Geometria no exame de matemática 2021

margarida_209

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2019
Olá! Estou a fazer exercícios de exame sobre geometria e apesar de o meu manual de 11º incluir equações vetoriais de planos e sistemas de equações paramétricas de planos, sinceramente não me lembro de dar esse tipo de equação nem sequer tenho apontamentos sobre isso. Também comprei este ano um livro de preparação para exame que não fala sobre isso mas já tenho visto este tipo de equações em alguns exercícios de exame. Alguém sabe se foi retirado das aprendizagens essenciais ou se ainda sai em exame?

Cristiana Matos

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Olá! Estou a fazer exercícios de exame sobre geometria e apesar de o meu manual de 11º incluir equações vetoriais de planos e sistemas de equações paramétricas de planos, sinceramente não me lembro de dar esse tipo de equação nem sequer tenho apontamentos sobre isso. Também comprei este ano um livro de preparação para exame que não fala sobre isso mas já tenho visto este tipo de equações em alguns exercícios de exame. Alguém sabe se foi retirado das aprendizagens essenciais ou se ainda sai em exame?
Olá. Verifiquei nas aprendizagens essenciais e estão lá descritas. Então sim, pode sair em exame [ e não quero te influenciar a nada mas é mt usual sair equações vetoriais em exame, quer seja direta ou indiretamente].
Se precisares de ajuda com algo é só dizeres. Bons estudos!

_.Laura._

Membro Caloiro
Matrícula
16 Janeiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Da parte do 10 só saem equações vetoriais de retas (as paramétricas não). Isto está nas AE do 10 ano: "Reconhecer o significado e aplicar na resolução de problemas a equação vetorial de uma reta no plano e no espaço."
Na parte do 11 as AE mencionam novamente as equações vetorias das retas e em relação aos planos tens de saber as equações cartesianas (não saem nem as paramétricas nem as vetoriais): "Resolver problemas envolvendo retas no plano e retas e planos no espaço, utilizando: equações vetoriais de retas; equações cartesianas de planos; posição relativa de retas e planos."

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
C Adenda ao exame de geometria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
sraquelq Livro de preparação para exame geometria descritiva (pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Mário Gandra Preparação para o exame de Geometria Descritiva Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
U O que preciso de saber para estar pronta para o Exame de Geometria? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
davis Exame de Geometria Descritiva A 708 2020 Exames Nacionais 2020 0
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
R Geometria Descritiva - Exame 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
rdmf95 Exame de Geometria Descritiva A - A matéria do 11º sai toda no exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Criken Geometria Descritiva A - Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 24
M Dúvida acerca da disciplina de Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
P O que se faz em Geometria Descritiva? Ensino Secundário 3
M Livro do Professor Manual e Caderno de Atividades Geometria Descritiva A Porto Editora 10ºAno (GDA10) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Mário Gandra Geometria Descritiva Ensino Secundário 2
drhelp URGENTE - RECURSOS GEOMETRIA DESCRITIVA - PORTO EDITORA Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
José Despacito Arquitetura: Geometria descritiva do secundário Arquitetura, Artes Plásticas e Design 8
S Geometria descritiva Ensino Secundário 0
S Anular geometria descritiva Ensino Secundário 1
S Biologia e Geologia ou Geometria descritiva Ensino Secundário 4
Margarida Murta Álgebra Linear (IST) vs Álgebra Linear e Geometria Analítica Ensino Superior - Geral 1
Shark_57 URGENTE | 12º ANO | Mudar a disciplina opcional de física para geologia mesmo tendo sido aluno de Geometria descritiva. Ensino Secundário 2
A Geometria Descritiva 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Mary1722 Prova de Ingresso de Geometria Descritiva A Concurso Nacional e Locais - Público 2
Beatrizrdias02 Duvida geometria descritiva Ensino Secundário 1
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
Pedro2870 Geometria Descritiva A - Dúvidas e Apontamentos Ensino Secundário 8
P Dúvida Geometria Ensino Básico 4
cambalinho Geometria 3D: como rodar 1 ponto em torno de 1 ponto? Ensino Secundário 0
Catarina A Araújo Geometria Descritiva 10⁰ e 11⁰ Ensino Secundário 1
João Francisco 18000 Ensinar Artes Visuais - Geometria Educação 9
R Explicações Geometria Descritiva (GDA) Ensino Secundário 0
André900 Estou em BG mas devia estar em geometria... Ensino Secundário 4
M Trocar Biologia-Geologia por Geometria Descritiva Ensino Secundário 1
marianaaurora Geometria Descriva A ou Biologia e Geologia? É necessário talento? Ensino Secundário 2
S Geometria em Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
L Geometria analítica Ensino Secundário 0
Brbrcrr Palpites 2ª fase de Geometria Descritiva Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Brbrcrr Palpites - Geometria Descritiva A (27/06) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A? Ensino Básico 69
E Trocar FQ ou BG por Geometria Descritiva? Ensino Secundário 2
G Ajuda-Dúvidas de Geometria Arquivo 1
R Geometria Descritiva A e Física e Química A Ensino Secundário 28
A Trocar Biologia por Geometria Descritiva Ensino Secundário 13
D Matemática B vs Geometria Descritiva Ensino Secundário 10
S Geometria Descritiva A em Ciências e Tecnologias Ensino Secundário 15
M Professora de geometria Educação 1
J Geometria ou História da Cultura e da Arte? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
Ricardo A. Ferreira Como preparar o Exame de Matemática A [Guia Completo!] Ensino Secundário 0
M Prova global tipo exame Areal Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Exame Português Ensino Secundário 1
GabrielParente Um aluno com Matemática A pode realizar um exame de Matemática B? Ensino Secundário 5