Funcionamento do Ensino Recorrente

carlacunha

Membro Veterano
Matrícula
22 Janeiro 2017
Alguém que me explique isto, fui aluna de ciências e tecnologias, pretendo mudar para o ensino recorrente, fiz os 4 exames apesar de ter ido com 10 a mat e a fq não tive nota para passar pelo ensino normal mas para o recorrente como os exames não contam só tenho de fazer uma disciplina de 12º até janeiro.
A minha dúvida é: na média do recorrente só contam as notas internas, os exames que fizemos não contam?
Ou seja a minha média na faculdade é 0.65 a média do secundário e 0.35 a prova de ingresso. Na média do secundário só contam as notas internas das disciplinas e o unico exame que vai contar vai ser a prova de ingresso? é isso?
A minha prova de ingresso é biologia, então o exame de fq, mat e português não vão entrar em nenhum das médias?
não
as notas dos exames contam para a CFPE OU SEJA PARA TE CANDIDATARES A TUA "MEDIA DE SECUNDÁRIO" SERÁ:
70% a média das notas internas das disciplinas e 30% a média dos quatro exames.
No final esta média terá que ser superior a 9,5 para te poderes candidatar
quando te candidatas é o resultado desta conta que irá valer os tais 65% da faculdade e o exame de biologia os outros 35%

• Like
Reactions: davis

Mafalda Bola

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2017
Olá! Eu candidatei-me à universidade mas infelizmente não consegui entrar na 1ª fase, vou agora tentar a 2ª fase. Se eu não conseguir entrar na 2ª fase posso ainda concorrer ao ensino recorrente para tentar melhorar a minha média ou uma vez passo o período de matriculas já não posso fazer nada e tenho que esperar 1 ano para me inscrever?

Matrícula
30 Maio 2016
O recorrente nao serve para fazer melhorias de nota mas sim para aumentar a nota as disciplinas com negativa

A inscricao pelo menos na minha escola foi ate fins de setembro ou inicios de outubro.Na minha opiniao nao acho que seja ate dezembro mesmo que os testes sejam em janeiro, abril e julho as aulas sejam presenciais ou de apoio têm de comecar antes , na minha escola começou em novembro

Se queres fazer melhoria tens o regime "normal", o que podes fazer é ir á escola explicares a tua situação e provavelmente vao dizer para fazeres a matricula e depois se entrares na faculdade anulas a matricula. É uma questao de te informares na escola.

De tudo o que te digam aqui tenta sempre informar.te na escola porque algumas informacoes podem variar de escola para escola.

Última edição:

Mafalda Bola

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2017
O recorrente nao serve para fazer melhorias de nota mas sim para aumentar a nota as disciplinas com negativa

A inscricao pelo menos na minha escola foi ate fins de setembro ou inicios de outubro.Na minha opiniao nao acho que seja ate dezembro mesmo que os testes sejam em janeiro, abril e julho as aulas sejam presenciais ou de apoio têm de comecar antes , na minha escola começou em novembro

Se queres fazer melhoria tens o regime "normal", o que podes fazer é ir á escola explicares a tua situação e provavelmente vao dizer para fazeres a matricula e depois se entrares na faculdade anulas a matricula. É uma questao de te informares na escola.

De tudo o que te digam aqui tenta sempre informar.te na escola porque algumas informacoes podem variar de escola para escola.
Mas por exemplo, eu formei-me em ciências e tecnologias. Se eu quiser ir para o ensino recorrente tirar humanidades e conseguir melhor média do que a que tinha em ciências posso usá-la para entrar na universidade certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas por exemplo, eu formei-me em ciências e tecnologias. Se eu quiser ir para o ensino recorrente tirar humanidades e conseguir melhor média do que a que tinha em ciências posso usá-la para entrar na universidade certo?
Se já tens um curso do secundário concluído, e fores para o recorrente fazer outro, são aplicadas umas regras recentes que referem que para efeitos de acesso a tua média do secundário (CFCEPE) passaria a ser composta apenas pelos 4 exames nacionais obrigatórios para efeitos de acesso destes alunos. Os 4 exames falados aqui:
Média - Ensino Recorrente

Mafalda Bola

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2017
Se já tens um curso do secundário concluído, e fores para o recorrente fazer outro, são aplicadas umas regras recentes que referem que para efeitos de acesso a tua média do secundário (CFCEPE) passaria a ser composta apenas pelos 4 exames nacionais obrigatórios para efeitos de acesso destes alunos. Os 4 exames falados aqui:
Média - Ensino Recorrente
Ou seja, a média que eu teria no recorrente não ia contar para nada? A média de entrada na universidade seria só a média dos 4 exames?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, a média que eu teria no recorrente não ia contar para nada? A média de entrada na universidade seria só a média dos 4 exames?
Exacto. Essa foi uma alteração recente para evitar abusos passados de alunos que iam para o recorrente ter médias de 20 para entrar depois em medicina.

