Geografia e Planeamento Regional vs. Geografia

Diogo123

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2015
Olá, como podem ter visto através do titulo, a minha dúvida insere-se nesses cursos, Geografia e Planeamento Regional (Nova de Lisboa)ou só Geografia (Lisboa), que é o curso que mais me interessa, e também sobre a minha média.
Infelizmente, a minha média deve terminar entre os 12/12,5, estou em humanidades e vou fazer 3 exames este ano, Geografia (Vou por externo, o que me pode subir a média do 10/11 que é 11,3 dando uma ajudinha) , Português e História, se conseguir tirar uma boa nota num desses exames tenho possibilidades de entrar? Visto que na Nova universidade de Lisboa o ultimo colocado entrou com 12,6 e na de Lisboa entrou com 10,5, será que consigo entrar? Ando a pensar nisto muitas vezes nisso e acaba por ser difícil por ter tanta incerteza se dá ou não haha.
Mais 2 dúvidas, qual desses cursos acham mais vantajoso? A nível de universidades, etc.
E alguém me pode dizer as saídas especificas que estes cursos podem-me dar para o futuro?
Obrigado haha :)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curso de Geografia em Lisboa : http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9143&code=1514
Curso de Geografia e Planeamento Regional : http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9145&code=0902

Última edição:
Infelizmente, a minha média deve terminar entre os 12/12,5, estou em humanidades e vou fazer 3 exames este ano, Geografia (Vou por externo, o que me pode subir a média do 10/11 que é 11,3 dando uma ajudinha) , Português e História, se conseguir tirar uma boa nota num desses exames tenho possibilidades de entrar? Visto que na Nova universidade de Lisboa o ultimo colocado entrou com 12,6 e na de Lisboa entrou com 10,5, será que consigo entrar?
Se tiveres boas notas nos exames nacionais tens boas hipóteses. O peso destes pode variar entre 35% e 50%, pelo que umas boas notas aqui pode subir a tua média de candidatura várias décimas ou mesmo valores. É uma questão de te aplicares nos exames. ;)

Olá Diogo! Eu tive exactamente a mesma dúvida que tu há uns aninhos. Tinha GPR da NOVA em 1º, e Geografia do IGOT em 2º. Acabei por entrar logo em GPR. Posso dizer-te como funciona GPR da NOVA, porque Geografia do IGOT eu só tenho umas "luzes". No IGOT as aulas são mais teóricas, aprofundas pouco algumas matérias. Na NOVA começas o 1º ano com cadeiras mais ligadas à Geografia em si (tens bastantes cadeiras ligadas à estatística, cálculo, sig). No 2º ano tens mais cadeiras ligadas ao Planeamento. No 3º ano és tu que escolhes as disciplinas que queres fazer. Lidas com muito software utilizado por geógrafos e técnicos da área (Idrisi, SPSS, ArcGis, Statistica,...), existem saídas de campo anuais (conforme as cadeiras que tens). Este ano acabo o curso, mas não me arrependo nada de ter optado pela NOVA. De certa maneira, o grau de exigência é maior e torna-nos mais fortes e competitivos.
Qualquer que seja a tua escolha, boa sorte :)

Alguém pode dar alguma informação relevante acerca dos cursos supracitados, nomeadamente no que diz respeito a saídas profissionais, qualidade de ensino, professores, infra-estruturas, apoio à inserção no mercado de trabalho, despesas e principais características para singrar na área?

Alguém pode dar alguma informação relevante acerca dos cursos supracitados, nomeadamente no que diz respeito a saídas profissionais, qualidade de ensino, professores, infra-estruturas, apoio à inserção no mercado de trabalho, despesas e principais características para singrar na área?

Olá Uni!

As saídas profissionais estão principalmente relacionadas com as áreas da Geografia e do Planeamento Regional, Territorial e Urbano. Estas funções tanto podem ser desempenhadas em organismos privados, como públicos. É possível ainda trabalhar em organizações não-governamentais de apoio ao desenvolvimento. O ensino, tal como em todos os outros cursos da NOVA, carateriza-se por uma maior proximidade entre aluno e professor, embora a abordagem (mais teórica ou prática) seja depois variável de disciplina para disciplina. Existem várias estruturas próprias para o departamento de Geografia e Planeamento Regional, como são exemplo a mapoteca, as salas de estudo específicas para o curso ou ainda as salas de informática para trabalhar com software relacionado com isto.

A inserção no mercado de trabalho é feita pelo Núcleo de Integração Profissional e Antigos Alunos, disponível para apoiar o percurso de todos os alunos! Relativamente às despesas, além do normal - propinas e custos administrativos - há algumas relacionadas com aquisição de bibliografia, mas que não são muito significativas. E, neste campo, podes sempre recorrer às Bolsas de Ação Social da Universidade NOVA.

