Gestão ou engenharia aeroespacial

anonimo luigi

Membro Veterano
Matrícula
30 Abril 2017
Boa tarde
Eu sou um aluno do 12ºano, do curso de ciencias socioeconomicas, e como tal estou a fazer as minhas escolhas de universidades e cursos.
Eu deparei-me com a seguinte questão:estou indeciso entre gestão e engenharia aeroespacial.
Eu sei. São áreas completamente diferentes. Esta indecisão surgiu-me e porquê?
Eu estou rodeado de pessoas (os meus pais inclusive) que, apesar de saberem que eu tenho uma média na casa dos 19 valores e sou um aluno eximio a matemática, criticam a mesma escolha de seguir gestão e colocam-me no mesmo saco dos mais burrinhos, que andam na católica (esta universidade possui alunos eximios mas também menos aplicados, eu sei disso).
Eu andei a fazer o TPC e vi que engenharia aeroespacial era o curso atual com a média mais elevada de portugal.
Assim, pergunto-vos o que devo eu fazer, seguir o meu sonho e ingressar no curso que gosto ou ingressar num curso que parece-me interessante e começo a apaixonar-me?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @anonimo luigi
Eu andei a fazer o TPC e vi que engenharia aeroespacial era o curso atual com a média mais elevada de portugal.
Se é isso que justifica a tua escolha do curso esquece lá Aeroespacial.
Assim, pergunto-vos o que devo eu fazer, seguir o meu sonho e ingressar no curso que gosto ou ingressar num curso que parece-me interessante e começo a apaixonar-me?
Pelo que escreves aqui não hesitaria em dizer para ires para Gestão. Se fores para Aeroespacial para agradar os teus pais, e para "justificar as tuas notas", como parece que é, daqui a 1 ano estás aqui a pedir-me informações sobre mudanças de curso.

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
ISEP
Boa tarde
Eu sou um aluno do 12ºano, do curso de ciencias socioeconomicas, e como tal estou a fazer as minhas escolhas de universidades e cursos.
Eu deparei-me com a seguinte questão:estou indeciso entre gestão e engenharia aeroespacial.
Eu sei. São áreas completamente diferentes. Esta indecisão surgiu-me e porquê?
Eu estou rodeado de pessoas (os meus pais inclusive) que, apesar de saberem que eu tenho uma média na casa dos 19 valores e sou um aluno eximio a matemática, criticam a mesma escolha de seguir gestão e colocam-me no mesmo saco dos mais burrinhos, que andam na católica (esta universidade possui alunos eximios mas também menos aplicados, eu sei disso).
Só uma pequena pergunta: sendo tu aluno de Socioeconómicas, como é que te vais candidatar e Aerospacial (o que, pelos argumentos que apresentas, é uma péssima escolha) se não tens FQ? Para entras nesse curso, não te basta a média, 25% é este exame que, curiosamente, é dos mais rigorosos e tu não tens a disciplina há algum tempo?

• Like
Reactions: BrunaS98

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só uma pequena pergunta: sendo tu aluno de Socioeconómicas, como é que te vais candidatar e Aerospacial (o que, pelos argumentos que apresentas, é uma péssima escolha) se não tens FQ? Para entras nesse curso, não te basta a média, 25% é este exame que, curiosamente, é dos mais rigorosos e tu não tens a disciplina há algum tempo?
Eu fiz o secundário no socioeconómico e fiz o exame de física na altura como externo. :sweatsmile: Não é por aí, se ele quisesse mesmo isso não seria impedimento.

anonimo luigi

Membro Veterano
Matrícula
30 Abril 2017
Olá a todos.
De facto se eu quisesse ir para engenharia aeroespacial, eu teria de fazer o exame como externo como fez o davis.
Davis, esta pergunta é para ti.
O que é que achas que tem mais utilidade nos tempos que hoje correm (eu já perguntei isto a várias pessoas e as opiniões são mistas), gestão ou engenharia aeroespacial? Eu estou á procura de um curso que seja isso mesmo isto: útil.
Eu gosto de gestão, temendo assim que aceitar a engenharia trará um custo de oportunidade (sim, estou a fazer uma referência á matéria de economia, que eu tanto acarinho).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O que é que achas que tem mais utilidade nos tempos que hoje correm (eu já perguntei isto a várias pessoas e as opiniões são mistas), gestão ou engenharia aeroespacial? Eu estou á procura de um curso que seja isso mesmo isto: útil.
Colocando as coisas dessa forma genérica e abrangente a única resposta que te posso dar é: os dois. Os dois o são, dependerá do que é que tu queres fazer depois com eles.
Eu gosto de gestão, temendo assim que aceitar a engenharia trará um custo de oportunidade (sim, estou a fazer uma referência á matéria de economia, que eu tanto acarinho).
Além disso, concluir uma engenharia como aeroespacial, que te levará pelo menos uns 5 anos e meio, não é propriamente algo que se faz com um ligeiro interesse.

anonimo luigi

Membro Veterano
Matrícula
30 Abril 2017
Está bem
Tendo por base estas perspetivas que acabaram de me apontar, o mais correto será adotar o curso que mais gostamos, ignorando as opiniões exteriores.
Obrigado a todos o que participaram e que me auxiliaram, gestão para mim é a escolha indicada.

• Like
Reactions: RMoon99 and davis