Ora bem, então por partes:
Bolsas de investigação (em inglês "grants" ou "fellowships") são, resumidamente, contractos de podem ser entre 3 meses a 4 anos. Todos as bolsas de investigação em Portugal têm de ser publicadas no site do
eracareers.pt, pelo que procura-las é resumidamente simples. Em suma, e como exemplo, pedem alguém licenciado nas areas de ciências biológicas que tenha experiência e, por exemplo, marcadores moleculares ou na espécie A ou B. Tens de concorrer com o teu CV e o melhor candidato fica com o emprego. (Em ciência o teu CV conta muito, não necessariamente onde estiveste mas o que fizeste e quais os resultados a nível cientifico - o meu CV por exemplo está actualizado no meu
site como noutros sites de cariz cientifico).
Em baixo estão alguns exemplos de bolsas que abriram agora na UTAD só para teres uma ideia como são (os links devem funcionar ate meio de Maio):
eracareers
eracareers
As bolsas tem valores relativamente fixos, uma bolsa de Licenciado é 745€, Mestre 980€ e de Doutor 1,495€ (líquidos) por mês (mais suplemento de 124€ para a segurança social se te inscreveres).
As condições da UTAD são razoáveis e mais que suficientes, algumas coisas podiam ser mais recentes mas nada de preocupante. No caso de mestrados, por vezes, as aulas são dadas em laboratórios de investigação em vez de laboratórios de aulas para podem ter acesso a mais coisas. A grande diferença é que aqui podes mexer em tudo mesmo na licenciatura - o que não acontece em muitas universidade, principalmente nas maiores. (Não sei como é relativamente à UBI em particular)
Sobre "ser ultrapassada por alunos de universidades das grandes cidades"... Há casos específicos - por exemplo - estudantes da Nova de Lisboa, na area de Economia, têm só por si reputação so pela Universidade, mas não funciona bem assim na maioria dos casos. Vai contar a tua média e o que já fizeste (o teu CV). O curso de Genética é recente (com 12 anos me parece) mas até agora em todos os sítios por onde estiveram alunos de genética a impressão que deixamos foi muito boa tanto a nível de trabalho pratico como o que sabemos fazer (a nível de portugal e europeu).
Não te preocupes com a praxe =). Não é nada de outro mundo e as pessoas criam laços grandes uns com os outros. Conheço gente deste do inicio do curso até caloiros deste ano em grande parte por causa da praxe. De qualquer maneira, se não gostares, podes sempre não ser praxada (embora recomende que experimentes primeiro).
"Estágio Científico e Profissional" é um estagio num laboratório que conta como duas cadeiras. No final tens de fazer um relatório. Em termos de escolhas, tens muitas. Pode ser dentro ou fora da universidade no tema que arranjares. Na utad vais conhecendo os Professores e o trabalho que fazem e vais ficando a saber se queres algum desses temas (neste momento tenho 2 estagiários envolvidos no meu trabalho). Podes fazer noutra universidade, num hospital, no IPO no porto, empresas farmacêuticas etc (estes são exemplos no qual já houve pessoal a fazer estagios). Mas tens de ser tu a procura-los ou pedir ajudar um Professor mas consegues muita coisa.
Cadeiras mais difíceis: Biomatemática, Fisiologia animal. (Muita gente também não gosta de Química Orgânica). Resumidamente requerem imenso estudo.
Que gostei mais. Bom, essa é mais difícil XD. Talvez TAN (tecnologias dos ácidos nucleicos) por englobar varias técnicas de genética. No 3º ano gostei de partes de varias cadeiras no sentido de englobarem varias coisas que fomos aprendendo ao longo de outras cadeiras.
Next group of questions ahaha =)