Gestão - ISEG vs ISCTE

Ana Albasini

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Gestão
Instituição
ISEG
Olá! Fui colocada na 1ª fase em gestão no ISEG sendo esta a minha 3ª opção. A minha 1ª opção foi gestão no ISCTE. Tenho 16,9 de média de 2ª fase e se me candidatar ao ISCTE existe uma grande probabilidade de entrar se a média não aumentar muito. Contudo, inscrevi-me no ISEG para garantir a vaga caso candidate-me à 2ª fase e não seja colocada. Fui à faculdade durante estes dias e estou a adorar o ambiente lá, o que me está a dificultar a fazer esta decisão. Outras das razões para tal é não saber como será a minha integração no ISCTE uma vez que só irei entrar na 2ª fase, perdendo assim quase duas semanas de aulas e de praxes. Já ouvi dizer que o ISEG é melhor que o ISCTE e vice-versa. Agora o meu dilema é: fico no ISEG ou tento entrar no ISCTE?

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Olá! Fui colocada na 1ª fase em gestão no ISEG sendo esta a minha 3ª opção. A minha 1ª opção foi gestão no ISCTE. Tenho 16,9 de média de 2ª fase e se me candidatar ao ISCTE existe uma grande probabilidade de entrar se a média não aumentar muito. Contudo, inscrevi-me no ISEG para garantir a vaga caso candidate-me à 2ª fase e não seja colocada. Fui à faculdade durante estes dias e estou a adorar o ambiente lá, o que me está a dificultar a fazer esta decisão. Outras das razões para tal é não saber como será a minha integração no ISCTE uma vez que só irei entrar na 2ª fase, perdendo assim quase duas semanas de aulas e de praxes. Já ouvi dizer que o ISEG é melhor que o ISCTE e vice-versa. Agora o meu dilema é: fico no ISEG ou tento entrar no ISCTE?
O ambiente no ISCTE não é pior de certeza e serás bem recebida. O ISCTE está acreditado pela AACSB e acabou de pôr os mestrados de Finanças e Gestão de Empresas nos rankings do Financial Times. Por alguma razão era a tua primeira escolha. Agora só tu é que podes fazer as tuas escolhas. Qualquer que seja ficarás bem.

• Like
Reactions: Rodrigo A.

Deiocaa

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
olá, será que alguem que ande numa destas duas faculdades me possa dizer como é o ambiente, o curso, as dificuldades pontos positivos,etc.

Carol1205

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2020
Boa tarde, acabei o 12* ano em ciências com média de 17,4 e quero-me candidatar a gestão.
A minha primeira opção seria a Nova, mas como não tenho média estou a pensar concorrer ao ISEG ou ao ISCTE, e como já ouvi diversas opiniões, não sei por qual optar. Se alguém me puder dar a sua opinião agradecia. Obrigada :)

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Super Tux

Membro Veterano
Matrícula
3 Maio 2018
Curso
Gestão
Instituição
Nova SBE
Olá!
Também estou no 12 em ciências e também quero seguir gestão porque não gosto da área de engenharias já que não me vejo a trabalhar com produtos químicos e fisica não entendo nada :/
Respondendo à tua questão. Pelo que li pelo forum o ISCTE é mais renomado em gestão do que o ISEG, já o ISEG é mais economia mas isto foi do que li aqui pelo forum!
Em principio vou me candidatar à nova e acho que tu com essa média se o exame de matemática A te tiver corrido bem tens boa probabilidade de entrares! Conheço uma pessoa que se vai candidatar com 17.3.

• Like
Reactions: Ela

Carol1205

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2020
Olá!
Também estou no 12 em ciências e também quero seguir gestão porque não gosto da área de engenharias já que não me vejo a trabalhar com produtos químicos e fisica não entendo nada :/
Respondendo à tua questão. Pelo que li pelo forum o ISCTE é mais renomado em gestão do que o ISEG, já o ISEG é mais economia mas isto foi do que li aqui pelo forum!
Em principio vou me candidatar à nova e acho que tu com essa média se o exame de matemática A te tiver corrido bem tens boa probabilidade de entrares! Conheço uma pessoa que se vai candidatar com 17.3.

