Funcionamento do Ensino Recorrente

pedroza

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Olá @pedroza

Que eu saiba, e como referes o que faz sentido, é a média aritmética dos 3 anos. Até porque a tua nota do 10º e 11º deu-te equivalência aos módulos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Por essa lógica multiplicarias as notas de 10º e 11º também por 3 e dividias tudo por 9, o que é o mesmo que fazer a média de cada ano.
Pois, não sei mesmo. No certificado de habilitações que a escola me emitiu, consta lá que acabei com 13 a Matemática A.
Eu tenho andado à procura na internet, mas não consigo encontrar informações acerca disto.
O mais próximo que encontrei foi o "artigo 20º da Portaria nº242/2012, de 10 de Agosto", que diz " Sempre que haja lugar a equivalência, a classificação final da disciplina resulta da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos módulos que o aluno efetivamente capitalizar e da classificação resultante do processo de equivalência"
Não sei é o que eles entendem por média aritmética ponderada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pois, não sei mesmo. No certificado de habilitações que a escola me emitiu, consta lá que acabei com 13 a Matemática A.
Eu tenho andado à procura na internet, mas não consigo encontrar informações acerca disto.
O mais próximo que encontrei foi o "artigo 20º da Portaria nº242/2012, de 10 de Agosto", que diz " Sempre que haja lugar a equivalência, a classificação final da disciplina resulta da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos módulos que o aluno efetivamente capitalizar e da classificação resultante do processo de equivalência"
Não sei é o que eles entendem por média aritmética ponderada.
Média aritmética ponderada é uma média simples, como estavas a fazer. Na minha opinião isto reforça a resposta que te dei.

fne

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2019
Boa tarde,
Antes de mais um agradecimento pela existência deste site, com informação e vasta e bastante pratica!
Venho colocar uma questão, para a qual pretendia a vossa ajuda, pois em 2001/2002 deixei de frequentar as UC do secundário, pelo que, faltam-me 7 UC a Portugues, 5 a Matematica, 6 a Area Interdisciplinar, 6 a Ingles, 7 a Ciencias Natuaris, 2 a Fisica-Quimica e 1 a Introdução a Informatica.
Sendo que ja decorreu bastante tempo, desde 2001 até a presente data, só tenho acesso ao 12º se fizer a totalidade da UC, ou existe alguma alteração legislativa?

Obrigado,

Francisco Nunes

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @fne
Antes de mais um agradecimento pela existência deste site, com informação e vasta e bastante pratica!
Não tem de que. 🤗
Venho colocar uma questão, para a qual pretendia a vossa ajuda, pois em 2001/2002 deixei de frequentar as UC do secundário, pelo que, faltam-me 7 UC a Portugues, 5 a Matematica, 6 a Area Interdisciplinar, 6 a Ingles, 7 a Ciencias Natuaris, 2 a Fisica-Quimica e 1 a Introdução a Informatica.
Sendo que ja decorreu bastante tempo, desde 2001 até a presente data, só tenho acesso ao 12º se fizer a totalidade da UC, ou existe alguma alteração legislativa?
Ou concluis o secundário no recorrente, fazendo as disciplinas em falta, ou exploras outro curso que te dê equivalência ao secundário. Se te faltam assim tantas disciplinas diria que no teu caso compensava mais optares por um curso EFA. Podes pedir mais informações sobre os cursos disponíveis nas escolas secundárias da tua área de residência.

margstavares

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Ciências e tecnologias
Estou no 11º ano de ciencias e tecnologias. tenho positiva a todas as disciplinas mas no proximo ano vou abandonar o ensino regular e fazer por recorrente de maneira a subir notas e poder fazer humanidades que é o curso em que pretendia estar.
Mas coloca-se o seguinte:
-Posso anular fq este ano, visto que é uma disciplina inutil para o meu futuro no ensino superior, da qual não gosto e que me ocupa tempo, e fazer exame para ''concluir'' a disciplina mas ter negativa? ou seja, acabaria por reprovar mas como vou para o recorrente em humanidades não vou necessitar dela para nada. ou por reprovar já não posso ir para o recorrente?
eram 400 minutos a menos no meu horário semanal que poderia usar para estudar para o exame de filosofia, exame esse que é mesmo importante para mim visto que será prova de ingresso. mas tenho medo que ao anular faça pior, se bem que era o que pretendia

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @margstavares
-Posso anular fq este ano, visto que é uma disciplina inutil para o meu futuro no ensino superior, da qual não gosto e que me ocupa tempo, e fazer exame para ''concluir'' a disciplina mas ter negativa? ou seja, acabaria por reprovar mas como vou para o recorrente em humanidades não vou necessitar dela para nada. ou por reprovar já não posso ir para o recorrente?
Podes, sim.

