Funcionamento do Ensino Recorrente

Bom dia,
"Concluí" o secundário no ano letivo passado, mas fiquei com Matemática A para fazer e Fisica e Quimica. Estou a pensar fazer estas disciplinas através do ensino recorrente, mas tenho ainda bastantes duvidas quanto ao calculo da média para a entrada da faculdade. Alguém consegue explicar-me? Ou conhece o centro qualifica? Lá disseram que ficava com o secundário concluido, mas que só a nota da prova de acesso é que contaria para a minha entrada da faculdade.

Obrigado!

Bom dia,
"Concluí" o secundário no ano letivo passado, mas fiquei com Matemática A para fazer e Fisica e Quimica. Estou a pensar fazer estas disciplinas através do ensino recorrente, mas tenho ainda bastantes duvidas quanto ao calculo da média para a entrada da faculdade. Alguém consegue explicar-me? Ou conhece o centro qualifica? Lá disseram que ficava com o secundário concluido, mas que só a nota da prova de acesso é que contaria para a minha entrada da faculdade.

Obrigado!
No ensino recorrente, a única diferença na candidatura está na tua "média do secundário". No recorrente, chama-se CFCEPE e é composta por 70% a média do recorrente e 30% os 4 exames obrigatórios do teu curso(2 de 11ºano e 2 de 12ºano).
Essa modalidade de só contar as provas de ingresso, é para cursos de conclusão do secundário que não tenham média final.

Olá a todos por aqui no fórum.
Gostaria que alguém me ajudasse em saber onde me posso dirigir para obter mais informações sobre o ensino recorrente não presencial.

Só tenho conseguido algum tipo de informação(pouca por sinal) através de instituições privadas.

Sabem na área de Lisboa escolas públicas que tenham este sistema de ensino para obter mais informações sobre o mesmo?

Obrigada

boa noite, reprovei por faltas e isso atrasou a minha carreira escolar, para o ano devia estar a entrar na faculdade e sinto-me um pouco pressionada, por isso mesmo, queria acabar o secundário o mais depressa possível. tentei informar-me sobre o ensino recorrente e será q posso concluir os três anos num só? posso entrar c 17 anos? consigo a mesma prova de ingresso como se tivesse feito o ensino regular? (a nota do ensino recorrente + exames nacionais)

Boa tarde, inscrevi-me no ensino recorrente de modo a concluir a disciplina de matemática e agora por motivos pessoais não posso mesmo continuar a frequentar este tipo de ensino, será ainda possível cancelar a minha inscrição e tentar fazer matemática no fim do ano por exame?
Desde já obrigado :)

Olá @joaoa129
Boa tarde, inscrevi-me no ensino recorrente de modo a concluir a disciplina de matemática e agora por motivos pessoais não posso mesmo continuar a frequentar este tipo de ensino, será ainda possível cancelar a minha inscrição e tentar fazer matemática no fim do ano por exame?
Desde já obrigado :)
Sim, continuas a podes concluir a disciplina como externo através do exame nacional.
Post automatically merged:

Olá @Cecília Amado
boa noite, reprovei por faltas e isso atrasou a minha carreira escolar, para o ano devia estar a entrar na faculdade e sinto-me um pouco pressionada, por isso mesmo, queria acabar o secundário o mais depressa possível. tentei informar-me sobre o ensino recorrente e será q posso concluir os três anos num só? posso entrar c 17 anos? consigo a mesma prova de ingresso como se tivesse feito o ensino regular? (a nota do ensino recorrente + exames nacionais)
Dependerá de quantos módulos tens por fazer, mas pode ser possível, sim. Terias de fazer na mesma os exames nacionais para efeitos de prova de ingresso e para o cálculo da CFCEPE.

• Like
Reactions: Cecília Amado
Olá @joaoa129

Sim, continuas a podes concluir a disciplina como externo através do exame nacional.

Olá @Cecília Amado

Dependerá de quantos módulos tens por fazer, mas pode ser possível, sim. Terias de fazer na mesma os exames nacionais para efeitos de prova de ingresso e para o cálculo
Olá @joaoa129

Olá @Cecília Amado

Dependerá de quantos módulos tens por fazer, mas pode ser possível, sim. Terias de fazer na mesma os exames nacionais para efeitos de prova de ingresso e para o cálculo da CFCEPE.

Posso então ir à minha escola em que me matriculei no recorrente, anular a mesma matricula e no fim do ano quando for fazer exames a minha média de ingresso ser calculada pela fórmula "normal" e não pela do recorrente?

