Funcionamento do Ensino Recorrente

o que eu recomendo é fazeres uma disciplina anual do 12º ano que nao tenhas feito, exemplo biologia e ficas com o 12º feito

este ano fiz biologia e aplicações

Pronto...
Podes trocar Biologia por Geologia ou Quimica ou Fisica
Se quiseres tentar aumentar a tua média, podes trocar BG ou FQ por Geometria Descritiva
Não sei se tiveste inglês, mas podes também trocar por Espanhol ou vice versa

Fazendo estas trocas, aumentas a tua média de secundário e ainda ficas com o 12 ano completo :)

• Like
Reactions: davis
aumentar a media nao vai ser facil. tive 18 a biologia e 19 a ingles.
se calhar o melhor é trocar fq por geometria descritiva

• Like
Reactions: ph+
Olá @nandocas143
Boas
Estou um bocado confusa e com dúvida,a questão é a seguinte: terminei este ano 11ano (área de ciências/tecnologia)tenho as disciplinas todas feitas ,exceto FQ (10 na disciplina,exame7) Quais as minhas opções se passar para 12 ano recorrente?Fico com F)Q feita,certo?Para efeito posterior de ingresso ensino superior tenho de voltar a repetir esse exame?Posso substituir-lo por outra disciplina?
Sim, fica feita com 10. Não tens de repetir, mas o 7 entraria na CFCEPE. Sim, podes trocar disciplinas.

aumentar a media nao vai ser facil. tive 18 a biologia e 19 a ingles.
se calhar o melhor é trocar fq por geometria descritiva
No ensino recorrente só conta uma nota da disciplina opcional do 12 ano.

Se tiveste 18 a Biologia, de certeza que com aplicação e esforço consegues aumentar para 19 ou 20... O ensino recorrente é MUITO mais acessivel.
E do que eu sei, podes fazer essas trocas, mas se chegares ao fim do ano e tiveres menos contam as notas anteriores, tens é de trocar obrigatoriamente uma disciplina... No teu caso, trocas FQ por Geometria descritiva e fazes as outras... tens melhor nota, fixe :) nao tens conta a nota passada :)

Por exemplo:
Acabas te agora FQ com média de 10... Vais para o recorrente e tiras 15 a Geometria descritiva conta geometria.
Ingles acabas te com 19, vais para o recorrente e tiras 14 a espanhol.... CONTA a nota de ingles :)
Biologia acabas te com 18, vais para o recorrente a geologia tiras 19 ou 20, já melhoras te a nota e conta geologia

Acho que não perdes nada em tentar :)

Quem sabe ainda tens 20 a espanhol? Alias, penso que também dá para trocar por frances ou alemão por isso dessas tres disciplinas escolhes uma e tentas :)

• Like
Reactions: J C Mota and davis
Olá, eu chumbei no exame de matematica A mas fui com 10 a exame e hoje quando fui fazer a matricula deram me a possibilidade de mudar para o ensino recorrente e dar matematica como concluida, sendo que para isso apenas tinha de ter uma disciplina este ano em ensino recorrente mas embora eu goste dessa possibilidade ainda estou com duvidas pois dizem que pode baixar a minha media final. O que acham ?

Olá, eu chumbei no exame de matematica A mas fui com 10 a exame e hoje quando fui fazer a matricula deram me a possibilidade de mudar para o ensino recorrente e dar matematica como concluida, sendo que para isso apenas tinha de ter uma disciplina este ano em ensino recorrente mas embora eu goste dessa possibilidade ainda estou com duvidas pois dizem que pode baixar a minha media final. O que acham ?
Podes usar o nosso simulador para ver como a média será afetada para tomares essa decisão:
Simulador de Candidatura Uniarea

Olá @nandocas143

Sim, fica feita com 10. Não tens de repetir, mas o 7 entraria na CFCEPE. Sim, podes trocar disciplinas.
Se fizer o 12ani no ensino regular,fico com FQ do 11 por fazer certo?No regular terei sempre que fazer o exame para ter a disciplina feita é o 11cncluido?Tive 10 a disciplina
ou posso simplesmente substituir essa disciplina por filosofia por ex , fazendo o exame de filosofia?para ficar com os 2 exames bienais
Obrigada

Se fizer o 12ani no ensino regular,fico com FQ do 11 por fazer certo?No regular terei sempre que fazer o exame para ter a disciplina feita é o 11cncluido?Tive 10 a disciplina
Certo. Certo, é igual que o que fizeste este ano.
ou posso simplesmente substituir essa disciplina por filosofia por ex , fazendo o exame de filosofia?para ficar com os 2 exames bienais
Filosofia já é obrigatória, e assumo que já a fizeste, pelo que essa troca não pode ser feita. Só podias ir como interna ao exame de filosofia quando concluíste a disciplina, não podes decidir isso agora.