Obrigada e boa sorte:))

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE Business School
Boa tarde, acabei o 12* ano em ciências com média de 17,4 e quero-me candidatar a gestão.
A minha primeira opção seria a Nova, mas como não tenho média estou a pensar concorrer ao ISEG ou ao ISCTE, e como já ouvi diversas opiniões, não sei por qual optar. Se alguém me puder dar a sua opinião agradecia. Obrigada :)
Olá e muito bem-vinda ao fórum! 🙂
Acabei o primeiro ano em Gestão no Iscte, e vou dizer-te que, sinceramente, amei tudo!
Antes de lá entrar estava receoso acerca de várias coisas, mas confesso-te que nenhum desses medos se concretizaram.
A integração foi extremamente fácil, sejas mais introvertida ou mais extrovertida, toda a gente te irá receber bem, porque estamos todos "no mesmo barco". O ambiente é mesmo fantástico (antes de entrar diziam isso e eu duvidei um bocado por pensar que era o que todas as faculdades diriam, mas é mesmo ótimo!). Foi fácil conhecer pessoas e fazer amizades (logo no primeiro dia conheci pessoal). O espírito de entreajuda é real no Iscte 😃 partilham testes e todas as avaliações de anos anteriores por todos os alunos, se tiveres dúvidas no estudo ou em qualquer coisa, estarão dispostos a ajudar-te (a título de exemplo, num trabalho de grupo de finanças, o meu grupo não estava a conseguir fazer várias questões, e eu perguntei a uma amiga que era de outro grupo e ela fez-me um vídeo a explicar todo o raciocínio e acabamos por ter alta nota!). Os professores estão mega disponíveis para nos ajudar (eles gostam quando temos dúvidas e participamos). Só para teres uma noção, este semestre fui a melhoria a uma cadeira e mandava dúvidas Há minha professora, por email, e passado 4 a 10 minutos ela respondia com a explicação toda detalhada.
Num lado mais pessoal, gostei de todas as cadeiras, umas são mais difíceis que outras, mas com esforço tudo se consegue e são super interessantes!
O Iscte foi uma das decisões mais acertadas de toda a minha vida (clichê mas é verdade), as instalações são fixes, todo o ambiente, estudantes, funcionários, professores, tudo ótimo.
O Iscte é o Iseg são ótimas faculdades para a área de Gestão, portanto sugiro que vejas o plano curricular de cada uma, e vê qual o que te atrai mais, porque estarás bem servido em qualquer uma delas (apesar de não saber muito do Iseg).
Não vou dizer qual escolheria porque sou suspeito 😀
P.S. Escolhi (quando me candidatei) Gestão no Iscte em 1° opção e Gestão no Iseg em 2° opção .
Boa sorte com a escolha! 🙂

Última edição:
  • Like
Reactions: Carol1205

Filipa Victor

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2019
Curso
Gestão
Instituição
ISEG
Olá Carolina. Eu terminei agora o 1º ano no iseg em gestão e a minha experiência é muito parecida à do Bremer Pereira apesar de serem universidades diferentes. Eu entrei no ISEG com média de 17.5 e para mim é a melhor universidade não só de gestão como também de economia, finanças e Maeg que só existe lá. É uma adaptação muito fácil, a maioria dos professores é brutal e o espírito entre os alunos é algo que nunca tinha visto em lado algum. É um curso exigente mas que te prepara para qualquer área de gestão. As instalações são fantásticas, ainda este ano estiveram a renovar algumas áreas. Como já deves ter visto, o ISEG tem vindo a receber muitos prémios internacionais (o mestrado em finanças está na lista do financial times). A parte que mais me interessou no ISEG é que eles estão constantemente a inovar e a adaptar o ensino para as exigências do mercado de trabalho. Boa sorte na tua candidatura, tenho a certeza que vais ter uma boa experiência independentemente da universidade que escolheres ;)

