Funcionamento do Ensino Recorrente

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @JoanaSofia_
Boa tarde, fiz o secundário em regime normal, porém tinha Matemática em atraso. Decidi completa la no ensino noturno, no recorrente, porém não está a correr nada bem.
Estava a ponderar em inscrever me num dos cursos de ensino recorrente que tem conclusão em 3 meses e da-me equivalência ao 12 ano. É possível entrar na Universidade com esse curso Queria entrar em biologia humana em Évora.
Tenho exame de Português, biologia e geologia, filosofia feitos na altura em que estava a completar o secundario no diurno. Esses exames contam alguma coisa?
Obrigada
Acho que escreveste mal a pergunta. Estás agora no recorrente e estás a ponderar fazer que tipo de curso?

kiksgm

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Boa tarde,

De momento estou no 12 ano a terminar o curso de Ciências e Tecnologias pelo Ensino Regular. Porém, tenho Matemática A anulada e não tenciono termina-la este ano.
A minhas perguntas são as seguintes: Quando terminar este ano (deixando pendente a Matemática) posso inscrever-me no Ensino Recorrente só para a conclusão de Matemática ou tenho de fazer outra? O que acontece às notas que tive no Ensino Regular?

Obrigada.

JoanaSofia_

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
IPB
Olá @JoanaSofia_

Acho que escreveste mal a pergunta. Estás agora no recorrente e estás a ponderar fazer que tipo de curso?

Estou a fazer matemática no recorrente. Eles vao abrir um curso agora em Março que vai terminar em Junho. Estou a ponderar em inscrever me nesse curso para me ficar com o 12 ano

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @kiksgm
A minhas perguntas são as seguintes: Quando terminar este ano (deixando pendente a Matemática) posso inscrever-me no Ensino Recorrente só para a conclusão de Matemática ou tenho de fazer outra? O que acontece às notas que tive no Ensino Regular?
No teu caso podes fazer apenas matemática. As tuas outras notas são "convertidas" para o recorrente, ou seja, a tua classificação interna (antes de exames) passam a ser as classificações finais das disciplinas. Uma das tuas disciplinas anuais do 12º ano desaparece.

• Like
Reactions: kiksgm

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Estou a fazer matemática no recorrente. Eles vao abrir um curso agora em Março que vai terminar em Junho. Estou a ponderar em inscrever me nesse curso para me ficar com o 12 ano
Qual é tipo de curso? É que em cima dizes que é do recorrente novamente, mudares do recorrente para o... recorrente, não faz muito sentido.

kiksgm

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Olá @kiksgm

No teu caso podes fazer apenas matemática. As tuas outras notas são "convertidas" para o recorrente, ou seja, a tua classificação interna (antes de exames) passam a ser as classificações finais das disciplinas. Uma das tuas disciplinas anuais do 12º ano desaparece.

Obrigada pela resposta rápida
.
Tenho mais uma questão. Eu tenho 10 de nota interna a Biologia e Geologia (com ou sem exame). Se repetir o exame este ano (exame como externa) a nota de exame passa a ser a nota interna (caso seja superior). Assumindo que consiga um 15 no exame (como exemplo) a "nota interna" fica 15. É esta nota que é "convertida" para o Recorrente ou é o 10 que tive antes do exame como interna?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu tenho 10 de nota interna a Biologia e Geologia (com ou sem exame).
Nota interna é sempre sem exame.
Se repetir o exame este ano (exame como externa) a nota de exame passa a ser a nota interna (caso seja superior). Assumindo que consiga um 15 no exame (como exemplo) a "nota interna" fica 15. É esta nota que é "convertida" para o Recorrente ou é o 10 que tive antes do exame como interna?
Ficavas com 15 como nota da disciplina para efeitos de acesso.

• Like
Reactions: kiksgm

JoanaSofia_

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Curso
Instituição
IPB
Fui me informar é um curso de certificação escolar, sao 5 meses.
E disseram me que perco a minha media toda e a media que conta é apenas da prova de ingresso.
É uma boa opção? A prova de ingresso seria apenas a de biologia e geologia

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Fui me informar é um curso de certificação escolar, sao 5 meses.
E disseram me que perco a minha media toda e a media que conta é apenas da prova de ingresso.
É uma boa opção? A prova de ingresso seria apenas a de biologia e geologia
Deves estar a falar de um curso EFA. Tu é que tens de avaliar, a tua nota de candidatura passa a depender unicamente da nota do exame nacional.

JoanaSofia_

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Curso
Instituição
IPB
Deves estar a falar de um curso EFA. Tu é que tens de avaliar, a tua nota de candidatura passa a depender unicamente da nota do exame nacional.

Eu acho q é a melhor opção, pois ja é o terceiro ano que estou a tentar completar matemática. Eu queria mesmo entrar para a Universidade este ano. Porém preciso de saber como é que funciona o acesso ao ensino superior. A nota que tenho na prova conta na totalidade ou só uma percentagem?
E quando é que começam as inscrições para o ensino superior ? Depois das provas de ingresso?
E posso entrar em qualquer curso? Biologia humana por exemplo? Eles nao penalizam as pessoas que vêm destes cursos ?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A nota que tenho na prova conta na totalidade ou só uma percentagem?
100%.
E quando é que começam as inscrições para o ensino superior ? Depois das provas de ingresso?
Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso | Uniarea
E posso entrar em qualquer curso? Biologia humana por exemplo? Eles nao penalizam as pessoas que vêm destes cursos ?
Desde que faças as provas de ingresso pedidas, sim.

