Geral VS Específica + Alternativa + Outras Questões

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Reventador

Membro
Matrícula
15 Maio 2016
Curso
Engenharia Mecânica Automóvel (concluído)
Instituição
ISEP
Boas, pessoal do Uniarea. :D

Acabei o meu 12º no dia 23 e, através do "leak" dos critérios, soube que transitei com uma média de secundário na zona dos 15, usando os exames de Mat. A e FQA como provas de ingresso.

Sempre tive uma paixão muito grande pelo desporto motorizado e tudo relacionado ao universo automóvel de tal forma que produzi um documentário amador sobre carros clássicos (como projeto de final de AI no 12º: tirei 17) e agora estou inscrito na escola de condução.

Com a aproximação à abertura das candidaturas ao ensino superior estive circulando pelo catálogo de cursos e a minha primeira opção seria Engenharia Mecânica Automóvel no ISEP, mas muita gente está me pressionando para tirar Engenharia Mecânica (geral) na FEUP (incluindo alunos da própria faculdade) por um monte de razões que agora não me lembro. O meu único problema com esse segundo curso é o facto de ser geral e abranger coisas fora dos meus interesses. Sempre fui ensinado a escolher primeiro o que mais gosto e é melhor para mim, então insisto com a primeira opção.

(Observação: por enquanto só tenho intenção de tirar licenciatura, mas posso tirar M.I se necessário)
O que devo fazer, mantendo E.M.A como primeira opção:
1) Escolher E.M na FEUP como segunda opção?
OU
2) Escolher Games & Apps Development na UEL como segunda opção e desistir da E.M geral como alternativa?
(os jogos e apps são outro grande interesse meu, e tenho curiosidade no processo de desenvolvimento)

Outras questões que me vêm à cabeça são as seguintes (sim, considerem-me como um "meta-caloiro"):
1) Estive consultando o plano de estudos para E.M e E.M.A e reparei que nos dois primeiros semestres existem disciplinas como Desenho Técnico ou Desenho Geral. Supostamente isso não implicaria a aquisição de bases prévias através de disciplinas do secundário como Geometria Descritiva? (Não tive esta, e fui aluno de Ciências e Tecnologias)

2) Ser Youtuber é um hobby que ambiciono imenso durante a minha carreira profissional. Pareço louco a perguntar isto, mas existem cursos, mesmo que fora de contexto universitário, que auxiliem alguém na jornada para a fama no Youtube? Ou trata-se só de apenas mais uma atividade assimilada por autoiniciativa, descoberta e prática? (se bem que não me importo nada se o caso for esse xD).

3) Entre E.M no ISEP e E.M.A na FEUP existem assim grandes diferenças sem ser os próprios contextos profissionais? Recolher opiniões de alunos presentes nestes dois cursos seria uma ajuda muito grande para uma melhor compreensão por minha parte...

Enfim, agradeço previamente toda a disponibilidade que for dada e quero eu também desejar boa sorte para o resto dos candidatos deste ano. :)

Abraço,
"Reventador".