Geometria Descritiva A - Exame

Criken

Membro Veterano
Matrícula
20 Junho 2015
Oi, então o que acharam do exame?
Tenho uma duvida quanto aos critérios.... No ultimo exercicio das axonometrias, em que me pedem a representação de dois cones, não pus com traço forte um dos arcos da base do cone (ao fazer as tangentes á base não reparei que a base de um dos cones se via totalmente). Sei que esse parametro de representar traço forte os sólidos valem 10 pts, mas quanto acham que eu vou perder ao fazer aquele erro, tendo em conta que já não vou ter 20 por causa disso se calhar : ( .

Em relação ao exercício 3, era pedido o reforço de todo o sólido e da linha de separatriz. No entanto, eu reforcei apenas a linha de separatriz na sombra projetada e nas arestas do sólido que a delimitam. Será que sou descontado em algum parâmetro?

Como vos correu a 1a fase? Toda a minha turma teve notas acima da média nacional, por acaso foi algo muito bom. Consegui um 19,8 e acho que me devem ter descontado no rigor do exercício 4.

Tive 20,0. O exame era demasiado fácil.

Sim, também achei. A exceção foi o tal do exercício 4 para algumas pessoas. Era necessário raciocinar decentemente para interpretar aquela condição de os cones terem uma geratriz em comum.
Pena é que, nas aulas de GDA deste ano, a minha professora era mais de dizer como se fazia do que a explicar por que razão assim se fazia. Nós fomos 2 turmas a ter GDA no 11º este ano e a minha turma teve toda positiva e a outra turma teve toda negativa no exame. Mas tivemos as aulas ao mesmo tempo (as duas turmas tinham aulas na mesma sala simultaneamente). :s

Sim, o exercício 4 era o único que apresentava alguma dificuldade. Ainda assim era muito simples. Olha que explicar aos alunos o que se faz só porque sim não tem jeito nenhum. O meu professor explica como se fazia e o porquê de se fazer assim em todas as situações.
Na minha escola também existem duas turmas, a de ciências e de artes e as notas da minha turma (ciências) foram bem melhores. Às vezes isso acontece, é normal.

Sim, o exercício 4 era o único que apresentava alguma dificuldade. Ainda assim era muito simples. Olha que explicar aos alunos o que se faz só porque sim não tem jeito nenhum. O meu professor explica como se fazia e o porquê de se fazer assim em todas as situações.
Na minha escola também existem duas turmas, a de ciências e de artes e as notas da minha turma (ciências) foram bem melhores. Às vezes isso acontece, é normal.

O mesmo se passa comigo. A minha turma é de CT e a outra de AV e não se compara, tanto o professor de 10° como a professora de 11° explicam a razão destas discrepâncias através dos métodos de estudo de cada tipo de aluno, já que os alunos de CT não são os mesmo que os de AV. De certa maneira, concordo. Mas não haver uma única positiva na turma de AV nos exames é muito mau.

sim, o método de estudo é diferente até porque a área não é a mesma. Ainda assim, não nos podemos desleixar para uma disciplina que no final do ano há exame.

• Like
Reactions: David Andrade
Boa tarde,

Sou aluna de Artes e chumbei no exame de Geometria Descritiva A, chumbando também à disciplina. Agora estou inscrita como externa. Posso substitui o exame de Geometria por outro?

Obrigada!

Olá @InêsPereira
Como aluna do curso de artes visuais és obrigada a completar duas disciplinas bianuais entre Geometria Descritiva A, Matemática B e História da Cultura e das Artes. Podes substituir GDA pela disciplina que ainda não tens feita das restantes.

Olá pessoal! :)
Estou agora no 12º em Fisica e Aplicações Informáticas e por isso a maioria da minha turma era de Geometria Descritiva o ano passado e confesso que a partir do que os oiço comentar sobre a disciplina fiquei com uma impressão positiva, como tal eu e uma colega estamos a pensar fazer o exame como externos este ano.
Os nossos colegas emprestaram-nos os seus livros e, prontamente, já disseram que nos ajudam em tudo, apesar de também já irmos assistir a algumas aulas das turmas de 10º e 11º, temo que não sejamos eficazes e não consigamos o resultado pretendido (mais de 18 no exame)
Que dicas nos podem dar? Como são os exames? As matérias mais importantes são as de 11º ou as de 10º? Estou um pouco perdido mas gostava de fazer exame.
Obrigado :)

Olá pessoal, vou fazer pela primeira vez o exame de Geometria Descritiva A e queria saber o que é que vocês acham que deva estudar mais para Geometria, por outras palavras , quais são as matérias que mais costumam sair no exame.