Dara Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Para o ano estou a pensar fazer o 12º ano em ensino recorrente (pois tenho a matemática de 11º ), no entanto pelo que me apercebi aqui a formula de calculo para proceguimento de estudos é um pouco diferente da do ensino regular publico, e isto está me a deixar um pouco preocupada porque como é obvio o nosso objetivo é sempre o mesmo, ter média para a nossa area.. queria então pedir ajuda para ver se estou a calcular a media para proceguimento de estudos da forma correta, porque pelo que me estou a aperceber baixa-me imenso a média..
tendo em conta isso, vou fazer uma simulação
imaginem que acabo o secundário 10º,11º e 12º pelo ensino recorrente com média de 13.5 (SEM EXAMES)
esse 13.5 vai multiplicar por 0.7 ;
nos exames imaginemos que obtive de média aritmética simples(exam pt + exam mat+exambio+exam filo) de 8, mas que na prova de ingresso que necessito tive 10
o calculo vai ser algo assim 13.5x0.7 + 8x0.3 o que me iria dar uma média de 11.85
e essa seria a minha nota de candidatura ? ou a minha nota de candidatura será ainda calculada com a nota de prova de ingresso e a sua devida percentage para a área a que quero concorrer?
Eu sei que isto está um pouco confuso mas é a unica forma de colocar esta duvida..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Dara Lopes
e essa seria a minha nota de candidatura ? ou a minha nota de candidatura será ainda calculada com a nota de prova de ingresso e a sua devida percentage para a área a que quero concorrer?
A segunda hipótese.

Matrícula
15 Fevereiro 2018
Olá, estou no 11º em Línguas e Humanidades e para o ano terei de fazer exame a História A, é possível trocar o exame de História pelo de Matemática A?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @anamargarida_10
Olá, estou no 11º em Línguas e Humanidades e para o ano terei de fazer exame a História A, é possível trocar o exame de História pelo de Matemática A?
Só podes fazer essa troca fazendo uma mudança de curso do secundário para um dos que têm essa disciplina trienal, implicando que terias de fazer também as outras disciplinas previstas no plano de estudos desse curso.

• Like
Reactions: anamargarida_10

Raquel Campelo Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
24 Março 2018
Boa tarde,
Estou a completar o 12° ano, mas dificilmente conseguirei fazer matemática A, que vai ficar para exame nacional. Falaram-me que o melhor seria fazer a disciplina pelo ensino recorrente, mas tenho algumas dúvidas. O curso que quero é Desporto. Se for para o recorrente esta disciplina deixa de contar na média? Tenho no recorrente de obrigatoriamente fazer exame nacional a Matemática A para acesso ao ensino superior? Uma vez que só deixarei matemática A, no próximo ano tenho de fazer novamente exame nacional de Português e Matemática A para acesso ao ensino superior, pese embora só precise de uma destas disciplinas para ingresso na faculdade? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Raquel Campelo Sousa
Se for para o recorrente esta disciplina deixa de contar na média?
Sim.
Tenho no recorrente de obrigatoriamente fazer exame nacional a Matemática A para acesso ao ensino superior?
Sim, estes 4:
Média - Ensino Recorrente
Uma vez que só deixarei matemática A, no próximo ano tenho de fazer novamente exame nacional de Português e Matemática A para acesso ao ensino superior, pese embora só precise de uma destas disciplinas para ingresso na faculdade?
Podes usar exames realizados em anos anteriores.

João Vasco Henriques

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2018
Boa tarde. Estou a meio de uma licenciatura. Tenciono não terminar a mesma porque cheguei à conclusão que quero ingressar medicina . Sendo assim pretendia saber se me posso inscrever no ensino recorrente no próximo ano letivo para posteriormente voltar a candidatar me ao ensino superior pelo CNA.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @João Vasco Henriques
Boa tarde. Estou a meio de uma licenciatura. Tenciono não terminar a mesma porque cheguei à conclusão que quero ingressar medicina . Sendo assim pretendia saber se me posso inscrever no ensino recorrente no próximo ano letivo para posteriormente voltar a candidatar me ao ensino superior pelo CNA.
Podes, mas tens de fazer um curso diferente do que já fizeste no regime "normal". Além disso, a tua média do secundário passaria a ser calculada com a média dos 4 exames referidos aqui:

João Vasco Henriques

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2018
Olá @João Vasco Henriques

Podes, mas tens de fazer um curso diferente do que já fizeste no regime "normal". Além disso, a tua média do secundário passaria a ser calculada com a média dos 4 exames referidos aqui:

Desde já Obrigado pela informação. Eu frequentei ciências e tecnologias mas não terminei uma disciplina tendo acabado o secundário com um curso de um ano do ensino profissional. Sendo assim posso inscrever-me em ciências e tecnologias no recorrente, certo?