Funcionamento do Ensino Recorrente

Rui F.

Membro
Matrícula
3 Julho 2018
Boa tarde mudei para ensino recorrente este ano para não ter que repetir o exame de matemática. No entanto eu apenas tinha uma disciplina do 12 ano que era psicologia, que no ensino recorrente não faz parte do curso ciências e tecnologias, então foi me dado a escolher outra disciplina entre fisica, química, biologia e geologia ficando então apenas com uma disciplina anual. ficando assim com um total de 7 disciplinas. será que é apenas o necessário ou terei que ir fazer outra disciplina anual?
Sim, fazes só uma disiciplina anual dessas que indicaste.

Sotdroppe

Membro Caloiro
Matrícula
3 Outubro 2018
Eu fui a uma escola para ser aluno recorrente para fazer portugues.
No final do 12 ano chumbei no exame mas tive positiva no total dos tres anos.
E quando fui para a outra escola para me inscrever como recorrente uma senhora que trabalha la disse me que nao podia fazer portugues se fosse para recorrente e que tinha de eliminar uma disciplina e fazia outra, que no meu caso era geografia c por psicologia B, e frances iniciação por ingles. E se for para esta escola como recorrente ja tinha portugues feito e nao precisava de fazer exame para entrar para uma universidade ou politécnico, ao tinha de eliminar uma disciplina para fazer outra.
Fiquei com algumas duvidas se e mesmo assim e tenho de saber rapido porque as aulas ja começaram.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Sotdroppe
Eu fui a uma escola para ser aluno recorrente para fazer portugues.
No final do 12 ano chumbei no exame mas tive positiva no total dos tres anos.
E quando fui para a outra escola para me inscrever como recorrente uma senhora que trabalha la disse me que nao podia fazer portugues se fosse para recorrente e que tinha de eliminar uma disciplina e fazia outra, que no meu caso era geografia c por psicologia B, e frances iniciação por ingles. E se for para esta escola como recorrente ja tinha portugues feito e nao precisava de fazer exame para entrar para uma universidade ou politécnico, ao tinha de eliminar uma disciplina para fazer outra.
Fiquei com algumas duvidas se e mesmo assim e tenho de saber rapido porque as aulas ja começaram.
Sim, a informação dada é verdadeira. No recorrente os exames nacionais não contam para a nota de conclusão do secundário, logo as notas finais das disciplinas são iguais às notas internas. Se tinhas como nota interna a português uma positiva, ao mudares para o recorrente é essa a nota que conta como classificação final da disciplina, ficando concluída.

Tesla

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2017
Boa tarde,

Aproveito este tópico para não estar a abrir um novo.
No ano letivo passado fiz mudança de curso e frequentei o ensino recorrente num externato na área de ciências socioeconómicas. Tive algumas equivalências, Português, Inglês e creio que nada mais. Basicamente comprometi-me a realizar o curso todo nesse ano. No entanto deixei disciplinas por fazer: os 3 anos de Matemática A (10º, 11º e 12º) e Economia C (Geografia C). Como tal, este ano matriculei-me numa escola pública que oferece ensino recorrente para tentar acabar a Matemática e neste caso a Geografia C porque tive que substituir por Eco C. Na semana passada fui à secretaria esclarecer em que aulas estava a não-presencial e calhou falar-se no ingresso no Ensino Superior. O meu plano para este ano era acabar as Matemáticas + a Geo C e fazer os exames específicos para a ingressar em Gestão ou algo nessa área. E quando se falou disso foi-me dito que eu precisava de realizar 4 exames nacionais para ingressar no ensino superior. Vi a vida a andar para trás porque nunca me passou pela cabeça ter que fazer 4 exames nacionais. A senhora insistiu que era assim que funcionava e venho aqui ver se alguém me confirma isto porque se for de facto assim muda muita coisa no meu plano.

Algum esclarecimento adicional disponham.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Tesla
E quando se falou disso foi-me dito que eu precisava de realizar 4 exames nacionais para ingressar no ensino superior. Vi a vida a andar para trás porque nunca me passou pela cabeça ter que fazer 4 exames nacionais. A senhora insistiu que era assim que funcionava e venho aqui ver se alguém me confirma isto porque se for de facto assim muda muita coisa no meu plano.
Confirma-se, para acederes ao ensino superior tens mesmo de ter esses 4 exames nacionais realizados, entrando no cálculo da CFCEPE como explicado aqui: Média - Ensino Recorrente

Não há notas mínimas em cada um deles, desde que o cálculo da CFCEPE dê pelo menos 9,5 valores.