Obrigado

Olá pessoal, vou fazer pela primeira vez o exame de Geometria Descritiva A e queria saber o que é que vocês acham que deva estudar mais para Geometria, por outras palavras , quais são as matérias que mais costumam sair no exame.

Obrigado
Praticamente só precisas de estudar a matéria de 11 mais as intersecções de 10 ano. Quanto ao exame tens 4 exercícios sendo o 1 Paralelismo perpendicularidade e intersecções. O 2 incide em distâncias angulos e figuras 3. O 3 incide sobretudo em secções sólidos 3 ou sombras (este costuma sair muito frequentemente). Por fim, o ex 4 so sai Axonometrias (oblíquas ou clinogonais). Espero ter-te ajudado
--- Post atualizado ---

Obrigado
Praticamente só precisas de estudar a matéria de 11 mais as intersecções de 10 ano. Quanto ao exame tens 4 exercícios sendo o 1 Paralelismo perpendicularidade e intersecções. O 2 incide em distâncias angulos e figuras 3. O 3 incide sobretudo em secções sólidos 3 ou sombras (este costuma sair muito frequentemente). Por fim, o ex 4 so sai Axonometrias (oblíquas ou clinogonais). Espero ter-te ajudado
--- Post atualizado ---

Obrigado

Boa noite, realizei o exame de geometria descritiva A hoje e queria saber o que acharam do mesmo (quem o fez). Eu achei-o extremamente fácil e estou com um ligeiro medo de ter achado fácil demais...
Confirmei rapidamente com a minha professora dos dois anos e pareceu-me ter mais ou menos tudo bem, mas queria saber a vossa opinião quanto ao mesmo :blush:

Boa noite, realizei o exame de geometria descritiva A hoje e queria saber o que acharam do mesmo (quem o fez). Eu achei-o extremamente fácil e estou com um ligeiro medo de ter achado fácil demais...
Confirmei rapidamente com a minha professora dos dois anos e pareceu-me ter mais ou menos tudo bem, mas queria saber a vossa opinião quanto ao mesmo :blush:
Fácil era... só é pena ter saído praticamente tudo o que menos estudei, o que me dará negativa. Mas prontos acontece :p
Acho que já estava mentalizada que ia tudo correr mal.

Dito isto:
2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, e outra vez 6ª.

Fácil era... só é pena ter saído praticamente tudo o que menos estudei, o que me dará negativa. Mas prontos acontece :p
Acho que já estava mentalizada que ia tudo correr mal.

Dito isto:
2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, e outra vez 6ª.

Bem, eu também pensava que me tinha corrido melhor do que correu afinal (?). Depois de ver a proposta de resolução da aproged, apercebi-me que afinal posso ter algumas coisas erradas, embora não tenha a certeza se foi apenas a utilização de métodos diferentes... Sei que a única coisa que posso fazer é esperar por dia 13, mas tenho o bichinho da ansiedade a comer-me por dentro :')

Era muito facil mesmo (o exercicio 4 foi um bocado estranho, nunca tinha feito axonometrias com tres solidos (rebater os planos 3 vezes), fiquei um bocado surpreendido com o exercício 3, pensei que iria sair sombras, mas saiu solidos 3, e mais facil, mas o que interessa e que correu muito bem...

Boas pessoal! Achei o exame muito fácil, só o último exercício e que era mais trabalhoso (acho que me ia dando vontade de me matar a cada segundo que o fazia, era bem longo o exercício :tearsofjoy:)
Mas agora fiquei a pensar muito e estou com receio que me descontem no seguinte: eu, no segundo exercício, que vi com a minha professora depois do exame e penso que o tenho correto, no segmento em verdadeira grandeza coloquei ao lado "V.G" sem setas nem nada. O que eu coloquei até e bem inútil porque percebe se que aquele segmento era a distância rebatida. Assim o que me dá mais voltas a cabeça e consideram isso uma legenda e me descontarem... E eu não queria isso, simplesmente porque eu tenho o hábito de colocar essas letras ao pé do rebatimento, no caso das distâncias e aquilo nem auxilia muito. Sou descontado? E quanto já agora, se souberem?

o exercicio 4 foi um bocado estranho, nunca tinha feito axonometrias com tres solidos (rebater os planos 3 vezes)
Da maneira como fiz os contra-rebatimentos, quando acabei o 1º e o 2º, o 3º, consequentemente, já estava todo feito, apenas bastava carregar nos traços. Acho que foi isso que esperavam que fizéssemos.