margstavares

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Ciências e tecnologias
outra coisa, posso pedir equivalencia a ingles e filosofia para o ensino recorrente? visto que vou terminar essas disciplinas com uma boa nota. e o exame de filosofia que faço já este ano pelo ensino regular também pode ser usado como prova de ingresso? mesmo indo para o recorrente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Ferreira Patrícia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Ola! estou a frequentar o ensino recorrente, pois tinha matematica por fazer e substituí por português, no entanto quero me candidatar ao ensino superior e tenho algumas dúvidas!Posso me candidatar com a prova de ingresso de português ou nao? as provas de ingresso que realizei na outra escola e noutros anos sao válidas para me candidatar agora ou tenho de as voltar a fazer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ferreira Patrícia
Ola! estou a frequentar o ensino recorrente, pois tinha matematica por fazer e substituí por português, no entanto quero me candidatar ao ensino superior e tenho algumas dúvidas!Posso me candidatar com a prova de ingresso de português ou nao? as provas de ingresso que realizei na outra escola e noutros anos sao válidas para me candidatar agora ou tenho de as voltar a fazer?
Sim, podes. Podes usar como prova de ingresso este ano qualquer exame realizado em 2019, 2018 e 2017. Também precisarás dos exames para o cálculo da CFCEPE: Média - Ensino Recorrente

Ferreira Patrícia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Olá @Ferreira Patrícia

Sim, podes. Podes usar como prova de ingresso este ano qualquer exame realizado em 2019, 2018 e 2017. Também precisarás dos exames para o cálculo da CFCEPE: Média - Ensino Recorrente
ok, estava na dúvida porque tinham me dito que como tinha substituído matemática por português para acabar o 12º não me podia candidatar com a prova de ingresso de português.. e já agora, este ano já não posso usar a minha prova de ingresso de filosofia que fiz em 2016, vou ter de fazê-la outra vez por causa da média do recorrente, porque no 11º fiz biologia e filosofia

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
ok, estava na dúvida porque tinham me dito que como tinha substituído matemática por português para acabar o 12º não me podia candidatar com a prova de ingresso de português.. e já agora, este ano já não posso usar a minha prova de ingresso de filosofia que fiz em 2016, vou ter de fazê-la outra vez por causa da média do recorrente, porque no 11º fiz biologia e filosofia
Já respondi a isso em cima:
Podes usar como prova de ingresso este ano qualquer exame realizado em 2019, 2018 e 2017.

Alexandra S

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2019
Boa tarde! eu realizei em 2016 exames de biologia e filosofia, este ano estou a acabar o 12ºano no recorrente, esses exames ainda são válidos para calcular a média do recorrente neste ano? e outra questão, eu chumbei a matemática e por isso substituí por português, nao tenho de fazer o exame de matemática pois nao?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alexandra S
Boa tarde! eu realizei em 2016 exames de biologia e filosofia, este ano estou a acabar o 12ºano no recorrente, esses exames ainda são válidos para calcular a média do recorrente neste ano? e outra questão, eu chumbei a matemática e por isso substituí por português, nao tenho de fazer o exame de matemática pois nao?
Sim, são válidos para o cálculo da CFCEPE, mas não como provas de ingresso. Tens de ter o exame de matemática feito para o cálculo da CFCEPE.

Marina Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Bom dia, neste momento e para terminar o 12 ano estou a fazer matemática. As prespectivas de terminar com sucesso não são positivas. A minha dúvida é se ingressar o ensino noturno é uma opção para mim visto que pretendo ir para a faculdade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marina Pereira
Bom dia, neste momento e para terminar o 12 ano estou a fazer matemática. As prespectivas de terminar com sucesso não são positivas. A minha dúvida é se ingressar o ensino noturno é uma opção para mim visto que pretendo ir para a faculdade.
Sim, é.

Marina Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
E sabe-me dizer quais as vantagens e as desvantagens de quem quer ingressar o ensino noturno tendo como objetivo entrar na faculdade e sendo matemática uma prova de ingresso para tal.

Renata Viana

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Olá, estou no ensino recorrente e todos falam que a média desce devido a estar neste ensino, a minha pergunta é se desce em todos os casos ou se existe a possibilidade de subir a média em vez de descer, agradecia uma resposta, obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Renata Viana
Olá, estou no ensino recorrente e todos falam que a média desce devido a estar neste ensino, a minha pergunta é se desce em todos os casos ou se existe a possibilidade de subir a média em vez de descer, agradecia uma resposta, obrigada!
Tudo depende das notas que tens nos 4 exames nacionais que entram na CFCEPE. Como tipicamente a nota desses exames é inferior à média do recorrente, a CFCEPE é mais baixa:

Danielaf11325

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Não acho de todo que baixe. Eles lá até te ajudam e propõem algumas disciplinas extra para subir a tua média e os exames são acessíveis. Claro que a nota dos exames nacionais pode baixar um pouco a média, mas não acho que seja significativo

• Like
Reactions: Renata Viana