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE Business School
Como vês pelo meu testemunho e pelo da Filipa Victor, ambas as faculdades são ótimas 🙂
Na altura em que tive de decidir qual queria entre a Nova, o Iscte e o Iseg (as 3 públicas em Lisboa que são mais prestigiadas internacionalmente e que proporcionam um maior contacto com as empresas) guiei-me pelos seguintes fatores:
•Plano curricular mais apelativo!
•Maior facilidade de chegar á faculdade
•O ambiente (fui ao open day do Iscte o que ajudou a conhecer melhor o ambiente)

Se tiveres dúvidas sobre o Iscte e Gestão, fica á vontade para enviar-me mensagem privada 🙂

Boa sorte, mais uma vez, com a escolha, e como já foi referido tenho a certeza que terás uns ótimos 3 anos de licenciatura em qualquer uma das 2 instituições em questão 🙂

• Like
Reactions: Carol1205

Filipa Victor

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2019
Curso
Gestão
Instituição
ISEG
Olá Filipa,
Só uma pequenina correção, Maeg existe em Évora e no Algarve também.
Olá! Eu sei mas só estávamos a falar em universidades em Lisboa, e em Lisboa é a única universidade que tem Maeg, não me pareceu relevante falar noutros sítios até porque não é o curso em causa para responder à questão e o nível de dificuldade de Maeg no iseg também é completamente diferente 😉

Tomás Castr

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2020
Olá e muito bem-vinda ao fórum! 🙂
Acabei o primeiro ano em Gestão no Iscte, e vou dizer-te que, sinceramente, amei tudo!
Antes de lá entrar estava receoso acerca de várias coisas, mas confesso-te que nenhum desses medos se concretizaram.
A integração foi extremamente fácil, sejas mais introvertida ou mais extrovertida, toda a gente te irá receber bem, porque estamos todos "no mesmo barco". O ambiente é mesmo fantástico (antes de entrar diziam isso e eu duvidei um bocado por pensar que era o que todas as faculdades diriam, mas é mesmo ótimo!). Foi fácil conhecer pessoas e fazer amizades (logo no primeiro dia conheci pessoal). O espírito de entreajuda é real no Iscte 😃 partilham testes e todas as avaliações de anos anteriores por todos os alunos, se tiveres dúvidas no estudo ou em qualquer coisa, estarão dispostos a ajudar-te (a título de exemplo, num trabalho de grupo de finanças, o meu grupo não estava a conseguir fazer várias questões, e eu perguntei a uma amiga que era de outro grupo e ela fez-me um vídeo a explicar todo o raciocínio e acabamos por ter alta nota!). Os professores estão mega disponíveis para nos ajudar (eles gostam quando temos dúvidas e participamos). Só para teres uma noção, este semestre fui a melhoria a uma cadeira e mandava dúvidas Há minha professora, por email, e passado 4 a 10 minutos ela respondia com a explicação toda detalhada.
Num lado mais pessoal, gostei de todas as cadeiras, umas são mais difíceis que outras, mas com esforço tudo se consegue e são super interessantes!
O Iscte foi uma das decisões mais acertadas de toda a minha vida (clichê mas é verdade), as instalações são fixes, todo o ambiente, estudantes, funcionários, professores, tudo ótimo.
O Iscte é o Iseg são ótimas faculdades para a área de Gestão, portanto sugiro que vejas o plano curricular de cada uma, e vê qual o que te atrai mais, porque estarás bem servido em qualquer uma delas (apesar de não saber muito do Iseg).
Não vou dizer qual escolheria porque sou suspeito 😀
P.S. Escolhi (quando me candidatei) Gestão no Iscte em 1° opção e Gestão no Iseg em 2° opção .
Boa sorte com a escolha! 🙂
Boa tarde, eu vou candidatar-me este ano também e em princípio vou por o Iscte em 1ª opção para Finanças e Contabilidade o que é que os teus colegas dizem do curso? Depois se não gostar posso mudar para gestão ao fim do primeiro ano ? Eu gosto das saídas mas tenho medo que não goste o curso. Estou a pensar por Gestão o Iseg como 2ª opção.

