Funcionamento do Ensino Recorrente

Olá @Miguelcpinto
Como é feita a conversão das disciplinas concluídas no Ensino Regular para o Ensino Recorrente? As notas mantém-se?
Nota final da disciplina no recorrente = nota interna final no ensino regular (notas sem exames). Os exames só entram na CFCEPE.
A fórmula de cálculo da média de acesso ao Ensino Superior pelo Ensino Recorrente tem alguma desvantagem ( ou vantagem ) em relação ao ensino regular (as notas ficam na mesma)?
O peso dos exames para efeitos de acesso na média do secundário acaba por ser superior, logo tudo depende da tua nota dos exames relativos às notas internas.

Olá @clolarama
Olá boa tarde, sou aluna do 12.º ano de ciências socioeconómicas, tenho todas as disciplinas do curso feitas à exceção de Matemática A que, a meio do 11.º ano, anuelei a disciplina. Ao longo deste ano letivo tive explicações 2x por semana e fui ao exame, como aluno externo, da 1.ª fase e tive negativa, não conseguindo o 9,5. Estou inscrita também para a 2.ª fase mas não me sinto totalmente preparada e temo que não vá conseguir passar. O que devo fazer para o ano? Ouvi falar do ensino recorrente, fazer a disciplina por módulos, se conseguir concluir a disciplina dessa forma tenho de fazer o exame nacional mesmo não querendo entrar com Matemática A como prova de ingresso? E como funciona a questão da média do ensino recorrente com a média do ensino regular?
Se fizeres pelo recorrente não tens de fazer o exame para concluir a disciplina, mas ele conta para o que se chama a CFCEPE, que será a tua média do secundário para efeitos de acesso. Poderá entrar aí o exame que já tens feito deste ano. A CFCEPE é calculada desta forma:

Boa tarde,

Este ano fui terminar a disciplina de matematica A no ensino recorrente, na inscriçao disseram que tinha de ter um total de 4 exames realizados (como nao passei a matematica de 12 nem cheguei a fazer exame) no entanto disseram-me que me podia inscrever num exame qualquer e eu escolhi o de matematica B, fiz e passei no exame, no entanto, agora pedi a ficha ENES e lembraram-se que afinal nao era assim que eu tinha de ter feito a matematica A... A minha grande duvida e preocupaçao é, eu terminei o 12º certo? apenas nao tenho 1 exame nacional e como tal nao posso ir para uma licenciatura mas posso entrar num tesp? E, a ficha ENES é à parte do certificado de habilitaçoes? Se sim, eu posso ter na mesma o certificado de habilitaçoes? (faço estas perguntas aqui porque a escola é tão competente que diz nao saber responder e nem sabe trabalhar ainda com o programa dos certificados de habilitaçoes... impressionante)

• Like
Reactions: mariana_sp24
Boa noite, fiz o exame de filosofia há 4 anos e por isso sei que não o posso usar como prova de ingresso mas gostava de saber se para entrar na faculdade o preciso de repetir? (mesmo não sendo o exame de filosofia a minha prova de ingresso)

Olá @a.félix
Boa noite, fiz o exame de filosofia há 4 anos e por isso sei que não o posso usar como prova de ingresso mas gostava de saber se para entrar na faculdade o preciso de repetir? (mesmo não sendo o exame de filosofia a minha prova de ingresso)
O exame pode ser usado para o cálculo da CFCEPE, sim.

• Like
Reactions: a.félix
Boa tarde! Fiquei " preso" para me candidatar ao ensino superior por matemática devido ao meu cif dar 9. Já tenho prova de ingresso e estou a pensar fazer o ano 0. E acabar matemática mas em vez de acabar no ensino regular, fazer matematica A de 12 ano no ensino recorrente para evitar o exame nacional. É possível fazer esta disciplina no ensino recorrente, visto que fiz sempre tudo no regular?

Olá @Mário Fernandes
Boa tarde! Fiquei " preso" para me candidatar ao ensino superior por matemática devido ao meu cif dar 9. Já tenho prova de ingresso e estou a pensar fazer o ano 0. E acabar matemática mas em vez de acabar no ensino regular, fazer matematica A de 12 ano no ensino recorrente para evitar o exame nacional. É possível fazer esta disciplina no ensino recorrente, visto que fiz sempre tudo no regular?
Sim, é.

