Gestão ou Direito?

luuisapereira

Membro
Matrícula
19 Setembro 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Olá a todos, posso dizer que estou no meu último ano de secundário e não podia estar mais confusa. Estou no curso de ciências socioeconomicas e até ao fim do ano letivo anterior tinha a ideia fixa de que queria seguir algo relacionado com a economia, no entanto este ano sinto que estou completamente fora da minha área e comecei a colocar direito como opção, uma vez que sempre foi uma área que me interessou. Alguém me pode dar algum conselho sobre saídas profissionais ou sobre os cursos em si? Obrigada 😃

Lya_Alina

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2018
Olá, eu estou em gestão e também gosto muito de direito (aliás, tenho uma cadeira de direito) e posso afirmar que gestão é uma área que realmente tem saídas (não estou a dizer que direito não tem atenção) mas isso vai depender se realmente gostas ou não de gestão. Sei que as cadeiras variam de universidade para universidade mas os professores também são muito importantes. Eu estou a estudar em Viana e só tenho coisas boas a dizer em relação aos professores.
Falando em direito...
A minha professora de direito é uma excelente advogada e diz-nos que tem uma grande paixão pelo aquilo que faz e que essa profissão requer muitas energias e muita paciência,quer para estudar, quer para exercer a profissão.
Ambas as áreas são excelentes e eu, tal como tu, gosto de ambas, porém não me consigo imaginar a matar me a estudar todos os direitos e depois pô-los em prática.
Como estou em gestão posso apenas dizer te que irás ter que estudar também bastante (principalmente contabilidade e álgebra eheh).

luuisapereira

Membro
Matrícula
19 Setembro 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Olá, eu estou em gestão e também gosto muito de direito (aliás, tenho uma cadeira de direito) e posso afirmar que gestão é uma área que realmente tem saídas (não estou a dizer que direito não tem atenção) mas isso vai depender se realmente gostas ou não de gestão. Sei que as cadeiras variam de universidade para universidade mas os professores também são muito importantes. Eu estou a estudar em Viana e só tenho coisas boas a dizer em relação aos professores.
Falando em direito...
A minha professora de direito é uma excelente advogada e diz-nos que tem uma grande paixão pelo aquilo que faz e que essa profissão requer muitas energias e muita paciência,quer para estudar, quer para exercer a profissão.
Ambas as áreas são excelentes e eu, tal como tu, gosto de ambas, porém não me consigo imaginar a matar me a estudar todos os direitos e depois pô-los em prática.
Como estou em gestão posso apenas dizer te que irás ter que estudar também bastante (principalmente contabilidade e álgebra eheh).
Obrigada, mesmo 😘🤗

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá! Eu estou no segundo ano de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, posto isto, embora não perceba de cursos na área da Economia, como é o caso de Gestão, posso transmitir-te algumas ideias gerais relativas ao meu curso (que te facilitem a escolha).
Vou começar por contrariar a crença generalizada de que Direito é um curso no qual os alunos provenientes de Humanidades têm grande vantagem, a minha turma é composta por alunos provenientes das mais diversas áreas do Ensino Secundário e os que me são mais próximos, provenientes de CT, contrariam constantemente essa ideia pré concebida. Direito é, todavia, um curso no qual tens de ler muito e no qual até mesmo a prática exige muita teoria. É interessante, sobretudo quando se aborda a vertente histórica (algo que só acontece no primeiro ano, na minha faculdade, até porque, no meu curso, esse tipo de cadeira é meramente introdutória - refiro-me a Direito Romano e a História do Direito Português), mas muito massudo.
Além disso, é um curso que exige bastante autodisciplina, sobretudo se tencionares ingressar na FDUC (não há faltas, és tu que constróis o teu horário...pode parecer maravilhoso à primeira vista, mas se não tiveres objetivos fixos é muito fácil deixares-te desviar por forças externas. É um ciclo vicioso, a quanto menos aulas vais, a menos aulas queres ir, menos te focas no curso, menos convives com os teus colegas com uma mentalidade similar à tua, mais desanimas. Podes tirar o curso sem ir às aulas, sim (dependendo das tuas capacidades de autodidáctica e de interpretação), mas não é a mesma coisa, ter uma rotina é importante). É, de igual modo, uma faculdade bastante formal e na qual não há grande proximidade entre professores e alunos, o que se traduz no cessar de motivação externa, tens de ser tu mesma a impulsionar-te, o que faz com que haja uma grande taxa de desistência logo no primeiro ano. Há muita gente que não está preparada para esse tipo de pressão. O curso em si é bastante interessante, no entanto. A nível introdutório aprendes a ver o Direito como um dos pilares, senão como O PILAR, no qual assenta a vida civilizada. Aquilo que permite o bom funcionamento da sociedade. Ao longo do curso vais aprendendo mais sobre o Direito em si e as suas várias ramificações. Uma pessoa de quem gosto muito, quando me senti mais desanimada com o curso, disse-me que tinha muita sorte em estar em Direito porque é neste curso que aprendemos as "cheats" da vida. Houve momentos em que duvidei, mas quanto mais aprendo mais concordo.
Espero ter sido esclarecedora! Falei bastante sobre a minha faculdade porque acho que a instituição em que tiras o curso influencia bastante a opinião com que ficas do curso! Diferindo a instituição, difere, de igual modo, a experiência. Apesar de tudo o que te disse, não considero que a minha faculdade seja uma má faculdade. É exigente, mas é normal que assim seja por todo o prestígio e história que representa. Tanto quanto me foi relatado, sais de lá com uma postura muito própria e com uma maneira de encarar as adversidades da vida muito mais resiliente.

Carolina.

• Like
Reactions: Artur_

luuisapereira

Membro
Matrícula
19 Setembro 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Obrigada imenso, estou cada vez mais inclinada para direito e para a FDUC, por sinal. Se não te importares, tira-me só mais uma pequena dúvida. Quanto às provas de ingresso em Coimbra são obrigatoriamente 2? No site do dges diz uma coisa e na página da uni diz outra. E mais uma vez, muito obrigada mesmo !!

• Like
Reactions: _ac0nitum_

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Obrigada imenso, estou cada vez mais inclinada para direito e para a FDUC, por sinal. Se não te importares, tira-me só mais uma pequena dúvida. Quanto às provas de ingresso em Coimbra são obrigatoriamente 2? No site do dges diz uma coisa e na página da uni diz outra. E mais uma vez, muito obrigada mesmo !!

Estás inclinada para a fduc? Que giro! Não hesites em contactar-me caso tenhas mais dúvidas relativas ao funcionamento da faculdade, à avaliação e ao modo como a matéria é lecionada! Quanto ao que questionaste: Atualmente, entrar na Fduc requer somente uma prova de ingresso (2017, o ano em que entrei, foi o último ano em que eram necessárias duas provas). Como deves calcular, o facto de agora ser requerida somente uma prova de acesso contribui bastante para a subida das médias, pelo que te aconselho a investir bastante quer na tua média do secundário, quer na tua prova de entrada (no teu caso específico, Português ou Filosofia).
Carolina.