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE Business School
Boa tarde, eu vou candidatar-me este ano também e em princípio vou por o Iscte em 1ª opção para Finanças e Contabilidade o que é que os teus colegas dizem do curso?
Olá, boa tarde 🙂. Tenho colegas em finanças e contabilidade que estão a gostar imenso do curso, mas o 1° ano é igual ao de gestão (e ao dos outros cursos da Escola de Gestão), portanto só a partir do 2° ano é que eles poderão ter uma noção da diferença entre os dois cursos. Mas até agora estão a gostar bastante 🙂. Inclusive na cadeira que eu considerei mais difícil do 1° ano (Contabilidade Financeira I), a média geral dos alunos de finanças e contabilidade foi superior ao dos outros cursos.
Depois se não gostar posso mudar para gestão ao fim do primeiro ano ?
Quanto a isso não sei, desculpa 🙁
Eu gosto das saídas mas tenho medo que não goste o curso
Sugiro que vejas o plano curricular com atenção, incluindo os capítulos que são abordados em cada cadeira e vê se te desperta interesse 🙂.
Estou a pensar por Gestão o Iseg como 2ª opção.
Fazes muito bem, tenho uma amiga lá e ela está a amar o ambiente e o curso (e neste tópico também há testemunhos iguais) 🙂
Boa sorte e se sempre entrares no Iscte terei todo o gosto em saber e dar-te os bem-vindos lá 🙂.

Tomás Castr

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2020
Olá, boa tarde 🙂. Tenho colegas em finanças e contabilidade que estão a gostar imenso do curso, mas o 1° ano é igual ao de gestão (e ao dos outros cursos da Escola de Gestão), portanto só a partir do 2° ano é que eles poderão ter uma noção da diferença entre os dois cursos. Mas até agora estão a gostar bastante 🙂. Inclusive na cadeira que eu considerei mais difícil do 1° ano (Contabilidade Financeira I), a média geral dos alunos de finanças e contabilidade foi superior ao dos outros cursos.

Quanto a isso não sei, desculpa 🙁

Sugiro que vejas o plano curricular com atenção, incluindo os capítulos que são abordados em cada cadeira e vê se te desperta interesse 🙂.

Fazes muito bem, tenho uma amiga lá e ela está a amar o ambiente e o curso (e neste tópico também há testemunhos iguais) 🙂
Boa sorte e se sempre entrares no Iscte terei todo o gosto em saber e dar-te os bem-vindos lá 🙂.
obrigado pela ajuda, eu já estive a ver o programa só que chega a uma altura e deixo de perceber bem do que se trata, ainda vou investigar isso mais a fundo. Eu também só tenho a opção de ir para esse curso porque de entre dos que eu gosto é o que tenho média para entrar e em princípio entro mesmo

Mariana Ameixa

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2020
Entrei em gestão este ano no Iseg e até agora o ambiente nao foi algo que me cativou, o que é normal nos tempos de hoje e do que se pode fazer com a pandemia. Já conheci imenso pessoal bacano e gostei do convívio. Tenho até sexta para decidir se mudo para o ISCTE em 2°fase (com o meu exame de 2°fase entro). O que fariam?
Eu gostei das apresentacoes das cadeiras do iseg, mas nunca fui a um open day do iscte, não sei muito sobre a faculdade.
O Iscte fica mais perto de casa (mas uma diferença pouco significativa) e tem mais prestígio.
No iseg já conheço pessoal e tem estado a "crescer". Tentei informar-me com pessoas da área, mas ninguém me deu a informação que pretendia e apenas disseram que qualquer uma era boa.
Em 2 fase e nos tempos de hoje tenho medo de não me integrar ou mudar de faculdade e arrepender me