Qualquer outra dúvida, diz-nos :)

• Like
Reactions: LENIN
Bom dia, estou indeciso entre sociologia e geografia e gostava de saber a que mestrados tenho acesso se fizer candidatura ao curso de geografia? E quanto as saídas profissionais há algo para além de ensino? É que não gosto nada de ensino

Olá Uni!

As saídas profissionais estão principalmente relacionadas com as áreas da Geografia e do Planeamento Regional, Territorial e Urbano. Estas funções tanto podem ser desempenhadas em organismos privados, como públicos. É possível ainda trabalhar em organizações não-governamentais de apoio ao desenvolvimento. O ensino, tal como em todos os outros cursos da NOVA, carateriza-se por uma maior proximidade entre aluno e professor, embora a abordagem (mais teórica ou prática) seja depois variável de disciplina para disciplina. Existem várias estruturas próprias para o departamento de Geografia e Planeamento Regional, como são exemplo a mapoteca, as salas de estudo específicas para o curso ou ainda as salas de informática para trabalhar com software relacionado com isto.

A inserção no mercado de trabalho é feita pelo Núcleo de Integração Profissional e Antigos Alunos, disponível para apoiar o percurso de todos os alunos! Relativamente às despesas, além do normal - propinas e custos administrativos - há algumas relacionadas com aquisição de bibliografia, mas que não são muito significativas. E, neste campo, podes sempre recorrer às Bolsas de Ação Social da Universidade NOVA.

Qualquer outra dúvida, diz-nos :)
Antes de mais, queria agradecer a simpatia demonstrada e a disponibilidade para esclarecer as minhas dúvidas.

Entretanto, ao efectuar uma pesquisa no vosso site deparei-me que a licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, irá ser constituída no próxima ano lectivo por 4 turmas de 25 alunos (100 alunos no total). Todavia, só estão disponíveis 62 vagas.
A que se deve esta discrepância?
O aluno tem a possibilidade de escolher o seu horário e a sua turma?

Antes de mais, queria agradecer a simpatia demonstrada e a disponibilidade para esclarecer as minhas dúvidas.

Entretanto, ao efectuar uma pesquisa no vosso site deparei-me que a licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, irá ser constituída no próxima ano lectivo por 4 turmas de 25 alunos (100 alunos no total). Todavia, só estão disponíveis 62 vagas.
A que se deve esta discrepância?
O aluno tem a possibilidade de escolher o seu horário e a sua turma?
Olá Uni!

As turmas podem não ocupar todas as vagas, mas há casos também de alunos que entram pelos regimes Maiores de 23, Mudança de Curso, Reingresso e Estudante Internacional. Estas vagas acabam por aumentar um bocadinho o número de alunos do 1.º Ano. Há ainda alunos de outros anos que podem estar a fazer as cadeiras do 1.º Ano :)

Boa Noite!

Fui colocada em GPR na NOVA, e ainda não percebi muito bem as saídas profissionais que este curso poderá ter, se pudessem explicar melhor agradecia....
Relativamente a outro curso, podem dizer-me quais as diferenças relativamente ao horário diurno e pós laboral? A nível de ambiente etc....

• Like
Reactions: Bern@rdo Rodrigue§
Boa Noite!

Fui colocada em GPR na NOVA, e ainda não percebi muito bem as saídas profissionais que este curso poderá ter, se pudessem explicar melhor agradecia....
Relativamente a outro curso, podem dizer-me quais as diferenças relativamente ao horário diurno e pós laboral? A nível de ambiente etc....

Olá Andreia,

As saídas profissionais estão principalmente relacionadas com as áreas da Geografia e do Planeamento Regional, Territorial e Urbano. Estas funções tanto podem ser desempenhadas em organismos privados, como públicos. É possível ainda trabalhar em organizações não-governamentais de apoio ao desenvolvimento. O ensino, tal como em todos os outros cursos da NOVA, carateriza-se por uma grande proximidade entre aluno e professor, embora a abordagem (mais teórica ou prática) seja depois variável de disciplina para disciplina. Existem várias estruturas próprias para o departamento de Geografia e Planeamento Regional, como são exemplo a mapoteca, as salas de estudo específicas para o curso ou ainda as salas de informática para trabalhar com software relacionado com isto.

• Like
Reactions: Bern@rdo Rodrigue§
Boa Noite!

Olá Filipa, vou candidatar-me este ano para GPR na NOVA e queria saber a tua opinião do curso e da faculdade. Também estou a pensar ir ao Open Day da FCSH para conhecer melhor o espaço, obrigado.

Boa Noite!

Ola, pelo que percebi ja deves entao ir no teu segundo ano de GPR na NOVA, o que estás a achar por agora? E em termos de saídas profissionais achas que poderá ser uma escolha segura? Nao percebi muito para o que dá mas o que mais me interessa é ensino, será este o curso indicado?
Obrigada desde ja! :D