :)
Bem já estou mais que aliciado então! Eu não necessito de médias para nada, e tenho Matemática A a reter-me, opah uma vez na vida vou ser imoral pois não prejudico ninguém ( até poupo ao estado! ), é frustrante ser-se um aluno bom e ser-se uma nódoa a uma disciplina, e ter que ficar para trás!

• Like
Reactions: mrselian
Tenho uma outra pergunta, em quanto tempo é que a tua amiga fez essas disciplinas, e se realizou alguma Prova Globalizante ( em vez de ficar 3 meses a fazer um módulo, faz um teste e pimba, fica com essa nota !)

Bem já estou mais que aliciado então! Eu não necessito de médias para nada, e tenho Matemática A a reter-me, opah uma vez na vida vou ser imoral pois não prejudico ninguém ( até poupo ao estado! ), é frustrante ser-se um aluno bom e ser-se uma nódoa a uma disciplina, e ter que ficar para trás!

Aconteceu-me o mesmo :p Fiz o 12º contudo, deixei FQ para trás, no entanto fiz a disciplina no ensino normal e não no recorrente :)

Tenho uma outra pergunta, em quanto tempo é que a tua amiga fez essas disciplinas, e se realizou alguma Prova Globalizante ( em vez de ficar 3 meses a fazer um módulo, faz um teste e pimba, fica com essa nota !)

Se bem me lembro, ela teve exames em Janeiro e mais tarde em Abril ou Maio... Acho que foram só nestes dois meses... Mas sem certezas.

É frustrante! Mas pronto, não há ninguém a culpar a não sermos nós.

Sim é frustante! Eu sei que tive uma parte da culpa, mas não toda! Não quero com isto desculpar-me, mas a minha professora era uma merd*, não foi por acaso que de uma turma de 30 alunos, apenas 5 fizeram a disciplina... Alunos esses de 17's e 18's, que tiravam 10/11/12 nos testes, e na pauta não tinham mais que 14.

Se bem me lembro, ela teve exames em Janeiro e mais tarde em Abril ou Maio... Acho que foram só nestes dois meses... Mas sem certezas.
Pois eu preciso de fazer 6 módulos até Janeiro, pois a incorporação de Praças para Operações Especiais, deverá ser em Abril... fico sem poder concorrer ás épocas de Abril e Julho... ai ai ai a aflição da tropa!

Sim é frustante! Eu sei que tive uma parte da culpa, mas não toda! Não quero com isto desculpar-me, mas a minha professora era uma merd*, não foi por acaso que de uma turma de 30 alunos, apenas 5 fizeram a disciplina... Alunos esses de 17's e 18's, que tiravam 10/11/12 nos testes, e na pauta não tinham mais que 14.

Nesse caso, essa professora deveria ser avaliada, eu... eu culpo-me a mim, dasse! Nunca gostei de matemática, sou pessoa de letras mas pronto os pais mandam e o filho nem sabia o que queria...

Pois eu preciso de fazer 6 módulos até Janeiro, pois a incorporação de Praças para Operações Especiais, deverá ser em Abril... fico sem poder concorrer ás épocas de Abril e Julho... ai ai ai a aflição da tropa!

Informa-te na escola como é a conclusão dos módulos funcionam :)

Mas à partida seria mais complicado, devido ao facto de ser lecionada em menor tempo... estou meio à nora com essa parte, podias explicar brevemente a diferença de um módulo do ensino recorrente a digamos um periodo de aulas do ensino regular?

Olá Marcolino. Estive este ano a fazer Matemática A de 12º e FQ de 11º (depois de 2 anos a tentar pelo diurno...) pelo recorrente (na secundária D. Pedro V, em Lisboa) e posso dizer-te que é muito mais acessível (acabei Matemática com média de 15 no 12º (11 final) e FQ com média de 15 no 11º (13 final)) . Também tive a sorte de ter uma stora espetacular, mas o facto de fazeres a disciplina por módulos dá-te uma maior liberdade até porque só fazes testes da matéria que foi leccionada naquele módulo/período. O problema será sempre o exame nacional, visto que no 3º módulo/período não estás a fazer exercícios do 1º (probabilidades) e vais ter de acabar por estudar (ou melhor, rever) isso sozinho. A matéria é igual e o número de aulas também (pelo menos no 12º, penso que nos anos anteriores tens menos aulas por semana que terias no diurno). Boa sorte!

Informa-te na escola como é a conclusão dos módulos funcionam :)
"Amanhê" só, mas pelo que li, vi ai o externato séneca em lisboa ( fica-me a uns 300 km's, acho que vou a pé para poupar ... ) e posso fazer os módulos de 11/12 ao mesmo tempo em regime não presencial por aulas de videoconferencia... como o povo diz " tou p'ra ver zé... tou p'ra ver "
depois faço as provas em Janeiro, e em Abril vamos para Lamego apanhar porrada em cima...

Nesse caso, essa professora deveria ser avaliada, eu... eu culpo-me a mim, dasse! Nunca gostei de matemática, sou pessoa de letras mas pronto os pais mandam e o filho nem sabia o que queria...

Ela chegou ser a chamada à direção da escola, teve de explicar o porquê de haver tantas negativas, e o porquê de as positivas serem tão baixas... Teve de entregar as folhas de auto-avaliação, e na parte de escrita, haviam muitas queixas dela, ela já não tinha paciência para os alunos, até que após o fim desse ano letivo, já não teve mais nenhum 10º e 1º1, ficou com 8º e 9º ano e fazia horas na biblioteca... Daqui a uns anitos já entra na reforma a senhora.