Posso então ir à minha escola em que me matriculei no recorrente, anular a mesma matricula e no fim do ano quando for fazer exames a minha média de ingresso ser calculada pela fórmula "normal" e não pela do recorrente?
Tens de validar essa info com a tua escola, porque tinham de mudar-te novamente para o ensino "normal". Mas é possível.

ola!
ano passado estava no ensino regular no curso de socioeconómico 12º ano conclui todas as disciplinas internamente ate matemática (10 valores) fui a exame e não passei no exame de matemática, disseram que o melhor a fazer era ir para o ensino recorrente mas ao passar para o ensino recorrente fiquei com matemática feito então disseram me para fazer outra disciplina só para dizer que frequento no ensino recorrente.
eu quero concorrer para o ensino superior para o curso de direito este ano,a minha duvida é: preciso de fazer o exame nacional de matemática para concorrer à universidade?
na escola disseram me que não era preciso mas também já me disseram que era preciso
então não sei por que informação me guiar

Olá @beatrizf07
eu quero concorrer para o ensino superior para o curso de direito este ano,a minha duvida é: preciso de fazer o exame nacional de matemática para concorrer à universidade?
Precisas de o ter feito para contar na CFCEPE, sendo que poderá contar o exame que já fizeste quando chumbaste. Esse exame e outros 3 entram na tua CFCEPE, que deverá dar pelo menos 9,5 valores:

Podes repetir, contando o melhor exame, mas se já o fizeste uma vez fica ao teu critério. Provavelmente vai é baixar a tua média de acesso.

Olá!
Eu estou a frequentar o ensino recorrente não presencial a história a e não vou comparecer a chamada de Janeiro.(visto que não é um exame nacional do iave) Posso ir a chamada de Abril? Ou por não ter ido a primeira também não posso ir a segunda?

Olá!
Eu estou a frequentar o ensino recorrente não presencial a história a e não vou comparecer a chamada de Janeiro.(visto que não é um exame nacional do iave) Posso ir a chamada de Abril? Ou por não ter ido a primeira também não posso ir a segunda?
Possivelmente, deixas é módulos por fazer(penso que só não acontece se capitalizares os 3 módulos na prova de abril), mas podes ir à segunda época de provas, em abril.

ola, chumbei no ensino recorrente 12ano por faltas e minha coordenadora da escola disse que poderia fazer uns testes gostaria de saber se é possivel fazer esses testes para concluir o12 ano ou so para concluir o período

foi so 1periodo que chumbei e estou em linguas e humanidades

ola, chumbei no ensino recorrente 12ano por faltas e minha coordenadora da escola disse que poderia fazer uns testes gostaria de saber se é possivel fazer esses testes para concluir o12 ano ou so para concluir o período

foi so 1periodo que chumbei e estou em linguas e humanidades
Se for provas de conclusão de módulos e fizeres todos os que te faltam, acabas o 12º ano, supostamente.

Boa tarde
Existe limite de idade para frequentar o ensino recorrente ou qualquer pessoa que não tenha acabado o secundário pode fazê-lo?
Tenho 24 anos e não pretendo ir para a faculdade apenas concluir o 12 sem ter de recorrer aos EFAs ou Centros Qualifica.
Obrigada

Olá @Ana Gonçalves 1706
Boa tarde
Existe limite de idade para frequentar o ensino recorrente ou qualquer pessoa que não tenha acabado o secundário pode fazê-lo?
Tenho 24 anos e não pretendo ir para a faculdade apenas concluir o 12 sem ter de recorrer aos EFAs ou Centros Qualifica.
Obrigada
O recorrente define uma idade mínima, mas não uma idade máxima.

• Like
Reactions: Ana Gonçalves 1706
E se uma pessoa quiser frequentar o ensino recorrente só para concluir uma disciplina também dá? Por exemplo eu tenho tudo feito menos matemática que tive sempre negativa. O ensino recorrente é uma boa alternativa? Ou tenho que frequentar todas as aulas?
Eu sou de ciências e tecnologias mas pretendo ingressar com português, então é só mesmo pra deixar a disciplina feita. E já agora, também tenho de realizar exame?

E se uma pessoa quiser frequentar o ensino recorrente só para concluir uma disciplina também dá? Por exemplo eu tenho tudo feito menos matemática que tive sempre negativa. O ensino recorrente é uma boa alternativa? Ou tenho que frequentar todas as aulas?
Eu sou de ciências e tecnologias mas pretendo ingressar com português, então é só mesmo pra deixar a disciplina feita. E já agora, também tenho de realizar exame?
Sim, dá. As tuas restantes disciplinas são "convertidas" para o recorrente. É uma alternativa que costuma ser usada nesses casos. Existe na modalidade presencial, com aulas, ou não presencial, sem aulas, e só fazes os exames dos módulos. Para concluir a disciplina não precisas do exame, mas para efeitos de acesso precisas de ter o exame feito e ele entra na tua média para efeitos de acesso de acordo com esta fórmula: