Funcionamento do Ensino Recorrente

Olá @Maria Ramos Ramos
- A desvalorização da média perdendo um 18 é muito grande? Ou seja exatamente as mesmas notas num ensino ou noutro mas perdendo uma nota de 18 baixa muito a média?
Tens mesmo de fazer as contas porque não é só isso que muda. As tuas classificações finais das disciplinas passam a ser as classificações internas finais (notas sem exames nacionais). Os exames nacionais só entram no cálculo da CFCEPE nos 30% que podes ver nesta fórmula:

Podes usar a nossa calculadora:

- Tendo que fazer na mesma o exame a matemática qual a influencia deste4 na nota final do ano se conseguir fazer os 3 módulos com aproveitamento?
Entra só na CFCEPE referida em cima.

- Há mais alguma desvantagem no cálculo da média no ensino recorrente , para além de perder aquele 18, relativamente ao ensino regular?
Está explicado nas respostas acima.

Mas de uma forma geral, um aluno com exatamente as mesmas notas no ensino regular e no ensino recorrente a média final para acesso ao ensino superior pode ser inferior no ensino recorrente?

Mas de uma forma geral, um aluno com exatamente as mesmas notas no ensino regular e no ensino recorrente a média final para acesso ao ensino superior pode ser inferior no ensino recorrente?
Pode, porque 30% da "nota do secundário", a CFCEPE, no recorrente, é a média dos 4 exames obrigatórios, dois de 11º ano e dois de 12º ano.

Peço desculpa pela insistencia, não percebi...os 4 exames têm que ser feitos em ambos os ensinos. No ensino regular as 4 disciplinas que têm exames também lhes é aplicado os 30%. Estou mesmo com dificuldade em perceber. Desculpem.

Pode, se a média da nota dos 4 exames for inferior à média das CIFs. Tudo dependerá da tua nota nos exames. Da mesma forma, para quem tem boas notas nos exames, terá melhor média no recorrente do que no ensino regular.

Ok! Obrigada pela vossa paciencia. Agora percebi. É uma incógnita mas com 2 dos exames já feitos com (10 a biologia e 11 a filosofia) faltam os de português e matemática... talvez seja melhor optar pelo regular! Muito obrigada e peço desculpa pela insistência mas tenho que tomar a decisão agora.

• Like
Reactions: davis
Boa tarde.
Tenho 44 anos de idade e desde alguns anos para cá tenho tido dificuldade em arranjar trabalho porque não tenho o 12 ano.
Sendo que só terminei o 10, a minha pergunta tem a ver com o ensino recorrente não presencial...Já não existem as novas oportunidades, infelizmente...qual ou quais são as outras opções para conseguir o 12 sem ter de me deslocar á escola (tenho de evitar gastos superfluos)?
Obrigado

Cumprimentos

Quefira

Olá @Quefira
Sendo que só terminei o 10, a minha pergunta tem a ver com o ensino recorrente não presencial...Já não existem as novas oportunidades, infelizmente...qual ou quais são as outras opções para conseguir o 12 sem ter de me deslocar á escola (tenho de evitar gastos superfluos)?
O melhor para o teu caso são os cursos EFA.

Boa noite, este ano conclui o meu ensino secundário numa outra escola, em regime noturno, foi a primeira vez durante o meu percurso escolar onde pedi uma transferência de escola súbita para concluir o meu curso, troquei a disciplina de alemão pela de espanhol, visto que me faltava alemão e história para conclusão do 12° (sendo que me disseram na secretaria dessa nova escola que a minha nota interna a história era positiva, tirando apenas negativa no exame, logo a inscrição a história não seria necessária no ensino recorrente visto que a minha nota interna sem exame, foi positiva).
A minha pergunta é como é que isto funciona quando eu for pedir o meu certificado de habilitações nesta escola onde conclui o secundário?? As notas da escola onde estive antes também vão estar lá?? Ou só a minha nota de espanhol?

Oie, eu o ano passado realizei o exame de matemática mas não passei, este ano voltei a faze lo e não consegui. E estou a pensar fazer ensino recorrente (onde fique com o 12 ano feito sem ter que fazer exame nacional). Sabem se isso é possível? E se for alguma escola ou colégio no Porto que tenho esse ensino recorrente??????