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Eu fiz pelo regime não presencial, na minha escola não havia presencial.
Conheço pessoas que se inscreveram.só em.Dezembro, pois já estavam na universidade.

Matrícula
30 Maio 2016
Eu fiz pelo regime não presencial, na minha escola não havia presencial.
Conheço pessoas que se inscreveram.só em.Dezembro, pois já estavam na universidade.
Dai eu dizer sempre que independentemente do que se diga aqui irem sempre se informar na escola , porque á cenas que podem variar.

Uma amiga minha tentou se inscrever em outubro e já nao deu

Charlie4450

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2017
Boas eu tenho uma duvida em relaçao ao ensino recorrente e ja que na escola nao me tiram as duvidas que tenho(so me baralham mais) espero que algum de voces me consiga explicar se estou a fazer o correto ou nao.
Ora bem eu este ano estou inscrito no ensino recorrente, no ano passado reprovei a Matematica, portugues e fisico quimica tudo nos exames nacionais, matematica(11/10/9) portugues(10/10/10) fisico quimica(10/10), mas tirei sempre abaixo de 9,5 no exame, por isso disseram me no externato que me teria de inscrever a essas 3 disciplinas, e assim eu fiz, alguem me pode dizer se me inscrevi direito nas disciplinas? Eu vi que no recorrente os exames nacionais nao contam, por isso é que estou muito confuso.
Se alguem me pudesse ajudar agracadecia imenso

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Charlie4450
Ora bem eu este ano estou inscrito no ensino recorrente, no ano passado reprovei a Matematica, portugues e fisico quimica tudo nos exames nacionais, matematica(11/10/9) portugues(10/10/10) fisico quimica(10/10), mas tirei sempre abaixo de 9,5 no exame, por isso disseram me no externato que me teria de inscrever a essas 3 disciplinas, e assim eu fiz, alguem me pode dizer se me inscrevi direito nas disciplinas? Eu vi que no recorrente os exames nacionais nao contam, por isso é que estou muito confuso.
Se tens como nota interna final 10 valores ao passar para o recorrente ficavas com essas disciplinas feitas, não precisavas de as fazer. Bastava fazeres uma disciplina extra.

Charlie4450

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2017
Olá @Charlie4450

Se tens como nota interna final 10 valores ao passar para o recorrente ficavas com essas disciplinas feitas, não precisavas de as fazer. Bastava fazeres uma disciplina extra.
Ou seja tou mal inscrito e tenho de me inscrever em outra disciplina?
Ou posso na mesma fazer essas 3 disciplinas e finalizar o secundario?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja tou mal inscrito e tenho de me inscrever em outra disciplina?
Ou posso na mesma fazer essas 3 disciplinas e finalizar o secundario?
Segundo dizes, sim, poderias fazer isso doutra forma com apenas a tal disciplina extra.

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Ola. Tenho uma questão.. Eu terminei o 12o no ensino normal, mas nao passei no exame de matemática. Mas agora queria inscrever-me no ensino recorrente para fazer matemática 12o,... eu so preciso de bio como prova de ingresso.. e ja li imenso sobre isso mas ainda nao entendi se tenho ou nao de fazer exame nacional a matemática e na media dos 4 exames, que nota fico a matemática?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gabriela15
Ola. Tenho uma questão.. Eu terminei o 12o no ensino normal, mas nao passei no exame de matemática. Mas agora queria inscrever-me no ensino recorrente para fazer matemática 12o,... eu so preciso de bio como prova de ingresso.. e ja li imenso sobre isso mas ainda nao entendi se tenho ou nao de fazer exame nacional a matemática e na media dos 4 exames, que nota fico a matemática?
Podes usar aí a nota de um exame de matemática que já tenhas feito.

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Exame nacional de matemática? Tive 4.5 no exame nacional, entao mesmo que tire 14 no exame de ensino recorrente, acabo o 12o com 14, e a nota de exame nacional que faz parte dos 30% é esse 4.5 ?