Estou indecisa entre o 12 ano regular e recorrente,estou entalada com FQ 11, muito provavelmente não conseguirei fazer em exame o que aconselha?

Boa tarde, eu chumbei a matemática no exame (fui com 10 de cif e tirei 8) e como já perdi um ano a tentar acabar matemática e como o programa mudou e eu ainda sou do programa antigo, pensei em fazer os 3 anos num só, mas fui a um externato e disseram-me que não o podia fazer porque já tinha feito a matemática do 10o e 11o. Sendo assim estou na dúvida se faço este ano em ensino recorrente ou em ensino regular, mas em ensino regular tenho medo de não conseguir e em ensino recorrente sei que é mais fácil mas também sei que a média pode ficar prejudicada se quiser ir para o ensino superior. Posto isto tenho algumas perguntas:
1a- É possível fazer o ano em ensino recorrente como externa?
2a - Mesmo que faça só uma disciplina no recorrente a forma de fazer a média muda para CFD=(7CIF+3CE)/10?
3a- Qual será a melhor opção?

Última edição:
Boa tarde, eu chumbei a matemática no exame (fui com 10 de cif e tirei 8) e como já perdi um ano a tentar acabar matemática e como o programa mudou e eu ainda sou do programa antigo, pensei em fazer os 3 anos num só, mas fui a um externato e disseram-me que não o podia fazer porque já tinha feito a matemática do 10o e 11o. Sendo assim estou na dúvida se faço este ano em ensino recorrente ou em ensino regular, mas em ensino regular tenho medo de não conseguir e em ensino recorrente sei que é mais fácil mas também sei que a média pode ficar prejudicada se quiser ir para o ensino superior. Posto isto tenho algumas perguntas:
1a- É possível fazer o ano em ensino recorrente como externa?
2a - Mesmo que faça só uma disciplina no recorrente a forma de fazer a média muda para CFD=(7CIF+3CE)/10?
3a- Qual será a melhor opção?
Nao entendi muito bem a primeira pergunta mas podes fazer matemática em regime não presencial, caso seja isso que estejas a perguntar e nos exames nacionais vais sempre como externa. 2ª- Mesmo sendo só matemática no recorrente a formula da média muda, sim, e do 12º ano só te conta uma opcional. 3ª- A melhor opção tens mesmo de ser tu a ver o que preferes, eu fui para o recorrente e acabei matemática com 20, nao me alterou muito a média mas sim, baixou umas décimas (relativamente à formula de calculo caso tivesse o 20 no regular) mas eu nunca iria conseguir um 20 em exame nacional para substituir a nota final então compensou pois, no regular, se tivesse tirado o 10 no exame para obter a aprovação a minha média ficava mais baixa comparado à minha média final do recorrente. Caso a média ainda te preocupe um pouco por baixar, podes sempre substituir uma disciplina por espanhol, arrependi-me de não o ter feito visto ser uma disciplina onde consegues um 17 à vontade pelo que vejo das minhas colegas. Mais uma coisa, este ano ainda foi de mudança por isso ao ires para o recorrente e no exame em 2019 vai ser só do novo programa, entao podes sempre assistir a aulas para teres uma maior noção do novo programa.

• Like
Reactions: davis and ph+
Pessoal, não percebi muito bem o funcionamento do ensino recorrente.

Na minha escola só disseram que é raro haver turmas e aulas. Os alunos estudam por si e apresentam-se a exames nas 3 épocas disponíveis: Janeiro, Abril e Junho. Dá para ir faculdade.

podem dar todas as informações necessárias sobre este assunto por favor? até que dia podemos fazer inscrição?

@davis á algum site com todas as informações possíveis sobre Ensino Recorrente?

@davis tenho História A 12 ano e Português 12 ano para acabar de fazer. ensino diurno com exames nacionais é complicado para mim. O que aconselha na minha situação?