Funcionamento do Ensino Recorrente

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Exame nacional de matemática? Tive 4.5 no exame nacional, entao mesmo que tire 14 no exame de ensino recorrente, acabo o 12o com 14, e a nota de exame nacional que faz parte dos 30% é esse 4.5 ?
Sim, a nota do exame só entra nesses 30%.

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Mas então se fosse no ensino regular, essa nota 4.5 entrava na mesma? Eu assim nao estou a ser prejudicada na media?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas então se fosse no ensino regular, essa nota 4.5 entrava na mesma? Eu assim nao estou a ser prejudicada na media?
Entraria na nota da disciplina, o que não acontece neste caso. A tua média com a fórmula do recorrente poderá descer, sim.

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
O que me aconselha? Estou um pouco confusa.. Fazer matemática pelo regular ou recorrente? E visto que matemática este ano mudou o programa e tambem teria materia de 11o incluída e possivelmente ficaria mais atrapalhada ... e pelo recorrente era a matéria deste programa agora que tive.. Obrigada e desculpe..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O que me aconselha? Estou um pouco confusa.. Fazer matemática pelo regular ou recorrente? E visto que matemática este ano mudou o programa e tambem teria materia de 11o incluída e possivelmente ficaria mais atrapalhada ... e pelo recorrente era a matéria deste programa agora que tive.. Obrigada e desculpe..
Acho que deves tentar o recorrente. No limite, se achas que esse 4,5 te desce muito a média, tentas também fazer novamente o exame para subir essa componente.

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Uma vez que tambem irei fazer exame nacional de biologia e geologia 11o , essa nota entrará nos 30% e por sua vez quanto melhor for, mais "compensará " esse 4.5 que desce... correto?
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Uma vez que tambem irei fazer exame nacional de biologia e geologia 11o , essa nota entrará nos 30% e por sua vez quanto melhor for, mais "compensará " esse 4.5 que desce... correto?
Obrigada!
Certo. E nesses 30% entram 4 exames, podes tentar subir também a nota dos outros.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Se formos para o recorrente num externato a nota de aplicações informáticas não conta mas numa secundária já pode contar? Ou essa nota nunca vai contar para média ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @catarina.fonseca16
Se formos para o recorrente num externato a nota de aplicações informáticas não conta mas numa secundária já pode contar? Ou essa nota nunca vai contar para média ?
Essa nota sai sempre, dado que não faz parte do plano de estudos do ensino recorrente.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
E não podemos em vez de fazer só uma de 12º como Geologia, fazer 2 e retirarmos a que já fizemos?
Disseram me que podia fazer espanhol mas como sou de ciências não sei se isso vai contar como outra disciplina ou vai substituir alguma?!
Se mudar para humanidades no recorrente preciso de fazer outros exames além dos que já fiz?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E não podemos em vez de fazer só uma de 12º como Geologia, fazer 2 e retirarmos a que já fizemos?
Disseram me que podia fazer espanhol mas como sou de ciências não sei se isso vai contar como outra disciplina ou vai substituir alguma?!
Se mudar para humanidades no recorrente preciso de fazer outros exames além dos que já fiz?

Obrigada
Não vejo nada contra isso, mas terias de confirmar com a escola. Provavelmente o espanhol substituiria a língua que tens atualmente na formação geral.

Se mudares para o recorrente terias de fazer todas as disciplinas do plano de estudos previsto que não tens agora feitas:
Cursos Científico-Humanísticos na modalidade de Ensino Recorrente | Direção-Geral da Educação

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
mas passando para humanidades tinha de fazer os exames certo? ou os meus davam?
e por exemplo passar para economia visto que já tenho o exame de matemática, tinha que fazer mais exames?
Os exames que tenho feito são: pt, mat, fq, bg

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
mas passando para humanidades tinha de fazer os exames certo? ou os meus davam?
Para aceder ao superior terias de cumprir as regras referidas aqui:
Média - Ensino Recorrente

e por exemplo passar para economia visto que já tenho o exame de matemática, tinha que fazer mais exames?
Os exames que tenho feito são: pt, mat, fq, bg
Terias de realizar as bienais e uma nova disciplina anual de 12º ano:
Cursos Científico-Humanísticos na modalidade de Ensino Recorrente | Direção-Geral da Educação

Ana prv

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Boa noite, tenho uma questão a fazer... a minha avaliação final a História A foi de 10 e com a nota do exame a nota baixou para 9...tenho conhecimento do ano recorrente,fui á escola mais próxima onde existe o ano recorrente e disseram m que não posso fazer História posso sim trocar com exemplo por sociologia... Não tenho que realizar mais o exame de história? Fico na mesma com a disciplina feita, sendo ela uma disciplina especifica?

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Sim, ficas. Se tiveste 10 para ir a exame a disciplina está feita.
Não podes é usar esse exame como prova de ingresso uma vez que é negativo, mas se não for a tua prova de ingresso não tens de repetir

• Like
Reactions: davis

paulo1969

Membro
Matrícula
29 Junho 2017
Bom dia,

Agradeço que me esclareçam se a minha filha com 17 anos (fará 18 em Fev/2018), pode concorrer ao Ensino Recorrente para fazer a disciplina de Matemática (11º e 12º ano).
Inscreveu-se no CRISFAL (externato), mas penso que esta situação pode correr mal, pois segundo a lei, terá que ter 18 anos completos.

Podem ajudar-me.

Também ouvi dizer que os alunos que frequentem o ensino recorrente terão que fazer 4 exames para acesso à faculdade. Será assim?

Muito agradecido

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @paulo1969
Agradeço que me esclareçam se a minha filha com 17 anos (fará 18 em Fev/2018), pode concorrer ao Ensino Recorrente para fazer a disciplina de Matemática (11º e 12º ano).
Inscreveu-se no CRISFAL (externato), mas penso que esta situação pode correr mal, pois segundo a lei, terá que ter 18 anos completos.
Pode sim, sugiro que leia este post:
Funcionamento do Ensino Recorrente

Também ouvi dizer que os alunos que frequentem o ensino recorrente terão que fazer 4 exames para acesso à faculdade. Será assim?
Têm de ter os 4 exames realizados para o cálculo da CFCEPE, sim, mas podem ter sido realizados em anos anteriores:
Média - Ensino Recorrente

datwistl

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2017
Boa noite!
Completei o 12º ano menos matemática A na qual tive 10,8,7 ao longo dos três anos.
Este ano decidi completar a disciplina via ensino recorrente, mas no caso de querer trocar de novo pelo ensino regular seria possível?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @datwistl
Boa noite!
Completei o 12º ano menos matemática A na qual tive 10,8,7 ao longo dos três anos.
Este ano decidi completar a disciplina via ensino recorrente, mas no caso de querer trocar de novo pelo ensino regular seria possível?
Diria que sim, mas não conheço ninguém que o tenha feito.

Matrícula
4 Outubro 2017
Olá denovo!
Em relação ao ensino recorrente os exames que se têm que fazer lá são do mesmo grau de exigência do que no ensino diurno?