Ficando aqui a informação para outras pessoas que queiram tsaber mais sobre o curso de GDL (gestão e distribuição da logistica)
Mesmo vindo de um curso sem bases (eu vim de Humanidades e estive 2 anos "parada" até ingressar no ensino superior)com esforço e dedicação consegues ultrapassar essas dificuldades, para além de que todos os professores são super acessíveis no IPS, os colegas podem te ajudar, as aulas práticas são fantásticas para expores as tuas dúvidas pois a turma é reduzida.
GSI: não vou falar muito pois não tenho informação sobre o curso mas deixo aqui o link:
Gestão de Sistemas de Informação - ESCE/IPS
GDL: Tens várias saídas: desde trabalhar no aeroporto, supermercados e hipermercados, lojas de descontos (como aldi, lidl, etc), armazéns, todos o tipo de empresas: Entrada e saída de bens, serviços, mercadorias, pessoas etc tem logistica. Relativamente à empregabilidade (que sinceramente não é o mais importante) durante a pandemia, viram os supermercados fechar? não pois não? acho que a partir daí têm uma resposta. Mas a logistica, como já referi, não se remete apenas a essa área. Podem trabalhar num armazém e terem de gerir stocks, quanto material precisa de ser pedido, quanto vai ser expedido e se é preciso compensar com novo quando aquele expedido sair: Estamos responsáveis por gerir os materiais, os recursos que a empresa tem, pela organizaão das operações realizadas na empresa; administramos stocks, controlamos o armazenamento, tens de saber que não vais colocar uma camião que chegou com 100 paletes numa area em que cabem 300 (acreditem que parece fácil mas num ambiente de pressão erros podem acontecer), tratamos da compra de material necessário e das movimentações como entrada e saida de mercadorias para ficar tudo organizado! a movimentação que há entre fábricas e centros de distrbuição, o controlo da produção
é o profissional de logistica que tem em mãos o funcionamento rápido e ágil da empresa tentando também reduzir os custos nos processos de produção.O camião atrasou-se? éa logistica que tem de fazer de TUDO para o camião chegar,com tudo correto! e preparem-se para poderem ser acordados às 3 da manhã porque houve algum problema..
O valor dado a esta área não é muito, temos de admitir, as pessoas em geral gostam de reclamar quando não há o produto que querem num hipermercado e não dão valor ao trabalho que há por trás!
Mais importante que tudo isto? Escolham um curso porque gostam dele e não porque dá emprego ou dinheiro... se for preciso pararem 1 ano, 2 anos, parem, mas pensem no seguinte: Vejo me a fazer isto daqui a 5/10/15/30 anos? Vejo-me a levantar de manhã e a ter vontade de trabalhar? se sim, bora! estão num bom caminho, mas não vai ser tudo lindo, eu demorei 6 meses para perceber que era isto que queria mesmo depois de entrar no curso, nem tudo vai ser perfeito mas vão conseguir!
Toda a sorte do mundo e se precisarem de algo, digam!