Alguém que me possa esclarecer, no 11º deixei filosofia por concluir e este ano realizei as provas obrigatórias do curso de humanidades e por consequente o de filosofia no qual reprovei. Agora inscrevi-me num externato para concluir a disciplina em falta, é aqui que surge a minha dúvida, tenho de fazer novamente 4 exames (realizei anteriormente português, história, inglês, geografia e alemão) ou basta fazer os testes e obtenho a nota no final do ano? E mantenho as minhas notas finais de secundário das restantes disciplinas?
Obrigada

Olá @Ana Maggie
Alguém que me possa esclarecer, no 11º deixei filosofia por concluir e este ano realizei as provas obrigatórias do curso de humanidades e por consequente o de filosofia no qual reprovei. Agora inscrevi-me num externato para concluir a disciplina em falta, é aqui que surge a minha dúvida, tenho de fazer novamente 4 exames (realizei anteriormente português, história, inglês, geografia e alemão) ou basta fazer os testes e obtenho a nota no final do ano? E mantenho as minhas notas finais de secundário das restantes disciplinas?
Obrigada
Poderão ser usados para o cálculo da CFCEPE exames realizados em anos anteriores. As tuas restantes notas do secundário são convertidas para o recorrente.

Boa tarde,
este ano realizei o exame de biologia e geologia mas não obtive a nota que gostaria, por isso vou ter de repetir para o ano que vem o exame. A minha pergunta é, mesmo tendo o Secundário acabado posso me inscrever para o Ensino Recorrente para repetir essa disciplina?

Olá @DanielaacDias
este ano realizei o exame de biologia e geologia mas não obtive a nota que gostaria, por isso vou ter de repetir para o ano que vem o exame. A minha pergunta é, mesmo tendo o Secundário acabado posso me inscrever para o Ensino Recorrente para repetir essa disciplina?
Se percebi tens o secundário completo, e queres usar o recorrente para melhorias, se é isso, a resposta é não. Podes melhorar indo como externo ao respectivo exame nacional da disciplina.

Matriculei me no 12°ano do ensino regular . Ainda é possível mudar para o ensino recorrente este ano letivo?

Olá @cscg
Matriculei me no 12°ano do ensino regular . Ainda é possível mudar para o ensino recorrente este ano letivo?
É possível, sim, dado que o ano ainda está no início. Fala com as escolas com essa modalidade na tua área de residência.

Boa tarde Davis ,

preciso de um esclarecimento. o meu filho passou para o 12 ano , area socio economicas, com a matematica de 10 e 11 por fazer (nota 8)
e filosofia de 11º ano .
colocamos a hipotese de mudar para o ensino recorrente, que neste caso, tam a possibilidade de fazer os 3 anos de matematica , mais filosofia, mas terá que se inscrever numa só escola . A minha questão é se quando concluir o 12 ano, tem que fazer na mesma os exames nacionais?
obrigada

Boa tarde Davis ,

preciso de um esclarecimento. o meu filho passou para o 12 ano , area socio economicas, com a matematica de 10 e 11 por fazer (nota 8)
e filosofia de 11º ano .
colocamos a hipotese de mudar para o ensino recorrente, que neste caso, tam a possibilidade de fazer os 3 anos de matematica , mais filosofia, mas terá que se inscrever numa só escola . A minha questão é se quando concluir o 12 ano, tem que fazer na mesma os exames nacionais?
obrigada
Se quiser se candidatar ao ensino superior, sim. É necessário ter feito os 4 exames obrigatórios do curso(2 no 11º ano e 2 no 12º ano) para se poder candidatar ao ensino superior.

• Like
Reactions: davis
Muito obrigada.
bom trabalho!
Post automatically merged:

Se quiser se candidatar ao ensino superior, sim. É necessário ter feito os 4 exames obrigatórios do curso(2 no 11º ano e 2 no 12º ano) para se poder candidatar ao ensino superior.

boa tarde,

tenho uma dúvida. no externato informaram que não tem que fazer os exames nacionais obrigatorios do 12 ano, e para se candidatar ao ensino superior (particular) , para o ano, terá que fazer só a prova de ingresso do curso que escolher. pode ser ?

obrigada

boa tarde, tenho uma dúvida. no externato informaram que não tem que fazer os exames...

Última edição:
  • Like
Reactions: Edgar H
Muito obrigada.
bom trabalho!

boa tarde,

tenho uma dúvida. no externato informaram que não tem que fazer os exames nacionais obrigatorios do 12 ano, e para se candidatar ao ensino superior (particular) , para o ano, terá que fazer só a prova de ingresso do curso que escolher. pode ser ?

obrigada

boa tarde, tenho uma dúvida. no externato informaram que não tem que fazer os exames...
Os alunos do ensino recorrente têm de fazer os 4 exames para ser emitida ficha ENES. Documento usado na candidatura no privado e no público.

Muito obrigada.
bom trabalho!

boa tarde,

Os alunos do ensino recorrente têm de fazer os 4 exames para ser emitida ficha ENES. Documento usado na candidatura no privado e no público.

muito obrigada!

• Like
Reactions: Edgar H