Funcionamento do Ensino Recorrente

E sabe-me dizer quais as vantagens e as desvantagens de quem quer ingressar o ensino noturno tendo como objetivo entrar na faculdade e sendo matemática uma prova de ingresso para tal.

Olá, estou no ensino recorrente e todos falam que a média desce devido a estar neste ensino, a minha pergunta é se desce em todos os casos ou se existe a possibilidade de subir a média em vez de descer, agradecia uma resposta, obrigada!

Olá @Renata Viana
Olá, estou no ensino recorrente e todos falam que a média desce devido a estar neste ensino, a minha pergunta é se desce em todos os casos ou se existe a possibilidade de subir a média em vez de descer, agradecia uma resposta, obrigada!
Tudo depende das notas que tens nos 4 exames nacionais que entram na CFCEPE. Como tipicamente a nota desses exames é inferior à média do recorrente, a CFCEPE é mais baixa:

Não acho de todo que baixe. Eles lá até te ajudam e propõem algumas disciplinas extra para subir a tua média e os exames são acessíveis. Claro que a nota dos exames nacionais pode baixar um pouco a média, mas não acho que seja significativo

• Like
Reactions: Renata Viana
Boa tarde, estou no meu último ano de ensino e de momento tenho matemática em atraso e sineramente não acho que vá conseguir fazer em exame.Tive 9 no 10º e 8 no 11º, ou seja, não tenho matemática no 12º ano. Estava a pensar fazer matemática no externato académico mas gostava de fazer só num ano.É possivel fazer os 3 anos de matemática num só ano, sem afetando a minha entrada no ensino superior?

Olá @Fábio2011
Boa tarde, estou no meu último ano de ensino e de momento tenho matemática em atraso e sineramente não acho que vá conseguir fazer em exame.Tive 9 no 10º e 8 no 11º, ou seja, não tenho matemática no 12º ano. Estava a pensar fazer matemática no externato académico mas gostava de fazer só num ano.É possivel fazer os 3 anos de matemática num só ano, sem afetando a minha entrada no ensino superior?
Sim, dá para fazer os módulos todos em 1 ano.

Boa tarde, qual é o minimo possível de tempo para se formar com o ensino recorrente?

Visto que minha intenção é dar prosseguimento ao ensino superior.

• Like
Reactions: Nadi23
No caso todos, nao consegui o reconhecimento do meu Ensino Médio brasileiro(equivalente ao secundário daqui), por uma serie de erros da minha antiga escola.

E por ser cidadão duplo não posso entrar com o ENEM(Equivalente a prova de acesso do ensino superior).

No caso todos, nao consegui o reconhecimento do meu Ensino Médio brasileiro(equivalente ao secundário daqui), por uma serie de erros da minha antiga escola.

E por ser cidadão duplo não posso entrar com o ENEM(Equivalente a prova de acesso do ensino superior).
Entre 1 a 2 anos. Penso que o mais rápido seria um curso EFA.

Falta-me uma disciplina para concluir o 12º.
Entrei no curso de artes visuais (ensino regular) e anulei matemática B, consegui concluir tudo menos essa disciplina, na altura ainda tentei mudar para história e cultura das artes mas na escola onde estava não tinha essa disciplina.
Breve faço 20 anos e estou bastante preocupada e em baixo pois só por causa de uma disciplina não tenho o 12º concluído o que é muito mau hoje em dia.
Já tentei procurar escolas com ensino recorrente de artes visuais, mas não encontro nenhuma a não ser colégios ou externatos onde tenho que pagar muito dinheiro.
Queria saber se seria possível substituir a matemática b por outra disciplina e fazer em ensino recorrente mesmo não havendo para curso de artes visuais ? ou terei mesmo que fazer em ensino diurno ( durante 2 anos ) normal.