Olá @Allan_Tofu
Boa noite, este ano conclui o meu ensino secundário numa outra escola, em regime noturno, foi a primeira vez durante o meu percurso escolar onde pedi uma transferência de escola súbita para concluir o meu curso, troquei a disciplina de alemão pela de espanhol, visto que me faltava alemão e história para conclusão do 12° (sendo que me disseram na secretaria dessa nova escola que a minha nota interna a história era positiva, tirando apenas negativa no exame, logo a inscrição a história não seria necessária no ensino recorrente visto que a minha nota interna sem exame, foi positiva).
A minha pergunta é como é que isto funciona quando eu for pedir o meu certificado de habilitações nesta escola onde conclui o secundário?? As notas da escola onde estive antes também vão estar lá?? Ou só a minha nota de espanhol?
Sim, as restantes notas foram convertidas e também constam do teu currículo do secundário, excepto uma das tuas disciplinas anuais do 12º ano (o recorrente apenas tem 1 em vez de 2).

Olá @Cátia Silvaaa
Oie, eu o ano passado realizei o exame de matemática mas não passei, este ano voltei a faze lo e não consegui. E estou a pensar fazer ensino recorrente (onde fique com o 12 ano feito sem ter que fazer exame nacional). Sabem se isso é possível? E se for alguma escola ou colégio no Porto que tenho esse ensino recorrente??????
Sim, é. Sugiro que contactes as escolas secundárias da tua área de residência e peças informações da existência desta modalidae.

Boa noite.
Estou no 12° do recorrente a humanidades (não presencial). Tive positivas a tudo, menos a sociologia. O que faço agora? Fico retida? Já realizei os exames da primeira fase, pois quero candidatar me ao ensino superior.

Boa noite.
Estou no 12° do recorrente a humanidades (não presencial). Tive positivas a tudo, menos a sociologia. O que faço agora? Fico retida? Já realizei os exames da primeira fase, pois quero candidatar me ao ensino superior.
isso não apareceu na folha final quando saíram as notas?
depende da tua negativa, foi quanto? 9?

Ainda não sei da nota. Se for inferior chumbo?
não estou a compreender bem a tua situação peço desculpa a minha burrice caso seja o caso, mas tu tiveste negativa foi no final do 3º período certo? não fizeste exame de sociologia?

não estou a compreender bem a tua situação peço desculpa a minha burrice caso seja o caso, mas tu tiveste negativa foi no final do 3º período certo? não fizeste exame de sociologia?

Sou do ensino recorrente, fiz exame a sociologia e tenho a certeza que vou ter negativa.

• Like
Reactions: Lya
Sou do ensino recorrente, fiz exame a sociologia e tenho a certeza que vou ter negativa.
então mas as notas dos exames não saíram ja? xD
enquanto a tua duvida como não tenho certeza não te vou dar nenhuma resposta
só sei que tens que concluir os módulos

Concluí todas as disciplinas de 12° ano de Ciências Socioeconómicas com exceção de Matemática A. Como não pretendo repetir Matemática A optei mudar de área para Línguas e Humanidades. Tendo feito História B tenho equivalência a História A mas terei de fazer Geaografia e MACS, disciplinas bieanais específicas do curso, e Psicologia B, disciplina de 12° ano de Línguas e Humanidades. As minhas dúvidas são:
Como é feita a conversão das disciplinas concluídas no Ensino Regular para o Ensino Recorrente? As notas mantém-se?
A fórmula de cálculo da média de acesso ao Ensino Superior pelo Ensino Recorrente tem alguma desvantagem ( ou vantagem ) em relação ao ensino regular (as notas ficam na mesma)?
Sabem-me dizer se no Liceu Camões existe Ensino Recorrente para MACS, Geografia e Psicologia B?
OBRIGADO

Olá boa tarde, sou aluna do 12.º ano de ciências socioeconómicas, tenho todas as disciplinas do curso feitas à exceção de Matemática A que, a meio do 11.º ano, anuelei a disciplina. Ao longo deste ano letivo tive explicações 2x por semana e fui ao exame, como aluno externo, da 1.ª fase e tive negativa, não conseguindo o 9,5. Estou inscrita também para a 2.ª fase mas não me sinto totalmente preparada e temo que não vá conseguir passar. O que devo fazer para o ano? Ouvi falar do ensino recorrente, fazer a disciplina por módulos, se conseguir concluir a disciplina dessa forma tenho de fazer o exame nacional mesmo não querendo entrar com Matemática A como prova de ingresso? E como funciona a questão da média do ensino recorrente com a média do ensino regular?
Fico à espera de respostas, obrigada