Allan_Tofu

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2018
Boa noite, este ano comecei a frequentar o ensino recorrente, trocando a disciplina de alemão pela de espanhol ( a única disciplina que me falta para concluir o secundário), frequento o 11º em presencial e o 10º não presencial, onde faço 1 em exame (1 módulo de espanhol do 10º) em cada mês estabelecido pela escola, a minha pergunta era, a nota do 10º ano não presencial, ou seja, a nota dos exames, vai somar com a do 11º presencial e gerar uma média final, como em ensino normal? Agradeço desde já pelas respostas

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Allan_Tofu
Boa noite, este ano comecei a frequentar o ensino recorrente, trocando a disciplina de alemão pela de espanhol ( a única disciplina que me falta para concluir o secundário), frequento o 11º em presencial e o 10º não presencial, onde faço 1 em exame (1 módulo de espanhol do 10º) em cada mês estabelecido pela escola, a minha pergunta era, a nota do 10º ano não presencial, ou seja, a nota dos exames, vai somar com a do 11º presencial e gerar uma média final, como em ensino normal? Agradeço desde já pelas respostas
Sim, a nota da disciplina será a média da nota de todos os módulos.

AAlexandra

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
Boa tarde a todos.
Venho pedir um esclarecimento.
Frequentei o ens. secundário mas não o completei
fui para o recorrente na área de ciências e e conclui com aproveitamento.
- se eu decidir fazer melhoria da média do secundário, posso voltar a fazer ens. recorrente? ou é só os exames da especifica + Português?
obg desde já.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AAlexandra
- se eu decidir fazer melhoria da média do secundário, posso voltar a fazer ens. recorrente? ou é só os exames da especifica + Português?
Poderias voltar a fazer outro curso do recorrente, ou poderias fazer melhorias das disciplinas do curso que concluíste.

• Like
Reactions: AAlexandra

AAlexandra

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
neste momento sou trabalhador-estudante (sim já ando na faculdade) mas tenho maiores ambições.
vou procurar info no recorrente da minha área (se houver).
Obg
Mensagem fundida automaticamente:

@davis
sabes se, ao tentar fazer melhoria posso fazer na mesma área, neste caso ciências?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis
sabes se, ao tentar fazer melhoria posso fazer na mesma área, neste caso ciências?
Poderias tentar melhorar as notas das disciplinas através dos exames nacionais respectivos.

pedroza

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Olá, preciso de ajuda. Eu acabei o ensino secundário através do ensino recorrente (faltava matemática 12º) e tenho dúvidas acerca da média com que fiquei à disciplina.
No 10ºano tive 10 e no 11ºano também tive 10. No recorrente, tive 14 nos módulos 7, 8, 9 (prova globalizante).
A minha dúvida é com que média fiquei à disciplina. Disseram-me na secretária que calculava-se da seguinte forma:
14x3=42 ; somava-se 10 (média das equivalências de 10º e 11º) ; 42+10=52 ; divide-se por 4 ; 52/4=13. Ou seja, a classificação final da disciplina é 13.
Isso está correcto? A média não devia ser aritmética? Do género, 10+10+14=34 ; 34/3≈11

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @pedroza
Olá, preciso de ajuda. Eu acabei o ensino secundário através do ensino recorrente (faltava matemática 12º) e tenho dúvidas acerca da média com que fiquei à disciplina.
No 10ºano tive 10 e no 11ºano também tive 10. No recorrente, tive 14 nos módulos 7, 8, 9 (prova globalizante).
A minha dúvida é com que média fiquei à disciplina. Disseram-me na secretária que calculava-se da seguinte forma:
14x3=42 ; somava-se 10 (média das equivalências de 10º e 11º) ; 42+10=52 ; divide-se por 4 ; 52/4=13. Ou seja, a classificação final da disciplina é 13.
Isso está correcto? A média não devia ser aritmética? Do género, 10+10+14=34 ; 34/3≈11
Que eu saiba, e como referes o que faz sentido, é a média aritmética dos 3 anos. Até porque a tua nota do 10º e 11º deu-te equivalência aos módulos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Por essa lógica multiplicarias as notas de 10º e 11º também por 3 e dividias tudo por 9, o que é o mesmo que fazer a média de cada ano.

Enk0

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Boa tarde. Este ano entrei no ensino recorrente para fazer apenas Matemática de 12º ano (modulos 7, 8 e 9), pois já tinha completado tudo o resto no ensino normal. Tive 13 agora na prova globalizante (ou seja tive 13 a Mat no 12º), e por isso, como acabei todas as disciplinas, fui pedir o certificado. Lá diz que terminei o ensino secundário com uma média de 15 valores. O meu objetivo agora é candidatar-me ao ensino superior e para isso quero fazer melhoria de exames (pretendo repetir 3 dos 4 que fiz). A minha questão é: caso consiga melhorar os exames, estes vão interferir na minha média de secundário, ou servirão apenas para usar como provas de ingresso (2 deles vão ser usados para tal)?

E já agora, terei que ir à minha escola anterior entregar o certificado e ir buscar a ficha enes?

Obrigado desde já. 👍

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Enk0
A minha questão é: caso consiga melhorar os exames, estes vão interferir na minha média de secundário, ou servirão apenas para usar como provas de ingresso (2 deles vão ser usados para tal)?
Podem melhorar as notas das disciplinas, bem como a CFCEPE:
E já agora, terei que ir à minha escola anterior entregar o certificado e ir buscar a ficha enes?
Levantas a ficha ENES na escola em que realizares os exames nacionais.