Falta-me uma disciplina para concluir o 12º.
Entrei no curso de artes visuais (ensino regular) e anulei matemática B, consegui concluir tudo menos essa disciplina, na altura ainda tentei mudar para história e cultura das artes mas na escola onde estava não tinha essa disciplina.
Breve faço 20 anos e estou bastante preocupada e em baixo pois só por causa de uma disciplina não tenho o 12º concluído o que é muito mau hoje em dia.
Já tentei procurar escolas com ensino recorrente de artes visuais, mas não encontro nenhuma a não ser colégios ou externatos onde tenho que pagar muito dinheiro.
Queria saber se seria possível substituir a matemática b por outra disciplina e fazer em ensino recorrente mesmo não havendo para curso de artes visuais ? ou terei mesmo que fazer em ensino diurno ( durante 2 anos ) normal.
Não podes fazer apenas o exame como externa?

Não podes fazer apenas o exame como externa?
sim, posso. Mas supostamente nunca tive aulas sobre a disciplina em questão, tentei estudar em casa durante 1 ano a disciplina de de historia e cultura das artes ( uma disciplina à qual eu poderia fazer exame como externa e concluir assim o 12º) mas não consegui.
Não queria ficar mais um ano parada

sim, posso. Mas supostamente nunca tive aulas sobre a disciplina em questão, tentei estudar em casa durante 1 ano a disciplina de de historia e cultura das artes ( uma disciplina à qual eu poderia fazer exame como externa e concluir assim o 12º) mas não consegui.
Não queria ficar mais um ano parada
Olha eu sou de humanidades e estou a estudar sozinha e com uma explicadora (agora 3 vezes por semana), com muito esforço conseguimos, se puderes tenta uma explicadora, acredita que ajuda imenso <3
Desejo-te muito boa sorte espero que consigas. Em relação a fazeres a disciplina, acho que não podes, mas não tenho certezas nenhumas por isso prefiro n te estar a induzir-te em erro, querida.
Mas sempre podes pergunta na escola se podem substituir a disciplina ou como podes resolver o problema

Olá @daisycostaa
Queria saber se seria possível substituir a matemática b por outra disciplina e fazer em ensino recorrente mesmo não havendo para curso de artes visuais ?
Só poderias trocar por outra das disciplinas bienais prevista no teu curso de artes visuais.

Boa noite. Estou a pensar mudar para um Externato para acabar matemática e física e química. Podem explicar me o que acontece às notas que tiramos no ensino "normal" ou seja se estas notas que tiramos nos vários anos e exames contam para alguma coisa no ingresso ao externato? As notas que tiramos no externato contam para a média de ingresso ao ensino superior? Obrigado pela atenção

Olá @Leolemos
Boa noite. Estou a pensar mudar para um Externato para acabar matemática e física e química. Podem explicar me o que acontece às notas que tiramos no ensino "normal" ou seja se estas notas que tiramos nos vários anos e exames contam para alguma coisa no ingresso ao externato? As notas que tiramos no externato contam para a média de ingresso ao ensino superior? Obrigado pela atenção
Conta quase tudo, sim. As notas do ensino normal são convertidas no ensino recorrente, sendo que como a nota do exame nacional não conta para concluir as disciplinas, a tua nota final será as notas internas (notas sem exame). Uma das tuas disciplinas anuais do 12º ano desaparece, porque no recorrente só há uma. As notas dos exames só entram para efeitos de acesso na chamada CFCEPE, que será a tua média do secundário para efeitos de acesso:

Olá
Deixei a matemática de 12º ano por fazer e tenho dificuldades nesta area. Pensei tentar fazer pelo ensino recorrente mas pretendo entrar no ensino superior. Matemática não é considerada específica no curso que pretendo. A questão é que mesmo fazendo só uma disciplina pelo ensino recorrente as regras para cálculo da média são as do ensino recorrente e eu tive 18 a psicologia que não irá entrar no cálculo uma vez que só entram 7 disciplinas.
Dúvidas:
- A desvalorização da média perdendo um 18 é muito grande? Ou seja exatamente as mesmas notas num ensino ou noutro mas perdendo uma nota de 18 baixa muito a média?
- Tendo que fazer na mesma o exame a matemática qual a influencia deste4 na nota final do ano se conseguir fazer os 3 módulos com aproveitamento?
- Há mais alguma desvantagem no cálculo da média no ensino recorrente , para além de perder aquele 18, relativamente ao ensino regular?
Obrigada.